Continua após publicidade

Arena CASACOR: relembre o que rolou no Episódio 2 dos bate-papos online

Conversas com Ricardo Guimarães, Marcelo Rosenbaum, Arthur Casas e Marko Brajovic revelaram sua visão sobre arquitetura, design e muito mais. Confira!

Por Redação
Atualizado em 6 ago 2020, 15h15 - Publicado em 30 jul 2020, 17h02
(Reprodução/CASACOR)

Em 2019, a Arena CASACOR promoveu diversos encontros com arquitetos, professores, filósofos, artistas, designers, jornalistas entre outros com o objetivo de refletir sobre os mais diversos significados do morar. Este ano, em função da impossibilidade de palestras presenciais e do adiamento do evento, a proposta foi migrar para formato digital e dar continuidade a essa troca de conteúdos relevantes de dentro de casa.

Em seu primeiro episódio, subdividido em cinco capítulos, foram abordados temas que falam do DNA da CASACOR em conversas com Lívia Pedreira e Pedro Ariel Santana. Também, Gustavo Neves e Guto Requena, arquitetos do elenco CASACOR, deram detalhes sobre o trabalho empático e inovador que desenvolvem. Ainda, um último capítulo com Igor Krauniski revelou como a Inteligência Artificial e a Internet das Coisas está trabalhando a favor de nossas vidas. Confira os melhores momentos aqui.

No Episódio 2, Ricardo Guimarães foi o primeiro convidado da Arena CASACOR. Reconhecido pela imprensa como uma das principais fontes de reflexão sobre o futuro, ele abordou a ideia de interdependência como um dos possíveis caminhos para o mundo pós pandemia.

Em seguida, o encontro foi com Marcelo Rosenbaum, designer, fundador da Rosenbaum Arquitetura e Design e do instituto A Gente Transforma; reconhecido como um dos mais importantes e atuantes designers brasileiros com repercussão internacional. No segundo capítulo, ele revelou de forma emocionante como o design tem o poder de transformar a vida de todos, e gerar renda e autoestima para populações mais vulneráveis.

Um dos mais prestigiados arquitetos brasileiros, Arthur Casas foi o nome que estreou o capítulo 3 da Arena CASACOR. No relato, o fundador do Studio Arthur Casas reflete sobre o ato de fazer arquitetura e de seu diálogo constante entre as mais diversas escalas de criação: do pequeno objeto a grandes projetos para as cidades. Uma arquitetura pensada de dentro para fora com protagonismo do ser humano.

Continua após a publicidade

O Episódio 2 foi encerrado com uma conversa com Marko Brajovic, fundador do Atelier Marko Brajovic, que abordou conceitos de seu objeto de pesquisa, a Biomimética, e discutiu a importância de conhecer a natureza para projetar e criar. Além disso, Marko revelou como as inovações tecnológicas presentes na natureza são fundamentais nesta tarefa.

Confira abaixo os highlights do Episódio 2 da Arena CASACOR e aproveite para relembrar cada uma das conversas!

Continua após a publicidade
Publicidade