Funcionais e contemporâneos, os lofts apresenta diversas soluções para criar mais conexão entre ambientes
Atualizado em 25 set 2024, 18:09 - Publicado em 26 set 2024, 10:00
Rodrigo Barbosa - Loft RG. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.(André Nazareth/CASACOR)
1/0 - Leo Shehtman Arquitetura e Design - Dell Anno Global Living. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
2/0 - Cacau Ribeiro Interiores - Nosso Próprio Tempo. Aproveitar o melhor dos dias, recebendo amigos e viajando: objeto de desejo, esse estilo de vida foi personificado na forma de um casal maduro, a quem se destina esta morada de 120 m². “Valorizamos o conforto e o bom design. Os habitantes deste loft desejam viver rodeados de boas lembranças”, resume a designer. Peças de mobiliário assinadas por ela fazem companhia a outras de Alfio Lisi e Isabelle De Mari e à luminária-ícone Sampei, do italiano Enzo Calabrese. Em nome das atitudes sustentáveis, apenas tintas à base d’água, lâmpadas de led e equipamentos elétricos eficientes integram o espaço.
3/0 - Studio Ro+Ca - Loft Celmar - 2064. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
4/0 - Brunete Fraccaroli Arquitetura e Interiores - Transcendendo Épocas. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
5/0 - Altera Arquitetura - Ecos do Passado. Projeto da CASACOR São Paulo 2024.
6/0 - Sabrina Lücke Arquitetura e Interiores - Loft Transcender. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
7/0 - Estudio Criativo Arquitetura - Loft da Longevidade. Projeto da CASACOR Santa Catarina | Itapema 2024.
8/0 -
9/0 - Javier Rodó Queirolo-Nicolini - Loft. Projeto da CASACOR Peru 2024.
10/0 - Víctor Gamarra - Loft del Peatón. Projeto da CASACOR Peru 2024.
11/0 - Quadratti Arquitetura - Loft Habitare by German. Projeto da CASACOR Brasília 2024.
12/0 - Erick Camilo - Loft Breton. Projeto da CASACOR Brasília 2024.
13/0 - Taiza Moiteiro - Loft Máxima. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024.
14/0 - Daniel de Oliveira e Roger França - Loft Boa Vista. Projeto da CASACOR Tocantins 2024.
15/0 - FV Arquitetos - Loft do jovem. Projeto da CASACOR Pernambuco 2024.
16/0 - Ana Cano Milman - Loft das Artes. Veio dos típicos lofts nova-iorquinos a inspiração da arquiteta Ana Cano para criar seu espaço. Com design contemporâneo e toques industriais, como as paredes de contêiner, e o pé-direito duplo - que traz amplitude a todo o espaço -, o ambiente ganhou cor graças a duas obras de arte de grandes proporções: um quadro da Mucky e um grafite, bem feminino, feito por Bruno Bogossian. Já a ambientação, com tons neutros e mais suaves, traz o aconchego das formas orgânicas. “Apesar da pegada mais industrial, o mobiliário é muito confortável e o uso de peças de família trazem uma memória afetiva forte para o espaço”.
17/0 - Claudia Infante - Loft da Cris. Para uma colecionadora de arte, Claudia Infante criou um loft de base neutra, para que as cores das obras se destacassem ainda mais no ambiente. No mobiliário, as peças têm formas orgânicas e texturas confortáveis. Até mesmo as prateleiras da área principal são curvas. É como se todo o ambiente abraçasse quem entra. O verde também tem destaque, especialmente na varanda, que ganhou uma estante autoportante, projetada pela designer, para abrigar plantas. “As formas fluidas, que estão na marcenaria, marmoraria e mobiliário, e os tons neutros e terrosos trazem uma sensação de acolhimento ao espaço”.
18/0 - Diego Raposo + Arquitetos - Loft do Galerista. Inspirado pela visita de Le Corbusier ao Rio e pelo início do movimento modernista brasileiro, na arquitetura e na arte, o Loft do Galerista, de Diego Raposo + Arquitetos, traz elementos típicos da arquitetura moderna com um toque bem contemporâneo. A estante de 11 metros é uma referência aos brises; o teto da cozinha faz uma alusão à laje em balanço; as bancadas são revestidas em pastilhas; e a parede do banheiro recebeu revestimento de granilite. “Exploramos a conexão entre arquitetura e arte, criando um ambiente que valoriza o legado modernista e convida à reflexão sobre como avançamos para o futuro.”
19/0 - Fernando Lanner Arquitetura - Refúgio Urbano. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
20/0 - Tom Castro - Loft Tua. Com ambientação minimalista e multifuncional, o Loft Tua, de Tom Castro, convida à contemplação e ao bem-estar. A paleta é neutra e privilegia brancos e cinzas, mas toques de tons terrosos trazem um clima acolhedor. Ali, a escolha de móveis e objetos é delicada e intencional. Nada é por acaso e há um apurado equilíbrio entre estética e funcionalidade. Materiais como couro, linho e algodão trazem conforto e a sensação de conexão com a natureza. E se contrapõem ao uso do travertino, mais sólido e duradouro. “Quis criar um espaço que é, ao mesmo tempo, um refúgio e uma celebração do momento presente.”
21/0 - Rodrigo Barbosa - Loft RG. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
22/0 - Rafael Mirza e Rodrigo Cardoso - Casa do Agora. Um loft acolhedor pensado para ser um refúgio urbano sempre de portas abertas aos amigos e familiares. Com décor atemporal, paleta de tons suaves e uma ambientação fluida, a Casa do Agora, projetada por Rafael Mirza e Rodrigo Cardoso, tem living amplo, com pé-direito generoso e muita luz natural. A sala de jantar, integrada à cozinha gourmet, é um convite ao encontro. Enquanto quarto e home-office, mais isolados, mantêm a privacidade mesmo sem portas ou paredes dividindo os ambientes. Jardins internos, inclusive no banheiro, trazem a natureza para o espaço. “Cada detalhe foi pensado para criar um ambiente que promove a tranquilidade e a convivência”.
23/0 - Lucio Nocito - Loft Vivências. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.
24/0 - Diego Raposo + Arquitetos - Loft do Galerista. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2024.