Vista frontal da sala de aula provisória ao ar livre em formato de tenda com crianças tendo aula - Leonid Furmansky / CASACOR
Em algumas cidades, as escolas estão se preparando para um retorno às aulas atípico. Nos Estados Unidos, uma escola recorreu à arquitetura para deixar os alunos o mais seguros possível. Como uma solução para os desafios causados pela pandemia de Covid-19, a
Escola de Imersão Chinesa, Little Tiger, no Texas, optou por mover uma grande parte de suas aulas para o exterior.
Vista lateral da sala com crianças brincando - Leonid Furmansky / CASACOR
O projeto, assinado pela
Murray Legge Architecture, é uma sala ao ar livre temporária, em formato de tenda. Toda a estrutura foi construída em apenas uma semana e é extremamente econômica - custando menos de US$3 mil. Nela, as crianças conseguem acompanhar as aulas em um local arejado e adequadamente distantes umas das outras.
Vista lateral da sala com crianças brincando - Leonid Furmansky / CASACOR
As paredes em formato de A conferem rapidez e flexibilidade para a sala, além de poderem receber os bancos lineares e integrados. Para o escritório, que preza pelo design, a repetição das estacas de madeira cria um efeito estético interessante e lúdico.
Crianças sentadas nos bancos estudando, acima, a cobertura em tecido reflexivo - Leonid Furmansky / CASACOR
Como o calor do Texas é muito intenso, as aulas são ministradas de manhã até o meio-dia para aproveitar as temperaturas mais amenas da manhã. Como o Sol está baixo neste horário, a parede voltada para o leste fornece tanta sombra quanto o telhado. Também garantindo o conforto térmico está o tecido utilizado nas coberturas, que é feito de um pano solar reflexivo.