Para compor Caminhos Portinari, na CASACOR SP 2024, a arquiteta Melina Romano – à frente do estúdio com o mesmo nome – propôs uma experiência sensorial pautada pela arte, o conforto e a calmaria. Com um hall de entrada que se assemelha a uma galeria, ela convida os visitantes a desacelerar e apreciar os ares de tranquilidade reforçados pela paleta cromática de tonalidades claras e suaves, além de uma iluminação aconchegante.
A curadoria da arte, que define o projeto, reverbera a paixão compartilhada entre a Portinari e a arquiteta convidada para assumir o espaço. “A Melina tem a arte no seu DNA. Todos os trabalhos dela possuem essa sensibilidade que vai desde a curadoria de artistas à escolha das cores e das formas… Tudo isso está muito alinhado ao nosso perfil”, comenta Francine Nuernberg, porta-voz da marca.
Melina Romano - Caminhos Portinari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. - Denilson Machado / CASACOR
Com a intenção de valorizar o efervescente cenário artístico nacional, Melina optou por expor ao longo do percurso alguns talentos em ascensão. “Selecionamos as obras antes de tudo. No momento da conceituação, decidimos por quatro artistas em diferentes versões em cada ambiente da casa. Esta escolha foi feita a partir de um olhar para o novo porque desejávamos trazer nomes desconhecidos – ou pouco conhecidos”, comenta Melina.
Este objetivo, inclusive, se estende à seleção de móveis. “Destacamos designers que se inspiram na tradição e no legado do mobiliário clássico brasileiro além de promoverem uma visão contemporânea, valorizando a nossa herança cultural”, discorre a arquiteta que incluiu ao longo dos 200 m
2 itens de Tiago Curioni, Estudiobola, Estudio Latino de Design, Studio Reyes, Vinícius Siega, Estúdio Niz, etc.
Melina Romano - Caminhos Portinari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. - Denilson Machado / CASACOR
Neste cenário tão rico, os revestimentos
Portinari, portanto, aparecem em perfeita harmonia com a arquitetura de interiores, a começar pelo material que toma todo o piso e as paredes: a coleção de lastras Mezzo, uma releitura de travertino. O revestimento serve, inclusive, como pano de fundo para o tríptico em tons terrosos de Anthony Mazza, no living, discutindo as experiências do artista no interior de São Paulo, as formas planas e os espaços abertos – ao todo, são nove pinturas dele espalhadas por Caminhos Portinari.
Ainda neste estar amplo, na extensão do sofá, Melina apresenta uma solução inusitada de decoração: a delicada mesa lateral desenvolvida com revestimento Luce di Luna, inspirado no mármore italiano Quartzite Luna.
Melina Romano - Caminhos Portinari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. - Denilson Machado / CASACOR
O percurso continua na cozinha que chama a atenção pelo revestimento da ilha, o lançamento Artcraft, com cantos arredondados de aplicação perfeita em paredes curvas. As cerâmicas artesanais e decorativas de Isadora Mourão arrematam a decoração desta área e ainda estabelecem um diálogo com os formatos naturais do jardim suspenso assinado pela florista Aline Matsumoto, sob o forro colmeia da sala de jantar ao centro.
Mais ao fundo, um pequeno ateliê com uma estante holográfica em acrílico expõe criações artesanais em cerâmica e brinca com a tendência futurista no espaço. Logo à frente, a mesa de trabalho, executada novamente em lastras Luce di Luna, reforça a versatilidade e a empregabilidade do material como o uso em mobiliário sob medida. Na lateral, outro destaque da curadoria: a escultura da série Dormentes desenvolvida por Lucas Simões, mais um talento escolhido a dedo por Melina Romano.
Melina Romano - Caminhos Portinari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. - Denilson Machado / CASACOR
Seguindo o trajeto, a suíte do casal evoca uma atmosfera atemporal, com as tonalidades neutras e mistura de texturas – tudo harmonizando com a parede de cabeceira feita em porcelanato da coleção Fillet, um ripado fino e sofisticado.
Melina Romano - Caminhos Portinari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. - Denilson Machado / CASACOR
Ao fundo, o banheiro reservado ganhou bancada também desenvolvida em lastras da Luce di Luna, a combinação perfeita com os acessórios da Deca; e, na área molhada, o lançamento Croma com acabamento natural garante o clima de spa e relaxamento – repercutindo o conforto e sofisticação de toda a composição.
Melina Romano - Caminhos Portinari. Projeto da CASACOR São Paulo 2024. - Denilson Machado / CASACOR
Para a arquiteta, o propósito de
Caminhos Portinari é apontar novas direções. “Neste espaço de descobertas e encontros, esperamos que cada visitante encontre seu próprio caminho. Que as experiências vividas aqui alterem rotas, ajustem perspectivas e renovem almas”, deseja Melina. Segundo Fabiana Melo, gerente de Comunicação, Branding e CRM da Dexco, a marca busca comover o público por meio da arte e proporcionar uma experiência singular. “A
Portinari tem como essência criar produtos que farão as pessoas viverem emoções distintas e momentos únicos nos ambientes. E é essa sensação que buscamos entregar para os visitantes da mostra com o ambiente criado pela Melina, despertando aconchego, elegância e a expressão artística”, resume.
Além de
Caminhos Portinari, a marca também está presente em outros 30 ambientes da CASACOR SP.
SERVIÇO – CASACOR São Paulo 2024
Onde: Conjunto Nacional, na Avenida Paulista, 2073 – São Paulo (SP)
Quando: de 21 de maio a 28 de julho de 2024
Horário bilheteria:Terça a sábado, das 12h às 22h
Domingos e feriados, das 11h às 21h
Bilheteria digital:https://appcasacor.com.br/en/events/sao-paulo-2024Valores dos ingressos:R$ 111 – Inteira
R$ 56 – Meia-entrada
Compra de ingresso de meia-entrada: idoso a partir de 60 anos, estudante apresentando documento válido com foto ou recibo de pagamento. Deficiente e seu acompanhante (conforme lei 12.933/13). A comprovação de meia-entrada será exigida na porta.