#Pergolando é um ambiente livre de parede contínua, o que favorece a ventilação natural e o ir e vir dos visitantes
Atualizado em 24 mar 2021, 11:28 - Publicado em 10 mar 2021, 10:00
Victor Niskier – #Pergolando. A necessidade de criar fluxos separados para a entrada e saída da residência impôs novos desafios para a recepção: a solução foi criar uma arquitetura fluida com dois pergolados que se comunicam visualmente, mas não fisicamente. Na saída, um estar em meio ao bambuzal serve como um último espaço de contemplação e faz também uma homenagem aos antigos proprietários da casa, expondo parte das cartas de amor trocadas pelo casal. (André Nazareth/)
Devido aos tempos pandêmicos, a necessidade de criar fluxos separados para a entrada e saída da CASACOR Rio 2021 convidou o arquiteto Victor Niskier a assinar o desafio. Nomeado de #Pergolando, o espaço posiciona dois pergolados paralelos que se comunicam apenas visualmente, de modo que segura o ir e vir dos visitantes.
Logo na entrada, uma fonte abraçada por um jardim vertical de bromélias, dá as boas vindas e convida os visitantes a lavarem as mãos. Em seguida, a Passarela das Lembranças, uma homenagem do arquiteto aos 30 anos de CASACOR Rio, leva à recepção da mostra.
O piso de porcelanato de aspecto cimentício imprime uma atmosfera contemporânea ao conjunto e, ao mesmo tempo, dialoga com o granito original da casa.
Na saída, que fica do outro lado, um estar, em meio ao bambuzal, ambientado com um mobiliário moderno e cubas para a higiene das mãos, serve como um último espaço de contemplação e faz também uma homenagem aos antigos proprietários da casa, expondo parte das cartas de amor trocadas pelo casal.