Este ano foi o ano da Inteligência Artificial. Apesar de não ser nenhuma novidade, tecnologias que prometem realidade aumentada e automatização de tarefas ganharam maior alcance desde o lançamento do ChatGPT.
Projeto de como será o Expresso do Oriente La Dolce Vita / - Divulgação / CASACOR
Para além dessa ferramenta, outras tecnologias de IA são amplamente utilizadas na arquitetura para trazer mais eficiência.
Renderes da PB Arts Gallery com esculturas que fizeram parte da decoração da casa do BBB22 - Divulgação / CASACOR
João Lobato, arquiteto da GrowT, startup focada em projetos e engenharia, explica que a Inteligência Artificial traz
benefícios para muitas áreas, e com a construção civil não é diferente. “Falando especificamente da nossa área, a IA é usada desde o atendimento ao cliente, através de um
chat, por exemplo, aumentando a velocidade e a efetividade desse contato, mas os benefícios vão além, e estão presentes até na conclusão de obras”, comenta o especialista.
render Vou Trabalhar - Dois A Arquitetura. - Marcelo Negromonte / CASACOR
A seguir, listamos as principais vantagens de usar Inteligência Artificial na construção civil:
1- Atendimento personalizado
Lobato ressalta que usar tecnologia ajuda a identificar melhor o perfil do cliente quando ele ainda está na fase de compra, trazendo uma visão melhor das expectativas e também de como atendê-las.
2- Planejamento
O uso da IA ajuda a criar um planejamento mais realista e criar projeções durante as obras. “É a melhor forma de planejar, colocar o projeto em prática e corrigir possíveis falhas”, avalia.
3- Diminuir falhas
Reduzir falhas e até potenciais acidentes que podem comprometer a saúde do colaborador e o prazo da obra são vantagens. “A IA permite realizar reconhecimento de imagem para identificar áreas e situações de risco ou funcionário sem EPI através de tecnologias”, explica.
4- Previsibilidade
O uso de renderes ultrarrealistas permite uma visualização muito mais fiel do projeto final, o que evita falhas durante a obra e também um alinhamento maior entre o arquiteto e o cliente.
5- Redução de custos
Diminuir a quantidade de erros é sinônimo de baratear a obra. Uma das ferramentas mais utilizadas é o BIM, que traz uma visão mais precisa, reduzindo desperdício e aumentando a produtividade.