Continua após publicidade

Antigo prédio do Banespa reabre ao público com atrações incríveis

O Farol Santander vai oferecer onze andares que incluem um museu com a história do Banespão, exposições de arte, palestras, um loft e uma pista de skate

Por Fernanda Drumond
23 jan 2018, 11h10
(Leo Martins/ Veja SP/CASACOR)

O antigo edifício Altino Arantes, conhecido como o prédio do Banespa, foi reformado e reabrirá ao público no dia 26 de janeiro. Um dia antes, no aniversário da cidade de São Paulo, ocorre a inauguração com o ascendimento de 124 luminárias no seu topo, às 20h30. Por muito tempo a construção foi considerada a mais alta da capital, agora, o prédio é o Farol Santander e vai oferecer onze andares para visitação, com diversas atrações, incluindo um museu com a história do Banespão, exposições de arte, palestras, um loft e uma pista de skate.

Como antes, a visitação clássica será pelo mirante que oferece uma visão de 360º da região, incluindo grandes pontos como o Pico do Jaraguá e a Serra do Mar.  Todos esses pontos estarão sinalizados em novas placas de vidro, para aumentar a segurança e facilitar a orientação dos visitantes. Entre o 2º e o 5º andar, estarão disponíveis exposições que resgatam a memória histórica do local através de vídeos, painéis interativos, móveis originais do Liceu de Artes e Ofícios e uma mostra permanente do artista Vik Muniz, com sete painéis feitos com mais de 10 toneladas de sucata.

Exposição de Vik Muniz (Leo Martins/ Veja SP/CASACOR)

Os 22º e 23º andares abrigarão sempre dois profissionais, um nacional e o outro estrangeiro, que abordarão um mesmo tema em temporadas de quatro meses. O primeiro tema é paisagens. Os russos do coletivo Tundra apresentam a instalação The Day We Left Field e a paulistana Laura Vinci apresenta a instalação Diurna.

O principal destaque da reforma é uma pista de skate projetada pelo campeão mundial, o brasileiro Bob Burnquist, localizada no 21º andar. O 25º piso abriga um loft criado pelo premiado escritório de arquitetura Triptyque. Por uma diária de 4.000 reais, será possível hospedar-se no apartamento de 350 m² com vista panorâmica (as reservas podem ser feitas pelo Airbnb).

Pista de Skate projetada por Bob Burnquist (Leo Martins/ Veja SP/CASACOR)

As entradas para as diversas atrações podem ser adquiridas na portaria ou no site da instituição.

 

Publicidade