Os arquitetos e designers da CASA COR São Paulo 2015, explicam as melhores maneiras e dão dicas de como usar livros na decoração
Atualizado em 25 jul 2018, 11:37 - Publicado em 10 ago 2015, 17:25
(/)
[galeria-abril id='28550' type='slider']
Os livros dão toque final na decoração, complementam mesas, aparadores e estantes. Gêneros como moda, arte, viagens e automóveis de luxo, são alguns que possuem lindas capas. Eles fazem parte da composição de um espaço e harmoniza bem com diversos elementos. O arquiteto Bruno Gap, que assinou o Biblioteca de Estar, na CASA COR São Paulo 2015, nos deu algumas dicas. Confira!
Qual a melhor maneira de expor o livro na decoração? Na minha opinião não existe uma maneira certa, existe sim um contexto onde o livro se encaixa de maneira harmônica. Os livros são artigos de decoração muito pessoais, pois carregam muito conhecimento geralmente atrelado ao gosto de quem o possui, ou seja, são objetos que falam muito sobre nossa personalidade e gostos. Adoro expor livros em mesas de centro, como enriquecem o decor, adicionam cor e volume. Além disso é fácil trocar a decoração, basta rearranja-los de outra forma. De pé em estantes, as lombadas coloridas criam um efeito interessantíssimo, alturas e espessuras diferentes fazem o ambiente ressaltar aos olhos.
Quais móveis podem receber decoração com livro? Também não há limites, podemos falar das clássicas mesas de centro e laterais, aparadores, estantes e prateleiras. Certamente o livro é o objeto de decoração mais versátil que existe.
Como organizar os livros em uma estante? O melhor é organiza-los de pé, com as lombadas mostrando o texto orientado no sentido da leitura. Assim fica mais fácil para acessar o conteúdo desejado e permite uma organização racional, como em ordem alfabética. Não se preocupe com os tamanho e cores diversas, é justamente isso que fará a sua estante ser exclusiva e diferente de todas as outras, essa é a graça!
Com quais objetos é possível fazer uma composição com livros? Nossa, não há limites para isso! Podemos falar de vasos de vidro, muranos ficam chiquérrimos sobre livros, porta retratos, esculturas, velas, enfim, na verdade o que mais importa é a proporção, se o livro é grande, vale colocar um objeto grande, se é menor, se atenha ao espaço da capa para que o objeto não se sobressaia de forma desarmoniosa.