Projetado pela dupla Manu Cardim e Catarina Gouvêa, o Lavabo e Galeria brincam com o contraste entre o antigo e o moderno
Atualizado em 24 mar 2021, 11:25 - Publicado em 15 mar 2021, 14:00
Estúdio Manu+Ca Manu Cardim + Catarina Gouvêa – Lavabo e Galeria. Além de deixar quase sem interferências detalhes arquitetônicos originais da casa, como o teto desenhado do hall e a azulejaria do banheiro, a dupla de designers ainda apostou em releituras de peças antigas brincando com estilos e épocas. É o caso do muxarabi usado no lavabo, que ganhou ainda metais rosé gold da Deca (no lugar do clássico dourado) e, também, do oratório assinado por Dado Castello Branco.(André Nazareth/)
Foi com a ideia de “preservar e recuperar”- o lema da CASACOR Rio 2021- que a dupla de arquitetas Manu Cardim e Catarina Gouvêa, do Estúdio Manu+Ca, criaram o Lavabo e Galeria. Sem interferir nos detalhes arquitetônicos originais da Residência Brando Barbosa, como o teto desenhado do hall e a azulejaria, o banheiro foi modernizado com os lançamentos da DECA.
“O lavabo já era muito charmoso. Nos apaixonamos quando vimos e quisermos muito fazer. É um desafio criar um projeto para um espaço com características tão especiais, e é um grande prazer saber que tudo será preservado”, destaca Manu.
O décor é atual, mas com um olhar todo especial para o passado. Releituras de peças antigas mesclando estilos e épocas foi uma aposta da dupla. É o caso do muxarabi usado no lavabo, que ganhou ainda metais rosé gold da DECA (no lugar do clássico dourado).
O oratório, peça criada pelo arquiteto Dado Castello Branco, é super contemporânea e com uma forte referência à história da casa e de seus proprietários que mantiveram ali, por anos, um riquíssimo acervo de peças sacras, especialmente do barroco brasileiro.