O prêmio internacional Mobile Photography Awards celebra a arte da fotografia e seu poder comunicativo na Era dos smartphones e das redes sociais
Atualizado em 26 fev 2021, 17:49 - Publicado em 26 fev 2021, 10:31
Urban pastel(Halu C/)
A foto da Mesquita King Hassan em Casablanca, feita por Mona Jumaan, é a vencedora da 11ª edição do Mobile Photography Awards para a seção de Arquitetura e Design. Com um total de 20 categorias, a premiação é exclusivamente para fotografias tiradas e editadas em dispositivos móveis.
O prêmio pretende continuar a tratar e comunicar a fotografia como uma forma artística original. As melhores imagens, escolhidas entre mais de 5.000 candidatos de 75 países diferentes, mostram como, com sensibilidade e olhar atento, ainda é possível produzir trabalhos autênticos, fora das tendências das redes sociais.
Além da foto vencedora, na categoria Arquitetura e Design, as menções honrosas merecem destaque. Entre as imagens de Edifícios e Espaços, destaca-se a atenção aos detalhes, transformando trechos da arquitetura em padrões abstratos, com efeitos óticos, distorções inesperadas e vislumbres do céu emoldurados por claraboias hipermodernas.
O Matryoska de Roy Pan surpreende por sua forte carga poética, com o Louvre que parece conter as pirâmides de Ming Pei, e o Mystery Taipei 101 de You-Ming Liu que se perde na névoa do céu taiwanês. As lentes também capturaram a superlotação dos subúrbios das metrópoles asiáticas Singapore HDB de Mengguo Li e o saturado Urban Pastel de Halu C.
Delicada e melancólica é a visão da Seashore Library, compartilhada por Jian Zhang: Lonely Library mostra a biblioteca brutalista projetada por Vector Architects como um monólito solitário, quase no limite do mundo. Prova de que uma fotografia bem feita ainda tem o poder de fazer sonhar, mesmo na era do scroll infinito.