Salas, quartos, lofts, cozinhas, jardins, restaurantes, galeria de arte, lojas... Conheça todos os projetos das mostras do Brasil, Peru e Bolívia
Atualizado em 24 nov 2022, 11:16 - Publicado em 19 dez 2022, 09:00
(CASACOR/)
01/01 - Marina Linhares - Um jeito novo do mesmo jeito. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Salvador Cordaro)
02/01 - Catê Poli e João Jadão - Praça Paulista Augusta. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro)
03/01 - Marcelo Salum - Casa Coral. Projeto da CASACOR São Paulo 2022 / (Denilson Machado)
04/01 - Todos Arquitetura - Casa Eté Duratex. O projeto do escritório liderado por Maurício Arruda celebra o reencontro depois de anos tristes e silenciosos. "É ficar diante da verdade, da diversidade, da coragem, do colorido, da informalidade e das raízes da nossa identidade brasileira tão linda e acolhedora", diz o arquiteto. Para criar essa atmosfera, há muitas cores nos ambientes. As mais quentes — como ocre, vinho e terracota — dão vida à área social enquanto a paleta fria está presente no quarto e banheiro. Além disso, painéis de MDF com padrões coloridos e ripados de madeira completam o clima aconchegante. (Salvador Cordaro)
05/01 - Tufi Mousse Arquitetura - Studio Alfi. A vida pode ser pesada, mas se sustenta com leveza - essa analogia define o desenho da mesa Alfi, criação de Tufi Mousse que serviu de inspiração para o desenvolvimento do ambiente de 50 m², assinado pelo profissional e sua equipe. Merecem olhar atento a bancada da ilha e a torre funcional da cozinha, assim como as obras de arte, que incluem uma serigrafia de Alfredo Volpi e uma tela da dinamarquesa radicada no Brasil Mai-Britt Wolthers. Esta é a terceira participação do escritório catarinense, com sede em Joinville e uma divisão em São Paulo. (Denilson Machado)
06/01 - Alexandre Gedeon e Hugo Schwartz - Raízes. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. Crédito: Denilson Machado (Denilson Machado)
07/01 - Otto Felix - Casa LG. Paredes erguidas com tijolos de vidro e mobiliário vintage integram o rol de elementos que Otto Felix selecionou para homenagear o patrimônio modernista dos anos 1950 em seu espaço de 415 m². Em contraste, a inovação aparece nos eletrodomésticos de última geração que povoam cada um dos ambientes da Casa LG. Destaque para a mesa de jantar de Jean Gillon e o grande sofá do living, criado pelo arquiteto especialmente para sua terceira participação em CASACOR. (Denilson Machado)
08/01 - Ricardo Abreu - Restaurante 00:00. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro)
09/01 - Lucas Takaoka - Casa Cosentino Embaúba. O nome Embaúba vem de uma árvore nativa brasileira comum em regiões que sofreram desmatamento. Por ter crescimento acelerado, a espécie auxilia todo o bioma. "Esta casa representa a ressignificação da vida. A definição de novas prioridades, como a busca por ambientes abraçados pela vegetação", explica o arquiteto Lucas Takaoka. Segundo o profissional, assim como a mata procura se reequilibrar, o ser humano pode aprender a se cuidar melhor. No mobiliário, destacam-se peças assinadas pelo escritório do arquiteto, como a mesa e as cadeiras de jantar, o pendente, as poltronas e o sofá (Gabriela Daltro)
10/01 - Patrícia Hagobian - Casa Vértice Dunelli. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Gabriela Daltro)
11/01 - Caio Bandeira e Tiago Martins - Lounge Universo Singular. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro)
12/01 - Léo Shehtman - Luz e Sombra. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Denilson Machado)
13/01 - Juarez Cruz - 22#ZERO1. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Denilson Machado)
14/01 - Gustavo Martins - Loft UM. "Pilares e laje expostos valorizam os elementos originais do prédio e reforçam a identidade urbana do espaço de 67 m² assinado por Gustavo Martins, que participa pela quinta vez da CASACOR. Móveis dos designers Thiago Curioni e Roberta Baqueri atraem o olhar, assim como o piso de ladrilho hidráulico instalado junto da parede de pedra basaltina. O desejo de despertar os sentimentos de pertencimento e proteção são colocados em prática por meio da conexão entre arte e tecnologia." (Renato Navarro)
15/01 - Gustavo Paschoalim e Frederico Cançado - Restaurante Tropical. Para criar o restaurante, o arquiteto Gustavo Paschoalim e o paisagista Frederico Cançado começaram pela concepção do jardim. "Nossa ideia foi trazer o verde para dentro e proporcionar a apreciação da natureza a todo o momento", diz Gustavo. Nos interiores, linhas retas e curvas se mesclam para receber o público em uma atmosfera de calmaria. A paleta combina dourado e verde, em referênci ao paisagismo, e o mobiliário homenageia o design brasileiro das décadas de 1960 e 70. (Salvador Cordaro)
16/01 - João Daniel Arquitetura - Livraria. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro)
17/01 - Mônica Costa Paisagismo - Jardim dos Guaimbês. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Gabriela Daltro)
18/01 - Beatriz Quinelato - Espelho da Alma. Pórticos inspirados no desenho das janelas da área residencial do Conjunto Nacional são o principal elemento construtivo do espaço de Beatriz Quinelato e traduzem o desejo de lançar um olhar poético para a vida no interior do edifício. Elementos do ambiente trazem memória afetiva, como os azulejos 20 x 20 cm com estampa baseada em formas da natureza. O tema Infinito Particular foi evocado nas intervenções artísticas, a exemplo da tapeçaria de Alex Rocca e do Quadro Avesso, criação da Beatriz Quinelato Design. A cama e o tapete também levam a assinatura da arquiteta. (Renato Navarro)
19/01 - Murilo Lomas Arquitetura - Living Art. "Refúgio e individualidade são palavras que revelam a intenção de Murilo Lomas ao desenhar seu loft de 120 m². O ambiente traz uma proposta de renovação do acervo de obras de arte ao longo da mostra. Entre os nomes eleitos para decorar o espaço com clima de galeria, destacam-se Janaina Tschäpe, Nuno Ramos e Franz Ackermann. No quesito mobiliário, o trabalho de grandes designers brasileiros fala alto nas vozes de Oscar Niemeyer, Lina Bo Bardi, Lucas Recchia e Victor Leite, sobre uma base que tem piso de carvalho na paginação chevron ao lado de bancadas com rochas ornamentais exóticas." (Salvador Cordaro)
20/01 - Ana Weege - Estúdio Boreal. Influências da arquitetura de grandes palácios, filtradas pelo repertório da profissional, compõem o ambiente de Ana Weege em sua segunda participação na mostra. Inspirada em Versalhes, a paginação do piso de madeira se assemelha a um quebra-cabeça. Peças desenhadas pela arquiteta, como a mesa de jantar e a cômoda com gavetas revestidas de cerâmica, se unem ao sofá original de Percival Lafer. O nome do projeto faz referência à profusão de cores da aurora polar e também à obra Boreal, de Sergio Lucena, que sintetiza o clima do espaço. (Gabriela Daltro)
21/01 - Plantar Ideias - Sol:.ar. Os sócios Luciana Pitombo e Felipe Stracci são os autores da grande praça de 280 m² que conecta sete ambientes distintos da mostra com muita tropicalidade. É possível reconhecer a influência de Burle Marx no trabalho da dupla na seleção de espécies nativas da Mata Atlântica, nas texturas dos pisos e no desenho orgânico das arquibancadas que receberão o público visitante. Um olhar mais atento capta ainda referências aos Bichos de Lygia Clark nesta sexta participação do escritório na CASACOR. Muitos dos revestimentos usados são refugos de processos industriais e integram elementos modulares que serão reaproveitados ao fim da mostra. (Salvador Cordaro)
22/01 - Pedro Luiz de Marqui - THEBAR.COM + CARACOL. Conceitos como distorção, brutalidade, miragem e vibração norteiam o projeto assinado pelo arquiteto Pedro Luiz de Marqui. "A ideia é provocar a sensação de movimento. Para isso, procurei trabalhar com elementos lúdicos e atraentes", diz. Na área do bar, a mesa desenhada pelo profissional captura o olhar - a peça foi esculpida num granito e por ela corre um curso d'água que desemboca numa cuba. Verde escuro, cinza, rosa e roxo compõem a paleta, que tem, ainda, toques de metalizados para trazer um clima futurista. (Renato Navarro)
23/01 - Sig Bergamin - Artsy Lounge. "Pedras exóticas dispostas no piso com uma paginação nada convencional recebem os visitantes no living de 80 m² assinado por Sig Bergamin. Outra solução arquitetônica que seduz olhar é o painel de madeira que deixa vazar luz e cor para o restante do ambiente. Tons especialíssimos de laranja e azul preenchem a paleta e criam contraste com o padrão de pau-ferro presente na marcenaria. “É sempre um prazer participar da CASACOR. Em um lugar tão icônico como o Conjunto Nacional, acredito que mais pessoas terão a possibilidade de visitar a mostra. Estamos democratizando o acesso”, afirma o arquiteto. (Romulo Fialdini)
24/01 - Studio HA - Prosa e Poesia. Projeto da CASACOR São Paulo 2022 / (Renato Navarro)
25/01 - Barbara Dundes - Estúdio Bereshí. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Denilson Machado)
26/01 - Weiss Arquitetura - Apê Paulista. Pontos mais vibrantes de azul, ocre e vermelho passeiam sobre a base neutra, que vai do cinza ao preto, na paleta escolhida pelos sócios Barbara Garcia de Carvalho e Tide Junqueira para o estúdio de 37 m². Em busca de um clima voltado para a vida real, a dupla elegeu móveis acolhedores e que cumprem bem sua função, mas discretos. A ideia é valorizar a boa companhia da arte e fazer com que os olhares se voltem para a seleção de obras de Antônio Peticov, Carlos Muniz, Renato Gaiofato, Selma Parreira, Sandro Torres e Sônia Menna Barreto. (Gabriela Daltro)
27/01 - Gregory Copello - Estúdio Ostuni. Ostuni, na região da Puglia, Itália, é conhecida como a cidade branca. Com essa inspiração, Gregory Copello criou seu estúdio. "O espaço proporciona uma imersão por meio da mistura de elementos tradicionais, como o tijolo e a madeira, clássicos, a exemplo do mármore, e contemporâneos, como o aço-carbono", explica o arquiteto. O profissional buscou temperar o ambiente com a leveza e o acolhimento do povo italiano como forma de evocar o tema Infinito Particular. (Denilson Machado)
28/01 - WM Arquitetura - Aroma & Arte. Toda a simbologia associada às flores desde tempos ancestrais e que envolve temas como amor, beleza, perfeição, fertilidade e nascimento, serviu de base para o projeto das arquitetas Anete Weber e Rafaella Marques em sua segunda participação na mostra. A suavidade guiou a escolha de tons terrosos e rosados e formas delicadas — opções afinadas com o portfólio de aromas da Mels Brushes, disponível no ambiente. Delicie-se com os perfumes, mas não deixe de reparar no teto, onde foi colocada uma obra de origamis da artista Verônica Jamkojian. (Renato Navarro)
29/01 - Bougainvillea / Zanardo Paisagismo - Terraço Hélade. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro)
30/01 - Helô Marques - Carandá. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Gabriela Daltro)
31/01 - Quintino Facci Arquitetos - Praça Terra Madre. "Vista do alto, a praça de 220 m² assinada por Quintino Facci exibe o símbolo do infinito segmentado, escolhido para representar esperança e reconstrução. A volta às origens ilustra bem o mote da Praça Terra Madre, que ganhou uma paleta que passeia pelos tons neutros. A lareira Balaio e as mesas laterais de mármore são criações do escritório, que participa pela segunda vez da CASACOR - a primeira delas foi no ano passado, em Ribeirão Preto. Dedique atenção aos tapetes e obras de arte que preenchem o ambiente e despertam reflexões sobre as virtudes humanas." (Renato Navarro)
32/01 - Wesley Lemos - Estúdio AMORPHOUS. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Gabriela Daltro)
33/01 - Priscila Cox - Café Modernista. A arquitetura do Conjunto Nacional foi a inspiração para Priscila Cox desenhar seu ambiente. "Trouxe as linhas e proporções da esquadria para a fachada. Dali, elas seguem para a marcenaria e a alturas dos quadros", explica a arquiteta. Na paleta, predominam as cores primárias, vindas da Bauhaus, que influenciou o modernismo, como azul, vermelho e amarelo. Sobre o tema da mostra, a profissional revela: "Trouxe dois elementos do meu infinito particular. O primeiro são os quadros do Goca Moreno, artista plástico baiano de que gosto muito, e a mesa de luz, que fica na entrada e me acompanha desde a época da faculdade". (Gabriela Daltro)
34/01 - Roberto Migotto - Senses Hall Deca. "São Paulo, Rio de Janeiro, Manaus e até Miami já puderam ver de perto os projetos que Roberto Migotto criou em suas mais de 20 participações na CASACOR. Desta vez, ele e sua equipe desenharam um refúgio que busca transmitir a sensação de calma. Ao longo dos 530 m² do espaço desenvolvido para a Deca, a paleta de cores sóbrias ganha ares asiáticos. A escolha de materiais passeia livre pelas muitas texturas de revestimentos e divisórias -- um estímulo sensorial que faz parte da experiência da visitação. Note a fluidez nas mudanças de níveis no ambiente e nas curvas de parte do mobiliário." (Denilson Machado)
35/01 - Gabriel Fernandes - Somos. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Denilson Machado)
36/01 - Carolina Scarpelli - Espaço Verso. Logo na entrada do banheiro unissex, a disposição dos espelhos produz o efeito de reflexos infinitos e permite que os visitantes percebam o espaço como um todo. O projeto de Carolina Scarpelli, que estreia na CASACOR, possibilita ainda a interação dos usuários com as imagens graças a uma tela que transmite informações e reage a estímulos. Ao mesmo tempo em que emprega tecnologia de ponta, o ambiente faz referência ao estilo greco-romano e sua ideia de triunfo por meio do uso de arcos. As formas arredondadas também aparecem na poltrona Madame, de Ricardo Van Steen. (Renato Navarro)
37/01 - Elaine Vilela de Sousa - Ilha de Conforto Golden Hour. "O desejo de estar com os amigos e aproveitar esse momento para recarregar as energias são as bases que Elaine Vilela de Sousa usou para desenhar o ambiente de 65 m² que marca sua segunda participação em CASACOR. Tons de dourado, iluminação delicada e fotografias de Melo Bastos pontuam o espaço de descanso, que também pretende ser palco de novas conexões. O cuidado com a sustentabilidade merece atenção pelo uso de revestimentos com certificação de origem e seu possível reaproveitamento ao final da mostra." (Renato Navarro)
38/01 - Karol Suguikawa - LOUNGE I'MPRESS IMPRESS. Os jornalistas que atuam na cobertura da CASACOR São Paulo 2022 têm à disposição um lounge de 43 m², criado pela designer Karol Suguikawa. A ambientação do espaço traz um manifesto que reivindica o espaço da mulher trans na arquitetura e no design. Localizado logo na entrada da mostra, o ambiente tem como destaque peças de design escultural e criações que fazem parte de um método concebido pela profissional chamado Vértice, que inclui uma estante inspirada no Teatro Oficina — obra da arquiteta Lina Bo Bardi. (Renato Navarro)
39/01 - Lídia Maciel - Casa Bruma. Por trás da cortina, há surpresa. “Projetamos uma experiência em que o espaço se revela através da bruma, uma névoa suave em forma de elemento arquitetônico, limpo, leve e delicado”. Assim a arquiteta Lídia Maciel e sua equipe desenvolveram o conceito do ambiente de 110 m², posicionado diante das passarelas do Conjunto Nacional. Uma cadeira de jacarandá original de 1950, assinada por Giuseppe Scapinelli, ganhou tratamento de obra de arte -- e o restante das telas e esculturas foram selecionadas entre criadores ainda ativos em seus trabalhos. No total, a equipe de Lídia Maciel já participou de quatorze edições de CASACOR, entre São Paulo, Rio Grande do Sul e Punta del Este. (Denilson Machado)
40/01 - Sabrina Salles Arquitetura | Design - Canto da Toscana. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Gabriela Daltro)
41/01 - Metro para Oficina Francisco Brennand - Cerâmica Brennand. "Uma intervenção forte e respeitosa ao espaço pré-existente: essa ideia define bem a adequação da antiga fábrica em Recife convertida em ateliê-museu para as obras de Francisco Brennand. E reflete também o delicado trabalho feito pelo escritório Metro Arquitetos na criação do espaço comercial de 42 m² que vai mostrar ao público o universo do artista das cerâmicas. A preservação de sua memória será celebrada ainda com o lançamento do site que permitirá as vendas digitais da Oficina Francisco Brennand, com 100% do lucro revertido para a programação educativa e sustentabilidade do museu." (Renato Navarro)
42/01 - Joe Filho Arquitetos - Baño Tulum. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro)
43/01 - Mauro Contesini - Ponto Particular. Inspirado no conceito Infinito Particular, o paisagista e engenheiro agrônomo Mauro Contesini criou um espaço repleto de natureza, pensado para o descanso e a contemplação dos visitantes. Como foco de atenção no projeto está a tela do artista plástico e fotógrafo João Di Souza, que representa a vida e traz uma explosão de cores. "O clima intimista do ambiente nos permite fazer uma pausa para refletir sobre o nosso tempo", completa o profissional. (Renato Navarro)
44/01 - Fernanda Rubatino Arquitetura - Nescafé Gold Experience. As montanhas de Minas Gerais, região que faz parte da história do café no Brasil, inspiraram a arquiteta Fernanda Rubatino na criação do ambiente. Linhas curvas estão por toda a parte no espaço, onde o grão é protagonista. "Para a decoração, escolhi obras de arte e poltronas confortáveis para os visitantes curtirem o momento enquanto degustam a bebida preparada pelos baristas", conta. Cores quentes completam o visual e trazem um clima aconchegante. Um detalhe interessante: os tubos que mostram as diferentes torras do café foram sobrepostos ao papel de parede de linho, que lembra a textura dos sacos usados para armazenar o grão. (Renato Navarro)
45/01 - Rosa May Sampaio - Vivendo o Infinito. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Renato Navarro)
46/01 - Larissa Abreu - Ótica Caleidoscópica. "Utilidade e beleza caminham juntas no projeto que Larissa Abreu concebeu para a ótica -- ali estão expostos quinhentos pares de óculos e há lugar para outras mil unidades estocadas no espaço de 50 m². O despojamento está muito bem representado pelo ladrilho hidráulico e pelo verde do paisagismo, feito com plantas preservadas. Peças de cerâmica de Cida Lima, dispostas na vitrine, colocam foco na brasilidade. Vidros canelados retroiluminados e uma paleta de branco, cinza e preto deixam o cenário ainda mais atraente." (Renato Navarro)
47/01 - Pedro Paulo Franco. Contemplação (ao Tempo). Reconstruir o futuro valorizando as marcas do passado é a filosofia embutida na técnica oriental do kintsugi e também no projeto de 100 m² que Pedro Franco desenvolveu para sua estreia em CASACOR. A reflexão sobre o tempo aparece de diversas maneiras, com destaque para a escultura do artista Jeff Koltro, que ganha novos contornos a partir de diferentes pontos do ambiente, e do letreiro de neon com a frase de impacto. O designer assina também a criação das cerâmicas do piso e do sinuoso sofá Underconstruction, peça única com 8 m de comprimento. (Salvador Cordaro)
48/01 - Guto Andrade Arquitetura - BALUWÉ EXU O'NAN. A divindade africana conduz os visitantes a um dos primeiros ambientes da mostra, junto à entrada. São 23 m² dedicados à casa de banho de Exu. Em sua primeira participação na CASACOR, Guto Andrade celebra a diversidade religiosa fazendo referência aos reinos africanos de outrora - começa na paleta que caminha entre preto e vermelho e segue até o revestimento de ardósia, pedra muito utilizada como piso de terreiros de candomblé e umbanda. “Quis trazer esse simbolismo a uma das maiores mostras de arquitetura e design do mundo a fim de declarar a relevância do assunto e defender a busca pelo respeito ao diferente”, revela o arquiteto. (Renato Navarro)
49/01 - Debaixo do Bloco - Galeria Nova Modernista. "Recepção ou galeria de arte? A dúvida fica no ar diante do garimpo que Clay Rodrigues traz para o espaço de 100 m² em sua primeira participação na mostra paulistana, terceira no total, visto que o arquiteto já assinou ambientes em edições brasilienses. Branco e vermelho colorem a paleta, num flerte com trabalhos de Lina Bo Bardi. Repare no conjunto de poltronas de Oscar Niemeyer, bufê de Giuseppe Scapinelli, carrinho de Carlo Hauner e nas telas e esculturas de Daisy Xavier, Francisco Galeno, Roland Gebhardt e Viviane Rosa, reunidos em homenagem ao centenário da Semana de Arte de 1922. (Gabriela Daltro)
50/01 - Carlos Navero Arquitetura - Galeria Pirajuí. Imagine estar dentro de uma piscina: essa é a intenção do projeto de Carlos Navero para a galeria de arte da mostra. Por meio do uso de pastilhas azuis no formato 5 x 5 cm, em colunas, bancos de apoio e piso, o profissional propicia a sensação desejada, alcança a uniformidade visual e remete à arquitetura de Artacho Jurado, também lembrada nos tons de rosa presentes no ambiente. O espaço encontra no colecionismo seu modo de abordar o tema Infinito Particular. Poderoso, o conjunto de obras inclui uma escultura cinética de Abraham Palatinik composta de 120 peças. (Renato Navarro)
51/01 - Vilaville Arquitetura - Banho Zahir. O banheiro das arquitetas Fabiana Villegas e Gabriela Vilarrubia tem como base as formas da natureza e a pedra ônix. "Usamos apenas dois tipos de revestimentos — tinta à base d'água e porcelanato — para uniformizar o espaço e garantir um visual atemporal", explica Fabiana. A ideia da dupla é que os visitantes possam relaxar, sentar e apreciar a atmosfera gostosa do espaço durante a visita. Para isso, desenharam um pufe de formato orgânico. "O tapete, também criado para a mostra, exibe estampa em zigue-zague, o que traz movimento para o décor", conclui Gabriela. (Gabriela Daltro)
52/01 - Edgar Rochell + Janaina Casagrande - Estúdio 09. A dupla de arquitetos Edgar Rochell e Janaina Casagrande buscou inspiração na vida noturna paulistana para criar um estúdio com tons de cinza. "A paleta flutua nessas nuances e traz um toque divertido com cores pontuais nos objetos e nas obras de arte", diz Edgar. Com uma atmosfera dramática, o espaço proporciona sensação de aconchego por meio de texturas no sofá, poltrona e cama, além da iluminação indireta. Destaque para o lustre de latão dourado, da Ralph Lauren, que tem foco na obra de arte de José Leonilson. (Renato Navarro)
53/01 - Gabriela Mendes - Casa das Joias. Projeto da CASACOR São Paulo 2022 / (Renato Navarro)
54/01 - Samuel Angelo - Loja CASACOR by Hybrida / Projeto da CASACOR São Paulo 2022 (Salvador Cordaro)
55/01 - Daiane Antinolfi - Galeria dos Restaurantes. Criar a identidade de um espaço de conexão entre ambientes é sempre um desafio. Em sua primeira CASACOR, Daiane Antinolfi conseguiu dar clima de galeria ao caminho entre os restaurantes da mostra. Nos 75 m² de área, a circulação ganhou painéis de madeira, inclusive em trechos do teto, para gerar a sensação de acolhimento. Nomes de peso da fotografia preenchem as paredes - Akira Cravo e Juan Esteves entre eles - até chegar ao pequeno lounge que antecede o banheiro unissex. “A proposta é compartilhar espaços com mais igualdade e sem tabus”, afirma Daiane. (Renato Navarro)
56/01 - Francisco Cálio - Estúdio 11. E se as paredes não chegassem até o teto? O ambiente de 96 m² imaginado por Francisco Cálio se vale de transparência e integração para compor o universo de um casal que adora recepcionar a família e os amigos em clima descontraído. Apenas panos de vidro delimitam o terraço, favorecendo a conexão entre o espaço interno e o jardim. Os tons fendi e dourado colorem a paleta com suavidade, transmitindo fielmente a identidade do escritório em sua décima oitava edição de CASACOR. (Salvador Cordaro)
57/01 - Brunete Fraccaroli - Através do Olhar. Aprendizados trazidos pela pandemia levaram Brunete Fraccaroli a projetar um ambiente que propõe seguir adiante com mais leveza. “Desenvolvi um living contemplativo, espaço que busca, por meio de tons neutros e transparências, provocar uma reflexão sobre o olhar, o futuro e as possibilidades que nos cercam”, diz. A arquiteta priorizou o branco e as formas arredondadas. Além disso, trabalhou com elementos translúcidos, como os lustres feitos de tecido e perfil de LED flexível. Na estante, a composição alterna cheios e vazios - um lembrete de que a vida é repleta de oscilações. (Renato Navarro)
58/01 - Consuelo Jorge Arquitetos - Templo de Memórias. A arquiteta Consuelo Jorge criou um ambiente acolhedor, intimista, com espaço de meditação e relaxamento. A profissional trouxe suas memórias pessoais e das mostras CASACOR de que já participou – foram 15 edições! "Na suíte, faço uma homenagem à minha mãe com uma instalação de 42 telegramas que ela recebeu em seu casamento, em 1954", conta. Um dos destaques é o painel com chanfros assimétricos que atravessa todo o espaço, revestido de tecido, além da mistura de texturas."Produtos naturais, como palha, linho e madeira, contrastam com alumínio e vidro". (Denilson Machado)
59/01 - Nildo José Arquitetos | NJ+ - SERTÃO PORTINARI. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Denilson Machado)
01/01 - Paula Neder e Coletivo PN+ - Espaço Prosa. Um ambiente leve e confortável, que convida, recebe e abriga. Um ponto de encontro para múltiplas formas de troca. O mobiliário prioriza móveis soltos que trazem flexibilidade no uso do espaço, com destaque para a estante reeditada de Bernardo Figueiredo. Já os acabamentos seguem a linha natural, com cores neutras, objetos artesanais, madeira, fibras e um certo ar de imperfeição. A cor aparece com tudo na copa, criada num ambiente antes fechado da casa, e no mural artístico do Coletivo Muda. (André Nazareth)
02/01 - UP3 Arquitetura por Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Refúgio Urbano. Uma varanda sensorial que transporta o visitante para um universo onde o caos urbano parece estar em outra dimensão. Aqui, o cheiro é único e exclusivo; a música é relaxante; a atmosfera é de paz e tranquilidade. O grande destaque do décor é o teto em muxarabi, que cria um jogo de luzes e sombras ajudando o visitante a se desconectar de tudo ao redor. Formas orgânicas, paleta de tons terrosos, elementos naturais e a presença maciça do verde lembram que esse mundo é carioca sim! (André Nazareth)
03/01 - Ricardo Portilho - Jardim do Chafariz. De frente para a entrada principal da casa, o Jardim do Chafariz ganhou ainda mais destaque com a intervenção paisagística. Novas plantas nativas foram incorporadas ao espaço que recebeu também mobiliário elegante, todo em corda náutica. Uma combinação que resulta em um ambiente acolhedor, que alia bem-estar e conforto. Esculturas de Raul Mourão e Thelma Inecco trazem ainda mais charme ao espaço, pensado como uma homenagem à Odaléa Brando Barbosa, a antiga proprietária do imóvel. (André Nazareth)
04/01 - Cristiana e Mariana Mascarenhas - Expo. Com inúmeros trabalhos criados exclusivamente para a CASACOR, Expo é um espaço expositivo informal, pensado para que artistas em residência no nosso Instituto pudessem reunir suas obras, produzir, trocar ideias. Um ambiente que traça um paralelo, e homenageia, o vizinho Parque Lage, e seu conceito de “usina de ideias” imaginado por Rubem Gerchman. O artista, aliás, é homenageado em uma das obras expostas, criada por Ozi. Há ainda peças de Daniel Lannes, Herbert Sobral, Mulambo e Geleia. (André Nazareth)
05/01 - João Panaggio - Casa Migrante. Na praia, no campo ou num recanto da cidade. A Casa Migrante poderia estar em qualquer lugar, mas foi num dos cantinhos mais charmosos do nosso jardim que ela nasceu. Sua arquitetura é marcante – um tanto modernista –, com estrutura metálica revestida externamente em pedra e um amplo espaço interno quase sem divisões. Ali, se destacam o painel em madeira trançada, que separa áreas íntima e social, e uma enorme claraboia no quarto que transforma em quadro vivo a luz do dia e da noite. (André Nazareth)
06/01 - Adriana Valle e Patricia Carvalho - Jardim de Inverno. Um estar destinado aos encontros, com diferentes cenas para momentos diversos: tem a mesa para uma refeição a dois; a sala para reunir os amigos; e um cantinho de trabalho. A iluminação é toda indireta, para ser usada especialmente à noite, já que durante o dia o ambiente é banhado por luz natural e cercado pelo verde das jardineiras criadas nas janelas. O mobiliário, em freijó, foi desenhado pela dupla de profissionais, que apostou numa paleta com tons como terracota, azul e verde. (André Nazareth)
07/01 - Adriana Esteves - Recanto. Quem disse que o home-office não pode ser também um Recanto? Aqui, ele ganha atmosfera intimista para trabalhar, ler, estudar, pintar ou simplesmente ouvir uma boa música enquanto coloca as ideias em ordem. A decoração traz um diálogo entre o contemporâneo do mobiliário e o antigo – que aparece nos elementos arquitetônicos originais da casa como vitrais e portais. Um ambiente pensado para acolher que traz para dentro da casa o verde dos jardins, mas aqui em diversos tons. (André Nazareth)
08/01 - Catê Poli - Paisagismo Migrante. CASACOR Rio 2022 / (André Nazareth)
09/01 - Jorge Delmas - Studio Cubo. A tendência de viver em espaços cada vez menores foi a inspiração para os estúdios da nossa Vila CASACOR. E tem nome mais apropriado que Cubo para esses pequenos notáveis criados em módulos metálicos com revestimento termoacústico especificamente para moradia? Pois aqui, é justamente a praticidade quem dá o tom. Mas, sem abrir mão do conforto e do aconchego trazido pela presença maciça da madeira, pela farta iluminação natural e pelo uso de poucos móveis. (André Nazareth)
10/01 - Sérgio Conde Caldas Arquitetura - “O Canto do Poeta”. Um espaço para se desconectar do mundo exterior e embarcar num mundo de poesia. Cercado pelo verde dos jardins, o estúdio construído em um dos módulos metálicos residenciais da CMC Modular usados na nossa Vila CASACOR prioriza a sustentabilidade com grandes vãos que permitem a ventilação cruzada e vidros que bloqueiam o calor reduzindo o uso de ar-condicionado. O décor é contemporâneo e minimalista com mobiliário de formas orgânicas que deixa o destaque para as obras de arte nacionais. (André Nazareth)
11/01 - Um dos grandes sucessos da CASACOR Rio 2021, o ambiente-instalação sensorial foi incorporado aos jardins da Residência Brando Barbosa e segue encantando, e emocionando, nossos visitantes com seu fluxo de sons e águas que é acionado pelo caminhar dos corpos. Um convite à contemplação da natureza e à interação nesse pedacinho da casa em meio ao verde exuberante da Mata Atlântica. Para parar, apreciar, ouvir, relaxar e, claro, se balançar no ritmo das águas... (André Nazareth)
12/01 - Gisele Taranto Arquitetura - BamˈBo͞o Bar. Um espaço. Três momentos. É presencial com um bar e uma área de convivência no jardim. É presencial-virtual, com obras de arte em realidade aumentada que surgem no bambuzal ao acionar QR Codes. E é virtual com uma galeria criada exclusivamente no Metaverso. A arte - com curadoria de Vanda Klabin - é o destaque: a piscina se torna uma instalação de Maritza Caneca; e a exposição Olhar 2022 traz trabalhos de Carlos Vergara e de jovens artistas da periferia apresentados simultaneamente aqui e na China. (André Nazareth)
13/01 - Muito Além do Jardim, por Anna Luiza Rothier. CASACOR Rio de Janeiro 2022 / (André Nazareth)
14/01 - Casa Pitaya, por Bernardo Gaudie-Ley e Tania Braida. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. (André Nazareth)
15/01 - Manuela Santos e Paula Scholte - Hall e Lavabo. A natureza enquadrada. No lavabo, que naturalmente já se abre para o verde, ela ganha ainda mais destaque com a brincadeira feita pela dupla que tira o espelho de cena e muda a posição da cuba Deca convidando o visitante à contemplação. Instalações de jovens artistas contemporâneos contrastam com a arquitetura clássica e original da casa, que é extremamente marcante nesses dois ambientes com seu teto decorado, vitrais, esquadrias e azulejos portugueses, provocando o olhar e a reflexão. (André Nazareth)
16/01 - Erick Figueira de Mello - Espaço Figueira. O que um dia foi a garagem e a área de serviço da Residência Brando Barbosa ganhou nova vocação com a CASACOR Rio: a de complexo gastronômico. E, este ano, os vários ambientes (restaurante, wine bar, salad bar e pizzaria) estão sob a batuta de um único arquiteto, que apostou na brasilidade de materiais clássicos e atemporais: vime, palha, cestaria brasileira, faux bambu, ladrilhos hidráulicos. Muitos deles criados exclusivamente pelo arquiteto para a mostra e usados com harmonia e charme. (André Nazareth)
17/01 - Tiago Freire - Sala Da Música. Da imponência original à brasilidade. A Sala Da Música é um ambiente atemporal que celebra o que temos de belo – a começar pela obra Biblioteca, de Nelson Leirner, que pela primeira vez aparece em mostra de decoração, em uma homenagem ao artista que faria 90 anos em 2022. Estão lá ainda elementos arquitetônicos como o muxarabi, que cobre o teto trazendo ainda mais destaque ao lustre de baccarat original do espaço; e peças de mobiliário assinadas por importantes nomes do design nacional. (André Nazareth)
18/01 - Geralda Januário e Paulo César Januário - Jardim do SPA DECA. Um jardim sensorial com ervas aromáticas, árvores frutíferas, flores e espécies coloridas e com uma grande variação de verdes e texturas. A vegetação é bem tropical, como toda a mata que já ocupa o entorno da Residência Brando Barbosa, e traz a beleza de helicônias, filodendros, alpínias e strelitzias abraçando o nosso SPA. Um verdadeiro jardim tropical contemporâneo que envolve ainda mais o visitante no clima de paz e relaxamento que o ambiente da DECA naturalmente proporciona. (André Nazareth)
19/01 - Cristina Bezamat - Tempo da Alma. A inspiração vem de longe: dos países nórdicos em que imperam a filosofia sueca Lagom do “nem muito, nem tão pouco” e o estilo dinamarquês Hygge, que privilegia o bem-estar. No décor, uma paleta de tons pastel, suave e aconchegante; uma incrível seleção de obras de arte e peças de design nacional de formas curvas e minimalistas. O uso de fibras como linho, cânhamo e juta dão o toque de brasilidade a esse estar íntimo que propõe uma pausa para o descanso em contato com a natureza. (André Nazareth)
20/01 - Adega, por Ana Cano Milman e Claudia Infante. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. (André Nazareth)
21/01 - As pérgolas criadas para a mostra de 2021 foram mantidas pelo arquiteto que traz novo décor à bilheteria e um espaço diferente na saída, com uma biblioteca, uma cozinha funcional e um estar. O ambiente monocromático do ano passado dá lugar a uma paleta de tons terrosos como marrons, verdes e terracota que trazem aconchego a essa grande área de convívio onde peças de design nacional e obras de arte ganham destaque. Tudo totalmente integrado ao bambuzal criando um verdadeiro refúgio familiar. (André Nazareth)
22/01 - Maurício Nóbrega Arquitetura - Estar do Pátio. Um estar informal, ligado à adega da casa, que foi pensado para receber encontros regados a vinho, um jogo entre amigos ou simplesmente para descansar. O décor traz um mix de mobiliário contemporâneo, das lojas do CasaShopping, como o sofá especialmente desenhado por Maria Cândida Machado, e a sofisticação do dourado contrastando com materiais naturais como palha, sisal, troncos de madeira e vasos de barro. Um verdadeiro put-together leve, casual e elegante. (André Nazareth)
23/01 - Livraria, por Victor Niskier- Ambiente da CASACOR Rio 2022 (André Nazareth)
24/01 - Poderia ser o closet dos sonhos para os amantes das armações de óculos coloridas e ousadas, mas é a nossa ótica, parceira sempre presente na CASACOR Rio, que ganhou um projeto com ares residenciais e um toque contemporâneo. A textura da madeira cobre boa parte do ambiente. Mas, os materiais usados são bem diferentes: vinílico na forração do teto e porcelanato no piso. Já as paredes trazem o que parece ser uma placa única de mármore, mas é também porcelanato de grande formato Portinari. (André Nazareth)
25/01 - Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa - Quarto Drummond. (André Nazareth)
26/01 - Para o poeta respirar, um jardim com várias tonalidades de verde, muita luminosidade e toda a tranquilidade necessária para sua criação. A vegetação traz espécies de folhagens largas típicas da Mata Atlântica como antúrios de grande porte e aráceas, com seus filodendros e costelas de Adão. Mas, também plantas exóticas e igualmente exuberantes como as palmeiras Leque e Laca. Um jardim sóbrio que envolve o Canto do Poeta reproduzindo, em pequena escala, a mata que se vê no entorno da Residência. (André Nazareth)
27/01 - Vivian Reimers - Café da Casa. Tem ambiente mais propício para um cafezinho que a cozinha? Pois foi justamente ali, no coração da casa, que instalamos o Café. O mobiliário privilegia o encontro, com mesas de uso coletivo; e a praticidade, com a marcenaria Criare. O papel de parede com padrão de folhagens traz o verde para o interior. E, no lado externo, um deck estende o Café para o jardim ampliando seu uso. Destaque para o mural da artista Dominique Jardy na fachada que completa o visual tropical-carioca. (André Nazareth)
28/01 - Rafael Mirza - Casa dos Aromas. Um espaço para aguçar os sentidos. O tom forte da estante principal estimula a visão; a playlist com clássicos da bossa nova convida à permanência; as texturas provocam o toque – que aqui é mais que permitido; assim como as essências, expostas como pequenas joias em cúpulas de vidro, despertam o olfato. Tudo num ambiente aberto para o jardim que privilegia elementos naturais como pedra, madeira e mármore e traz ainda um pequeno estar com mobiliário contemporâneo e aconchegante. (André Nazareth)
29/01 - Rodrigo Barbosa - Espaço Soul. Nem clássico, nem contemporâneo. Simplesmente carioca. Cheio de bossa e, claro, alma! Um ambiente multifuncional que traz no décor o mix and match da clássica arquitetura da casa com um mobiliário de formas orgânicas e o uso de muitas cores e texturas, que aparecem, principalmente, no tie-dye das cortinas e do maxi-tapete. Uma obra de arte com cordas e linhas dá um certo toque artesanal. Enquanto a obra de Beto Gatti, da série Marcas do Tempo, une tecnologia e antiquariato. (André Nazareth)
30/01 - Marilene Galindo - Suíte do Viajante. O antigo quarto de Odaléa ganha novos ares com uma decoração bem masculina, onde predominam tons como cinza, preto e branco. Pensado para um executivo que viaja o mundo, o espaço tem ambientação prática com pequena área de trabalho, banheira para relaxar e um décor contemporâneo, com móveis das lojas do CasaShopping e obras de arte de suas galerias, como gravuras de Picasso e uma escultura de Osvaldo Gaia. A diversidade de estilos artísticos, aliás, dá o toque de memória afetiva ao ambiente. (André Nazareth)
31/01 - Maira Ferreira e Kaio Duarte Silva - Jardim do BamˈBo͞o Bar. Uma intervenção paisagística com plantas nativas de folhagens variadas e bem coloridas, como filodendros, cordylines, alpínias e helicônias traz ainda mais personalidade para o já belíssimo Jardim do BamˈBo͞o Bar. O espaço, que abraça o bar ali instalado, vai receber os visitantes em meio ao verde da vegetação, que, este ano, ganha ainda mais camadas se transformando numa típica pocket forest. O lugar ideal para um bate-papo com os amigos acompanhado por deliciosos drinques. (André Nazareth)
32/01 - Camilla Bortolini e Priscilla Dias - Estúdio da Designer. Um retorno ao básico, irregular, áspero, cru e bruto. Nesse estúdio, pensado para abrigar uma designer carioca, são as texturas que ditam o ritmo do trabalho. Sai o foco na arte digital, tão presente hoje, e voltam os materiais brutos, com suas texturas, seus cheiros, temperaturas. Eles estão até no teto que ganhou uma forração feita em corda de sisal de obra. Um ambiente para sentar no chão, caminhar, desenhar à mão livre, se jogar no sofá, receber amigos e até pernoitar após um dia intenso. (André Nazareth)
33/01 - Living da Fonte, por Paola Ribeiro. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. (André Nazareth)
34/01 - Suíte nas Nuvens, por Ana Lúcia Jucá. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. (André Nazareth)
35/01 - Sala de Reunião e Galeria Brando Barbosa, por Ricardo Melo e Rodrigo Passos. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022 (André Nazareth)
36/01 - Celso Rayol e Fernando Costa - Entre-salas. O antigo porte-cochère volta a sua vocação original como entrada oficial de visitação da casa. Com dois ambientes, a varanda externa e o hall principal, foi pensado como um espaço de transição: entre passado e futuro; exterior e interior; clássico e contemporâneo. Os pórticos ganham elementos arquitetônicos espelhados que trazem o verde e o novo para o projeto. No décor, tons suaves e aconchegantes, formas curvas e obras de arte que remetem ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922. (André Nazareth)
37/01 - Ana Veras - Jardim do Pavilhão 22. Ao lado da piscina, a mata se torna ainda mais exuberante e colorida com a interferência paisagística. O local, onde aflora uma nascente, teve o caminho para o olho d’água aberto, convidando o visitante a viver essa experiência sensorial. Novas espécies, que atraem a fauna local (beija-flores, tucanos, saguis), foram incorporadas criando um jardim tropical de formas livres que abraça o Pavilhão 22 e traz em sua entrada duas esculturas vivas de bromélias, uma releitura dos totens de Burle Marx. (André Nazareth)
38/01 - Fernanda Medeiros - Loja da Casa. É uma loja. Mas, com ares de pequeno refúgio familiar onde estar, jantar, um pequeno home-office e um charmoso pergolado estão integrados criando um ambiente quase residencial. O décor aposta em tons calmos como azul e areia e materiais naturais como a madeira do mobiliário e a pedra que reveste as paredes internas. O pergolado, cercado pelo verde, foi construído em fibra de vidro, que traz leveza e contemporaneidade ao projeto e privilegia a circulação já que o espaço recebe workshops. (André Nazareth)
39/01 - Anna Beatriz Fadul - Cadência. Uma sala de banho cheia de bossa, dedicada aos momentos de autocuidado em que nem se sente o tempo passar. Um espaço pensado para promover o descanso que poderia até estar num SPA ou resort, mas que a gente deseja ter dentro das nossas casas. A decoração é, ao mesmo tempo, elegante e descontraída com a predominância do azul e de peças contemporâneas da Deca assinadas por Jader Almeida, além do uso de muitas plantas que trazem a natureza para o interior da casa. (André Nazareth)
40/01 - Letícia Garcia - Joalheria do Jardim. Localizada em meio aos jardins da Residência Brando Barbosa, nossa Joalheria pega emprestados seus tons para criar um ambiente acolhedor repleto de texturas, fibras naturais e plantas criando uma decoração inspirada no design biofílico que traz o jeito leve, alegre e despojado do carioca. Espelhos e vidros estrategicamente posicionados ajudam a trazer o verde do jardim para dentro do espaço ao mesmo tempo que destacam a beleza das joias expostas. (André Nazareth)
41/01 - Paola Ribeiro - Pátio da Fonte Gafisa. CASACOR Rio 2022 / (André Nazareth)
42/01 - Caco Borges e Carolina Haubrich - Aura. Um espaço aberto... para os amigos, para o verde, para a vida, que começa a voltar ao normal, deixando os ambientes internos para aproveitar o ar livre – como os cariocas tanto gostam. O contato com a natureza é aqui imprescindível, proporcionado por um espaço sem paredes, com muito vidro e iluminação natural. O mobiliário Brentwood é contemporâneo, leve e ajuda a trazer aquela sensação de bem-estar dentro de casa que se tornou tão fundamental nos últimos tempos. (André Nazareth)
43/01 - Mario Costa Santos - Pavilhão 22. No centenário da Semana de Arte Moderna, um pavilhão bem modernista. O espaço é fluido, aberto para a piscina e cercado pelo jardim. São dois ambientes – estar e cozinha gourmet – que se interligam a partir de um pátio central onde foi mantida a escultura Caridade. O décor traz clássicos do mobiliário moderno e uma caprichada seleção de arte com curadoria de Heloísa Amaral Peixoto. Na fachada, a estrutura metálica da CMC Modular foi coberta por brises que trazem o impacto da arquitetura moderna. (André Nazareth)
44/01 - SPA DECA, por Diego Raposo e Manuela Simas. Ambiente da CASACOR Rio de Janeiro 2022. (André Nazareth)
45/01 - Dado Castello Branco - Sala Tempo. Se algo mudou com a pandemia foi a casa e a forma como vemos, e desejamos, seus espaços internos. E um ambiente familiar que permita a convivência entre seus moradores está no topo dessa lista. Assim, como um home-office. Pois a Sala Tempo reúne ambos, privilegiando os momentos de intimidade sem abrir mão de sua estética contemporânea que cria uma decoração em que se misturam a madeira e os tecidos crus em mobiliário de design nacional, antiquariato e o uso de muitas obras de arte. (André Nazareth)
01/01 - Julia Faria - Espaço Áurea. A madeira do piso sobe a parede e preenche o teto, como um abraço. Baseado na leveza do viver, cozinha, jantar e estar integrados são voltados para a paisagem. Cores neuras como cinza, branco, preto e madeira ganham ponto terracota na cadeira do jantar. A iluminação foge do óbvio com teto limpo e pendente sobre a ilha. A parede de concreto reguado é como uma tela, com o jardim em frente. (Henrique Queiroga)
02/01 - Studio Arquitetônico - Studio Formica® Brasil. A arquitetura sensorial busca homenagear a Semana de 1922, em ambiente fluido e orgânico. Uma passarela dá acesso ao lounge, que conta com pé-direito alto, transparência do vidro e mobiliário brasileiro. A cozinha foi pensada como espaço de sensações: há móveis autorais, jabuticabeira interna, revestimentos de fórmica no piso, parede e teto madeirado. Leve, imersivo e, ao mesmo tempo, impactante. (Estúdio NY 18)
03/01 - Aberta Arquitetura - Pavilhão Praia. A proposta de Ramon Duplá, Caio Faria e Vinicius Fonseca é um eficiente ponto de apoio. Em três módulos, estar, banho/copa e quarto, a casa tem apenas o núcleo central rígido. Elevada do solo, tem estrutura de estacas de madeira que se repetem ritmadas e somente duas vedações são utilizadas: a telha metálica vermelha na cobertura e envoltórios de panos fluidos e leves. Uma escolha ética e estética que prioriza matérias em estado mais bruto. (Jomar Bragança)
04/01 - Studio126 Arquitetura - Palafita do Curral. Erguida em estacas metálicas e envolta por um jardim, a construção é um convite à dimensão subjetiva de tempo, espaço e memória. Um ambiente que reforça a relação entre o humano, a arquitetura, contextos e paisagem. O deck de madeira recepciona e contorna a suíte máster. Proteção e acolhimento estão simbolizados nas peças de arte que acrescentam uma atmosfera mística ao espaço, aliadas ao bom design. (Estúdio NY 18)
05/01 - Luoda Arquitetura e Negócios - Cine Sentidos - O Cinema do Palácio. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Daniel Mansur)
06/01 - Sarah James - Bistrô "O chef e o cabra". Os tons terrosos já anunciam: o ambiente traz uma pitada do Nordeste como inspiração. As cores lavadas permitem que o colorido da comida suba ao pódio, onde, certamente, nada compete. Do aço cortem no bar, balcão e parede lateral, à proposta de um jardim com jeito de caatinga que, no outro ambiente, mais despojado, ganhe um clima mata atlântica. Despretensioso e cheio de charmes, o projeto é norteado pela gastronomia e pela estética armorial. (Henrique Queiroga)
07/01 - Cris Capanema - Living. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022 (Estúdio NY18)
08/01 - Seu Jardim Paisagismo - Jardim Peugeot. Com uma pegada mais arrojada e de muita personalidade, o jardim traz espécies de presença marcante e que não necessitam de muita manutenção. O fundo feito com plantas de sombra destaca o verde mais forte, enquanto outras nuances da cor, entre elas algumas que se aproximam do azul, estão na vegetação mais pontiaguda e robusta. Uma proposta de impacto que alcança o resultado almejado. (Daniel Mansur)
09/01 - Sofá em Bouclé. Projeto de Pedro Félix para a CASACOR Minas Gerais 2022 / (Estúdio NY 18)
10/01 - Felipe Soares - Saleta. Uma casinha com telhado de duas águas, cuja simplicidade determinou a escolha dos materiais, como o piso retangular na cor de telha, paginado reto, na área interna e externa. Preta por fora, inclusive o telhado, ganhou portas de correr de freijó maciço e, dentro layout preciso e bem trabalhado, com mobiliário assinado, obras de arte, iluminação indireta, além da fita preta que atravessa o teto e joga luz somente para cima. (Jomar Bragança)
11/01 - Andrea Pinto Coelho - Bilheteria. Minimalista e precisa, a bilheteria tem paisagismo marcante, em tons de verde e roxo, e parede lateral com mosaico de pedra bege bahia escovado. O balcão acessível tem tampo de quartzito com veios que conversam com o preto do leve pergolado composto por estrutura metálica, policarbonato e madeira teka, e com o piso grafite. Logo abaixo do guarda-corpo de estrutura cimentícia, a iluminação em led favorece o jardim de entrada. (Henrique Queiroga)
12/01 - Igor Zanon - Casa Nó. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Estúdio NY18)
13/01 - Tríade Arquitetas - Loja Conceito. As cores dos produtos dão ritmo e plasticidade ao ambiente. Seja no verde da parede das kokedamas, nas telas dependurados em fio de nylon ou nos lenços expostos. Na parte externa, parede da fachada exibe obra de arte abstrata e, a fachada oposta foi coberta por lambe-lambe com capas de revistas da CASACOR Minas. Mobiliário externo inclui um gostoso balanço, poltronas e mesa no deck. Projeto de Sara Rodesky e Carolina Faria. (Jomar Bragança)
14/01 - Ana Campos - Jardim da Entrada - "O Jardim secreto de cada um". O jardim é porta de entrada para infinitas experiências. A proposta é, a partir dele, permitir que a conexão com a natureza ative a conexão interna de cada um. Elaborado com plantas nativas, com maciços que conversam com os ambientes que os circundam, ele tem movimento, leveza e, ao mesmo tempo, uma densidade amena, entre cores, formas, volumes e uma variedade de espécies escolhidas para encantar. (Estúdio NY18)
15/01 - Dhar Arquitetura - Bar do Palácio. O recorte orgânico na parede de 35 m de comprimento oferece leveza e movimento em um espaço cercado pela exuberância do paisagismo. São aberturas que delineiam uma arquitetura fluida em contrapartida à rigidez da construção. De ecogranito branco por fora, para conversar com a construção próxima do palácio, o mesmo material recebe o preto na parte interna, valorizando e criando contraste entre dentro e fora. No fundo do bar, uma grande prateleira com nichos em marcenaria e iluminação em led atrás das garrafas dá um clima de bar chique e descolado ao mesmo tempo. Projeto de Victor Duarte e Luisa Lage. (Jomar Bragança)
16/01 - Alva Design e Marina Tadeu - Da Natureza Surreal das Coisas Loja | Galeria. A ambientação traz móveis de época, que se dispõem tanto para o uso, como fora do convencional em sua forma e função. Essa pegada norteia todo o espaço, que ganhou caráter cenográfico para apresentar um paisagismo de plantas raras e específicas em um encontro formal e também de estranhamento com as peças de design apresentadas sobre totens, em proposta mais museográfica. Seguindo uma linha de raciocínio, os produtos têm em comum o figurativo. (Jomar Bragança)
17/01 - Duppio Design - Loja Mels Brushes. O foco são os aromas da marca, mas o projeto de Carolina Melgaço e Barbara Drumond buscou priorizar todos os sentidos em um ambiente agradável, onde os elementos naturais estão por toda parte. Estão na leveza do mobiliário, na parede de pedra, na bancada de granito escovado que foge do uso frequente dado ao material. Dois janelões fixos trazem a paisagem de um bambuzal para dentro do espaço. Um cantinho sensorial tem poltronas confortáveis. Lugar para sentir de todas as formas. (Henrique Queiroga)
18/01 - Wanderlan Pitangui - Jardim "Os Sertões". A identidade visual puxa para o nordeste brasileiro e se integra à arquitetura proposta pelo ambiente em que está inserido. A inspiração vem do livro de mesmo nome de Euclides da Cunha. O jardim brinca com plantas resistentes, exemplos de resiliência da flora da caatinga, que nascem em solo seco e pobre em nutrientes. Xique-xique, cara de frade, cacto Palma, bromélias ananás e outras bromélias fazem sua composição. (Henrique Queiroga)
19/01 - BCMF Arquitetos - Motorhome. Assinado por Silvio Todeschi e Marcos Guimaraes, o projeto mostra que o motorhome é literalmente uma viagem, mesmo antes de sair para a estrada. E, quando sai, pode levar a casa com muito conforto e charme. Aqui, ela tem deck que vira espreguiçadeira no teto e, encaixada embaixo do sofá/ cama, até uma banheira. No revestimento, além da madeira ripada do teto e paredes, a fórmica está no piso, bancada, banheiro e armário e confere leveza e charme. (Jomar Bragança)
20/01 - Janaina Araújo - Estúdio na Mata. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Henrique Queiroga)
21/01 - Vazio S/A - Labirinto Playground. Um lugar para brincar em seus muitos pilares de madeira. Quem estiver sem pressa, vai se perder entre os pilares. Quem quiser brincar, vai trepar pela grelha metálica. E quem quiser observá-lo de longe, vai ver um objeto às vezes fechado, às vezes aberto, às vezes, entreaberto. Mas o Labirinto não é para ser visto de longe e nem é uma escultura: ele convida à experiência com suas texturas e o jogo entre regular/ irregular de seus elementos. (Carlos Teixeira)
22/01 - Ana Bahia - Sala Gouache. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Jomar Bragança)
23/01 - Estudio Sala - Sala da Casa. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022 / (Estúdio NY18)
24/01 - Gabriel Bueno - Pavilhão Raízes. Inspirado em Lina Bo Bardi e pensado como um estúdio de podcast, a caixa de vidro transmite transparência e se integra ao paisagismo a sua volta. Ela parece flutuar com a iluminação vinda de baixo e o bico de sua fachada lembra um pássaro e sua liberdade. Paleta em tons neutros destaca o verde do revestimento que lembra tijolinho na parede de fundo. Mobiliário de formas orgânicas, cortina vazada, reposteiros em voal e jabuticabeira suspensa oferecem leveza e equilíbrio. Tudo sintetiza o pensamento de Lina Bo Bardi: “Não é preciso de muito para ser muito”. (Estúdio NY18)
25/01 - Cris Zumpano - Praça Café Uluru. As cores terrosas remetem à natureza bem próxima. O mobiliário de fibras naturais abrange a área interna e externa, com mesas orgânicas, sofás e pufes. Destaque para o piso de motivo geométrico que forma um grande painel abstrato em cores que se harmonizam com a paleta do projeto. A área ao ar livre foi pensada como um grande pórtico. Tudo em harmonia com a gastronomia com pegada natural oferecida no local. (Rafael Carrieri)
26/01 - Cynthia Silva - Origem Minas. O espaço foi preparado para receber uma gama de produtos, objetos e obras de arte regionais. No projeto, o conceito de mineiridade se alia estilo contemporâneo ao apostar nos materiais naturais, nas texturas, e em cores neutra. Além da parte interna da loja, a área externa é um convite a uma pausa para degustar um bom café das três principais produções em Minas: Cerrado Mineiro, Mantiqueira de Minas e Matas de Minas. (Amarante FIlmes)
27/01 - Felipe Fontes - Jardim Infinito Coletivo. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Jomar Bragança)
28/01 - Laura Baltazar - Living Sinestesia. Para aguçar os sentidos, um mix de texturas e materiais, o aroma marcante dos difusores, a automação e sonorização perfeitas e um bem elaborado jantar, onde a sustentabilidade dos cabos de aço reutilizados promovem um conceito circular. A sobriedade dos materiais é quebrada com diferentes tipos de vegetação, cores e artes. O tom laranja predominante é visualmente estimulante e oferece aconchego. (Henrique Queiroga)
29/01 - Framo Arquitetura - Estar Bem Santa Cruz. Um ambiente social e também de introspecção, pensado para várias possiblidades de uso, que explora as possibilidades de materiais. O ponto principal é a adega logo na entrada, com garrafas que parecem flutuar, e o apoio de bar ao lado. A paleta de cor é sóbria, com o uso do preto, cinza e madeira, enquanto as obras de arte dão o toque de cor. Pontual, o tijolinho cria pegada contemporânea, assim como o letreiro em neon. (Jomar Bragança)
30/01 - Betânia Nascimento - Suíte Master Voktum. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Jomar Bragança)
31/01 - Flávia Roscoe - Varanda do Encontro. Diz a letra de Vinícius de Moraes que a alegria é a melhor coisa que existe e esse ambiente se inspirou exatamente nela. Uma proposta leve e feliz como a colorida obra de arte na parede. O teto de madeira maciça, as texturas presentes no confortável mobiliário, o verde das plantas - que também aparece laca verde oliva da cozinha gourmet -, tudo é um convite para celebrar a alegria dos bons encontros. (Jomar Bragança)
32/01 - CLS Arquitetas Associadas - Sala de Banho Deca. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Jomar Bragança)
33/01 - Laura Santos - Living Infinito LS. Com muito conforto, o projeto acolhe a natureza e é voltado para as configurações familiares da vida atual. A parte interna integra quarto do casal, home office e cantinho para brincadeiras com as crianças, vivências aprendidas na pandemia. Na área externa, ambiente para um café da manhã, com mesa de madeira de demolição e mesa de centro orgânica, design autoral da arquiteta. No living, o charme de peças de artistas brasileiros. (Henrique Queiroga)
34/01 - Jardim Fleury Paisagismo - Origens. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022 / (Daniel Mansur)
35/01 - Lucas Lage - The Bar. Atendendo à função de cafeteria e drinkeria, o espaço trabalha a pureza de materiais e utiliza cores claras. Com balcão em mármore carrarinha ripado, aparador com revestimento de cimento branco e mesinhas móveis. Para o café, a mesa única de 14 lugares tem clima mais mineiro na madeira pintada de branco. Um deck suspenso ao lado do bar tem mobiliário em lona náutica em branco e preto e mesas com tampo em madeira preta. (Jomar Bragança)
36/01 - Natan Gil Arquitetura - Oásis Urbano - Quarto de hotel. Pensado como um oásis na cidade, onde é possível se desconectar do caos urbano, o ambiente é de tranquilidade. Com fundo de bambu de ponta a ponta, obras de arte e design elaborado, ele integra a natureza, com espelho d’água voltado para a mata. Com teto limpo e simulação de uma claraboia, a luz é indireta e calma. Sobre o sofá, luminárias assinadas pelo arquiteto feitas de latão e aço lembram borboletas. (Estúdio NY18)
37/01 - Izabela Dinelli - Ninho Particular. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Daniel Mansur)
38/01 - Isabela Vecci - Restaurante Departamento. O espaço lembra uma antiga repartição pública. O paisagismo remete a algo lírico: plantas funcionam como a memória que tudo mistura, sem começo, nem fim. Elementos como cartão de ponto, mesa de telefone de PABX, vários arquivos e máquinas de escrever dos anos 1940, 1950 e 1060 se misturam a outros elementos também de época, dando um toque surreal ao restaurante com atmosfera de algo perdido no tempo. (Jomar Bragança)
39/01 - Melo e Ker Arquitetura e Design - Ninho. Um projeto para pensado para aguçar os sentidos e também para se sentir protegido e aconchegado em um ambiente aberto como uma varanda, integrado ao entorno, com detalhes que parecem abraçar. É o caso da lareira com desenho autoral, do piso de pedra São Tomé orgânica e porcelanato com aquecimento. A pedra também está no fundo da adega e se harmoniza com a arte pintada na parede externa, visível por um corte orgânico. Mobiliário com acabamento com toque macio. (Gustavo Amorim)
40/01 - Antonio Grillo - Ninho de Guaxo. Feita de vergalhões de aço, a estrutura conforma uma trama similar a um ninho de guaxo. A disposição de cada vergalhão articula estabilidade e intenção estética. Internamente, uma tela branca vazada delineia de maneira diáfana o espaço, destacando a estrutura de aço na paisagem e atuando como superfície refletora para a iluminação junto ao solo. Na parte interna da edificação, confere uma especial dramaticidade ao volume. (Daniel Mansur)
41/01 - Arquitetos Associados - Alexandre Brasil, Bruno Santa Cecilia e Paula Cardoso - Infinito Coletivo. Ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022. (Estúdio NY18)
42/01 - Fernanda Abras e Luiza Janot - Quarto Ninho. Pórticos em formato de casinha dão as boas vindas. O hall de entrada foi pensado como cenário, com nicho em formato de casinha, urso de tricô e móbile gigante. No fundo, pintura lúdica da artista Carol Perillo. No interior da loja, prateleiras com produtos e cestarias ganha destaque com perfis de led. No teto, a iluminação acompanha o desenho do papel de parede listrado. (Fundação Mídia)
43/01 - Jordânia Barros - Jardim Infinito. Um jardim que trabalha o símbolo do infinito com licença poética, no desenho formado pelas espécies que utiliza. Pensado para caminhar, contemplar e respirar, como uma continuidade de casa. São plantas rústicas, que necessitam de pouca manutenção, com várias texturas e cores, em volumes e alturas variadas, entre palmeiras, guaimbés, dianelas, aspargo pluma, fórmio roxo e cróton. (Gustavo Amorim)
44/01 - Patricia Abreu - Pátio do Palácio. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Henrique Queiroga)
45/01 - Nídia Duarte - Casa Sui. O nome vem da expressão em latim Sui Generis e traz ideia de particularidade em respeito às diferenças individuais. A estrutura é toda suspensa e se acomoda com suavidade no terreno. As portas, tramadas manualmente, integram interior e exterior com fluidez. Explorando texturas e elementos naturais, muito verde e tons neutros, os ambientes foram pensados para usos diversos. (Daniel Mansur)
46/01 - Cioli Stancioli - Banheiro Público. CASACOR Minas Gerais 2022 (Daniel Mansur)
47/01 - Ana Paula Paolinelli - Refúgio do Casal. Ambiente da CASACOR Minas Gerais 2022. (Jomar Bragança)
48/01 - Sorelle Kids - Brinquedoteca Sorelle. Assinado por Bruna França e Isabella França, o projeto é Prático, funcional e muito lúdico, como deve ser e, ao mesmo tempo, em consonância com a estética de outros ambientes da casa. Para isso, as profisiosnais utilizam materiais sofisticados e texturas naturais como o algodão e a palhinha. Um lado remete à natureza, com mezanino orgânico e, o outro, contempla uma sorveteria, livraria e restaurante. (Henrique Queiroga)
49/01 - Projetar Engenharia e Arquitetura - Banheiros Públicos Oásis. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Estúdio NY 18)
50/01 - Kat Flores e Paisagismo - Verde pra si, ver a si. A simplicidade de samambaias e plantas tropicais tem contraponto na sofisticação de vasos vietnamitas em um jardim sereno. Espaço para reavivar as memórias afetivas, oferecendo um respiro em meio ao agito urbano. Plantas de diferentes tons, formatos e texturas se harmonizam com o sofá em formato de seixo rolado. O som das águas é um convite para descansar, refletir e se conectar com as próprias raízes. (Henrique Queiroga)
01/01 - Alpes Arquitetura - Espaço MOVAE. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
02/01 - Fernanda Sacks - Praça da Ilha. A atmosfera do ambiente é reforçada por suas curvas e materiais, entre tons escuros e terrosos, associados a elementos naturais. Os traços orgânicos vistos de cima remetem à simbologia conceitual, expressando a continuidade fluida do limite que nunca se atinge: o infinito, materializado na ilha. O efeito do aço exposto à maresia, destaca o coração da Escola Silveira de Souza: a placa de sua fundação, de 1913. (Lio Simas)
03/01 - Fernando Luiz Dal Bosco - Refúgio Undici REVEEV. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
04/01 - GF Arquitetos – Beto Gebara e Marila Filátiga e Terraço Paisagismo – Rodrigo Gheller - “Eu sou daqui, eu não sou de Marte”. Alinhado ao tema Infinito Particular, os arquitetos apresentam um ambiente centrado na valorização da casa brasileira e da vegetação tropical. O espaço traz em seus detalhes referências da arquitetura nacional e, dessa forma, busca criar uma identificação com o interno e externo, além de despertar boas lembranças conforme os visitantes vão identificando cada referência. (Lio Simas)
05/01 - Giusti Mercadante Arquitetura - Lumino Galeria e Banheiros Funcionais. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
06/01 - Juliana Loffi Arquitetura & Design - Casa vou de Rosa. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
07/01 - Leandro Sumar - Seperti Mimpi. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
08/01 - Marcelo Salum - Chez Odara. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
09/01 - Mariana De Souza - Ca.Fé. Em sua estreia na CASACOR SC, a arquiteta trouxe a representatividade do café em suas diversas fases como plantio, semente e grão. Ao chegar ao espaço, os visitantes terão uma experiência em um local rústico e rural, com a simplicidade da natureza, presente em elementos como madeira, palha e barro. O maior desafio foi conectar a construção histórica com um espaço construído especialmente para mostra. (Lio Simas)
10/01 - Mariana Maisonnave Arquitetura e Interiores - Abraço. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
11/01 - Marisa Lebarbenchon Interiores - Hall + Varanda Burburinho. A concepção do projeto surgiu com a intenção de criar uma atmosfera descontraída na varanda. As variadas cores e nuances utilizadas em cada ambientação propagam muita energia pelo ambiente. Espaços instagramáveis aparecem na mistura inspiradora de obras de arte de artistas locais e na frase relacionada ao tema Infinito particular. O piso e o teto foram mantidos para preservar a memória da casa, mas ganharam a companhia de materiais inovadores. O mobiliário solto também se destaca com suas formas orgânicas. (Lio Simas)
12/01 - Ana Trevisan - Espaços Vivos - Jardim Bem-Te-Vi. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
13/01 - Michael Zanghelini - Living. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
14/01 - Natalia Xavier - Loft Devaneios de um jovem advogado. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
15/01 - Octaedro Arquitetura - Emanueli Schneiders e Leonardo Gazzoni - Casa em Percurso. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
16/01 - Porto Maestri – Carol Porto e Isadora Maestri - Aromatmosfera. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
17/01 - RCK Integradas - Empório Do Vinho Voar. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
18/01 - Studio Allure Arquitetura - Uma pausa de mil compassos. O ambiente de contemplação e relaxamento reúne de maneira integrada, em 80 m², um jardim externo/varanda e uma suíte máster com estar, dormitório, closet e sala de banho. O uso de cores sóbrias foi minuciosamente pensado para imprimir o acolhimento e a sofisticação necessários a um refúgio de paz e descanso. Ao chegar na varanda jardim - com o seu desenho orgânico tomado por plantas, lareira, lago e peixinhos - o visitante prontamente se sente atraído a explorar o espaço, que sugere uma necessária pausa e reconexão consigo e com o mundo. (Lio Simas)
19/01 - Studio Gabriel Bordin - Sala Allora. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
20/01 - Tiago Bortolança- Bar Enjoy The Ride. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
21/01 - VK Arquitetos - Passeio Do Mar by GND. O Passeio do Mar é um convite para respirar fundo e sentir a leveza que o ambiente proporciona. Envolto por madeira, nuances claras, texturas naturais, acabamentos sofisticados e pontos de cores quentes, o espaço abraça quem transita por ele. Projetado com a inovadora tecnologia de construção modular da VISIA, a integração é a proposta desta generosa área social que representa a unidade 208 do futuro lançamento da GND Incorporadora, que tem foco na sustentabilidade e no bem-estar dos moradores. (Lio Simas)
22/01 - Anna Maya - Meu particular infinito. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
23/01 - Cris Passing e Anderson Schüssler - Living dos Encontros. Veteranos da CASACOR, Cris acumula 15 edições; Anderson, 13. A dupla estreia a união de um novo escritório em 2022. Focado em materiais naturais e atemporais, o projeto preservou o piso e forro de madeira, que valorizam o Quartzito Winterwood paginado e o mix de texturas naturais. A verticalidade do ambiente foi explorada com os painéis piso/teto. Design selecionado para móveis, formas orgânicas, tons neutros, saturados e com um toque do terroso, arte personalizada e efeitos de luz e sombra transmitem uma sensação de conforto e sofisticação. (Lio Simas)
24/01 - Cristina Iglesias - Entre Tramas e História. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
25/01 - Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida - Escritório Daniel Ghizi Arquitetura - Casa 15. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
26/01 - Delpizzo Arquitetura - Sala De Banho Paradiso Deca. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
27/01 - Estela Cislaghi Arquitetura e Design - Living CO-Existir. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
28/01 - Felipe Müller Arquitetura e Crippa e Assis Arquitetura - Petra Bistrô by ArcelorMittal. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
01/01 - Clube de Gourmets Evviva, por Studio Architetonika Nomad. Ambiente da CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
02/01 - Café CASACOR, por Shai Kelm I Quadrat Arquitetura - CASACOR Paraná 2022 / (Eduardo Macarios)
03/01 - Flávia Glanert e Moca Arquitetura - Suíte Resort Reveev. A linha criativa do projeto vem trazer a sofisticação hoteleira para casa com aconchego e conforto. Um momento de surpresa para o visitante, que é envolvido pelo toque cru de elementos naturais, com um mix de materiais urbanos. Partindo desta premissa o espaço se desenha com a organicidade dos mobiliários e da cama como protagonista, em conjunção com as linhas retas da marcenaria que dão ordem ao projeto, procurando formar um espaço funcional. Além das cores, texturas e formas, também a iluminação é pensada de forma a aquecer o espaço, auxiliando na imersão pensada para o público. (Eduardo Macarios)
04/01 - Wolfgang Schlogel - Sunset Boulevard. A ideia do projeto foi transformar a passarela de entrada do evento em um passeio envolvido por vegetações, som e aromas da natureza. Propomos balanços para, confortavelmente observarmos o indescritível pôr-do-sol. (Eduardo Macarios)
05/01 - Ao olhar do alto é possível enxergar apenas o conhecido, mas ao explorá-lo, se aproximando do interior do ambiente, o usuário descobre um espaço que vai além das suas expectativas: a natureza, representada pela ideia do oceano circundado pela areia das praias, que por sua vez são permeadas pela mata e, por fim, propõe um questionamento: o que ainda temos a explorar? A resposta está na experiência individual da descoberta. (Eduardo Macarios)
06/01 - Marcelo Lopes - Loft de um Designer by Celmar. O loft inspirado no designer Hans Donner em uma única sala, contempla todas as funcionalidades de uma habitação. Através de um volume solto do perímetro e de extremidades curvas, no centro do ambiente, se dá a setorização do espaço. Nas cores sóbrias e contrastantes do ambiente o projeto se conceitua sobre o tempo, o que é, e o que foi antes e depois. Os pontos de cor são valorizados pela neutralidade do ambiente. As formas curvas remetem à silhueta do relógio e à organicidade particular da vida. As linhas alongadas verticalmente valorizam o generoso pé direito do espaço, proporcionando aos visitantes a experiência da grandeza do tempo. (Eduardo Macarios)
07/01 - Casa (RE) Conecta, por Renata Pisani- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
08/01 - Estar Intimo do Casal, por Maristela Penkal e Júlia Penkal- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
09/01 - Jardins de Outono, por Casa 88- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
10/01 - O Smart Home Sebrae é um apartamento de 65m² estruturado em soluções sustentáveis. Nossas escolhas mais inteligentes estão baseadas na saúde e bem-estar pessoal e social. Neste projeto, a atmosfera natural da mistura de texturas como pedra, madeira e vegetação nos convida à reflexão do ser humano, consciente de sua condição protagonista no desenvolvimento da sociedade, e na construção de um futuro melhor para todos! (Eduardo Macarios)
11/01 - Home Office: Meu Escritório na Praia, por Jane Rachele- CASACOR Paraná 2022 (Eduardo Macarios)
12/01 - Loft Soul Natuzzi, por Alessandra Gandolfi- CASACOR Paraná 2022. Um loft open space que valoriza, através dos móveis da Natuzzi, os espaços que realmente utilizamos. Um momento para pensarmos nos nossos hábitos e do que precisamos. Um lugar para reunir as pessoas, beber um vinho, relaxar, tomar um bom banho ou meditar. Momentos que nos alimentam a alma e nos deixam felizes. Um ambiente projetado para priorizar o bem estar físico, mental e espiritual, juntamente com equilíbrio e conforto dos usuários. (Eduardo Macarios)
13/01 - Quarto Infantil, por Karolinna Venturi- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
14/01 - Concierge, por Camila Rocha- CASACOR Paraná 2022 / (Eduardo Macarios)
15/01 - Casa Cinema, por Juliana Gabardo e Sheila Jesus- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
16/01 - No ano de 2022 depois de um período difícil isolados pela pandemia, sentimos a necessidade de nos reencontrarmos e nos aproximar das pessoas. Sentimos falta das conexões , das conversas, das risada. Partindo deste sentimento e unindo arquitetura e cenografia criamos o "Grand Lounge” ambiente pensado para receber e estar conectado às pessoas. Da fusão dos elementos naturais veio sua forma, explorando a pedra e a madeira em grande profusão, gerando uma atmosfera natural. Sendo complementada pelas diversas formas aconchegante do mobiliário para acolher seus visitantes. Permita se sentar conversar tomar um drink e curtir este momento no nosso infinito particular. (Eduardo Macarios)
17/01 - Bar Lounge, por André Henning - CASASCOR Paraná 2022 (Eduardo Macarios)
18/01 - Givago Ferentz Arquitetos- Bistrot. Ambiente da CASACOR Paraná 2022. (Eduardo Macarios)
19/01 - Loja de Chás, por Taciana Nakalski- CASACOR Paraná 2022 / (Eduardo Macarios)
20/01 - Home Theater, por Ediane Tramujas- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
21/01 - Karen Salomons - Banheiro da Família. O conceito do espaço foi elaborado buscando trazer uma sensação de refúgio e bem estar para o banheiro da família. Os visitantes encontrarão mais do que um espaço funcional, encontrarão inspiração e contemplarão a beleza da natureza, o contato com as plantas, materiais naturais e as sensações de aconchego e nobreza que proporcionam. (Eduardo Macarios)
22/01 - Garden Lounge, por July Franchesca- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
23/01 - Cozinha Metáforas Criare, por Larissa Lóh- CASACOR Paraná 2022 (Eduardo Macarios)
24/01 - Cervejaria, por Cynthia Karas- CASACOR Paraná 2022 (Eduardo Macarios)
25/01 - Thiago Zoller e Luiz Romero - Eco Flame Garden. Um autentico outdoor living, um espaço composto por árvores altas e outros elementos que referenciam a exuberância dos jardins franceses. Em seu Fireplace, que combina os puffs e a lareira central, cria-se uma sensação de aconchego. Pensados para uma experiência externa, os puffs são repelentes a água, possuem proteção UV, tecnologia antimofo e antiviral. Destacando-se também o mobiliário com peças pontuais tornando o espaço instagramável. (Eduardo Macarios)
26/01 - A Loja da Casa, por Daiane Moraes e Fabiane Remza- CASACOR Paraná 2022 (Eduardo Macarios)
27/01 - Loja de Aromas, por Prisicila Mileke e Laryssa Rocha- CASACOR Paraná 2022 / (Eduardo Macarios)
28/01 - Joalheria, por Meister & Polese Arquitetura- CASACOR Paraná 2022 (Eduardo Macarios)
29/01 - O ambiente convida a ousar, viver intensamente as suas transformações e permite sentir a completude através de um ambiente cheio de vida e cores. A proposta é para abraçarmos nossa essência, sem medo, valorizando a iluminação que destaca os materiais translúcidos utilizados e as pinturas vivas que remetem à expressão através da arte. (Eduardo Macarios)
30/01 - Hall é ambiente movimento, espaço de passagem, de encontros. Um abraço. Casa com cara de casa, com história, mistura e curadoria de ideias e peças, eclético e contemporâneo. Elegante mas despojado, sem pompa, ousado. Convite para ser autêntico. Lugar para abrigar lembranças, para as flores colhidas no jardim, para um drink de boas vindas. (Eduardo Macarios)
31/01 - Off Office Garage Audi, por Mapogos Design- CASACOR Paraná 2022 / (Eduardo Macarios)
32/01 - Suíte Master, por Katia Herzog- CASACOR Paraná | (Eduardo Macarios)
33/01 - Fashion Paraná, por Walkiria Nossol- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
34/01 - Loft de Praia, por Cinandra Geremia- CASACOR Paraná 2022 (Eduardo Macarios)
35/01 - Ari Stechman Neto e Jayme Bernardo Arquitetura - Mundo Linked. Transcrevendo todo significado de um empreendimento LINKED, Jayme Bernardo, Glei Tomazi e Ari Stechman Neto não deixam de lado o conforto e a beleza, e sim adicionam o funcional, o intuitivo. Desapegado dos excessos, com tonalidades claras, neutras e num formato circular, dando uma ideia de infinito; ”endless”, encontramos os elementos fundamentais de sobrevivência e vivência num mundo metaverso, conectando a vida digital com a vida real e que deve ser aproveitada a cada momento. (Eduardo Macarios)
36/01 - Projetado para o bem-estar, o Home Spa é uma pausa na rotina para recarregar as energias e exercer o autocuidado, propiciando um relaxamento duradouro e uma experiência sensorial enriquecedora ao visitante. É marcado pela ingenuidade, harmonia e atemporalidade da materiais em formas, tons e objetos, traduzindo uma conexão com a nossa natureza. Um projeto contemporâneo, funcional e na sua maioria simétrico, que mistura texturas, cores sólidas e vegetação natural. (Eduardo Macarios)
37/01 - Living Breton, por Arquitetare (Elaine Zanon e Claudia Machado)- CASACOR Paraná 2022 / (Eduardo Macarios)
38/01 - Casa Refúgio, por Bruna Varhau e Raphael Meza- CASACOR Paraná 2022 \ (Eduardo Macarios)
39/01 - Camarim, por Paloma Albuquerque- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
40/01 - Manhattan Loft, por Griff Arquitetura- CASACOR Paraná 2022 | (Eduardo Macarios)
01/01 - Adriana Fontana Design de Interiores - Café Botânico. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
02/01 - efcarquitetura - Casa Mineral Sigramar. O mármore é a estrela principal do ambiente de Eduardo Franco Correia. O arquiteto destaca a beleza da pedra em grandes dimensões nesse lugar múltiplo, usado para os pequenos eventos e palestras da CASACOR. Uma grande parede móvel se movimenta, abrindo espaço para o jardim, com uma arquibancada desenhada. “Trouxemos a ideia da escala do material em tamanho lapidado, com suas lâminas de 2,80 m x 1,80 m. Assim trabalhamos de maneira sustentável, sem recortes, para que essas lâminas pudessem voltar à distribuidora depois da mostra”. A iluminação destaca os elementos essenciais, e os objetos e obras de arte passaram por curadoria específica, tendo sempre o mármore como referência. (Carolina Mossim)
03/01 - Gabriela Lemos Arquitetura - Fachada Future Design. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
04/01 - Izabel Maynart e Valter Felix - Studio do Coolhunter. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
05/01 - Kimye Quinarq - Brasilidade. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
06/01 - Las Paredes - Espaço Moa. Arte e interação digital se complementam na galeria a céu aberto de Larissa Paredes. Em tupi-guarani, no dialeto Mawé, Moa significa caminho. Vem daí o nome desse descontraído "caminho de experiências" inspirado na natureza. “Os elementos remetem a folhas, pedras, areia, água, flores, conjunto que forma um desenho único”. Larissa apostou também nas linhas curvas, que proporcionam ritmo, fluidez. E as cores fazem referência à argila, madeira, folhagens e ao próprio sol – como terracota, verde, caramelo e mostarda. Na execução do projeto, Larissa contou com a parceria da designer Juliana Ottaviani; outra designer, Mariana Navarro, criou a identidade. Para interagir com o espaço, o visitante acessa via QR Code o perfil @moaespaco, e cria suas próprias imagens através de um filtro exclusivo. “Assim, de uma arte só surgem várias ‘micro’ artes, dependendo do olhar de cada um”. (Felipe Araújo)
07/01 - Maísa Rockenbach Busch e Roberta de Oliveira - Lounge Voepass. O amplo espaço com 90 m² e jardins externos convida a viver a atmosfera da Voepass, de Ribeirão Preto, companhia aérea brasileira mais antiga em operação. “Nossa inspiração foi alguém apaixonado pela arte de transportar, entre cidades, países, pelos ares. As janelas do nosso lounge nos transportam para dentro da aeronave”. Dentro desse contexto, a arquiteta Roberta Mariano e a designer de interiores Maísa Busch buscaram elementos para trazer acolhimento e descontração, conceitos sob medida para um lugar feito para reunir amigos, compartilhar histórias, ouvir boa música. Na equilibrada composição, pedras e muita madeira – o mobiliário é da Novittà, e os pisos e revestimentos da Minha Casa Decor. (Felipe Araújo)
08/01 - Manarelli Guimarães - Casa Argilla. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Carolina Mossim)
09/01 - Marcela Tiraboschi - Anexo M, Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
10/01 - Marcelo Tamassia - Loja Blu Home. No minimalismo das lojas japonesas, a inspiração para o espaço. Autor da Praça da Família na CASACOR 2018 (em parceria com Sarita Ávila), o arquiteto Marcelo Tamassia volta à mostra este ano assinando o projeto da Blu Home Decor, com sede em Ribeirão Preto. A atmosfera é clean, para garantir o protagonismo das peças de design e decoração à venda. Planejado para ter usos múltiplos, o mobiliário apresenta componentes que se adaptam com o objetivo de expor produtos de diferentes estilos e tamanhos. Dentro do conceito minimalista, a opção por cubos e estantes brancos e pelas camadas verticais, criando um espaço flexível e visualmente mais limpo. (Felipe Araújo)
11/01 - Mariane Siqueira Arquitetura - Suíte Aurora. A integração dos espaços com o meio ambiente é uma das características principais do trabalho de Mariane Siqueira. Estreante na CASACOR, ela trouxe para Ribeirão Preto elementos e texturas que representam a natureza de Santa Fé do Sul, cidade-sede de seu escritório. Nesse sentido, cada escolha da arquiteta para criar sua Suíte Aurora tem uma razão específica. “O verde representa nossas matas e as águas claras do Rio Paraná; o tom terroso do teto é inspirado no solo fértil e no barro vermelho, presente em todos os lugares; e o dourado das ferragens traz nosso sol exuberante, e nosso pôr do sol”. Complementa o projeto um jardim particular, próprio para despertar os sentidos. (Felipe Araújo)
12/01 - Amanda Andrade e Jaqueline Tessaro - Living Gaia. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
13/01 - Mateus Passaglia e Nabila Feijó - Studio da Musicista. Projeto da CASACOR Ribeirão 2022. (Felipe Araújo)
14/01 - Mônica Costa Paisagismo - Jardim dos Alecrins. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Carolina Mossin)
15/01 - Patricia Makhoul e Angela Dorascenzi - Restaurante Perplan. Atraente e excêntrico, o restaurante proporciona uma experiência única. Há estímulos sensoriais por todos os lados – dos aromas e sabores dos alimentos ao toque dos revestimentos, dos detalhes da decoração à cena musical. Ao passear pelo ambiente, o olhar encontra uma mistura exuberante de cores. “Escolhemos os tons de roxo para refletir e simbolizar nossa ousadia e energia, e a paleta de rosas remete ao companheirismo e à sensibilidade”. Além das cores, esse projeto contemporâneo e intimista também destaca as texturas suaves da Arter, o quartzito da Sigramar, com linhas sinuosas e delicadas, e os revestimentos cerâmicos hexagonais da Atlas. As peças 3D Tiles, da Colormix, dão um toque especial ao exuberante cenário. No lavabo, as estrelas são as torneiras cilíndricas assinadas por Ricardo Bello Dias e as cubas de apoio, todas da Deca. (Felipe Araújo)
16/01 - Pedro Franco - Reflexões. O profissional parte da forma pura e simples do cubo para criar uma instalação de impacto. Ela é formada por quatro peças com acabamento espelhado, o que as torna quase inexistentes no espaço – e traz a reflexão sobre a importância do diálogo da arquitetura com seu entorno. Localizados em diferentes eixos, os cubos são demarcados pelo grande platô que os organiza. Na parte interna de cada um há peças icônicas da trajetória do autor, uma das estrelas do design brasileiro contemporâneo, como a poltrona Underconstruction e a cadeira Esqueleto – ambas produzidas pela A Lot Of Brasil, fundada por Pedro em 2012. Ali destacam-se também as frases em neon que fazem refletir sobre a importância do tema design. “O projeto reflete a minha personalidade ao priorizar o pensamento filosófico, que se sobrepõe à estética do espaço”. (Carolina Mossin)
17/01 - Quintino Facci Arquitetos - Loft Permane(ser). Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022.Quintino Facci Arquitetos - Loft Permane(ser). Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Carolina Mossim)
18/01 - Raphael Ticiano - Loft do Designer. Partindo do tema Infinito Particular, Raphael Ticiano criou um loft inspirado em seu estilo de vida – como se fosse sua própria casa. Estreante na mostra, o designer de interiores prioriza a utilização de elementos naturais, com grande ênfase no uso da madeira. Também marcantes, o concreto, as pedras e os tons de cinza e preto reforçam a contemporaneidade. Os espaços são integrados, funcionais, próprios para receber a família e os amigos com muito conforto – sensação que vem, por exemplo, das texturas nos tecidos das cortinas e mobiliário e do equilíbrio de cores. “Sempre parto de uma base neutra em meus projetos, para poder usar e abusar das cores na decoração”. O ambiente mostra também outros traços importantes do trabalho de Raphael, como o uso da tecnologia – o loft é todo automatizado – e a valorização da luz e ventilação naturais. (Felipe Araújo)
19/01 - Spagnhol Paisagismo - Jardim Tropical. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
20/01 - Taiza Moiteiro Arquitetura - Sala de Jantar - Em volta da mesa. Como deve ser a sala de jantar perfeita, o projeto é feito para receber, conversar, compartilhar momentos únicos e apreciar uma boa comida. O ambiente equilibrado traz mobiliário de design brasileiro e o uso de tons neutros permitem uma continuidade com o jardim externo, enquadrado por uma moldura de pedra. Essa integração, que traz amplitude e luz natural, é uma das características do trabalho da arquiteta – elas aparecem também na escolha das cores, no uso da madeira e no cuidado com o projeto de iluminação. O movimento está nas curvas do teto e na estrela principal do espaço: a Mesa Chuva, assinada por Leo Romano, com design fluido e pés que remetem a gotas. (Felipe Araújo)
21/01 - Thais Arruda Campos - Container de Essências Mel Brushes. Encantamento é a palavra que melhor define o ambiente criado por Thais Arruda Campos. A arquiteta, que tem o equilíbrio e a leveza como marcas de seu trabalho, apresenta uma combinação entre música, aromas e texturas que mexe com os sentidos dos visitantes e, ao mesmo tempo, transmite aconchego. “O Contêiner de Essências foi pensado como um lugar para recarregar as baterias quando voltamos ao nosso porto seguro. Com esse conceito, colocamos os sentidos para trabalhar, na ativa, através da música, do aroma, do tato, do visual”. Para isso, Thais conta também com o talento da artista Renata Carrascosa, que aparece na escolha da paleta de cores e na composição de texturas naturais que dá ainda mais personalidade ao projeto. (Felipe Araújo)
22/01 - Uzzo Arquitetura - Quintal do Músico. Criado para receber apresentações durante a mostra, o espaço de Márcia Mendes e Pedro Ivo Ribeiro propõe a música como elo entre o urbano e o natural, que convivem em harmonia. Na verdade, é mais do que isso: um evidencia o outro. Como exemplo, a preferência pelo cinza e o verde na área de circulação, tons que unem os dois universos na mesma paginação. A chapa perfurada do banco, que remete ao urbano, tem as formas sinuosas que conduzem ao natural. Uma parede de bloco de concreto tem o verde das plantas, e o piso do palco é preto, como contraponto ao jardim onde está inserido. Na saída, surpreende o contraste entre o painel “Abbey Road” (a capa do mais badalado disco dos Beatles) e as mangueiras já existentes. O paisagismo é da Spagnhol Plantas Ornamentais. (Carolina Mossin)
23/01 - Ana Lívia Mafra - Quarto do Pitoco. Criar espaços acolhedores não é uma novidade para Ana Lívia Mafra. Traço marcante de seu trabalho, esse conceito já apareceu em sua Cuisine Berbere, uma das estrelas da CASACOR Ribeirão Preto 2021 (em parceria com o arquiteto Rafael Granero), e é aplicado novamente aqui – com a mesma excelência. “A ideia foi criar um quarto unissex que remetesse à leveza e à natureza, um espaço imaginário e criativo para uma criança, incentivando também a leitura”. Com esse foco, a arquiteta e designer de interiores deu origem a um ambiente de atmosfera intimista, que preza pela delicadeza. Na composição, objetos de design e muita madeira. (Felipe Araújo)
24/01 - arquiteturaSUPRAdesign - Espaço Deca - Literal e Sensorial. O fio condutor da sala de banho de Dariane Bertoni e Matheus Benetti é a transparência. Os arquitetos sugerem a redescoberta desse lugar tão íntimo, propondo um espaço de permeabilidade onde o exterior flerta com o interior. “A inspiração foi o desejo de conexão com os elementos naturais: vento, chuva, sol, vegetação. Um espaço em que esses elementos atravessam a camada arquitetônica”, explicam. A preocupação com a sustentabilidade também ganha evidência no projeto. A estrutura é 100% aparafusada, podendo ser desmontada e montada em outro local. As paredes externas são constituídas de brises metálicos translúcidos, e as internas possuem jardins definindo a circulação. Nesse contexto, outras escolhas essenciais são o forro delicado, com chapa branca perfurada, e a cortina de crochê 100% artesanal. (Carolina Mossim)
25/01 - Attointeriores - Banheiro Bálsamo. O designer de interiores Lauro Machado entrega leveza, conforto e muita personalidade nesse espaço sob medida para momentos revigorantes e de muito aconchego. “Momentos intimistas são necessários para restaurar as energias. Um bálsamo diário”, diz. A composição apresenta um equilíbrio único entre a solidez das pedras e a leveza da luz natural, explorada por meio da abertura próxima à bancada. Sua integração com a iluminação artificial é feita por meio de pontos de luz quente que podem tanto favorecer os instantes de relax como preparar para o início ou o término de um dia. A cadeira Menna, de Sergio Rodrigues, foi escolhida em razão de seu conceito, em harmonia com o trabalho de Lauro Machado. “A peça foi pensada e projetada para romper os limites lineares da década de 1970, além de possuir um formato peculiar em sua base, na forma de canguru”. (Felipe Araújo)
26/01 - BD Arquitetura - Living do acolhimento. Você conhece o movimento comfy? É uma tendência de priorizar elementos que trazem conforto, harmonia, bem-estar. “Ele reflete o momento em que estamos vivendo, de quebrar a rigidez. Pós-pandemia, as curvas vieram para ficar, pois descrevem um aconchego e acolhimento retratados na arquitetura, no mobiliário, nos materiais utilizados”, contam Andrea Belezini e Isadora Dalmazo. Inspiradas nesse conceito, as arquitetas apresentam um espaço cheio de leveza, representada nas linhas orgânicas que integram com a natureza. Elas estão no mobiliário, que compõe o ambiente na companhia de tecidos claros, cores neutras e texturas e tramas que se complementam. O piso e as esculturas são da linha assinada por Ruy Ohtake. (Felipe Araújo)
27/01 - Bruno Ortega Arquitetura - Cozinha Bonança. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
28/01 - Caru Cunha Arquitetura - Silvia Camargo Arquitetura e Urbanismo - Paladar Infinito. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
29/01 - Deisi Veiga - Espaço Pausa. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
01/01 - Leo Romano - Clube Coral. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
02/01 - Dalilla Menegotto - Espaço LLar. CASACOR Brasília 2022 (Edgard Cesar)
03/01 - Studio Marka - O Relicário. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
04/01 - O ambiente de 115 m², assinado por Ney Lima e Walléria Teixeira, homenageia Carlos Alberto Oliveira, pioneiro do mobiliário com design brasileiro na capital. Quatro colunas de concreto do estádio foram inseridas no projeto como elementos de equilíbrio e integração dos ambientes de estar, jantar e bar. No mobiliário, a cadeira Hill, o sofá Met, de Jader Almeida e a Poltrona N, de Zanine Caldas. Entre as obras de arte, trabalho de artistas como Eduardo Sued, Isaura Pena e Liliane Dardot. (Edgard Cesar)
05/01 - Atelier Versiani - Refúgio do Jogador. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
06/01 - Eduardo Brito - Sala de Banho. Inspirado nos banhos turcos e marroquinos e na arquitetura pré-modernista finlandesa, o arquiteto Eduardo Brito criou uma sala de banho coletivo de 56m². Sua referência foi a piscina do hotel Lutetia, em Saint Germain, em Paris. A ideia foi criar um ambiente onde o público pudesse compartilhar o momento íntimo, uma subversão da ideia de banho como atividade particular. Com contraste entre o claro e escuro, no espaço destacam-se a automação para gerar ambientação luminotécnica e sonora do ambiente, a Poltrona Loop Chair desenhada por Willy Guhl e objetos. (Edgard Cesar)
07/01 - CK Arquitetura + OLZI Arquitetura - Studio Cerchio. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
08/01 - Studio Arch+ - Casa Etérea. Projeto da CASACOR Brasília 2022 / (Edgard Cesar)
09/01 - Alê Neves e Gero Tavares - Pausapragma. Projeto da CASACOR Brasília 2022 / (Edgard Cesar)
10/01 - Em sua estreia na mostra, o designer de interiores Jorge Carneiro criou um ambiente para pessoas com mais de 30 anos. Com 105 m², o espaço foi projetado a partir do olhar pós-pandemia e da redescoberta da alegria de receber em casa. Linhas curvas, espaço integrado, papéis de parede dourado que criam texturas exclusivas, iluminação pontual, tapetes e piso em porcelanato, lançamento 2022. Materiais recicláveis e de descarte ganham ares sofisticados. Destacam-se a mesa de centro em mármore com folha de ouro e as obras de arte assinadas por Fernanda Namam. (Edgard Cesar)
11/01 - Relato Arquitetos - Suíte Mozzafiato. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
12/01 - A inspiração do projeto da dupla Orestes Blanco e Rosa Maranini consiste no casal moderno brasileiro, que chega em sua residência com seu carro elétrico e encontra um ambiente que conta sua história, com obras de arte e espaço para receber amigos e familiares. Com 160 m², o local tem paredes revestidas com marcenaria sóbria e mobiliário com design contemporâneo e formas sinuosas e futuristas contrapõem com as obras de arte clássicas e contemporâneas. No local haverá o lançamento do carro elétrico da Peugeot. Itens de automação como iluminação arrojada e sistema de som integrado aos eletrodomésticos de última geração compõem a parte funcional do espaço. (Edgard Cesar)
13/01 - Elisa Fraga, Guilherme Bussamra e Marcelo Marcolino - Abito Blu - BRB Seguros. O projeto abrevia a casa como lar e dita o modo de “vestir” a casa. Com inspirações da Milan Design Week 2022, a paleta de azuis escuros mesclados a tons mais saturados nortearam a escolha dos demais itens, como lacas e lâminas de madeira brilhantes, perfis tubulares metálicos, veludos, formas orgânicas e de cantos arredondados. Isso foi somado à exuberância do mármore. O ambiente de 55 m² traz o modo cosmopolita de viver italiano e o despojamento do design mundial. Para completar o espaço, obras de Burle Marx, Marcelus Freschet e Sônia Ebling. (Edgard Cesar)
14/01 - Ana Paula Onzi - Suíte de Hotel/Suíte 11. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
15/01 - Victor Veiga Arquitetos - Lavabo Urbano. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
16/01 - Studio Traços - Lounge Resort. Para o ambiente de 52 m² criado para a Aviva Vacation Club, as profissionais Ana Carolina Lima e Ana Carolina Falconi se inspiraram em resorts do Nordeste e de Goiás. Com traçado de linhas sinuosas, elementos artesanais e design biofílico, as arquitetas apostam na acessibilidade, com rampas que levam a um elevador trabalhado em madeira interna e externamente que dá acesso ao bar no pavimento superior. A tecnologia vem no processo de criação dos móveis, como o banco paramétrico e a projeção mapeada, e também há utilização de palha, pedra natural, madeira, vegetação, peças artesanais e decoração com fitas do Bonfim, tudo para trazer o clima da Bahia e de Goiás ao ambiente. (Edgard Cesar)
17/01 - Jéssica Campos - Domus Vita. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
18/01 - CADA Arquitetura - Galeria. O escritório estreia na mostra com um ambiente dedicado ao premiado fotógrafo Celso Junior. Obras do artista, em diferentes formatos e tamanhos e com fotos predominantes de Brasília, estão espalhadas pelos 23 m². Com pintura em tons pastel, iluminação direcionada para as obras e fachada de vidro, o espaço conta com duas poltronas, um aparador e um banco em madeira. A ideia das arquitetas Amanda Rodrigues e Bianca Falcão é que as obras temáticas despertem nos visitantes suas melhores memórias afetivas com a capital. (Edgard Cesar)
19/01 - Silvana e Luisa Albuquerque - Espaço Ser. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
20/01 - Studio Varanda - Studio do Designer. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
21/01 - Thales Zago - Studio Zago. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
22/01 - Juliana Leão - Varanda. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
23/01 - Com o objetivo de fugir da estética de livrarias comuns, a designer de interiores Glaucia Almeida utilizou da biofilia para compor o espaço, numa união com o estilo industrial. O industrial está presente na serralheria no forro, nas prateleiras e na porta; e o biofílico com as plantas e nas cores das paredes. O piso vinílico também foi utilizado nas paredes. Peças de cerâmica italiana do acervo da livraria dão charme ao ambiente, assim como fotografias de Boechat. Com 68 m², o projeto foi pensado para ser funcional e, ao mesmo tempo, acolhedor, com a natureza presente para dar uma sensação de calmaria e respiro para a mente. (Edgard Cesar)
24/01 - Denise Zuba Arquitetos Associados - Bem aqui, logo ali... Espaço Finitura. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
25/01 - Depieri Paisagismo - Praça CASACOR. Cleber Depieri e Gabriel Domingues buscaram promover um diálogo entre o anel externo do estádio e a vegetação do entorno, através de uma composição de arbustos, árvores e palmeiras, permitindo a contemplação do verde em diferentes camadas. Há, também, uma correlação entre a altura das palmeiras e a monumentalidade da Arena. Com 850 m², o projeto busca valorizar os fluxos, criar espaços de convivência e contemplação, além de proporcionar uma sensação de imersão na natureza a partir dos volumes de vegetação tropical. No projeto, a dupla se utilizou de madeira ecológica nos bancos, piso em porcelanato, granitina e concreto (vasos). (Edgard Cesar)
26/01 - Choque Arquitetura e Design - Farm House da SR Só Reparos. Conforto, tecnologia e acolhimento dão o tom do projeto do trio formado por Simone Turíbio, Marília Turíbio e Dimitri Lociks. O ambiente de 328 m² ressalta a importância das pausas e apreciação da natureza, a partir do design biofílico. Os espaços interno e externo se integram. A escolha dos materiais e revestimentos levou em conta os que minimizem os impactos ao meio ambiente. O escritório assina os bancos de pedra e a luminária Íris. A escrivaninha e o banco de pau de ferro são os lançamentos nacionais do espaço. (Edgard Cesar)
27/01 - Zardo Arquitetura e Interiores - Mi Casa, Su Casa. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
28/01 - Larissa Dias Arquitetura - Janelas do Nosso Mar. Ambiente da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
29/01 - Renata Ciccarini - Coca-cola Experience. O ponto de partida do projeto foi a Coca-Cola Marshmello, criada com a colaboração do DJ americano Marshmello. O ambiente da arquiteta Renata Ciccarini, totalmente na cor vermelha, do piso ao teto, apresenta atmosfera de balada com a utilização de neon e laser. Por ser um módulo construtivo, provoca a sensação do visitante estar em uma caixa e o convida a uma experiência que visa ativar os cinco sentidos: o tato, por meio das texturas; o olfato pela essência contida no espaço; a visão, com as luzes e as imagens emitidas pela TV; a audição, provocada pelo som ambiente e o paladar, despertado com o sabor do novo refrigerante sem-açúcar e com sabor morango. (Edgard Cesar)
30/01 - José do Egito e Erick Camilo - Mel Brushes. O minimalismo associado à sofisticação do aço e da madeira são as principais características do ambiente de 18m² em construção modular. O processo de criação da dupla José do Egito Alves de Souza e Erick Camilo foi baseado em linhas e traços, seguindo um design firme e apostando na estrutura metálica. Para trazer leveza ao ambiente, a arquitetura se encaixa com o paisagismo. Pelo espaço, predominam tons mais sóbrios com bases neutras, amadeirado e cinza. O projeto foi criado para proporcionar um ambiente que traz um bem-estar físico, mental e espiritual. (Edgard Cesar)
31/01 - Flávia Rucelle Arquitetura Fitness - Caixinha de Música. O ambiente criado por Flávia Rucelle propõe uma experiência sinestésica de uma verdadeira caixinha de música por meio da interação entre imagem, som, luz e cheiro, transportando cada um para seu lugar único e singular. Com 18m² em construção modular, a iluminação e a automação são os principais diferenciais do projeto. Com muitos espelhos e envoltos pelo som da música clássica, a ideia é transportar para um universo paralelo carregado de memórias. Em sua estreia, Flávia alia sua expertise no universo fitness com as lembranças da infância que uma caixinha de música proporciona. Uma experiência sensorial e um ambiente instagramável. (Edgard Cesar)
32/01 - Caroline Nogueira e Olívia Campos - Ótica Pop-up. O ambiente de 18 m² de construção modular acompanha uma tendência comercial de pop-up store, que gera conexão com o público em uma proposta de espaços mais compactos e soluções arquitetônicas mais ousadas. A marca que ocupará o local é a Gustavo Eyewear, com óculos pintados à mão, quase todos exclusivos e de tiragem única. Com muito metal, vidro e madeira, as arquitetas Caroline Nogueira e Olívia Campos investiram em cores vivas – com destaque para o céu de Brasília – e utilizaram técnicas de percepção visual, perspectiva e concepção cênica, além de trazer o conceito dos espaços instagramáveis. (Edgard Cesar)
33/01 - Lisi Sandri - Café. Com base no conceito de neuroarquitetura, Lisi Sandri utilizou-se do design biofílico, por meio das texturas, cores, formas, materiais e objetos, para projetar o Ambiente do Café, com 90,56m². Com o requinte dos cafés especiais e o desafio de conectar o visitante ao ambiente, Lisi utilizou-se do porcelanato, cores claras na madeira, bancadas em tons de verde para alinhar ao conceito de arquitetura orgânica, cerâmicas e pedras em formas de objetos de uso do café, muito presentes no projeto. (Edgard Cesar)
34/01 - Com o desafio de ser o primeiro e o último ambiente que o visitante vai passar no andar principal da mostra, o arquiteto Márcio Corrêa criou uma caixa em concreto que representa o mundo em que vivemos. Com 93m², concebido em tons de branco e off white, o Lobby Secreto tem uma instalação com malha branca preenchida com areia em suas pontas criada pelo arquiteto e também um quadro confeccionado por ele. Em uma das paredes, o Painel Floresta em musgo estabilizado para trazer a percepção das cores da natureza. Nas estantes, objetos brancos simbolizam as escolhas pessoais para nos acompanharem ao longo do trajeto. (Edgard Cesar)
35/01 - Roberto Guedes - Bloom. Um dos ambientes mais instagramáveis da mostra, Roberto Guedes projetou uma parede de balões e flores excêntricas. Iluminação de LED dá o charme ao ambiente minimalista. A inspiração do arquiteto foi em lojas italianas ligadas à área de moda e flores, após uma longa pesquisa na forma como estabelecimentos destes nichos apresentam suas criações. Com 18 m² em construção modular, o ambiente traz a cor azul tibet. Usando a mesma cor em todo o ambiente com o intuito de levar o visitante a valorizar apenas um momento, o espaço traz ornamentação com pratos exclusivos, vasos e flores. (Edgard Cesar)
36/01 - Angela Castilho Arquitetura Interiores - Calmari. Projeto da CASACOR Brasília 2022 / (Edgard Cesar)
37/01 - Debaixo do Bloco - Collor Project. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
38/01 - Liê Arquitetas -Nosso Lugar Aqui. Projetado pelas profissionais Carol Gomide e Carol Nathair, o ambiente de 104 m² foi criado em parceria com o Casapark. A ideia foi representar nesse espaço o infinito de uma casa com histórias. Com ambientes sociais integrados, utilização de cores sóbrias, estrutura metálicas em contexto não industrial e esquadrias metálicas tipo verrière, o local acolhe, abraça e tem cantinhos aconchegantes e memoráveis. Completam o espaço, uma instalação da artista plástica Valéria Pena e obras de artistas renomados como Volpi, Bracher, Pitágoras, Raquel Neiva, entre outros. (Edgard Cesar)
39/01 - Marina Pimentel Paisagismo - Jardim Particular. Em meio ao cenário árido do estádio, onde o concreto predomina, o verde da natureza traz paz e aconchego no jardim assinado pela arquiteta e urbanista Marina Pimentel. As pedras naturais que compõem o percurso sinuoso antagonizam com o pergolado metálico. A reconexão com o natural no espaço de 410 m² foi o start para a criação desta praça, cujo paisagismo contemporâneo envolve uma vegetação densa e espécies de grande porte. O toque de nobreza ficou por conta dos móveis selecionados e da iluminação cênica. Um convite à contemplar a infinitude da natureza. (Edgard Cesar)
40/01 - Restaurante Bar - Tatiana Guedes. Um dos lugares que promete reunir visitantes, a criação do Restaurante Bar ficou a cargo da arquiteta Tatiana Guedes. Operado pelo Marie Cuisine, o local aposta nas memórias afetivas longevas das porcelanas penduradas nas paredes, com pratos cerâmicos exclusivamente moldados para o ambiente. Entre os elementos utilizados, painéis em mdf jatobá brasileiro, mobília em nogueira, vidro e pedra natural, textura de palha e couro nas cadeiras e linho das cortinas. No bar, destaca-se o balcão iluminado em quartzito crystal fusion. O verde e o azul integram o local em momentos únicos, com uma vista espetacular do pôr do sol na praça arborizada da mostra. (Edgard Cesar)
41/01 - Studio Pippa - O Jantar. Projeto da CASACOR Brasília 2022 / (Edgard Cesar)
42/01 - Juliana Santana - Varanda Metrópoles. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgar Cesar)
43/01 - Angela Feitoza e Yassmin Awwad - Lounge Arena. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
44/01 - Joyce França, Rafaella Preusse, Raquel Maciel e Rebeca Lora - Espaço Sebrae. As linhas curvas de Oscar Niemeyer foram a inspiração do quarteto para a criação do espaço de 90 m² projetado para o Sebrae. As formas inseridas no interior do espaço remetem a desconstrução da simbologia do infinito. Os materiais empregados concedem uma compreensão do básico e da elegância, junto à brutalidade do concreto. Destacam-se as linhas curvas e orgânicas e novas aplicações de materiais: bloco de vidro na fachada, textura na parede, teto e nichos, pastilha nos mostruários curvos. Em sua estreia na mostra, os arquitetos tiveram (Edgard Cesar)
45/01 - Studio 2 - Infinito Prima Linea. Assinado por Alex Claver e Wilker Medeiros, o ambiente é um loft de 90 m² inspirado em um jovem interiorano que em busca de seus sonhos sai de sua cidade natal e se muda para uma grande metrópole. Linhas contemporâneas se misturam a objetos e obras de arte assinadas por artistas mineiros que conectam esse jovem com suas raízes, com destaque para a escultura "Mesmo que dura para sempre acaba", de Susana Bastos. Impressiona o mosaico de ardósia de diferentes acabamentos desenhado com exclusividade para o espaço, que harmoniza com os tons escuros do projeto, criado em homenagem ao grupo Prima Linea. (Edgard Cesar)
46/01 - Matheus Alves e Luciana Canalli - Ateliê do Joalheiro. O escritório MSA Arquitetura + Interiores e On Arquitetura projetou o espaço de 35 m² inspirado no processo de criação de produção das joias com um layout especial em uma forma diferente de receber o cliente de uma joalheria. O uso da serralheria e da pintura eletroestática se destacam no ambiente, que conta ainda com painéis de MDF amadeirado e pedra natural exótica. A ideia é trazer uma área de design de joias mais rústica, numa contraposição ao bruto, que é o estado inicial, com o belo, que define a peça já finalizada. O toque artístico fica por conta de um vaso da artista Carol Gay e uma tela especial do artista Marcelo Sollar. (Edgard Cesar)
47/01 - Studio Gontijo - Mirante BRB. Com 70 m², o inusitado projeto das arquitetas Gabriela Gontijo e Mariana Hummel destaca-se por garantir a contemplação do interior do estádio. No ambiente, o BRB vai realizar encontros com clientes nas áreas reservadas para conversas mais intimistas. A dupla utilizou de madeira reaproveitável, queimada, na cor negra, nas mesas e na bancada do bar – onde o material ganha destaque ao pousar sobre a luminosidade do ônix. Cestarias, sisal e madeiras cruas trazem a concepção de um infinito particular. No espaço, haverá o lançamento de uma nova poltrona criada pelo designer Samuel Lamas e uma pedra Bossa Black. (Edgard Cesar)
48/01 - LC Arquitetos - A Suíte do Hotel. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgar Cesar)
49/01 - Maria Araujo Arquitetura e Design - Quarto Infinito. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
50/01 - Ana Paula Ribeiro Arquitetura + Interiores - Quarto da Criança. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
51/01 - O ambiente projetado pelo arquiteto Miguel Gustavo foi inspirado em temas étnicos com ideia sensorial, onde o visitante terá impacto ao entrar no espaço devido aos materiais naturais utilizados. Madeira e pedra predominam no espaço, junto com a utilização de cores quentes e iluminação impactante. Com 130m², o projeto conta com uma bancada de dormentes vindos de Minas Gerais e biribas suspensas dividindo o espaço, e um espelho d'água com cubas amontoadas que formam uma escultura. (Edgard Cesar)
52/01 - Hélio Albuquerque - Particu-LAR e Infinito. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
01/01 - Nando Nunes - Aldeia Sala de Banho. Em sua 12a participação na mostra, Nando Nunes buscou no mar a inspiração criativa para apresentar uma sala de banho que levasse o visitante a uma imersão na água. O espaço ‘Mergulho Particular’, de 172 m2, o profissional criou ambientes em formato de cubo que, unidos, formam um grande aquário para a sensação de uma experiência submersa. Monocromática, a Aldeia Sala de Banho ganhou diversas tonalidades de verde. Suaves, as nuances se misturam numa exaltação à cor da água. Além disso, o ambiente ganhou três ambientes de SPA; e para conectá-los, a Passarela Infinito, instalada com pastilhas verdes no piso e no teto. Breezes de alumínios em tons de verde e cinza foram usados para a integração de forma orgânica entre os ambientes. (Edgard César)
02/01 - Ana Maria Miller, Tainá Torres e Elisa Torres - Onde os Infinitos se Encontram. O loft de 90m² de Ana Maria Miller, Elisa Tôrres e Tainá Tôrres promove um circuito no qual o visitante é convidado a percorrer mini ambientes, demarcados, cada um, por uma cor de tapete. No jantar, o foco central é a mesa, em torno da qual as pessoas se encontram e se conectam. Já o estar contém uma provocação: uma caixa de gesso com duas poltronas dentro, e a frase “Onde os infinitos se encontram”, indicando mais uma vez que o encontro dos infinitos particulares se dá no momento da conversa. Ao fim do percurso, um espaço com um tapete maior e colorido, com a junção das cores de todos os ambientes, que, como na vida, se complementam, representando, mais uma vez, o compartilhamento. (Edgard César)
03/01 - Ana Cristina Emrich e Juliana Durando - Espaço Hausz. O espaço Hausz é uma extensão da Hausz Concept Goiânia. O projeto desenvolvido pelas profissionais Ana Cristina Emrich e Juliana Durando é uma curadoria para auxiliar cada um a encontrar infinitos particulares. O ambiente é uma varanda que se propõe a aguçar os sentidos e trazer a natureza para perto, através de um espaço funcional para as emoções. Para isso, as profissionais criaram neste espaço vários convites para que os visitantes adentrem seus infinitos particulares por meio de pequenos rituais: lavar as mãos, a escolha do que se quer beber, escolher o lugar para se sentar e o preparo da comida. Um convite às pessoas a se manifestarem e desvendarem o seu infinito particular através de rituais cotidianos. (Edgard César)
04/01 - Lucas Machado - Casa Refúgio. Não há nada como se sentir em casa. E é essa a sensação que o arquiteto Lucas Machado instiga com o seu ambiente, a Casa Refúgio. Em meio à predominância de tons claros, iluminação pontual, contrastes sutis e uma atmosfera minimalista, o espaço abraça seus visitantes e os convida a parar e respirar, perceber os detalhes, desacelerar, se permitir sentir cada sensação com calma. O ambiente é integrado, tendo somente uma divisória por meio de um brise, que ainda assim mantém a unidade do todo. Desse modo, os diferentes espaços que compõem a Casa Refúgio, jantar, cozinha, quarto e banheiro, se unificam em uma harmonia acolhedora, sem deixar de lado a funcionalidade. (Edgard César)
05/01 - Gabriel Bela Cruz - Restaurante. Um bloco monolítico em formato de uma casa tradicional que se revela colorido e integrado à natureza. Assim, é o restaurante do arquiteto Gabriel Bela Cruz para a CASACOR Goiás 2022. O brutalismo pincelado nos detalhes contrasta com a leveza dos panos de vidro que circundam o local e permitem a visualização do jardim. O visitante será imerso em uma experiência na qual a arquitetura é mais importante que os adornos. A força trazida pelas formas, cores e texturas busca todos os sentidos, seja através da visão (pela irreverência do azul predominante), do tato (pelo toque do revestimento cimentício), da audição (a brisa atravessando as texturas) e finalizado pelo paladar (ao degustar os pratos do chef). A experiência sensorial leva o visitante a ter uma visão totalmente particular do infinito que a arquitetura pode proporcionar. (Edgard César)
06/01 - Bruna Fleury - Varanda Garagem. Em sua primeira participação na CASACOR Goiás, a arquiteta Bruna Fleury assina a Varanda Garagem. O ambiente de 120m2 aborda o tema da mostra de maneira simples, acolhedora e dinâmica. Desenvolvido com o mobiliário solto, poucos detalhes, harmônicos, e com formatos orgânicos que lembram o infinito – sem bordas. O projeto tem ainda como base uso de materiais que se contrastam e se equilibram, como por exemplo a madeira e o cimento queimado. Para complementar, plantas criam uma “selva particular”. (Edgard César)
07/01 - Isis Dallarmi - Varanda Essencial. A Varanda Essencial denomina-se como um living avarandado, um espaço que convida seus usuários a se jogarem no mobiliário e nos bons drinks. Assinado por Isis Dallarmi, o ambiente foi pensado para relaxar, receber, rir, dançar e curtir, sem cerimônia. O espaço se encaixa na tendência do minimalismo orgânico, explorando a beleza das rochas naturais, sem pesar nos tons. Nas paredes texturas naturais, com apelo sensorial e pegada monocromática, servem de pano de fundo para receber o mobiliário contemporâneo, aconchegante e convidativo. A tapeçaria desenvolvida exclusivamente para o ambiente, por Carolina Kroff, traz charme para a composição do local. Elementos orgânicos como plantas trazem a natureza para esse living avarandado moderno e descomplicado. (Edgard César)
08/01 - Mayara Oliveira - Sun House. A arquiteta Mayara Oliveira apresenta o ambiente Sun House. O espaço de 95m2 é um grande living, que integra área de leitura com jardim, tv, adega, home office, e jantar, no qual o infinito particular está expresso na multifuncionalidade do lar. O destaque é a foto do artista Ribas, posicionada no centro do ambiente: um imenso pôr do sol, de onde veio o nome do ambiente. Na interpretação da profissional, o sol representa vida e recomeços, nesses tempos de pós pandemia nos trazendo vários significados. A Sun House é acolhedora e tem o objetivo de proporcionar ao morador o maior conforto, com bastante funcionalidade. (Edgard César)
09/01 - Casa Aura, por Cristiane Moussa. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
10/01 - Praça Externa, por Shoraya Canêdo. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
11/01 - Rubiana Teixeira - Vinho&Bar. Inspirado nas mudanças ocorridas pelos acontecimentos globais, o Bar & Vinho, assinado pela arquiteta Rubiana Teixeira, é conceituado como um local flexível, de descontração, de reconectar com quem está ao redor e de afinar com a natureza. Um espaço dinâmico e relaxante em meio à agitação do mundo atual, representa um ponto de reconexão frente às transformações do cotidiano. Revestimentos e cores claras propõem trazer calma a quem frequenta o ambiente, enquanto as folhagens presentes no papel de parede trazem equilíbrio e reconexão com a natureza. A marcenaria feita no Cumarú forma uma composição que aquece e traz aconchego e os bancos desenhados pela própria arquiteta ajudam a criar um local mais elegante. Um ambiente de convivência digno de compartilhar momentos. (Edgard César)
12/01 - Meire Santos - Espaço para Alok e Romana. Veterana na CASACOR Goiás, Meire Santos criou um Espaço para Alok e Romana, 130M², onde o prazer da convivência em família foi a principal inspiração. Tendo como norte o minimalismo, mas com referências fortes das inspirações que permeiam o trabalho do artista Alok, Meire traz a natureza, elementos indígenas e a brasilidade para o projeto. Um dos destaques é a mesa de som do DJ: um tamanduá bandeira. Nas paredes há objetos indígenas, que remetem à temática do trabalho recente de Alok. Fotos do Dj e da sua família completam o projeto, que tem mobiliário contemporâneo, iluminação pontual e piso em mármore de reaproveitamento, dando ênfase na sustentabilidade buscada no projeto. (Edgard César)
13/01 - Living, por Izadora Ayres e Nathallia Velasco. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
14/01 - Lourenço Milaneze - Espaço Secreto. (Edgard César)
15/01 - Sammea Vilarinho e Marcelo Menezes - Home Office do Artista. Assinado por Sammea Vilarinho Andrade e Marcelo Menezes, o Home Office do Artista é um espaço urbano, inspirador, sofisticado, moderno e descolado. O cinza predomina nas paredes e teto e no piso cimento queimado. Inspirado na Galeria Leme, em São Paulo, cidade em que a Sammea morou alguns anos. O ambiente irá expor mais de 15 obras fotográficas produzidas pelo próprio Marcelo Menezes. Um toque de personalidade no espaço são alguns objetos pessoais, como a bicicleta. Assim, o espaço é seu infinito particular, local para criar, descansar, receber clientes e proporcionar momentos de lazer com amigos. (Edgard César)
16/01 - Isabel Dias, Lara Veiga e Rafael Fernandes - Estar Goiano. Estreantes na CASACOR Goiás, os arquitetos e urbanistas Isabel Dias da Fonseca, Lara Veiga Zago e Rafael Fernandes da Silva Sousa desenvolveram uma área de convivência de 110 m²: o Estar Goiano. O espaço, que tem o conceito de praça, funciona com um oásis em meio a mostra, para uma pausa e contemplação do jardim. Delimitado por tapetes, jardins com argila expandida e vasos ornamentais, o ambiente tem cores terrosas e iluminação focal e indireta no forro, que sugere o contorno do espaço. Na composição do ambiente estão sobrepostos tapetes com diferentes cores e texturas que trazem dinamicidade e, ao mesmo tempo, aconchego. Do forro ainda descem pendentes de palha, compondo um ambiente aconchegante que valoriza texturas naturais. (Edgard César)
17/01 - Espaço Resort, por LA.VIV arquitetos. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
18/01 - Suíte Descompressão, por Estevão Garcia. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
19/01 - Guilherme Barbosa, Vanessa Machado e Vanusa Machado - Espaço Sebrae. A Praça Interna + Corner Sebrae é o ambiente de estreia da equipe do Studio Moov de Arquitetura. Os arquitetos Guilherme Barbosa e Vanusa Machado e a design de interiores Vanessa Machado, foram desafiados a projetar o estilo de uma praça pública em um ambiente interno. Para alcançarem esse objetivo, utilizaram uma combinação de um mobiliário dinâmico, paisagismo “móvel” e a arquitetura minimalista. Além disso, elementos de célebres designers brasileiros foram integrados ao espaço como: a poltrona Gaivota, de Ricardo Fasanello, e poltronas Gravatá, do designer Guilherme Wentz. Assim, o layout dinâmico proporciona aos visitantes inúmeras formas de sentir e viver o espaço. (Edgard César)
20/01 - Fabiola Naoum e Wilker Godoi - Bio Clínica Spa. Fabíola Naoum e Wilker Godoi assinam o espaço BIO Clínica e Spa de 172m2, homenageando Dieick de Sá Oliveira e Stênio Marques. Com a proposta de oferecer refúgio na clínica de estética, bem estar e spa, os profissionais esperam que os visitantes da mostra se sintam abraçados em nosso espaço, que desfrutem de muita paz, tranquilidade e aconchego. O espaço é composto de materiais naturais, pedra Travertino Wave nas paredes, deck de madeira e um amplo jardim escultural, abraçando todo o ambiente e tornando a Clínica/Spa aconchegante e elegante. (Edgard César)
21/01 - Larissa Leite - Estar e Ficar. Estar e Ficar é o ambiente da arquiteta Larissa Leite. Com 130m2, o espaço une três ambientes em um só e tem inspiração em um casal que adora receber amigos e família e todos ficarem em um só ambiente. Para composição foi utilizada uma paleta de cores monocromática nos tons nude, rosê, off white e terracota. Uma parede com 40 obras de arte inspiradas no infinito particular da artista Lívia Rizzo é destaque no living. Estar e ficar é um espaço minimalista, monocromático, elegante e flexível. (Edgard César)
22/01 - Helena Abreu, Matheus Vieira e Nathália de Freitas - Clínica Eleve. Vencedores do Concurso Jovens Talentos da CASACOR em 2019, Helena Duarte Abreu, Matheus Vieira e Nathalia Freitas assinam, na edição 2022, a Clínica de Bem Estar Eleve. Dividido em recepção, consultório com espaço para atendimento e procedimentos e jardim, o espaço é minimalista, quase monocromático, com pontos em tons pastéis. Embora seja um espaço comercial, o ambiente é aconchegante e cheio de bossa. No mobiliário os arquitetos optaram pela madeira com movimentos orgânicos, suaves e imponentes, assim como materiais como palha e corda. (Edgard César)
23/01 - Leo Romano - Fachada. Leo Romano fez intervenções na fachada, aproveitando elementos já existentes, como a entrada, a escadaria e a rampa. A grande sacada do projeto se dá na ocupação do espaço frontal com uma pérgula aérea, que proporciona sombreamento e mais conforto térmico e visual. A fachada também expõe uma grande obra de arte de autoria do próprio Leo Romano, com execução da artista plástica Amanda Brasil. Com interferências simples e de baixo custo, Leo Romano traz um novo olhar para um mesmo espaço. (Edgard César)
24/01 - Fernanda Ogata e Flávia Ogata - Alma. Cozy (aconchegante) é a palavra que melhor define o living projetado pelas arquitetas Fernanda e Flávia Ogata. Intitulado Alma, o espaço representa o infinito particular do lar, um ambiente descontraído, que reflete um estilo de vida que busca valorizar os espaços privados em detrimento dos espaços públicos, amplos e impessoais. O conceito se traduz nas curvas suaves e sutis, na escolha dos tons pastéis e no emprego de materiais e texturas que transmitem aconchego e bem-estar. A tecnologia, parte integrante da rotina da maioria das pessoas, também está presente em cada detalhe do espaço. Assim, o ambiente pode ser denominado como: leve e sincero, dedicado aos jovens de corpo ou de mente, e que anseiam por um lar confortável e relaxado. (Edgard César)
25/01 - Giovanna Diniz, Michelle Mourão, Isabela Carvalho e Julianna Borges - Lounge de Entrada BRB. O Lounge de Entrada BRB é o ambiente assinado pela equipe da Riscatto Arquitetura. Giovanna Diniz, Isabela Carvalho, Michelle Mourão e Julianna Borges apresentam um espaço monocromático porém criativo, buscando uma identidade marcante através do uso de uma cor vibrante, tornando o ambiente único, exclusivo e nada tradicional. Para as arquitetas, a cor é protagonista do projeto, onde a luz e a sombra, junto com a fusão dos elementos, criam efeitos significantes, transmitindo diferentes sensações para o visitante. (Edgard César)
26/01 - Rachel Borges - Loja de Aromas. Rachel Borges retoma à mostra com uma inspiração especial: a eternização de memórias através dos aromas. Para isso, a arquiteta traz em um ambiente de 55m², a mistura do novo com o antigo, proporcionando o retorno às memórias por meio dos sentidos. Um convite ao visitante a se sentar, sentir o espaço e relaxar no estar da entrada. A Loja de Aromas é a nossa própria casa ambientada com memórias antigas e atuais, arte, textura, música, cheiro e estímulos visuais. (Edgard César)
27/01 - Arytana Stefononi e Ticiana Stefenoni - Sala do Leitor. As irmãs Arytana e Ticiana Stefenoni, veteranas na mostra, apresentam o espaço: Sala do Leitor. Pensado para aqueles que gostam de literatura e música, o projeto utiliza a concepção chamada color block que na arquitetura, consiste em manter uma única cor padrão em todo o ambiente. Obras de arte do artista Estevão Parreiras e do artista Diogo Miranda, e trabalho de tapeçaria de Carolina Kroff compõem o ambiente junto de peças de antiquário, das quais inclui cadeiras de Jorge Zalszupin. (Edgard César)
28/01 - Rodrigo Ferreira e Isabela Tonelli - Café Teatro. A dupla Rodrigo Ferreira e Isabela Tonelli concebeu o Café Teatro com influências minimalistas, com paleta de cores em tons pastéis e iluminação cênica que proporciona cor e intensidade ao ambiente nos momentos de performances. O mobiliário preza pelas formas puras, com destaque para a cadeira Peacock Chair, da década de 40, que juntamente com a mesa posta que está no centro do ambiente, faz uma releitura do ritual do chá do Chapeleiro Maluco, do filme Alice no País das Maravilhas. Peças assinadas do artista Marcus Camargo, Ieda Jardim, Leo Romano e Davi Sabino compõem o ambiente. (Edgard César)
29/01 - Lia Galera - Espaço Brasal. O Espaço Brasal, assinado por Lia Galera, será a vitrine para a Brasal Incorporações apresentar ao público seu próximo lançamento de edifício residencial em Goiânia. Com três diferentes ambientes, o projeto cria artifícios como a repetição de elementos, jogos de espelhos e uma infinidade de texturas que convidam o visitante ao infinito e ao aconchego. Além dos ambientes que compõem o espaço, as diferentes sensações possíveis de serem sentidas neles resultam no “Infinito Particular”. (Edgard César)
30/01 - Amanda Mendonça e Havanio Soares - Banheiros Público. Em sua primeira participação na CASACOR Goiás, Amanda Mendonça e Havanio Soares, contam histórias a partir da exposição de obras do “Projeto Pigmentos”, de Rodolpho Furtado, sobre os edifícios de valor afetivo e patrimonial para Goiânia. Denominado ‘Ambiente Memorável’ o espaço vai além da função cotidiana de um banheiro público. Fragmentado em blocos que possuem funções e cores base distintas, para gerar um percurso de exposição, o espaço desperta a curiosidade dos participantes para o conhecer. Além disso, cada circulação gera novas perspectivas dentro do ambiente. Para destacar os blocos, o piso e o teto são pretos. (Edgard César)
31/01 - Mariana Viana - Lounge Unimed. O Lounge Unimed é o ambiente de estreia da arquiteta Mariana Viana. O espaço de 105m2, se inspirou em um lounge corporativo com espaço para relaxar e admirar. No teto, o céu escultural de correntes induz o visitante a pensar no próprio infinito particular. Elementos de mármore nero, mdf e ferro laqueado trazem sofisticação e atemporalidade. Móveis Brenton complementam o ambiente, com poltronas e bancos assinados por Murilo Weitz, mesas laterais por Giácomo Tomazzi e mesa de centro por Luisa Moyses. Iluminação focal e indireta traz destaque para os elementos do lounge, incluindo a obra do célebre Antonio Poteiro. (Edgard César)
32/01 - Leo Romano - Clube Deca. Para o arquiteto Leo Romano, arquitetura é poesia. O ambiente deve ser capaz de despertar sensações, e provocar no espectador uma reação que o leve a refletir sobre os nossos dias. No Clube Deca, não foi diferente: Leo assina um espaço conceitual e minimalista aproveitando a arquitetura desenvolvida por ele mesmo na edição da mostra do ano passado. O ambiente tem layout fluido, dividido entre cozinha, estar e jantar. Contudo, o arranjo não é óbvio. Leo mergulha revestimentos, móveis, tapetes numa paleta de amarelos. A cor solar tão própria de vários trabalhos do arquiteto, postula-se como um ponto de luz e energia. Tudo é concebido para que o espectador possa desenvolver sua própria leitura a partir de suas impressões e experiências. (Edgard César)
33/01 - Genésio Maranhão - Loft 01. O designer de interiores Genésio Maranhão apresenta o Loft Celebra 40, expressão de histórias e experiências materializadas desde a primeira edição de Casa Cor Goiás. Com respeito à edificação original, influenciado por gostos e preferências, o conceito expressa ar cosmopolita, com bossa, personalidade, brasilidades, peças atemporais, em diálogo quase poético, tradução do olhar do designer sobre o infinito particular, tema do evento. (Edgard César)
34/01 - Expedito Bezerra e Lucas Panobianco - Morada VENTÚ. O espaço conceito assinado por Lucas Panobianco e Expedito Bezerra para Ventura traz uma leitura sensível acerca de um olhar criativo brasileiro mais contemporâneo. Uma ode ao novo que para ser genuíno parte respeitosamente da nossa história, mergulhando na arte, nas texturas e em peças que traduzem esse DNA brasileiro ao criar. O projeto segue uma linha jovem, fresca e acolhedora. O ambiente contempla jardim, um gourmet com dois livings, espaços de circulação e uma suíte com sala de banho. Mobiliários arrojados compondo com a arquitetura. Um mix de texturas e sensações que os arquitetos buscam transmitir ao público, desde um detalhe de revestimentos até a arte em cada lugarzinho do espaço. (Edgard César)
35/01 - Lorrane Albernaz e Paola Albernaz - Espaço Lider. O projeto das irmãs Lorrane e Paola Albernaz foi inspirado no episódio Nosedive, da série Black Mirror, que faz uma alusão ao momento em que vivemos: o da sociedade do espetáculo (Debord, 1967). Assim, o espaço ‘Queda Livre’ busca debater sobre os reflexos do uso das mídias de interação e como as redes sociais podem interferir no comportamento, psique e relações do indivíduo na sociedade contemporânea. Para tanto, será representado em seu ambiente, a moradia de uma típica digital influencer, moderna, bem-informada e ambiciosa. Por meio da cenografia e de mobiliários e armários planejados será possível perceber um pouco de sua rotina, estilo de vida e contradições impostas pela dependência digital. (Edgard César)
36/01 - Alessandra Nahas - Living Essência. Alessandra Nahas e Vanessa Graner assinam o espaço denominado Living Essência baseado no movimento de conduzir um retorno às origens, com o essencial para viver bem. As arquitetas exploraram texturas e movimentos, de forma a percorrer o olhar para cada canto do ambiente, desde o piso até o teto, numa releitura do Wabi-sabi. O espaço possui ainda luz natural, tecidos claros e volumosos, rusticidade no piso com as réguas de madeira e paredes com pintura texturizada. Criando assim, um equilíbrio e uma atmosfera de harmonia entre cores neutras, design, conforto e ancestralidade, que de fato remetesse ao infinito particular de cada indivíduo. (Edgard César)
37/01 - Leandro de Paula - Jardim do Restaurante. O projeto do paisagista Leandro de Paula Araújo é um esfuziante jardim de flores na coloração alaranjado intenso, com duas mil unidades de Sunpatiens (Impatiens hybrida), com pontuações brancas. O espaço também abriga quatro Patas de Elefante (Beaucarnea recurvata), além de Fórmios Verdes (Phormium tenax) e Arecas Bambu (Dypsis lutescens). O paisagista utilizou pedriscos de resíduos de construção e demolição para destacar as espécies e desenhar o paisagismo, que tem como conceito despertar a emoção visual através das cores, em um espaço que prima pela simplicidade e pela poesia. (Edgard César)
01/01 - Alessandra Cohen - Restaurante. Memórias afetivas de uma paraense que mora no Espírito Santo há 40 anos foram o ponto de partida para o espaço com 80 m², que possui inspiração nas culturas dos dois estados, com características marcantes e comuns, como a pesca, o artesanato e a gastronomia. As referências paraenses estão nas paredes pintadas com verde das florestas e com destaques na boiserie. O balcão do bar é todo de mármore e as mesas de centro do lounge são de granito pitaya - rochas extraídas no Estado capixaba - assinadas pela profissional. Entre os lançamentos estão luminárias de cerâmica, assinadas pelo designer Mauricio D'Avilla, cocar elaborado pela designer têxtil Naira Rezende; fotografia de Pamella Hérpio; casacas produzidas pela artesã capixaba Chrisley Viana e peças de couro da artesã Jacqueline Chiabay. (Camila Santos)
02/01 - Fabiana Tonini - Suíte Kids. O ambiente foi pensado para acolher os pequenos como se estivessem no conforto de seu próprio lar, de um modo alegre, com cores marcantes, mobiliário atemporal, porém com uma pegada que atenda os dois gêneros, já que estamos tratando de um quarto em um hotel boutique. O ambiente de 22 m² projetado para receber crianças de qualquer idade tem uma proposta pontuada com cores em uma paleta que traz leveza ao ambiente. O lúdico do projeto ficou por conta de um balanço supermoderno que fica logo na entrada do ambiente e elementos pontuados com formas orgânicas. (Camila Santos)
03/01 - Gil Nunes e Igor Gonçalves - Loft Praiano. O “Vivenciar”, o “ouvir o tempo” e o “conhecimento da relação com o ambiente” são alguns dos significados do termo "Arandu" para os povos Guarani e Kaiowá. Esses conceitos serviram como inspiração para o único loft da mostra. O ambiente minimalista e contemporâneo de 70 m² foi concebido de forma modular, o que possibilita a sua desmobilização, além de gerar menos interferências em sua implantação, eliminando resíduos e desperdícios, alinhando-se aos conceitos de responsabilidade ambiental e das “Smart Houses”. O Loft Arandu ou praiano possui ambientes integrados e funcionais, sendo idealizado de forma a proporcionar vivências e momentos agradáveis, conectando o interior com o exterior por meio de grandes painéis de vidro. (Camila Santos)
04/01 - Iago Martins e Lais Almeida - Joalheria. Situada às margens da praia de Piratininga, a joalheira é um projeto de interiores localizado na parte exterior da mostra, onde o visitante é recepcionado e interage com as formas orgânicas trabalhadas na fachada rodeada de um paisagismo exuberante. Um espaço proposto para homenagear os clientes da Joalheria Ricardo Vieira, ao longo dos seus 21 anos de parceria com a CASACOR. No interior, há várias peças expostas em estruturas anexas às paredes em formas inspiradas no Art Deco. O piso de madeira e as cores marcantes como o roxo, o dourado e o verde dão o tom de sofisticação, sem se desvincular da despojada atmosfera praiana do local. (Camila Santos)
05/01 - Jadilson Ayres Benevides - Varandas da Casa. Em sua estreia na CASACOR, o arquiteto aposta na integração entre o design biofílico para a varanda de 46 m². No projeto de interiores, variados tons de verde remetem à vegetação local e o cinza queimado encontra toques amadeirados. Entre os materiais utilizados, madeira MDF para criar identificação com as árvores do entorno. (Camila Santos)
06/01 - Roberta Toledo, Juliana Vervloet do Amaral e Manu Delboni - Sala de Música Natuzzi. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos)
07/01 - Kamila Torres e Rhayanne Felberk - Lavabo PCD com Jardim. Com o cenário paradisíaco que envolve a CASACOR ES 2022, a proposta das profissionaisfoi neutralizar o ambiente e integrá-lo à natureza, trazendo como ponto forte a inspiração no estilo mediterrâneo. Para isso, usaram matérias no seu estado mais natural, como os tijolinhos de argila e o mármore escovado. O ponto-chave do espaço é o emprego da luz natural e a presença da vegetação do entorno, que envolvem o usuário na atmosfera acolhedora do local. Para as profissionais, o "infinito particular" remete a um paraíso composto por conforto, serenidade e paz. (Camila Santos)
08/01 - Karla Giaretta - Galeria do Artesanato. A tradicional loja Galeria do Artesanato, parceria com o Sebrae, dá visibilidade ao conjunto de artesãos capixabas que mistura diversos materiais, arte e a cultura popular de forma harmônica em peças de alto nível de design e qualidade em sua composição. (Camila Santos)
09/01 - Lais de Sá - Home Office. Buscando trazer um novo conceito de home office em sua estreia na CASACOR, a arquiteta criou um espaço descontraído, leve e que abriga várias características essenciais para promover produtividade. A proposta é evidenciar a importância do mobiliário totalmente aparelhado e alinhado com memórias afetivas e com a natureza, além de prover conforto e espaço amplo. Dentro desse conceito, foi possível tomar algumas decisões importantes: a curva no teto conduz o olhar do observador à paisagem de forma natural e despretensiosa; o aumento do vão de entrada valoriza ainda mais a integração com o entorno do batalhão; a escolha de objetos afetivos são propositais e contam a história dessa persona. (Camila Santos)
10/01 - Larissa Villaschi - Drink Bar. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos)
11/01 - Flat Arquitetura - Due Lavabos. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos)
12/01 - Aline Leivas - Suíte Master. Um refúgio no lugar mais intimista de uma casa e um convite para desfrutar da brisa do mar. Pela primeira vez na CASACOR, a arquiteta traz um ar mediterrâneo ao espaço de 26 m² que se destaca por sua simplicidade em um design com linhas fluidas, uso de pedras naturais e paleta suave. O projeto convida a repousar e recarregar as energias para um novo dia. A inspiração foi a integração plena do ser humano com a natureza, transmitindo no ambiente o frescor do mar, com suas águas purificadoras e a singela brisa que refrigera a alma. O uso do veludo em todo o espaço, iluminação difusa, por meio de lonas tensionadas, e piso aquecido na sala de banho completam a experiência reconfortante do ambiente. (Camila Santos)
13/01 - Leticia Pasolini - Lavabos Sustentáveis. Dois ambientes neutros e marcantes. Ambos usam texturas de elementos brutos: madeira, metal, pedra, concreto. No lavabo feminino, a força e a delicadeza se conectam, representadas na força do aço corten, no quatzo bege e no concreto. A delicadeza fica por conta dos detalhes da luz e do brilho. Já no lavabo masculino predomina sobriedade, a força do metal, do granito preto e do concreto que contrastam com a luz e as louças claras. A sustentabilidade é marcada por ser projetada em containers marítimos reaproveitados, fazendo uso de sistemas construtivos limpos, com o mínimo de impacto ambiental e geração de resíduos. Além disso, os materiais utilizados são resistentes, duráveis, de alta eficiência e poderão ser mobilizados e reutilizados integralmente. (Camila Santos)
14/01 - Marina Brochieri - Suíte do Filho. Espaço para receber os amigos, tela de cinema e videogame, área para estudo, closet em conceito aberto e um local para apreciar a bela vista do quarto. O filho mais jovem, para a designer de interiores e engenheira civil Marina Brochieri, é um garoto ligado à tecnologia, amante dos games. Em seu quarto, o metalon encontra com o tijolinho, ou seja, moderno e tradicional estão em harmonia. A paleta de cores privilegia o azul, lembrando o mar, o surf, uma outra paixão do jovem. Todo o ambiente é automatizado, ganha destaque o MDF na cor azul acinzentado em total harmonia com o ambiente. (Camila Santos)
15/01 - Max Mello - Spa Deca. Estando em perfeita sintonia com a CASACOR há 24 anos, o arquiteto assina um espaço que segue a linha de materiais rústicos e possui uma pegada clean, com destaques para o lustre da lightdesigner Cristiane Bertolucci de tecido de algodão natural, que traz uma sensação de leveza. No centro do espaço, junto à sala de banho, foi posicionada uma banheira de imersão, que transformou o ambiente em um oásis particular, oferecendo um convite ao conforto. Para finalizar, a decoração mescla trabalhos da artista contemporânea Nardelli e peças de artesanato tradicional de dois artesãos da prainha de Vila Velha, que remetem à tradição étnica local. (Camila Santos)
16/01 - Max Mello - Suíte dos Noivos. Tendo como referências variadas culturas, o ambiente foi projetado como um quarto de hotel à beira mar, com uma vista belíssima da Baía de Vitória, visando o aconchego e bem-estar dos hóspedes. A decoração mescla trabalhos da artista contemporânea Nardelli e peças de artesanato tradicional de dois artesãos locais da prainha de Vila Velha, que remetem à tradição étnica local. (Camila Santos)
17/01 - Milena Ferrari e Rita Gumieiro - Suíte Mar. A suíte tem conceito natural, sustentável e biofílico e abusa dos materiais que remetem à natureza, para dar um tom mais intimista e proporcionar o bem-estar do hóspede. A vista para o mar foi emoldurada por três amplas janelas que integram o espaço de 26 m² à natureza. Um grande banco de MDF se estende por toda a lateral do espaço, convidando à contemplação da vista por todos os ângulos possíveis. A religiosidade também está no projeto, por meio de intervenções digitais do designer Marcelo Maia em duas obras do artista plástico Nganza. O mobiliário em tons claros e materiais como palhinha, cordas, pedra e madeira natural, além da presença de rendas e cerâmicas, completam a integração entre o ambiente e a natureza. (Camila Santos)
18/01 - Natiele Dalbó e Patrícia Scarpat - Recepção do Forte. Em citação plástica à arquitetura do Forte São Francisco Xavier da Barra, uma sequência de arcos foi proposta para o forro do hall deste edifício de valor histórico pelas arquitetas. A verticalidade dos nichos propõe a elevação do olhar para este conjunto que se estende no espelho na parede oposta, enquanto a vegetação e o mobiliário promovem o acolhimento. A união desses elementos busca enfatizar a cultura e a história entranhadas no Forte, representando sua arquitetura; sua imponência, e grandiosidade. Essas peculiaridades e sua nobreza são valorizadas pela onipresença do quartzito. (Camila Santos)
19/01 - Rafaella Vetorazzi - Studio de Maquiagem. A arquiteta equilibra funcionalidade e sofisticação eu um estúdio pensado para uma mulher moderna que sente a necessidade do autocuidado enquanto desfruta no seu espaço boas memórias e aconchego no seu infinito particular. O espaço traduz a sofisticação com uso de matéria-prima natural, como o mármore rosa, móveis orgânicos, obras de arte e objetos de memória afetiva. (Camila Santos)
20/01 - Renata Tristão - Café da Casa. Curvas, texturas, arte e cor: o café foge do usual e traz o conceito de "Cafeteria Galeria". Sem balcão ou qualquer produção visível, o ambiente se torna um espaço totalmente focado no bem-estar do usuário e brinca com os materiais e obras de arte expostas, convidando o visitante a aproveitar os 35 m² do salão, degustando de um bom café em um ambiente contemporâneo e autêntico. Os arcos iluminados abrigam uma arte exclusivamente pensada para o espaço, produzida pela artista Ana Paula Castro e inspirada no tema brasilidade. As mesas e balcão foram produzidos utilizando uma pedra fruto da primeira extração do bloco da rocha e mesclam tons de verde, dourado e azul. O espaço pretende ser palco para momentos de interação, arte, degustação e conquista com seu clima acolhedor e moderno. (Camila Santos)
21/01 - Renzo Cerqueira - Cozinha do Chef. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos)
22/01 - Sérgio Paulo Rabello - Suíte da Jovem. A experiência de 20 anos de CASACOR ES se traduz em um dormitório de 45 m² idealizado numa casa de praia, de frente para o mar, em que o profissional explorou as fibras e cores claras para criar uma harmonia leve e descontraída. Os revestimentos ganham destaque, na cabeceira de fibra e na parede da cama de marchetaria exclusiva, criando efeitos e padrões surpreendentes em tons pastel. A estrutura do mobiliário de alumínio branco e o imponente quartzito no banheiro, acompanhado de plantas e ornamentos luxuosos, deram uma intensidade peculiar ao décor. Também chama atenção no espaço a tela de projeção com 130 polegadas para a jovem assistir aos desfiles de moda e também compartilhar seu hobby com as amigas. (Camila Santos)
23/01 - Bruna Perim - Adega Gourmet. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos)
24/01 - Sérgio Paulo Rabello - Jardim das Suítes. O Jardim das Suítes foi projetado pelo arquiteto Sérgio Paulo Rabello para ser um lugar realmente aprazível. Assim que as portas dos quartos são abertas, revela-se um lugar feliz, agradável de se ver, bem junto ao mar. No local, já existiam palmeiras e arbustos de grande porte que foram preservados. A vegetação acrescentada tem tons de vinho, acompanhando aquela já existente. Completamos as palmeiras junto ao muro para formatar um lindo maciço de plantas. No meio do jardim de 30 m² foram colocados discos com jasmim-manga (Plumeria rubra) uma árvore nativa da América Tropical, cujos caules formam esculturas. Esse formato escultural da espécie faz com que o jardim se torne ainda mais design, ideal para um evento que se chama CASACOR. À noite, a iluminação direcionada às espécies garante um ar cênico ao espaço. (Camila Santos)
25/01 - Studio Noventa - Design Lab. Todo o ambiente projetado pelo escritório de arquitetura Studio Noventa tem um “ar de surpresa”. Em apenas 14 m², abre-se um espaço que visa estabelecer conexões, fomentar negócios e que apresenta novas possibilidades. As cores escolhidas evocam uma atmosfera sóbria, digital e, junto com a iluminação, apresentam um ambiente de inovação e tecnologia, que ainda conta com um grande banco, permitindo ao visitante uma pausa no percurso. O Design LAB é um espaço híbrido, que equilibra a pausa e o movimento. A pausa está no espelho infinito, que reflete ao visitante suas próprias oportunidades: infinitas. O movimento, por sua vez, se encontra na necessidade de se expressar, de unir a sobriedade de um espaço corporativo com o “ser disruptivo” de um mercado tecnológico cada vez mais orgânico. Esse movimento está na paleta de cores, azul profundo e magenta, e nas formas livres dos objetos. (Camila Santos)
26/01 - Sérgio Palmeira Studio - Living. O Infinito Particular traz conforto, sem exageros: clean e moderno se encontram em harmonia. O escritório de arquitetura e decoração, com dez prêmios e em sua 19ª participação na CASACOR, traz um living com uma pegada moderna e atemporal, com o MDF encapsulando paredes e teto, deixando o ambiente aconchegante. Os tons sóbrios e os móveis de design em tons escuros e pastel tornam o espaço de 70 m² requintado e as obras de arte de Patrícia Palmeira nas paredes dão o toque de cor. A varanda pode ser vista através das paredes de vidro, assim como a belíssima vista da Baía de Vitória, o Convento da Penha e a Terceira Ponte. (Camila Santos)
27/01 - Sérgio Palmeira Studio - Varanda do Living. O Infinito Particular traz conforto, sem exageros: clean e moderno se encontram em harmonia. O escritório de arquitetura e decoração, com dez prêmios e em sua 19ª participação na CASACOR, traz um living com uma pegada moderna e atemporal, com o MDF encapsulando paredes e teto, deixando o ambiente aconchegante. Os tons sóbrios e os móveis de design em tons escuros e pastel tornam o espaço de 70 m² requintado e as obras de arte de Patrícia Palmeira nas paredes dão o toque de cor. A varanda pode ser vista através das paredes de vidro, assim como a belíssima vista da Baía de Vitória, o Convento da Penha e a Terceira Ponte. (Camila Santos)
28/01 - Vivyan Modesto - Beach Club. O ambiente faz uma alusão aos beach clubs urbanos, mas sem deixar de fora o privilégio do pé na areia. O espaço de 360 m² conta com visual mobiliário moderno e uma exuberante estrutura metálica de tom very peri, cor do ano de 2022 eleita pela Pantone, fazendo a junção da natureza com o urbano. O espaço foi projetado para ser um refúgio urbano, composto por cinco setores principais: cervejaria, área de eventos, lounges exuberantes, gigante brinquedo de cordas e um espelho d’água. Tudo isso atrelado à uma conexão visual com a Praia de Piratininga. (Camila Santos)
29/01 - Vivyan Modesto - Lounge Kids. Diversão, acessibilidade, segurança e ludicidade não faltam neste espaço de 30 m², pensado para os pequenos compartilharem momentos incríveis inspirado nas bucólicas casas nas árvores. O ambiente desenvolvido pela arquiteta especialista em projetos infantis tem como conceito “casinha na árvore”, reforçando a inspiração do imaginário infantil. Destaque para o colorido da marcenaria toda desenhada pela profissional e na riqueza de detalhes dos brinquedos. O tema “Infinito Particular” está inserido como forma de um desejo guardado no coração de muitos adultos. O espaço é 100% reutilizável e foi desenvolvido em um container. (Camila Santos)
30/01 - Carol Zamboni - Suíte do casal. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos)
31/01 - Christian Vieira, Vinicius de Oliveira e Sávio Lombardi - Lounge de Eventos. Um ambiente que interage com a paisagem por meior de lounges projetados no local, com o propósito de um espaço de descontração e contemplação da baía de Vitória. Assim foi a concepção criada pelos profissionais para o ambiente em que chama atenção por um grande painel pintado por artistas capixabas, em uma fachada que abraça o ambiente. Mobiliários de design contribuem de forma harmônica e dinâmica, misturando arte e natureza em uma atmosfera que é um convite para realização de variados eventos e encontros animados. (Camila Santos)
32/01 - Cida Lamari - Hall de Descompressão. O design biofílico aparece neste ambiente zen, recheado de elementos que remetem ao natural, diversos tons de verde, diferentes texturas e obras dos artistas plásticos Ivan Coelho, Camila Santos e Ester Guedes. Expondo em CASACOR pela quarta vez, a arquiteta e urbanista projetou o espaço de 20 m² voltado para o relaxamento. O local, para desacelerar e contemplar, tem pontos “instagramáveis”, tornando o conceito da fotografia dos momentos em mais uma atividade de relax. Espaços de descompressão tem sido frequentemente utilizados, não somente em residências, mas em ambientes hospitalares ou empresariais, visando trazer qualidade de vida. (Camila Santos)
33/01 - Cristiane Locatelli e Isabela Castello - Sala de Leitura. O útero materno, lugar de acolhimento, proteção e nutrição foi a primeira inspiração das profissionais para compor o ambiente. Espaço que se amplia à medida em que crescemos, o útero materno é nosso primeiro Infinito Particular. Os livros representam outra forma de nos proporcionar um infinito particular. São essas sensações que as profissionais foram buscar no ambiente: bem-estar, segurança, tranquilidade, fluidez, leveza, aconchego. A paleta de cores remete à terra, com destaque às mulheres escritoras, por isso homenagem à Judith Leão Castello Ribeiro, professora, escritora e primeira presidente da Academia Feminina de Letras do Espírito Santo. (Camila Santos)
34/01 - Cyane Zoboli - Studio do Colecionador. As memórias de um casal se materializam nos objetos, nas artes e no mobiliário reunidos durante anos neste espaço de 70 m². O edifício possui características próprias, com disposição curva e a paleta de cores com tons quentes, a lâmina de madeira freijó e a textura de pedra natural conferem um ar aconchegante. A versátil Mesa Hold, de Jader Almeida, com tampo de 4 cm de quartzo, remete à tendência de utilização de mesas altas. Outras peças de destaque são as poltronas Kilin, de Sérgio Rodrigues e a poltrona Lala, do Studio Bola. A obra de arte de Jaime Prades marca o requinte do espaço que funciona como o estúdio de um apreciador de arte e design. (Camila Santos)
35/01 - Daniela Andrade - Infinito particular. A integração plena entre a natureza, arquitetura e os elementos que vão de encontro com o Infinito Particular de cada um - o Sagrado (representado pelo Convento da Penha), a natureza (a paisagem do local), a força (simbolizada pelo concreto) que pode ser observada na arquitetura da 3ª Ponte - foi o ponto de partida para a criação do ambiente extremamente conceitual. Projetado em um píer com área total de 380 m², que leva o nome da mostra, a proposta é despertar sensações, por meio de obras de arte, peças teatrais, e algumas surpresas inseridas no caminho. (Camila Santos)
01/01 - Ana Cristina Cunha - Home Copergás. O estímulo sensorial luz e sombra define este projeto. A busca é pelo infinito, considerado pela profissional como algo incalculável, imensurável e particular. A predominância do preto traz um apelo dramático associado à elegância, mistério e força. Em contraste, aparece o bege transmitindo calma e passividade. É um home cine integrado à área da mesa com contemporaneidade, com deck para a área externa do histórico edifício Chanteclair. (MCA Estúdio)
02/01 - Diogo Viana Arquitetos - Galeria dos Artesãos. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
03/01 - Dubeux Vasconcelos Arquitetura - Oculum Deca. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
04/01 - Fábrica Arquitetura - Espaço Despertar Duratex. Despertar é sair de um estado de torpor. É sentir, viver e ser. No icônico e emblemático interior do edifício Chanteclair, fica em evidência a luz, os sentimentos e as sensações das emoções vividas aqui. Num local que já foi moradia, cenário de grandes festas, restaurantes e bares e que chegou a ser pensão e até prostíbulo, o evento inevitavelmente nos remete ao passado, mas também nos irradia para uma luz intensa rumo ao futuro. (MCA Estúdio)
05/01 - Hautlab Creative Studio - Artsy Pills. Pequenas doses de arte, design e gentilezas urbanas - assim surge o conceito do Artsy Pills, um movimento que inicia uma série de intervenções que manifestam o propósito do HautLab, estúdio criativo. A alameda da CASACOR Pernambuco abriga uma instalação de arte: a ideia é mimetizar o próprio edifício por meio de painéis espelhados que seguem o formato de arco das janelas do Chanteclair. (MCA Estúdio)
06/01 - Ju Nejaim Arquitetura - Quarto Pausa. Em meio a nossa vida agitada, um tempo de descanso e tranquilidade é fundamental para seguirmos em frente. Pensando nisso, a atmosfera do projeto é de um ambiente acolhedor, confortável e leve. Há elementos sensoriais como textura, luz e aroma, além de uma paleta de tons suaves, como o fendi, o off white e toques de madeira. As portas e janelas ficam abertas para contemplar a paisagem e deixar que a luz natural entre no interior. (MCA Estúdio)
07/01 - Juliana da Mata Arquitetura - Living Office Flow. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
08/01 - LM Arquitetura - Experiência Cosentino. O apartamento integrado traz a sinergia entre a beleza e a sofisticação do Dekton ® com a delicadeza do feminino, em uma proposta construída apenas por mulheres. Com um olhar das profissionais, a superfície ultracompacta ganha vida nos revestimentos e nas bancadas do ambiente. No piso, inspirado pelo vidro furta-cor da feira de Milão, a tonalidade Dekton® Zenith traz a beleza do branco nórdico com acabamento límpido, que pode ser harmonizado com qualquer tipo de estilo e decoração. (MCA Estúdio)
09/01 - Marabuco Arquitetos - Casa Vírgula. O projeto é pausa urbana, onde coexistem praticidade e aconchego. O pulsar cotidiano se reflete nas formas orgânicas, no contraste das cores e na arte do barro: gotas das essências da vida. A integração do novo e do antigo neste espaço traduzem a reverência à ancestralidade entrelaçada ao moderno estilo de viver. (MCA Estúdio)
10/01 - Marylia Nogueira Arquitetura - Lounge Lobby. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
11/01 - Módulo Quatro arq+design - Casa Serena. O projeto é um convite ao contato com o mundo interior, ao bem-estar e à tranquilidade e busca valorizar o protagonismo dos tons neutros, imprimindo doses de calmaria e de relaxamento. Os contornos orgânicos e o uso de materiais naturais fazem os olhares dançarem, acompanhando a sinuosidade dos elementos escultóricos que assumem múltiplas funções ao longo do percurso, conectando-se com o imaginário e o afetivo envolvente. (MCA Estúdio)
12/01 - Ana Moura Ana Higino Arquitetura - Living Travessias. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
13/01 - Nejaim Azevedo Arquitetos Associados - Ataraxia Lounge Gourmet. Ataraxia é uma palavra que define a busca da serenidade, da tranquilidade, da calma. O espaço resgata sentimentos primitivos e simples, um lounge intimista, onde receber os amigos e a família torna-se mais que um simples encontro. A cozinha centralizada é o palco do cenário onde a vida é passada a limpo com muita conversa, aromas e sabores. Tudo isso associado a texturas, madeiras e fibras e a uma paleta de cores neutras. (MCA Estúdio)
14/01 - P J Arquitetura - Livraria Cepe - Tereza Costa Rêgo. Ao homenagear Tereza Costa Rego, a CEPE editora reforça que a mulher pode ser dona do seu destino. Sua força, coragem, liberdade e paixão nos convida a refletir sobre o cotidiano e o que de fato é normal ou importante. Assim, criamos uma livraria acolhedora, com atmosfera serena e refinada, permitindo ao leitor acesso fácil às obras de sua preferência. Apresentamos os livros de maneira inusitada e compreensível, convidando a todos a uma boa leitura, com o uso de cores e materiais que despertam memórias afetivas num contexto contemporâneo e peculiar. (MCA Estúdio)
15/01 - Poligonus Arquitetura - Estúdio Almar Moura Dubeux. Um projeto que inspira a pausa. Um estúdio de praia fluido, amplo, com espaços integrados. Tons de areia e texturas diversas nos remetem ao toque, ao sensorial, a um mergulho na alma e no mar. O projeto traz a ambiência da praia para o icônico edifício Chanteclair, promovendo uma fuga do ritmo urbano para uma imersão na suavidade da vida do litoral, dos seus elementos e de suas formas orgânicas. (MCA Estúdio)
16/01 - Rafaella Bittencourt Arquitetura e Lorena Veloso Arquitetura - The Bar. O projeto foi criado dentro de uma atmosfera onde o novo aparece respeitando, preservando e dialogando com o antigo e histórico Edifício Chanteclair. A sofisticação acontece no térreo, mezanino e deck por meio das escolhas do mobiliário com história, peças de acervo e de grandes ícones do design. Um piano e um home cine trazem a música, essencial para a proposta do The Bar. “Nosso espaço reflete a importância de que para o futuro existir é preciso respeitar o passado”, explicam os profissionais. (MCA Estúdio)
17/01 - Romero Duarte e Arquitetos - Living Coral. Todo recifense tem apreço pelo centro do Recife, marco zero da identidade cultural, emoldurado pelo Parque das Esculturas, herança de Francisco Brennand. O ambiente é uma homenagem a ele: escultor, artista plástico, ceramista e grande contribuinte para formação do “ser pernambucano”. Da policromia do seu universo à essência das tintas Coral, há também nuances dos tons presentes em suas obras por todo o lounge. (MCA Estúdio)
18/01 - Vieira Ao Quadrado - Rendez-vous. Retas e curvas levam ao infinito. Ao desenho, aos projetos, aos nossos “eus”. Retas e curvas levam também ao Art Déco. As figuras geométricas ganham força no dançar de tantas pernas e histórias que pelo Chanteclair passaram. Um verdadeiro rendez-vous, ao pé da letra. (MCA Estúdio)
19/01 - Vitru Arquitetos - Loft Solar. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
20/01 - André Carício - Espaço Ver-se VIVIX, por Kisu. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
21/01 - Cadu Arquitetura - Gustavo Eyewear. A loja Gus é sinônimo de cor e ousadia, essa essência foi traduzida na mistura de cores e de diferentes texturas. As paredes desgastadas originais foram o elemento principal para alcançar essa experiência. O projeto alia o uso de materiais super modernos e minimalistas, como o vidro, o acrílico e os tecidos translúcidos sobrepostos aos elementos do passado do edifício. (MCA Estúdio)
22/01 - Camila Bittencourt Arquitetura - Chez Amour. Projeto da CASACOR Pernambuco 2022. (MCA Estúdio)
23/01 - Carlos Fortes - Luminotécnico Chanteclair. O Edifício Chanteclair é um marco da cidade de Recife, com suas fachadas de um imponente ecletismo, que testemunha a passagem do tempo, deixando marcas de prosperidade e decadência. Iluminar esse ícone requer respeito pela sua resistência perante as mudanças culturais e sociais e pelas mudanças políticas da urbe. O projeto é uma homenagem a essa história, ressaltando as sutilezas de suas formas e adornos, destacando-o na paisagem urbana sem que se imponha agressivamente ao rico legado histórico e arquitetônico do entorno. (MCA Estúdio)
24/01 - Casa Arquitetura - Galeria de Arte Contemporânea. O espaço foi pensado para ser uma quebra em relação ao que geralmente se espera de uma galeria. O ambiente explora o limiar entre dois conceitos: a simplicidade e a densidade. No projeto foram explorados elementos claros e leves para valorizar o acervo da galeria em contraste com texturas, cores e formas, trazendo dinamicidade e inovação. O resultado arrojado do espaço é um convite para contemplar e apreciar as obras. (MCA Estúdio)
25/01 - Cecília Lemos Arquitetura - Sala Prosa. O projeto expressa regionalismo e traços culturais, unindo a história do edifício Chanteclair às manifestações artísticas pernambucanas. É um ambiente de encontro, de trocas de emoções, e foi idealizado para ter a atmosfera em que a música e a arte estão envolvidas em uma verdadeira simbiose. As portas convidam a voltar no tempo, assim como o projeto convida a voltar para as nossas raízes. Quadrados de madeira e cortiça fazem menção às casas de taipa, juntamente com o piso em xadrez preto e branco remetendo às pistas de dança utilizadas nos tempos áureos do Chanteclair. (MCA Estúdio)
26/01 - Dani Pessoa Arquitetaspe - Bistrô Recentro por Manu Tenório. O projeto tem como principal partido o edifício Chanteclair, cujo ladrilho foi preservado e teve enaltecidas suas características arquitetônicas. Dessa forma, é inspirado nas raízes da cidade, que são valorizadas com a integração do interior com o exterior, referenciando a história e resgatando a memória de Recife. (MCA Estúdio)
01/01 - Quadriarq - Las Ventanas. O espaço carrega o conceito da arquitetura típica do litoral uruguaio e interpreta uma varanda de convívio, provocando a conexão entre as pessoas e o exterior. Esse pequeno pedaço de casa de praia porteña valoriza a praticidade, a pureza, a simplicidade dos materiais naturais e a essencialidade nas soluções. (Cristiano Bauce)
02/01 - Melina Knopp - Morada Gourmet Fibraplac. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
03/01 - HVM Arquitetura - Boiler Studio. Concebido com o intuito de instigar a criatividade, o projeto foi pensado para quem gosta de aproveitar a intensidade e a efervescência da vida também dentro de casa. O espaço compacto transmite amplitude e conta com mobiliários e obras de arte exclusivas, além de peças ressignificadas, como é o caso do boiler original da edificação posicionado na entrada. (Cristiano Bauce)
04/01 - Marilia Zimmermann, Daniel Kroth e Renata Marques - SPA Deca. O projeto conduz o visitante por um percurso fluido, em uma experiência sensorial de acolhimento e relaxamento, a partir de estímulos visuais. A inspiração do projeto foi o Salar de Uyuni, deserto de sal na Bolívia, com design de superfície criado pela natureza. O resultado é um clima de tranquilidade que convida à contemplação. (Cristiano Bauce)
05/01 - Saymon Dall Alba Arquiteto - Ser Humano | Seja Humano. O projeto do lavabo se apresenta com uma mensagem crítica ao modo de vida atual: frenético e sem conexão com as existências, a natureza e as pessoas. A proposta foi ressignificar elementos da arquitetura em desuso, como tijolo de vidro e os pisos feitos de mosaico de cacos, trazendo novas propostas e recriando o local que já foi cenário para muitas histórias. (Cristiano Bauce)
06/01 - Milene Stefânia e Bruna Trindade - Escada da Arte e do Vinho. O objetivo do projeto foi valorizar o espaço centenário, destacando a madeira talhada em estilo clássico das escadarias que acompanham os três andares do prédio. As boseries marcam todo o projeto, assim como as obras de arte, que se espalham por todo o percurso. (Cristiano Bauce)
07/01 - Zeca Amaral Arquitetura - Estar Íntimo. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
08/01 - Renato Moraes de Mello - Sala 100. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
09/01 - Poema Arquitetura - Estar Juntos. O espaço foi inspirado em casas de famílias e amigos onde a arquitetura é um pano de fundo para memórias e novas histórias. Toda a decoração do ambiente foi disponibilizada por amigos e familiares dos arquitetos, criando uma atmosfera única e real para o espaço. (Cristiano Bauce)
10/01 - Lineastudio Arquiteturas - Casa Pluma. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
11/01 - Ana Hnszel e Marcelo Polido - Ser Estar. O projeto busca a particularidade, dentro de uma visão de todo. É um ambiente único, sem tempo ou espaço definido, podendo ser um eterno infinito particular. (Cristiano Bauce)
12/01 - Ginkgo Paisagismo - Travessa dos Olhares. CASACOR RS 2022 / Um jardim criado com o objetivo de fazer parar, relaxar e reparar no entorno. Um paisagismo tropical com uma ilha mediterrânea que cria diversos ângulos de contemplação. O projeto abraça toda a fachada da construção centenária, integrando a vegetação existente com novas espécies. (Cristiano Bauce)
13/01 - Erika Listo - Meu Essencial. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
14/01 - Rogério Pandolfo Arquitetura - Estar Dolce Far Niente. O ambiente é destinado à contemplação do descanso e relaxamento. Assim como o nome propõe: a expressão italiana significa "doce ócio". Por meio de materiais que remetem à natureza - como a cor verde, a madeira do piso e forro, o couro e as plantas -, o espaço nos convida a repensar a correria do dia a dia, propondo uma desaceleração. (Cristiano Bauce)
15/01 - Ane Lopes Arquitetura - Suíte Laços de Amor. Inspirado na poesia homônima de Mário Quintana, o projeto utiliza móveis herdados, que foram resgatados, repaginados e agregados à acabamentos e peças com design atual. Com a quebra de regras na organização dos espaços, uma tendência pós-pandemia, a arquiteta propõe um closet conjugado à bancada da pia. Já o quarto abriga um ateliê. (Cristiano Bauce)
16/01 - Juarez Cruz - 22#ZERO2. O projeto foi inspirado na filosofia lagom, palavra de origem sueca, que diz que o bem-estar não deve vir das coisas materiais, mas sim de um estado de espírito. O designer investe em uma paleta de cores neutras e toques de madeira, além de soluções simples que integram os ambientes. O hall de entrada minimalista possui pé-direito baixo e o estar íntimo foi pensado para momentos de descontração. No home office, a marcenaria com linhas simples envolve todas as paredes, deixando um ambiente mais intimista. (Cristiano Bauce)
17/01 - Lídia Maciel - Casa Lume. A luz é a inspiração principal para este espaço amplo, onde os raios do sol atravessam as aberturas do antigo casarão, tocam o assoalho e desenham sombras entre os mobiliários contemporâneos e as tapeçarias. Inspirado pela arquitetura de Le Corbusier, o projeto traz um grande living projetado em meio a um conjunto de obras de arte e mobiliários assinados que traduzem o “infinito particular” em um espaço real, contemporâneo e habitável. (Cristiano Bauce)
18/01 - Andréa Magalhães - Dolce Vita. O espaço cheio de formas foi criada para compartilhar funções: ver um filme, ler um livro, ou até mesmo trabalhar no conforto de uma poltrona. Com 49 m², o living tem estilo contemporâneo, mobiliário com formas curvas e a marcenaria tem linhas limpas e atemporais. O tapete possui formas orgânicas e veste o piso de madeira natural. Destaque para tons dourados como elementos focais. (Cristiano Bauce)
19/01 - Francisco Franck - Solar Alta Vista. O projeto tira partido da arquitetura, valorizando o espaço alto, com muita luz do sol e uma vista deslumbrante de Porto Alegre. Aqui, temos sala de estar, sala de jantar e cozinha com ilha totalmente integrados entre si, criando um espaço de convívio social repleto de requinte e sofisticação. (Cristiano Bauce)
20/01 - Mariana Ordahy - Casa Singular. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
21/01 - HB Interiores - De Volta ao Aconchego. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
22/01 - Heck Arquitetura - Sala de Vestir. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
23/01 - Ginkgo Paisagismo e Butiá Arquitetura - #Esverdeie. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 / (Cristiano Bauce)
24/01 - Studio 1 e Patrícia Pasini Arquitetura - Refúgio Dona Ilza. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
25/01 - Lisi Wendel e Simone Bertuzzo - Circulação Sensorial e Escritório. O ambiente oferece uma experiência efêmera por meio de estímulos que convidam a pausar, andar mais devagar, silenciar e também observar. Ao longo da circulação, pórticos funcionam como balizadores visuais e o mobiliário de design cria pequenos recantos, acompanhados por obras de arte. O caminho leva ao escritório e biblioteca, enquanto as janelas, de vista privilegiada, proporcionam um grande banho de luz no espaço. (Cristiano Bauce)
26/01 - Auba Arquitetura - Olhar Submerso. Baseado nos conceitos do mini e maximalismo, o ambiente tem atmosfera intimista e imersivas, mas, ao mesmo tempo, convidativa. A experiência sensorial se dá por meio de materiais, cores e texturas que incorporaram características do design biofílico, valorizando não só as linhas retas, mas também as formas curvas e orgânicas. (Cristiano Bauce)
27/01 - Luiz Sentinger - Dois Tempos. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022; (Cristiano Bauce)
28/01 - Livia Bortoncello - Pied-à-Terre. O espaço foi pensado para ser uma segunda casa, até um pequeno refúgio, em Paris. A arquitetura do edifício, de estilo eclético, inspirou a criação deste ambiente de convívio, respeitando as características do entorno. A luz natural foi o ponto de partida na escolha das cores e texturas. Para acentuar o aspecto de aconchego, a lareira escura revestida de porcelanato negro ganha destaque no estar. Já no espaço gourmet, os revestimentos são claros e com textura. (Cristiano Bauce)
29/01 - Paula Schwartz - Galeria de Arte. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
30/01 - Jubs Studio Design + Interiores - Estância dos Aromas. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
31/01 - Kátia Vinciprova e Fernanda Mascarenhas - Ateliê do Designer de Óculos. O objetivo do projeto é trazer o infinito particular focado em sensações visuais, com cores sóbrias no mobiliário e arte nas paredes. A obra é vista de forma diferente em cada ângulo do ambiente. O espaço traz possibilidades, vivências, oportunidades e cultura por meio da arte, transformando a ideia de uma loja tradicional em uma loja de sensações. (Cristiano Bauce)
32/01 - Andrielly Henz - Lounge 3 | 8. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
33/01 - Studio 114 - Espaço OGAM. Representando uma fenda entre o outono e a primavera, e todas as sensações e tonalidades que abrangem essas estações, o projeto convida a silenciar, desconectar do externo e se permitir sentir o que vem de dentro. O simples ato de estar presente pode curar, permitindo ser quem somos em completude. (Cristiano Bauce)
34/01 - Paula Lino - Lounge XIV. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
35/01 - Estúdio Cássia Kroeff e Hype Studio - Espaço Sunset Cyrela. O projeto reflete algumas das principais ideias do designer israelense Dror Benshetrit, conhecido por suas criações ousadas, focadas em retomar a coexistência entre o humano e a natureza e construir as Cidades do Futuro. O espaço conjuga elementos naturais, como plantas e madeira, com contemporâneos e inovadores. O volume localizado no jardim fica em meio à vegetação e conta com deck contemplativo, que contrasta com a arquitetura da edificação centenária e com os prédios contemporâneos do bairro. (Cristiano Bauce)
36/01 - Daniel Wilges - Garagem Terra e Fé. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. (Cristiano Bauce)
37/01 - Aclaene de Mello - Restaurante CASACOR. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022 / (Cristiano Bauce)
38/01 - Joana & Manoela Arquitetura - Casa Alma. A casa ganhou ganhou nos últimos anos o status de espaço multifuncional e refúgio, além de ser o local onde ficamos mais próximos e convivemos com as pessoas que fazem a diferença em nossas vidas. Foi pensando nesse conceito que o projeto foi concebido, com materiais e cores que despertam os sentidos, e que funcionem como cenário para as memórias dos moradores. (Cristiano Bauce)
39/01 - Fernando Thunm - Urban Garden. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul. (Cristiano Bauce)
40/01 - Sabrina Sbardelotto - Home Office Versatile. O projeto foi concebido para ser um home office versátil que, dentro de sua área compacta, foi criado com polivalência nos mobiliários, tornando o espaço flexível. O conceito é reforçado com peças confortáveis e elementos de tecnologia, que permitem que o trabalho e a recepção de clientes seja feita de forma agradável e prática. (Cristiano Bauce)
01/01 - Afonso Tomoda - Casa Pabu. Com estilo predominante industrial, mas sem deixar de ser chic, o bar traz materiais requintados e uma paleta em tons de verde. Em 64 m² estão distribuídos a cozinha, o balcão de drinks e os salões interno e externo, formando um bar completo e aconchegante. A fachada une ferro e cobogó, levando para a parte interna luminosidade e ventilação natural. Local de integração e bons drinks, o Casa Pabu mistura concreto, pedra e ferro. A carta de drinks e os petiscos são assinados pelo Brewstone Pub. (Esdras Guimarães)
02/01 - Érico Monteiro - A Saleta. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
03/01 - Fabrício Pereira - Ver-O-Verde. Projeto de CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
04/01 - Gustavo Augusto e Lais Sampaio - Casa Limus - CeArt. Limus, do latim “argila”, traz a matéria bruta como símbolo da nossa cultura, presente no artesanato e nas moradias. A Casa foi projetada para proporcionar experiência única, de forte conexão entre o visitante e o ambiente, remetendo às tradições. A proposta é um espaço receptivo e aconchegante, proporcionando ao visitante o desejo de permanência. O mobiliário apresenta características orgânicas e está inserido em um layout simétrico, com arquitetura de linhas retas e detalhes brutalistas. A luz natural e os tons neutros e claros promovem bem-estar e as vigas e colunas metálicas são oriundas de edições. (Esdras Guimarães)
05/01 - Iully Maia - Suíte da Laura. Projeto de CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
06/01 - Lavabo Meu Íntimo - Joana Figueirêdo. Muito mais que um Lavabo, um espaço de estar para se autoconectar, contemplando a própria alma. O estilo do ambiente surgiu a partir da ideia de materializar a personalidade e o temperamento da mulher inspiradora que ali habita. Com leveza e delicadeza, o espaço carrega fluidez e movimento. As curvas representam feminilidade, enquanto elementos imponentes e únicos simbolizam o caráter e a personalidade forte. O espaço contempla a energia e os 90 anos de história e legado, perpetuados nas mulheres descendentes de Némora Britto Figueirêdo, a Nena. (Esdras Guimarães)
07/01 - João Dias - Espaço da Mídia Luz das Umburanas. Um ambiente lúdico, colorido, feliz e rico em detalhes, que transporta visitantes e profissionais de comunicação a viagens minimalistas. O espaço reúne estúdio para gravação de entrevistas e podcasts, área de convivência e um point “instagramável”. É inspirado em duas culturas: a cearense, mais precisamente a da região de Beberibe, com belas praias, açudes e rios e uma rica vegetação; e a cultura oriental, milenar e enigmática. (Esdras Guimarães)
08/01 - Lara Sousa e Paloma Estrela - Janela de Memórias. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
09/01 - Lia Sampaio e Erasmo Pereira. Casa Malta B&S Home Natuzzi. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
10/01 - Lina Eleutério e Liana Meireles - Lavabo Origens. Muito mais que um Lavabo, um espaço de estar para se autoconectar, contemplando a própria alma. O estilo do ambiente surgiu a partir da ideia de materializar a personalidade e o temperamento da mulher inspiradora que ali habita. Com leveza e delicadeza, o espaço carrega fluidez e movimento. As curvas representam feminilidade, enquanto elementos imponentes e únicos simbolizam o caráter e a personalidade forte. O espaço contempla a energia e os 90 anos de história e legado, perpetuados nas mulheres descendentes de Némora Britto Figueirêdo, a Nena. (Esdras Guimarães)
11/01 - Luciana Lago e Cláudia Santiago - Um Café Santa Clara. Um Café é um degustar de sentimentos e sentidos, que desperta o desejo de ficar e ser acolhido. O café, representado pela 3 Corações e a Le Pain Le Café, desperta memórias afetivas aos amantes da bebida e inspirou as arquitetas a criarem um ambiente no estilo boho. Despojado, ele tem toques pontuais de cores. As texturas estão nas paredes internas e externas. A cor verde aparece no balcão principal, na vegetação natural, no mural de cobogós e nas cordas náuticas dos móveis fabricados no Pará, especialmente para a mostra. A madeira também se faz presente e o metal garante versatilidade à composição do espaço. (Esdras Guimarães)
12/01 - André Monte - Estar Puro. O living inspira a conversa, o contato direto e, acima de tudo, o prazer de estar em casa, na companhia de quem nos conecta ao que temos de melhor. Por meio de seus traços e projetos, o designer de interiores traduz sua visão estética, representada na CASACOR Ceará por uma composição sofisticada de materiais e texturas. As histórias contadas por André trazem vivências e uma essência única. (Esdras Guimarães)
13/01 - Luma Bianca, Milene Adelaide e Roberta Feitosa - Bilheteria Paisagens do Ceará. Com o intuito de proporcionar conforto e bem-estar aos recém-chegados à CASACOR Ceará 2022, a bilheteria remete à natureza por meio dos materiais e das formas utilizadas. Inspirando e valorizando o Ceará, faz referências às diversas paisagens. Materiais como a palhinha são utilizados de maneira menos convencional, como no revestimento do balcão de atendimento e em um detalhe do forro. As três janelas representam a serra, o mar e o sertão e mostram que cada uma possui história e particularidades. A frase em destaque convida para uma reflexão: “Na janela de cada história, um infinito particular”. (Esdras Guimarães)
14/01 - Manoela Corrêa - Suíte do Casal Colecionador. Projeto de CASACOR Ceará 2022. O ambiente foi criado para um casal sofisticado, discreto, que aprecia a boa arte, tem um gosto delicado e apurado para a cultura e que gosta de viajar. Os espaços são integrados e versáteis, interagindo entre si. Os moradores têm inúmeras possibilidades de descanso e relaxamento. O uso de materiais naturais, como a madeira no piso e na marcenaria, a palhinha da cabeceira da cama e a pedra bruta sem o polimento, reforça o conceito e contribui para proporcionar aconchego. (Esdras Guimarães)
15/01 - Manoella Linhares e Natália Benevides - Ceará tem Design. À convite da Associação Ceará Design, as arquitetas desenvolveram um projeto que reforça a chancela de Cidade Criativa, cedida pela Unesco à cidade de Fortaleza. A ideia é apresentar a pluralidade de materiais, designers, obras e cores. Um palco monocromático permite que os projetos se destaquem. As tapeçarias e os mobiliários são de artistas consolidados, emergentes e premiados. Um painel emoldura teto e parede, formando uma grande caixa que amplia o ambiente, funciona como item decorativo e destaca as criações. (Esdras Guimarães)
16/01 - Milena Holanda - SPA Deca. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
17/01 - Natália Medeiros - Jardim de Nina. Projeto de CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
18/01 - Ney Filho - Comedoria 2. O infinito particular de Ney Filho está ligado ao seu estado, o Ceará, paixão e inspiração do arquiteto. Pelo segundo ano consecutivo, a chancela de Fortaleza como cidade criativa em design, concedida pela UNESCO, é o ponto de partida deste espaço. Desta vez, o olhar é voltado para o litoral cearense, num trajeto que inicia no sertão, na caatinga, e encontra o mar. A esperança de dias melhores, transformando as dificuldades em ação, inovação e criatividade, está representada nesse espaço gourmet. (Esdras Guimarães)
19/01 - Racine Mourão - Galeria Aço Cearense. A homenagem ao Grupo Aço Cearense mostra a versatilidade do aço. As curvas garantem a fluidez e dão origem a uma galeria. A atmosfera de aconchego é proporcionada pelo piso de quartzito de nuances esverdeadas e paredes revestidas em faixas de madeira natural. Grandes lâminas metálicas cortadas a laser e aplicações de chapas inox coladas ao forro ressaltam a imensa liberdade assegurada pelo aço. A escultura sonora traz o conceito de arte cinética e faz referência às máquinas, mas com uma percepção mais harmoniosa, assim como o conceito do ambiente: um material bruto que se transforma em algo delicado e sofisticado. (Esdras Guimarães)
20/01 - Rosalinda Pinheiro - Cozinha dos Lobos. O Brasil e a preocupação com o meio ambiente está nesta cozinha, que traz as cinco regiões do país por meio de cores, materiais e sensações. O lobo-guará do papel de parede dá o toque selvagem ao ambiente sofisticado, onde tudo é automatizado. Os tons terrosos estão nos móveis e na pedra que remete à terra rachada do sertão. A mesa integrada à bancada permite a interação entre quem está nela e quem encontra-se na cozinha e o móvel do cafezinho estimula o hábito brasileiro de tomar a bebida após as refeições. O lavabo une a cozinha ao jardim. A iluminação é indireta, sem luminárias à mostra. (Esdras Guimarães)
21/01 - Sara Aragão, Ilana Rocha, Aline Diógenes e Sara Jéssica - Restaurante Nolana. A Porta Nolana, portal medieval que servia de entrada para a Nápoles, na Itália, foi a inspiração para a criação do ambiente. O objetivo é representar a essência, resgatar memórias e transportar os visitantes para a cidade. Os arcos, as linhas orgânicas e o design biofílico provocam o olhar do observador para um novo senso estético, mais natural, que supre a necessidade de pertencimento, com materiais e cores que acolhem. (Esdras Guimarães)
22/01 - Sophia Romcy - Sala de Vidro ArdGrupo. Projeto de CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
23/01 - Anik Mourão - Epicure São Luiz. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
24/01 - Thiago Borges - Ilha da Luz. Neste ambiente contemporâneo, os destaques são o espelho d’água e seus três níveis, definidos com linhas retas, e o lounge ilhado. As pedras estão tanto no revestimento quanto no piso. O trabalho luminotécnico deixa o projeto ainda mais especial, com a iluminação pendendo das árvores e os perfis subaquáticos no espelho d’água. A proposta é transformar o jardim em um ambiente de estar, quase que uma ilha, com a água no nível da vista, e a copa das árvores servindo de cobertura. (Esdras Guimarães)
25/01 - Ticiana Sanford e Melina Pinheiro - Lounge do Empreendedor - Sebrae. O espaço foi desenvolvido para acolher os empreendedores de arquitetura e do design de forma inovadora, mas sem abrir mão de uma linguagem vernacular. A paleta de cores utilizada busca inspiração nas paisagens cearenses, mostrando que o ambiente corporativo de inovação pode ter uma linguagem local e única. Foram utilizados materiais naturais - tijolos de argila, madeira e pedras - que se contrapõem com o design inovador do mobiliário corporativo selecionado, proporcionando uma atmosfera instigante à colaboração, à permanência e ao aprendizado. (Esdras Guimarães)
26/01 - Victo Alves Braga - Varanda Cumaru. Projeto de CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
27/01 - Bruno Ary - Praça Infinito Particular. A praça, com seu mobiliário diversificado, favorece o acolhimento e o aconchego de quem passa e deseja descansar e contemplar os espaços sombreados e os pátios abertos. O intuito é resgatar memórias afetivas e ressaltar a conexão com a terra por meio dos tons de vermelho terroso, aderindo às tendências de design biofílico e valorizando materiais de origem, como barro e cerâmica. A escolha das espécies busca uma combinação de plantas tropicais e nativas em diferentes cores e formatos. Um pequeno jardim aquático com uma fonte sutil e elegante representa a presença fundamental da água em qualquer ambiente. (Esdras Guimarães)
28/01 - Bruno Ary - Alameda Iracema. O espaço é o corredor de acesso que integra diversos ambientes. As árvores existentes formam um caminho sombreado, que dá origem a uma pequena praça ao fim do percurso. O projeto é inspirado na integração entre cidade e natureza, com um trajeto entre as árvores pintado artisticamente no piso e que faz referência aos percursos dos rios. Ao seguir o fluxo simbólico das águas, os passantes têm uma visão agradável da arte entre árvores iluminadas, bancos que convidam ao descanso e canteiros de forrações com espécies diversificadas. (Esdras Guimarães)
29/01 - Tecer Arquitetura - Casa Duraplik. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
30/01 - Curso de Arquitetura e Urbanismo - Percurso Unifor. Projeto de CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
31/01 - Diego Studart - Lounge Aracati. Projeto de CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
32/01 - Elias Petruço - Repouso dos Grandes. A sala de jantar é um ambiente multifuncional para receber, confraternizar e viver. Em uma atmosfera de afeto e memórias, o espaço proporciona uma imersão sensorial com arte em diversas formas de expressão, inspiradas nas nove musas gregas. Detalhes como o uso de rádica e pedras naturais, alta carpintaria e iluminação automatizada ajudam a tornar o espaço elegante e estimulante, um verdadeiro relicário da família. (Esdras Guimarães)
01/01 - Mariana Castro - Bilheteria. Elegância e simplicidade são a melhor definição para o projeto da arquiteta Mariana Castro que elegeu elementos naturais como rochas, areia, ferro e madeira para criar a Bilheteria da CASACOR Bahia 2022. O espaço, bastante confortável, permite que o visitante se sinta acolhido. Os espelhos e a iluminação pontual criam uma atmosfera especial e aconchegante. (Gabriela Daltro)
02/01 - Primo Arquitetura - Suíte Transversal. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
03/01 - Dois A Arquitetura e Interiores - Lounge da Família. Num espaço de 130 m², o escritório capitaneado pelas arquitetas Ana Claudia e Ana Paula Nonato criou um projeto com foco da família. “A família não é importante apenas por ser uma instituição divina, , mas também por transmitir à humanidade uma revelação mais profunda sobre Deus”, explicam as arquitetas, que no passado assinaram o maior ambiente na CASACOR São Paulo 2021. (Gabriela Daltro)
04/01 - Tatiana Campos Melo - Suíte Relicário. Para comporo projeto, a arquiteta foi buscar inspiração numa história de amor vivida numa fazenda de cacau. A profissional recorreu a texturas naturais e cores neutras para garantir conforto e aconchego ao ambiente. A escolha do nome Relicário para batizar o espaço, que prioriza o verde, vem de uma instalação artística de sua autoria que conta em desenhos, frases, letras de música e poesias que marcaram a referida história de amor ao longo do tempo. (Gabriela Daltro)
05/01 - Vitor Martins - Sala de banho reconvexo. As cores, formas, texturas, perfumes e crenças que remetem às lembranças de infância vividas nas cidades de origem de seus pais (Nazaré e Salinas das Margaridas, no Recôncavo baiano) estão impressos no lavabo criado por Vítor Martins. O arquiteto se inspirou na canção Reconvexo, de autoria de Caetano Veloso, para compor o espaço que, segundo ele, é carregado de memórias. (Gabriela Daltro)
06/01 - Dinah Lins - Quarto Asas para Voar. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
07/01 - Frederico Jordan - Sonho de Safari. Pensado como um novo conceito de quarto versátil tanto pro bebê, quanto para criança, que pode ser menino ou menina, o arquiteto optou pelos tons neutros pastel, off-white, madeirado nórdico com inspiração no safari, com o tema de bichinhos. Na suíte não faltam elementos básicos do universo infantil como o trocador, poltrona de amamentação e enxoval personalizado. A novidade surge ao mesclá-los com elementos de um quarto montessoriano, onde por meio da arquitetura incentiva a autonomia e criatividade da criança. A cama baixa, tipo casinha, e o banheiro projetado para altura infantil, são traços desse método. O resultado é um quarto aconchegante, moderno, charmoso e alegre. (Gabriela Daltro)
08/01 - Lorena Damasio - Home Bar. Um ambiente intimista, projetado para acomodar as bebidas e decorar a casa de forma sofisticada. Essa é a proposta da arquiteta para o Home Bar. A paleta de tons escuros nos elementos do projeto proporciona uma atmosfera contemporânea, aconchegante e jovial para recepcionar os visitantes. O mobiliário e as obras de arte assinados por designers brasileiros dão personalidade e um toque de exclusividade ao espaço. (Gabriela Daltro)
09/01 - Marlon Gama - Sala de Jantar. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
10/01 - Wesley Lemos - Copa - Cozinha Gengibre e Romã. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
11/01 - Bruna Oliveira - Living com Jardim - Aconchego. O projeto conversa com as áreas interna e externa do imóvel. As nuances de cores e texturas garantem um ar de modernidade e requinte ao espaço que recebeu mobiliário com curvas orgânicas e cores que trazem leveza e achego. Os painéis laterais de cor natural se que seguem até ao forro e a estante ultrapassam o imaginário comum, e permitem imagens distintas a cada ângulo. O paisagismo do jardim é leve, com um caminho iluminado que leva a um balanço “instagramável”. (Gabriela Daltro)
12/01 - Augusto Senna - Home office do Arquiteto. Numa área de 18 m², o profissional criou a personalização de uma área comum da casa, tornando o espaço adequado para um ambiente de trabalho sadio, aconchegante e inspirador. Tendo como foco principal a concentração, o ambiente dispõe de tratamento acústico apropriado e iluminação confortável. Os detalhes em amarelo destacam e revelam muito sobre a personalidade e preferências do arquiteto. (Gabriela Daltro)
13/01 - Aline Cangussú - Espaço Alive por Aline Cangussú. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
14/01 - Nat Coelho Arquitetura - Convivência Axé. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
15/01 - Joilson Barbosa, Luis Damarant, Tânia e Paula Facchinetti - Portal das Palmeiras. Projeto da CASACOR Bahia 2022 (Gabriela Daltro)
16/01 - Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Pepo Ristorante. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
17/01 - Stephanie Mattos + Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Varanda G.H. Mumm. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
18/01 - Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Sette Restaurante. A dupla propõe uma releitura da demolição para a construção, reutilizando materiais originais da casa, como as escoras que sustentam a estrutura física do imóvel. A ideia de um ambiente sensorial para o restaurante Sette pode ser conferido nas nuvens acústicas instaladas no teto que trazem iluminação a todo o espaço e garantem conforto acústico. O restaurante vai funcionar durante a mostra com 40 lugares. (Gabriela Daltro)
19/01 - Stephanie Mattos + Vinicius Rosaneli e Beatriz Edington - Banheiros Funcionais. Os banheiros funcionais criados pelo trio de arquitetos valoriza a brutalidade, a crueza, a naturalidade dos materiais utilizados como as pedras que ganharam um releitura respeitando sua originalidade como a ardósia que reveste o ambiente que foi lapidada e recortada a laser. Outro destaque destes espaços são as bancadas esculpidas em pedras. (Gabriela Daltro)
20/01 - Dolores Landeiro - Sala de TV, Sala de Refeições, Cozinha e Área de serviço. Projeto da CASACOR Beneficente Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
21/01 - Natália Coelho Arquitetura - Casa de Saúde Solange Fraga (Sala de Administração e Reunião). Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
22/01 - Celeste Leão - Parque, Brinquedoteca, Banheiros, Sala de Dança e Sala de Jogos. Projeto da CASACOR Beneficente Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
23/01 - Daniela Alencar - Toillete Rouge. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
24/01 - Camila Maia - Sala de Aula, Sala Multifuncional e Sala de Atendimento. Projeto da CASACOR Bahia Beneficente 2022. (Gabriela Daltro)
25/01 - Caio Bandeira e Tiago Martins - Quartos. Projeto da CASACOR Bahia Beneficente 2022. (Gabriela Daltro)
26/01 - Joilson Barbora, Luis Damarant, Tânia e Paula Facchinetti - Casa de Saúde Solange Fraga (Paisagismo). No paisagismo assinado pelo quarteto, a grama no corredor lateral da casa traz um clima de natureza para a área externa que ganhou plantas ao redor e uma palmeira central que dialoga com os desenhos lúdicos das paredes no entorno do jardim. (Gabriela Daltro)
27/01 - Walter Shimmelpfeng - Hall conceitual: Re-sinto. O hall sugere acolhimento e valoriza as personalidades que compõem a casa, unindo presença, intimidade e memórias familiares por meio dos elementos arquitetônicos projetados no ambiente que aposta em tecnologia e sustentabilidade. Ao ressignificar a funcionalidade do espaço, foram criadas duas áreas que se complementam: um canto para chegar, relaxar e se sentir em casa; e o outro repleto de memórias e propício para reflexões. Um convite à leitura e contemplação. (Gabriela Daltro)
28/01 - Manarelli Guimarães - Casa Baú' + Manarelli Guimarães. No ano que celebra os 15 anos de seu escritório, Ana Paula Guimarães e Thiago Manarelli reafirmam seu compromisso com uma arquitetura apurada e atemporal com o projeto Casa Baú: um living que conecta arte, intimidade e brasilidade por meio da escolha do mobiliário, das peças de arte e das cores e texturas. A dupla valorizou e respeitou as características originais e traços modernistas da casa, como as pedras e o piso de madeira. (Gabriela Daltro)
29/01 - Caio Bandeira e Tiago Martins - Spa Deca. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
30/01 - Carol Barreto - Suíte da Filha. O projeto de 37m² levou leveza e suavidade ao ambiente pensado para uma estudante que ama a vida, a natureza e os livros, e que carrega o desejo de fazer diferença na vida das pessoas. A fluidez está presente desde a composição do layout. O desafio foi mesclar curvas, elementos e texturas que proporcionassem aconchego e feminilidade. Cores e a presença de fragmentos da natureza se harmonizam por toda parte. A escolha das peças e das obras de artes refletem sua essência e celebram suas memórias. (Gabriela Daltro)
31/01 - Márcio Davi - Home office Conceito. Um convite à reflexão de como a arquitetura pode, e deve, influenciar o espaço a fim de agregar qualidade. Essa é a proposta do arquiteto para o home office, planejado para um trabalho intelectual. A adega garante a descontração e convida para momentos de relaxamento. A proposta é um espaço que provoca sensações e oferece experiências, possibilitando momentos de descompressão. A ideia é um ambiente de trabalho que permite também o lazer, os quais são considerados pelo profissional como complementares. (Gabriela Daltro)
32/01 - Jessica Araújo - Studio pod.misturar. O estúdio proposto por Jéssica Araújo é uma mistura de elementos em harmonia com obras de arte que juntamente com uma infraestrutura tecnológica traz uma experiência completa aos visitantes. Para isso, as cores, o movimento e ritmos, as formas orgânicas e geométricas, a luz e a sombra foram pensadas para garantir os contrastes. O mobiliário de alto padrão e a natureza são os protagonistas do ambiente que tem uma preocupação com a estética sem perder o foco na funcionalidade. (Gabriela Daltro)
01/01 - Ana Porto - Jardins da Casa de Guarda. A paisagista assina um espaço que funciona como lounge e receptivo para os ambientes da CASACOR Sergipe. Sua inspiração foi o infinito sem limites, um jardim que se estende até a imensidão do rio Sergipe. O projeto foi pensado como uma possibilidade de integração do interior com o exterior, através da parede de vidro, que propõe a comunicação social entre os visitantes. O espaço recebeu vegetação com cores, formas e texturas adequadas ao ambiente aberto, material de escavação e pedra ornamental. (Gabriela Daltro)
02/01 - Isa Ribeiro e Gleide Belfort - Estar com Versos. Um espaço intimista com formas e cores para aguçar a memória dos moradores que são amantes da poesia. Assim, a dupla de designers definem o ambiente versátil, onde seus donos podem receber, trabalhar, ouvir música, apreciar um bom vinho e, claro, ler e escrever versos. O home office foi posicionado propositalmente em frente à janela com vista privilegiada para a ponte Aracaju/Barra dos Coqueiros, de onde é possível contemplar a bela paisagem. O mobiliário mistura formas retas e orgânicas e a paleta de cores neutras contrasta com o piso de madeira do início do século XX. (Gabriela Daltro)
03/01 - Hertha Dantas - Living refletIR. Com 45 m², o living com sacada escultural da icônica casa “castelinho” do início do século XX preserva a estrutura e materiais existentes, trazendo soluções espaciais e de design no reflexo dos diferentes “eus” no infinito particular. Espalham-se através do layout, multiplicam-se através das repetições das formas e dos objetos e se amarram através das camadas do novo sobre o antigo. Ao adentrar, um atemparo curvo com toque de luz da luminária ferrão aguça a descoberta do living, que se revela conceitual, moderno e minimalista, através do layout open space. O aparador/bar de design autoral “nasce” como elo dessa integração entre os usos, jantar e estar. Já a mesa redonda Cisa do designer Ronald Sasson e o tapete em tramas de fio belga da Via Star Collection UP Designer refletem a integração das formas. Por fim, as paredes recebem uma nova camada, com destaque para conservação da icônica parede de tijolinho aparente. (Gabriela Daltro)
04/01 - Gabi Martins - Lavabo in. O étnico se funde ao natural em menos de 8 m² no lavabo onde o aconchego é palavra de ordem. Uma cápsula de madeira abraça o ambiente e divide espaço com uma parede viva, trazendo a natureza para o lar. Pedras naturais, como o granito bruto, trabalhadas de forma ousada e inusitada foram utilizadas atestando uma ambientação sem excessos e atemporal. Tons sofisticados em acessórios conferem galhardia, enquanto peças de arte assinadas elevam o requinte oferecendo uma experiência sensorial aos visitantes desse charmoso espaço. (Gabriela Daltro)
05/01 - ROC Arquitetura - Entre_laços. O espaço tem um repertório baseado em ambientes intimamente vivenciados na infância, traduzidos pela escolha dos materiais e objetos, a exemplo do painel em pau ferro, móveis e peças afetivas. O infinito particular se apresenta nos detalhes, em cada canto e nos sentimentos que exalam emoções. O ambiente, que é uma ode à ancestralidade, é uma releitura aconchegante e contemporânea de uma grande sala de TV, em homenagem às avós das arquitetas Amanda Aragão e Marcella Macêdo. (Gabriela Daltro)
06/01 - Renata Dantas e Elso Moisinho - Varanda Arquiteta Maria Conceição. Inspirado na cidade de Aracaju e nas pessoas que a defendem, o IAB, instituição mais antiga de Arquitetos, homenageia a arquiteta Maria Conceição Prado, que iniciou a trajetória do instituto em Sergipe. O ambiente remete a características intrínsecas a cidade: o tapete lembra o litoral e edificações em virtude da sua contraposição e formas, os mangues atualmente escassos foram representados com uma releitura da vegetação, e a estante de forma escalonada e a cadeira com tons terrosos se relacionam com os arcos da Orla de Atalaia. (Gabriela Daltro)
07/01 - Kelly Ribeiro - Atelier Criativo: Arte & Afeto. A arquiteta se inspirou nas emoções para montar este espaço: um ambiente criado para trazer sentimento, delicadeza e acolhimento para as pessoas que passarem por ele, valorizando o poético e a arte nos objetos feitos à mão, além de mostrar a versatilidade dos materiais. O projeto reúne vários artistas, com diversidades de criações, homenageando todos os envolvidos. (Gabriela Daltro)
08/01 - Alane Medeiros - Suíte 44. O ambiente é inspirado no respeito, nas memórias, na bagagem e na importância de olhar para cada projeto de forma única e individualizada. O espaço é um convite, através da arquitetura, para olhar tudo aquilo que compõe, alimenta e que faz parte da história de vida, da memória afetiva, do passado e do presente. O momento atual conectou de forma intensa as pessoas a casa, reforçando a importância do refúgio particular e familiar. A suíte é um ambiente com afeto, que valoriza a preservação das raízes e das boas lembranças, corroborando a necessidade de equilibrar o modismo com as referências mais antigas e cheias de valor. (Gabriela Daltro)
09/01 - Junior Ordonez - Espaço Ceres. A cozinha é o coração da casa. É o ambiente que abraça, acolhe, traz toda família ao momento afetivo, especialmente nos últimos anos de pandemia quando a família ficou mais junta e unida. O ambiente charmoso e convidativo recebe o nome de ‘Espaço Ceres’ que, na mitologia Romana, é a deusa das plantas que brotam, principalmente os grãos e o amor maternal. Sua representatividade vem através dos materiais usados: as palhas naturais, tons terrosos mimetizados, o espaço com a mesma textura na parede e teto, e a paleta dos revestimentos. A bancada de granito levigado mostra a real aparência da rocha junto ao mobiliário de freijó natural. (Gabriela Daltro)
10/01 - Tahinara Sanferry - Estar dos Pássaros. Apesar de ser externo, este ambiente foi pensado para ser um estar/home, com o mesmo conforto e aconchego de uma área interna. É um convite ao relaxamento, um local para ouvir uma música, tomar um vinho e desfrutar. O estar também foi pensado para ser um espaço de convivência entre amigos e familiares. Os materiais do projeto foram inspirados na natureza, para criar o máximo de semelhança com o habitat natural dos passarinhos. Madeira, plantas e pedras naturais foram usadas, trazendo aconchego. O projeto é uma homenagem a filha da arquiteta e foi a forma que a artista encontrou de trazer ainda mais amor para o ambiente. (Gabriela Daltro)
11/01 - Paula Cardinalle Nunes Aragão - Studio Loft. Moderno, jovem e cheio de estilo. Assim se resume o ambiente, que traz a versatilidade dos materiais tecnológicos e uma criativa execução do projeto. Com 17 anos de atuação no mercado sergipano, a arquiteta aposta num ambiente compacto, sem abrir mão do conforto e de todas as necessidades de um homem solteiro que trabalha, estuda, pratica esportes, é amante do vinho, da leitura e precisa reunir toda essa rotina no seu infinito particular. (Gabriela Daltro)
12/01 - Gustavo Leão Arquiteto - Casa de Guarda. O lounge e receptivo faz referência ao acesso do castelo, uma edificação forte e resistente, e foi daí que partiu a ideia para a bilheteria interna da mostra. O ambiente de mais de 320 m² conta com locais de contemplação, pontos de encontros, áreas de espera para aplicativos, receptivo, bilheteria para controle de acesso interno e vallet do estacionamento. Como a ideia é que o espaço tenha uma função que ultrapasse a de ambiente de passagem, o projeto apresenta o lounge, um terraço que é uma espécie de preâmbulo para os demais ambientes. (Gabriela Daltro)
13/01 - Licia Acioli e Lucia Helena - O chão que a gente pisa. Projeto da CASACOR Sergipe 2022. (Gabriela Daltro)
14/01 - Luiz Marcel e Jota Lisboa - il cuore della casa. Os traços neoclássicos do casarão do início do século passado inspiraram os designers do escritório DDesign a descortinarem o seu infinito particular por meio de uma viagem ao velho continente, em busca de uma identidade toscana para a cozinha de 35 m², denominada ‘Il Cuore Della Casa’. Para esta edição da CASACOR Sergipe, a dupla utilizou materiais naturais, formas orgânicas e tons neutros e terrosos, que caminham no espaço e no tempo, em direção a uma cozinha moderna e funcional, evocando a tradição onde o coração da casa abraça. (Gabriela Daltro)
15/01 - Cris Araujo - Sala do Enólogo. A sala informal foi pensada para momentos de pesquisa e degustação, para receber encontros regados a vinho, ou, simplesmente para um merecido descanso. De forma monocromática, o espaço traz o contraste entre sofisticado e rústico ao apostar em diversos estilos de materiais e texturas. Os painéis, de lâmina ébano, recebem a biblioteca e acervo de arte do enólogo, bem como a grande tela de projeção onde se pode apresentar lugares do mundo que visitou. A arquiteta utiliza no espaço um mobiliário confortável, destacando o sofá veda de Victor Vasconcelos, o buffet bar do design Jader Almeida, além do grande espelho redondo que incorpora o visitante como personagem no ambiente. (Gabriela Daltro)
16/01 - Lainy Lemos e George Machado - Jardim Casa. O projeto é aconchego, um espaço de ser e estar, com um mobiliário que faz a pessoa ficar e contemplar. A sinuosidade nos desenhos, nas texturas e as cores nas paredes convidam os visitantes ao movimento da casa, ao mesmo tempo que proporciona tranquilidade. A vegetação tropical exuberante e volumosa divide espaço com mobiliário de design e luminárias que dão um toque especial ao ambiente. O eucalipto traz aconchego e a obra de arte do artista Fábio Sampaio traz para o jardim a arte urbana, tão infinita em possibilidades. (Gabriela Daltro)
17/01 - Wesley Lemos - Living Outside Rio Sergipe. Projeto da CASACOR Sergipe 2022. (Gabriela Daltro)
18/01 - Aline Dantas - Espaço da Dermato. Heranças dos anos 1990, as clássicas curvas modernistas, reafirmadas pela prancheta da Jânia Reis e Clarisse de Almeida, trazem a força feminina que se expressa clara, suave e dinâmica na arquitetura que paira levemente sobre os jardins tropicais da CASACOR Sergipe 2022. Seja pelas fortes influências das curvas sensuais de Niemeyer ou pelas curvas tecnológicas e internacionais de Zaha Haddid, o que temos neste projeto é uma simbiose contemporânea, que contrasta e se harmoniza ao histórico prédio do Castelinho. O espaço, que homenageia a médica dermatologista Thâmara Morita, foi inspirado na busca de tratamentos dermatológicos com procedimentos avançados, trazendo o que há de melhor para os pacientes. (Gabriela Daltro)
19/01 - Marcos Brito - Loft do Atleta. Projeto da CASACOR Sergipe 2022. (Gabriela Daltro)
20/01 - Cristiana Cardoso - Casa de Areia SPA DECA. Como uma duna que se transforma todo momento se adaptando ao mundo à sua volta, o ambiente é um lembrete de que a vida é inconstante e segue um fluxo natural. É um convite à mudança, ao inesperado e a certeza de que tudo tem um tempo certo para acontecer. São 85 m² distribuídos em lounge de entrada, área aberta de contemplação e suíte completa - quarto, banheiro e área externa/spa - tudo integrado à natureza. Um spa diferente, que deixa de lado as inspirações convencionais para se conectar com o litoral brasileiro a partir de tudo que está próximo à praia. Materiais naturais foram amplamente utilizados, como eucalipto de reflorestamento, piso de pedra Jerusalém, palha nos forros, madeira de reutilização para bancada e base neutra para a coleção de metais. (Gabriela Daltro)
21/01 - Sape Concept - 79 HOST. A dupla de arquitetos Marcelo Mabel e Vanessa Guimarães trouxe para a CASACOR Sergipe um ambiente para ser alugado por temporada, inspirado nas viagens mundo afora, mais especificamente na hospedagem, quando é impossível ter privacidade. A proposta do‘79.Host’ é possibilitar, mesmo durante uma curta hospedagem, que o visitante desfrute de um ambiente com conforto, sofisticação e viva uma experiência diferenciada. (Gabriela Daltro)
22/01 - Wal Bastos - Lavabo Galhardia. O projeto tem como características a criatividade e o conforto, trazendo sofisticação e elegância. O espaço foi criado com acessibilidade e infraestrutura adequadas para garantir segurança em seu uso. O ambiente foi inspirado nas belezas naturais dos rios subterrâneos do Riviera Maya, em Cancún. A junção dos elementos da arquitetura clássica com a arquitetura orgânica, incorporou tendências marcantes, trazendo sutileza e requinte, representando os traços presentes na natureza de forma moderna e inovadora. (Gabriela Daltro)
23/01 - Barroso Melo e Augusta Ribeiro - Prainha Bar. Como um passeio à beira do rio, o projeto é um convite para contemplar a paisagem ao entardecer, respirando o ar fresco. O ambiente é envolto por madeira, pedras naturais, elementos manufaturados com simplicidade e rusticidade, ao mesmo tempo em que recebe acabamentos sofisticados e pontuados por cores quentes. Recursos luminotécnicos com cor vibrante e em estilo irreverente foram instalados para ressaltar o ambiente. O pórtico que recepciona os visitantes foi pensado para criar uma experiência sensorial para a mente e o corpo. (Gabriela Daltro)
24/01 - Nilson Felix - Recinto do casulo. O reaproveitamento de materiais e o uso de produtos naturais e sustentáveis está muito presente nos projetos desta edição da CASACOR Sergipe. E foi pensado na transformação, que o arquiteto criou um ambiente com a proposta de mostrar que toda transformação pode resultar no belo. Aqui foram utilizados materiais como fibra, gravetos e seda - todos representam uma determinada fase, começando pelo formato do sofá crisálida, cortinas e colunas que lembram o tecer da construção. As bancadas de quartzo remetem à natureza e o teto orgânico lembra asas. (Gabriela Daltro)
25/01 - Marina Santana, Ingryd Sanders, Mayara Barcelos - Riviera Azul, espaço para relaxar. O trio da MAÍMA Arquitetura e Design assina o espaço que foi inspirado na natureza ao redor do Castelinho, prédio do século XX, onde acontece esta edição da CASACOR Sergipe. O espaço é um ambiente que faz uma relação com o céu e o mar. As cores dos tecidos utilizados no ambiente também remetem a esses elementos e trazem uma sensação de relaxamento. A natureza aparece na vegetação escolhida e no mobiliário de madeira natural. O ambiente é despretensioso, sereno e convidativo, onde as pessoas podem entrar e se desligar das obrigações do dia a dia, aproveitando as cores e sensações da natureza. (Gabriela Daltro)
26/01 - Vini Brandão - Cena do Rio Pâtisserie. O projeto propõe um cenário para degustar uma boa conversa durante a pausa para uma xícara de café. O ambiente apresenta como cor predominante o verde fresh, tal qual a brisa do Rio Sergipe, trazendo uma identidade neutra que dialoga com o feminino e o masculino. Para arrematar as sensações naturais, foi utilizada a pedra codorna, forro suspenso de palha natural e mobiliário com acabamento de corda náutica. Os elementos usados no deck remetem a um espaço externo, localizado na calçada de uma praça, um lugar onde é possível apreciar a paisagem e ver a vida passar, acompanhado de um expresso e um cookie. (Gabriela Daltro)
27/01 - Larissa Franco - Loft Recomeço. Um ambiente ideal para quem não tem medo de mergulhar em si e de se reencontrar. Inspirado no recomeço, o projeto é todo integrado e está de acordo com o que rege a vida moderna, onde a vida íntima se separa da social. No loft, o mobiliário simboliza o conforto proposto no projeto. O ambiente conta também com a poltrona Renata, criada pelo designer Sérgio Rodrigues. A peça, ícone no ambiente, vem no tecido azul marinho, com o minimalismo no desenho da marcenaria, que traz praticidade para o cliente que está começando um novo capítulo. (Gabriela Daltro)
28/01 - Ana Libório, Frederico Libório e Gândara Júnior - Esquema Cromático Fachadas. O projeto de restauração e pintura da fachada do Castelinho ficou por conta do trio de arquitetos do LibórioGândara Ateliê de Arquitetura. Inspirados na pintura dos antigos palacetes ecléticos existentes em Aracaju, construídos na década de 1920, os tons avermelhados foram utilizados no restauro da fachada, contrastando com o cinza que confere contemporaneidade. Para preservar a idade da edificação, foram deixados a platibanda e os balaústres. Parte dos antigos elementos decorativos permaneceram como encontrados, realçando o efeito de policromia, deixado pelas sucessivas camadas de pintura ao longo dos anos. O conceito de roupagem contemporânea evidencia e deixa transparecer a pátina do tempo. (Gabriela Daltro)
29/01 - Marlene Freire e Marina Menezes - Lounge de Boas-Vindas. Assinado pela arquiteta Marina Menezes e pela paisagista Marlene Freire, o lounge foi criado para ser um escape da rotina corrida do dia a dia, um espaço para ficar à vontade e ter contato com a natureza, sem perder o conforto. Um deck com mobiliário moderno permite que você passeie por diversos layouts, sempre se adequando à necessidade do momento. Seja sozinho para relaxar, ler ou com amigos para bater papo e beber um vinho. O lounge foi criado para ser um espaço leve, descontraído e convidativo. (Gabriela Daltro)
30/01 - Katia Carvalho - Varanda Infinito Particular. Com a proposta de repensar a correria do dia a dia e propor uma desaceleração, esta varanda é um espaço convidativo ao relaxamento e ao acolhimento. Formas orgânicas e arredondadas, que estabelecem uma conexão direta com o natural, aparecem nos objetos e nos móveis curvos, como o aconchegante balanço de cordas náuticas. Os vasos de plantas são 100% produzidos com material reciclado e a madeira certificada também conta ponto no quesito sustentabilidade. A valorização do artesanato regional e a iluminação planejada merecem destaque na proposta do ambiente sereno, mas cheio de vida. (Gabriela Daltro)
31/01 - Thiago Collares - Vestíbulo. Concebido para dar boas-vindas ao palacete centenário, o Castelinho, o projeto tem como premissa trazer a essência e a identidade do trabalho do arquiteto. Painéis de madeira nogueira natural forram as paredes do ambiente, em composição com muxarabis que iluminam de forma indireta o teto e a parte superior das paredes. O espelho em semicírculo propicia um efeito inusitado com sua imagem refletida, formando um grande círculo. A peça, somada à fotografia de Leonardo Santana, compõe o ambiente, criando um espaço contemplativo, elegante e sensorial. Destaque para a escolha de design, com a poltrona Gio, de Sérgio Rodrigues; luminária Potence Wall Lamp, de Jean Prouvé e do abajur Snoop, da Floss. (Gabriela Daltro)
32/01 - Ágora Arquitetos - CASA siri'y-pe. A dupla Ândrea Fonseca e Maicon Amorim, do escritório Ágora Arquitetos, assinam o living ‘Casa siri ‘y-pe’, que, no Tupi Guarani, significa ‘rio de siris’. Os arquitetos se inspiraram na paisagem do Rio Sergipe, vista da sacada do Castelinho, para a organicidade, cores e elementos naturais presentes no projeto de ambientação do living. As cores e os elementos naturais da paisagem estão representados no projeto, na forma orgânica da parede curva em textura de pedra natural triturada, no teto redoma, nas cerâmicas indígenas Xokós, no mobiliário com formas sinuosas, no tapete orgânico em couro natural, na mesa Monoblock de design autoral, propiciando um conceito biofílico e contemporâneo do novo morar e sentir. (Gabriela Daltro)
01/01 - Alejandra e Daniela Saucedo criaram um Oásis num espaço com uma superfície de 90 m. Trata-se de uma sala de convívio e bar coberto por uma estrutura revestida a placa de cimento e tecto falso pintado a efeito mármore. Sua fachada ventilada possui revestimento em tons de calce antracite e nero greco, tendência em design; esta última cor é aplicada ao balcão em porcelana, em bom contraste com o inox dos utensílios de cozinha e a madeira das gavetas e prateleiras. O piso parece madeira e pedra, enquanto os móveis champanhe, azul marinho e azul claro dão um charme especial a todo o ambiente. (Alvaro Mier)
02/01 - Loft Memorias, por Kelly Leite- CASACOR Bolívia 2022 / (Alvaro Mier)
03/01 - A Sala Íntima de José Diego Torrico rompe com qualquer ideia de sala de televisão! O profissional concebeu-o de forma circular, onde o protagonista é uma antiga lareira. Por outro lado, foi criada uma abóbada no tecto, evocando claramente uma gruta e necessária para atingir a inspiração do ambiente: o fogo da pré-história. Com o mesmo propósito, nos 40 m de superfície há detalhes como madeira, pedra e couro, acompanhados de pinturas de pinturas rupestres. Em uma das paredes, um revestimento rochoso se ergue do piso, que marca um contraste com o azul dos vidros das janelas e o teto no tom do equinócio de outono. (Alvaro Mier)
04/01 - Seu nome imediatamente nos lembra Edith Piaf e os elegantes cafés parisienses da época de ouro. E, de fato, La Vie en Rose é uma cafeteria com estrutura linear, com quase 25 metros de percurso em rosa e poucos detalhes em champanhe e dourado; um laminado que emula o mármore carrara confere elegância ao ambiente projetado por Alejandra Iriarte e Alejandro Diez de Medina. O balcão da confeitaria —onde será instalada a confeitaria Yayoi para atender os visitantes— será seguido por mesas com cadeiras, banquetas, poltronas e até uma rede individual. Um espelho no final do espaço dá imensidão ao local. (Alvaro Mier)
05/01 - Retornar à origem às margens de um lago natural é a proposta de Betty Ibañez da CASACOR Bolívia. Sua criação decorre da ideia de conectar o ser humano com a natureza e preservar a flora e a fauna do entorno. O profissional conseguiu um espelho de água livre de produtos químicos, com peixes se movendo entre a areia e as pedras, proporcionando um refúgio natural. Ele fundiu colunas de plantas com cestas tecidas para contemplação de diferentes escalas. O local é complementado com móveis feitos de tecidos, conseguindo um espaço rústico onde a origem dos materiais é reavaliada. (Alvaro Mier)
06/01 - Este ano, Anita Fernández resgatou conhecimentos ancestrais de alguns povos indígenas da Bolívia; seu fio condutor eram as tinturarias. Ele as aplicou a artigos no Welcome Terrace, seu espaço designado na exposição. É uma espécie de estufa, com o charme das plantas nativas da região. O estofamento do sofá é feito com garabatá, fibra vegetal tecida pelo povo Ayoreo da comunidade de Tobité. Por outro lado, exibe um tapete feito por indígenas de quatro comunidades Quechua e Aymara; É feito de lã de alpaca e tingido com folhas de coca. O local homenageia estudiosos da flora, como Noel Kempff e Elvira Espejo, e relata as florestas protegidas. (Alvaro Mier)
07/01 - A Casa Argos é um projeto biográfico, inspirado no espírito aventureiro de um pescador, amante da natureza e dos rios da região. Eduardo Baldelomar cria um espaço de 180 metros quadrados, que reflete a essência do navegador, incorporando elementos naturais como pedra, água e madeira, além de cores claras que geram um equilíbrio emocional e espiritual, santuário, um lugar ideal para desfrutar sozinho ou com amigos. Sua suíte master, ampla sala de estar, sala de jantar e cozinha, que podem ser vistas do pátio externo, se conectam e interagem em total harmonia e criam paz. (Alvaro Mier)
08/01 - Para construir a Padaria Gourmet, Andrea Abdelhalin e Belén Suárez se inspiraram em uma vila toscana, por isso o arco na entrada da sala de jantar diária e o mural vintage que brilha no ambiente, onde também está representado o tradicional forno de barro. A parede principal é feita de tijolo rústico, também projetado para alcançar a ideia de um local antigo. O piso é feito de porcelanato semelhante a tábuas de madeira, de acordo com a mesa principal onde o pão é preparado. Sob o mesmo conceito, uma estrutura de ferro pende do teto com elementos típicos de uma cozinha campestre. (Alvaro Mier)
09/01 - Carlos Morales - Baños de la Piscina. O ambiente de Carlos Morales destaca-se pela pureza e sofisticação. O hall é composto por cerâmica marmorizada em cores neutras, acompanhada por um acabamento ondulado em tom natural que enfatiza uma penteadeira elegante. O espaço também se destaca pela forma extravagante de algumas poltronas, que criam um ambiente aconchegante e confortável, combinando assim o hall com uma área de espera. Dentro você pode ver as torneiras douradas e as pias pretas foscas que têm um formato peculiar. O mesmo ripado também é encontrado em tom preto semi-fosco na parede dos cubículos do banheiro. O cimento queimado em um tom cinza adiciona um toque rústico, enquanto as letras em neon adicionam apelo visual. (Alvaro Mier)
10/01 - Roberto Franco interveio no restaurante usado por hóspedes e visitantes do antigo hotel das Astúrias por muitas décadas. O projeto foi concebido com o desenho de vários ambientes: área de entrada, sala de jantar e área de terraço externo emoldurado pela vegetação do local. A proposta de design baseia-se em expor diferentes tipos de texturas e revestimentos em uma intervenção de linhas simples e contemporâneas, destacando padrões geométricos no piso e nas paredes. As janelas foram ampliadas para dar uma sensação de aconchego ao local. Para tornar o local imponente, foi construída uma arcada monumental paralela à fachada. (Alvaro Mier)
11/01 - Living Social - Carla Blanco. Ambiente da CASACOR Bolívia 2022. (Alvaro Mier)
12/01 - Dois estúdios de arquitetura se uniram para projetar e administrar um restaurante. Este espaço está distribuído em dois níveis compostos por três salas: uma interna, o terraço aberto no piso superior e um bar no piso térreo, mesmo à beira da piscina. Estes locais são inspirados nas costas do Mediterrâneo, onde as texturas de pedra e madeira são combinadas com tons de areia e terracota. No entanto, os profissionais queriam dar um ar de idiossincrasia local, adicionando cerâmica Santa Cruz à decoração. (Alvaro Mier)
13/01 - Alma Camba (Alvaro Mier)
14/01 - Carolina Steigleder e Olivia Moreno - Terraza Contemporánea. (Alvaro Mier)
15/01 - Certamente você ficou impressionado com os "contêineres" brancos que viu quando chegou à CASACOR Bolívia. No entanto, eles não são; São duas estruturas feitas com painéis metálicos removíveis e revestidas com calamina; Seu interior é feito de aglomerado revestido de resina. Os blocos, um em cima do outro, são ligados por uma escada. A parte inferior é um espaço para coworking circunstancial neste caso, para uso dos profissionais da feira ou para um visitante que tenha urgência de terminar um trabalho pendente; Tem mesas, cadeiras e sofás. A área superior conta com mesa de reuniões, sofá e poltronas para quem quer transmitir com aquele conforto. (Alvaro Mier)
16/01 - Arte nunca faltou na CASACOR Bolívia, faz parte da essência da mostra. Nesta versão, Oscar Anglarill interveio 100 m de superfície para a galeria Arte, Design e Cor, na qual serão exibidas obras nacionais de artistas de diferentes estilos. Para abrigar essas peças, foram criadas três salas, cada uma com paredes de diferentes tonalidades e texturas, imitando cubos onde as pinturas são expostas. Para viver a experiência da arte e do design, os espaços propõem diferentes sensações, mas com a peculiaridade de estarem conectados uns aos outros por meio de um corredor de conexão. Os pisos também variam, de porcelanato preto a pisos coloridos, dispostos de forma a fascinar o público. (Alvaro Mier)
17/01 - Diana Canedo aproveitou um antigo abacateiro para construir a The Tree House. Mas, ao contrário daquelas construções para crianças, esta pode ser visitada por adultos para desfrutarem de suas atividades com eles. A estrutura de madeira de 15 m2 é sustentada por troncos de cuchi como estacas. A decoração do espaço interior é feita por artesãos, utilizando fios Chiquitano com pigmentos neutros, que harmonizam com o calor dos acabamentos da madeira natural. Da cama do segundo andar, através de uma clarabóia, você pode ver os galhos da árvore iluminados do lado de fora. Mas, sem dúvida, o mais interessante é sua adaptação ao modo de jogo das crianças de hoje, através de seu sistema de automação residencial: a voz é suficiente para controlar a luz, ativar e desativar a música e a televisão. (Alvaro Mier)
18/01 - Karla Tarin e Alfredo Aguilera evocaram o que viveram em casa durante a quarentena da covid; Por isso, decidiram criar um ambiente flexível que possa ser utilizado por toda a família e que se adapte às necessidades do pós-pandemia. Assim, o mobiliário oferece a possibilidade de poder cumprir diferentes funções graças à sua forma orgânica. A mesa foi feita sob medida em mármore travertino Navona, que faz um bom contraste com as cadeiras de madeira e couro que a acompanham. São 40 metros quadrados cheios de design e arte em cada esquina. Madeira, mármore e tons de terra criam um ambiente contemporâneo, muito aconchegante e acolhedor. Uma grande janela da permeabilidade visual para o exterior. (Alvaro Mier)
19/01 - O Loft do Empreendedor é uma visão muito particular de Rodrigo Durán sobre o sucesso do empreendedorismo. Ele queria simbolizá-lo em prateleiras presas à parede da cozinha, cuidadosamente iluminadas para dar a sensação de estrelas. Com o mesmo objetivo, trabalhou-se no pé direito duplo do teto, mas também pela necessidade de dar amplitude ao espaço. A intervenção, em 85 m de superfície, respeitou ao máximo a estrutura da casa, ao ponto de reutilizar os seus materiais, entre eles algumas colunas diagonais. O branco reina por toda a casa, apenas quebrado pelo preto no piso e detalhes em laranja. As janelas do quarto oferecem vistas incomparáveis para o exterior. (Alvaro Mier)
20/01 - A Native Master Suite é inspirada em materiais da natureza. A textura da pedra, o verde da vegetação e o calor da madeira se somam aos tecidos regionais, que se mostram em seu tom natural. No local, foram utilizados tons vibrantes, mas ao mesmo tempo claros e quentes. Além disso, com a combinação de tecnologia inteligente, o site proporciona uma pura sensação de bem-estar mental, tão necessária nestes tempos. Funcionalmente, esse ambiente é um só: a suíte é a protagonista e isso é complementado pelos móveis do camarim, a sala íntima e a área do banheiro. (Alvaro Mier)
21/01 - É um espaço versátil: o exterior conectado com o ambiente interior através de uma mesa de jantar que representa a união familiar. Fabiana e Paula Vaca intervieram; e tem 60 m de superfície. O ambiente é conectado por linhas orgânicas que acompanham o percurso e direcionam o visitante para o centro do espaço; na parte superior há um tecido feito à mão. À entrada, concebida como espaço espiritual, destaca-se uma pintura em alto relevo de Paula Vaca Machicao; em seguida, um sofá de formato orgânico leva à área reservada para compartilhar em torno de uma fogueira natural. (Alvaro Mier)
22/01 - A beleza da Amazônia inspirou Adriana Cirbián e Natalia Urenda a criar um banheiro de hóspedes que, no entanto, não poderia ser considerado rústico, embora haja vasos de plantas e parte das paredes e teto sejam revestidos com bambu. Da mesma forma, o espaço de 35 m de superfície, conta com materiais reutilizáveis como pedra natural e quartzo. É notório o cuidado que foi colocado nos detalhes para dar modernidade ao pequeno ambiente, que visa proporcionar tranquilidade aos usuários devido à influência da natureza. Para destacar, o vaso sanitário e a pia possuem um sistema sustentável que cuida do uso adequado da água. (Alvaro Mier)
23/01 - O Loft Refugio Natural de Ana y Moisés Villagómez é um espaço com uma superfície de 100 m2 em que arquitetura e paisagismo se misturam harmoniosamente. O apartamento estúdio é composto por sala, cozinha integrada, quarto e banheiro com closet, onde predominam os tons de cinza, a textura da terra e da madeira, tudo com o objetivo de criar uma aproximação com a natureza e proporcionar relaxamento aos os ocupantes. Com o mesmo interesse, no exterior pode usufruir de uma área social com jardins exuberantes, onde as plantas autóctones da região estão presentes em todo o seu esplendor. (Alvaro Mier)
24/01 - Andrea Vargas, Paola Blanco e Silvana Belmonte são as autoras da Estación Esencial, espaço que busca destacar uma das áreas mais utilizadas dentro da exposição. Este design reconceitualiza a ideia de casas de banho de uso comum, proporcionando ao utilizador um local acolhedor, descontraído e equilibrado, criando uma sensação de bem-estar. Esta proposta envolve o tradicional com o contemporâneo, utilizando uma paleta dominada por tons de terra, artesanato e detalhes em tecido, que realçam a luz e o volume de cada espaço para criar um ambiente confortável; permite também a permeabilidade entre o interior e o exterior, com todas as suas áreas em constante diálogo entre si. (Alvaro Mier)
25/01 - A Cozinha Contemporânea de Ariela e María Pía Hossen rompe com o tradicional, criando sua própria infinidade em um espaço ousado, estético e tecnológico. A cor amarela espalha um efeito amigável que agrada o visitante. São 45 m2 de superfície com espaços confortáveis e funcionais para preparar, mostrar, descansar e até ser protagonista da melhor comida. Os tons de cinza no piso, móveis de cozinha e balcão principal contrastam, da mesma forma que o branco do revestimento e das paredes onduladas. Uma sala foi preparada para o relaxamento de seus ocupantes, exclusivamente para convivência. (Alvaro Mier)
26/01 - A loja de Carlos Xavier Araúz e Fernando Justiniano é um local para evocar as pitorescas vilas do Mediterrâneo. Está montado na antiga copa do antigo hotel e não podia faltar os pormenores em tom azul cobalto e macramé, típicos daquela área geográfica. Bottega Mediterránea é calorosa e muito acolhedora para parar de fazer compras. O que podemos encontrar nele? A nova coleção de roupas de Hijos de Ramón, composta por camisas de algodão chiquitano e camisolas com detalhes pintados à mão. Além disso, há produtos com tecidos, pinturas em fotos e as famosas vacas CowParade. (Alvaro Mier)
27/01 - O Living – Bar é um bar independente do Restaurante CASACOR Bolívia. A sua importância está em ser um ponto de encontro de amigos ou uma pessoa solitária à espera de companhia. Foi projetado por Roberto Franco, com um bar branco central com design escalonado exposto para degustações de destilados e coquetéis com capacidade para 15 pessoas; suas paredes e piso são revestidos em ônix branco fosco para ampliar o espaço e contrastar com o tom vermelho intenso do céu. A iluminação fraca dá uma atmosfera misteriosa e sofisticada para o visitante. (Alvaro Mier)
28/01 - As crianças são a alegria do lar e quando chegam duas vezes, a felicidade se multiplica e a casa necessariamente tem que ser ampliada. Na CASACOR Bolívia, Bruna Añez e Guido Justiniano intervieram em um ambiente de 32 m², inspirando-se na realeza para criar a Twins Suite. A gama de cores marfim perolado nas paredes e molduras reflete delicadeza e com a textura do tom bronze escovado nos móveis conseguem transmitir infinita harmonia e paz aos seus espectadores. O lugar aconchegante está equipado com a mais recente tecnologia em automação residencial, proporcionando calma, controle e segurança aos pais. (Alvaro Mier)
29/01 - Em 110 m de superfície, a desenhista industrial María Belén Moreno e o arquiteto Luis Eduardo Añez construíram um loft com garagem para abrigar o veículo oficial da CASACOR Bolívia. É um estúdio que por fora é uma caixa preta, mas por dentro torna-se colorido e rico em texturas graças às suas várias divisões. Um pórtico amarelo se destaca na fachada escura, em contraste com o pequeno jardim do pátio e a cachoeira montada sob uma escada. A madeira do piso e do teto ganha destaque neste espaço com ambientes criados para cada necessidade de seu habitante. (Alvaro Mier)
30/01 - Pátio Alberca, um elemento icônico no antigo Total Asturias. Nele, Tassiana Oshiro quis homenagear seu passado hospitaleiro restaurando o ambiente, mas mantendo sua essência intacta. É uma sala social no pátio da casa, tão importante nas casas para reuniões. Um fator importante deste projeto é a sua arquitetura ambientalmente responsável, apresentando uma localização estratégica para a otimização da luz natural e o uso de materiais reciclados como parte da decoração da casa. Da mesma forma, possui um mecanismo de circulação de água e economia de energia, com o qual a água da chuva que abastece um reservatório é aproveitada ao máximo. (Alvaro Mier)
31/01 - Silvia Oliva ficou perfeita para seu ateliê com estilo rústico-moderno em 40 m de superfície. A madeira é a protagonista do espaço; está no teto, no piso do banheiro e na área social que margeia a piscina. Aliás, este tem um revestimento bege para dar uma sensação de areia; no seu centro abriga uma ilha com palmeiras existentes no terreno antes da intervenção. Continuando com o objetivo do nativo, na cabeceira da cama foi trabalhado um reboco de barro com detalhe de barro e escolhidos móveis feitos de fibras naturais. Em suma, a casa traz à mente aquelas memórias do passado que são impossíveis de esquecer e sua fusão com o meio ambiente é irrefutável. (Alvaro Mier)
32/01 - Certamente você ficou impressionado com os "contêineres" brancos que viu quando chegou à CASACOR Bolívia. No entanto, eles não são; São duas estruturas feitas com painéis metálicos removíveis e revestidas com calamina; Seu interior é feito de aglomerado revestido de resina. Os blocos, um em cima do outro, são ligados por uma escada. A parte inferior é um espaço para coworking circunstancial neste caso, para uso dos profissionais da feira ou para um visitante que tenha urgência de terminar um trabalho pendente; Tem mesas, cadeiras e sofás. A área superior conta com mesa de reuniões, sofá e poltronas para quem quer transmitir com aquele conforto. (Alvaro Mier)
33/01 - Natalia Murillo construiu um espaço único: o Jardim do Éden. É um pomar rico em flora exótica, como a musa de Sumatra e a Calathea lutea. Talvez o ponto mais atrativo desse ambiente seja sua piscina natural, repleta de vegetação e carpas carpas; Nele, foi utilizada a tecnologia do laguismo, que é tendência atualmente, que permite nadar e interagir com os peixes em águas cristalinas e sem cloro. Cobrindo os 181 m de superfície intervencionada, encontram-se esculturas em bronze (Édgar Márquez) inspiradas na pureza das crianças, impressionantes entalhes de aço simulando folhas de bananeira e móveis em tom alaranjado; um deles é ideal para uma boa fotografia. (Alvaro Mier)
34/01 - Se você procura o espaço de Taynara Wazilewski na CASACOR Bolívia, procure a coluna de cor fúcsia da Casa de Vidro Térmico. Com uma superfície de 152 m, esta propriedade está construída com uma fachada em blindex solar e janelas que reduzem a entrada de calor até 70%. Como proteção, inventou treliças de madeira para pérgulas que abrigam poltronas e redes, e para um lado da casa. O projeto utiliza o preto em parte do teto e em algumas paredes e colunas, em contraste com a madeira, o piso e demais paredes em tom claro; o quarto se destaca pelo tom verde, combinando com as portas do guarda-roupa feitas de chapas de bronze. Esculturas de animais fazem parte da decoração super atual. (Alvaro Mier)
35/01 - Maria Eugenia Mercado e Rodrigo Jiménez - Fraterno A imagem gráfica do antigo hotel das Astúrias é um toborochi e bem ao lado do bloco principal da propriedade ergue-se uma dessas árvores. María Eugenia Mercado e Rodrigo Jiménez aproveitaram para montar um espaço de lazer ao seu redor, onde as pessoas podem compartilhar momentos agradáveis. Fraterno é o seu nome e os seus 140 m de superfície têm uma churrasqueira com elementos modernos e antigos, como o seu forno a lenha, por exemplo. É praticamente uma cozinha aberta, com uma grande mesa de madeira para uso de 20 pessoas. Uma pérgula de vigas de madeira e ferro protege o ambiente já quente. (Alvaro Mier)
01/01 - Karla Chávez e Paula Vecco - Departamento del Huésped. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Yara Virreira)
02/01 - Priscilla Bandy - Comedor. (Natalia Queirolo)
03/01 - Diego Guevara, Eduardo Cabezas e Kathy Cárdenas - Think Out the D.O.M.O.. (Iván Pestana)
04/01 - Gianfranco Loli - Cocina y Salita Familiar. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Natalia Queirolo)
05/01 - Alessandra Mendoza e Bruno Binda - Jardín del Molle y Vivero Taller. (Iván Pestana)
06/01 - Diego Olivera e Marcia Lenz - SPA Qhali Kay. (Iván Pestana)
07/01 - Diana Arce - Jardín Habitado. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Sergio Fernández Majluf)
08/01 - Fernando Álvarez - Home Office para Ella y Estudio para Él. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Yara Virreira)
09/01 - Jimmy Flores - Restaurant CASACOR 25. (Natalia Queirolo)
10/01 - Eliana Basma - La Cuarta Dimensión. (Yara Virreira)
11/01 - Cinthya Arana - Dormitorios de Hermanos. (Divulgação)
12/01 - Lizette Miró Quesada e Vera Velarde - Casaflex. Ambiente da CASACOR Peru 2022 / (Yara Virreira)
13/01 - Fernando Pérez, Gislle Polar, Pamela Paz - Hub Bar. (Yara Virreira)
14/01 - Roxana Paniagua, Lorena Piana, Pascual Celis e Cairel Gubbins - El Espacio del Coleccionista. (Sergio Fernández Majluf)
15/01 - Juan Sebastián Rico - Naturaleza Digital. (Iván Pestana)
16/01 - Nicole Prutsky e Ro de Rivero - Simbiosis. (Natalia Queirolo)
17/01 - Lina Pastorelli - La Cucina della Nonna. (Yara Virreira)
18/01 - Marilú Salcedo - Suite para Dos. Atualmente, o bem-estar do povo está recebendo a devida e correspondente atenção. É por isso que na "Suite para dois" se busca a distribuição correta dos ambientes, levando em consideração o quarto, a área de café da manhã, o closet e um banheiro que, juntos, transmitem calma. A paz e o conforto são buscados através dos espaços íntimos, da conexão externa, do aconchego que se percebe com a luz natural e artificial. Um ambiente que graças às cores, tonalidades, materiais e mobiliário torna-se um design orgânico, no espaço ideal. (Yara Virreira)
19/01 - Fiorella Henríquez - Terraza del Ficus. Ambiente da CASACOR Peru 2022. ()
20/01 - Jennifer Junek - Casa Porsche. (Divulgação)
21/01 - Roque Saldías - Presente y Futuro. (Sergio Fernández Majluf)
22/01 - Erika Zielinski - Sogno Veneziano. Durante a pandemia nosso quarto era sinônimo de lockdown e viajar se tornou uma realidade distante. Mas dormir é sonhar e o mundo dos sonhos não tem limites. “Sogno Veneziano” convida você a percorrer Veneza através da música de Antonio Vivaldi, tomar um café na primavera, ler um livro no verão, vestir-se no outono e agasalhar-se no inverno. O espaço é composto por uma paleta de tons neutros e materiais naturais que servem de fundo para cada uma das estações que se apresentam a cores. (Iván Pestana)
23/01 - Andrea Cavassa e Claudia Triveño - Estudio y Huerto de la Chef. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Divulgação)
24/01 - Elmo Rubio e Orlando Espinoza - El Refugio de Compras de Ann Sullivan. (Divulgação)
25/01 - Nube Alfaro - Hall del Recuerdo. (Natalia Queirolo)
26/01 - Olenka Marquina - Un Vino para Despegar y un Café para Volar. (Iván Pestana)
27/01 - Kristy Takehara - Jardín Oriental. (Iván Pestana)
28/01 - Micaela Puertas - Tejiendo Lazos. (Yara Virreira)
29/01 - Jessie D’Angelo - Le Cottage. (Natalia Queirolo)
30/01 - Augusto de Cossio e Giannina Namihas - Patio Terraza Interior. (Yara Virreira)
31/01 - Porfirio Castro - La Suite Boutique. (Yara Virreira)
32/01 - Augusta Pastor e Santiago Roose - Ecosistema Doméstico. (Natalia Queirolo)
33/01 - Yesenia Schulz - Dormitorio Latina Chic. (Natalia Queirolo)
34/01 - Fiorella Milla-León - Salas Infinitas. (Iván Pestana)
35/01 - Alois Kennerknecht e María Tupac-Yupanqui - Jardín de Palmeras con Vetiver. (Iván Pestana)
36/01 - Consuelo Cano, Marlene Bustamante e Samantha Iturrizaga - Hábitat Ecológico y Sostenible | Recepción. (Divulgação)
37/01 - Adolfo Francia, Carlos Quiroz e Francois Cam - Estudio del Ceramista. (Iván Pestana)
38/01 - Ignacio Martínez Argüello - Sala de Lectura. (Natalia Queirolo)
39/01 - Urpi Alosilla - Pukllay Pallana. (Yara Virreira)
40/01 - Sergio Fernández Majluf - El Atelier de Ana María. (Sergio Fernández Majluf)
41/01 - Gonzalo Herrera - El Jardín de "Vida". (Natalia Queirolo)
42/01 - Luis Escobar - Refugio del Veterinario. (Ivan Pestana)
43/01 - Daniel Raygada - Lobby Versace. (Yara Virreira)
44/01 - Margarita Bracamonte e Renzo Del Castillo - Santuarios de Nuestra Era. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Iván Pestana)
45/01 - Claudia Weis - La Cocina del Emprendedor Peruano. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Iván Pestana)
46/01 - Gabriela Fariña - Bienvenida Floral. Ambiente da CASACOR Peru 2022. (Yara Virreira)
47/01 - Fiorella Consiglieri - Estar Íntimo. (Natalia Queirolo)
48/01 - Huygens Bravo - Malteado y Fermento. (Natalia Queirolo)