Com 28 ambientes assinados por 35 profissionais, a CASACOR Espírito Santo 2023 volta ao Clube Ítalo Brasileiro, com um novo olhar sobre o morar
Atualizado em 13 out 2023, 10:24 - Publicado em 05 out 2023, 10:18
Roberta Vilela e Tatiana Coutinho - Casa Poesia Todeschini. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.(Caio César/)
1/1 - Arthur Lahass - Facciata Del Mar e Checkpoint do Design. O arquiteto Arthur Lahass estreia da CASACOR fortemente inspirado pela essência ítalo-brasileira da morada da mostra, o Clube Ítalo-Brasileiro. O ambiente remete à arquitetura italiana já no arco toscano que compõe com o gradio da entrada de carros, para criar uma identidade marcante logo na entrada do visitante. Todas as texturas, materiais e elementos foram pensados para trazer memórias afetivas e estabelecer a conexão com o ser. Os revestimentos conferem textura ao espaço, do charmoso tijolinho artesanal ao mural feito com exclusividade para a fachada externa do clube. No mobiliário, cerâmicas, quadros e até mesmo peças indonésias no Check Point do Design.
2/1 - Fernanda Lorencini - Hall e Toilette Feminino. Novo talento na CASACOR ES, a arquiteta Fernanda Lorencini pensou no hall que dá acesso aos lavabos da mostra como um espaço de aconchego. Os tons neutros e claros convidam a desacelerar a mente e abraçar a sensação de calma e segurança. A iluminação indireta e suave traz relaxamento e sentidos como olfato e tato são estimulados com fragrâncias suaves e texturas acolhedoras. No lavabo feminino, a proposta foi transformá-lo em um verdadeiro lar. O ambiente é permeado pelo verde, que traz sensação de equilíbrio, saúde e bem-estar. Elementos amadeirados e fragrância especial dão frescor ao ambiente, conectando o visitante ao espaço.
3/1 - Jaqueline Lopes de Almeida - Toilette Masculino. Em sua segunda participação na CASACOR ES, a primeira assinando um espaço, a arquiteta Jaqueline Lopes é responsável pelo Toilette Masculino da mostra e traz elegância, sofisticação e charme ao ambiente de 23 m² abusando dos tons escuros e fortes. O espaço alinha estética e funcionalidade e se revela confortável e cheio de personalidade. Os tons mais sóbrios contrastam com linhas orgânicas e uma exuberante vegetação marca o toque acolhedor e aconchegante do ambiente.
4/1 -
5/1 - Jarbas Gomes e Cassius Gonçalves - Via Dell'Immigrazione Italiana. Às vésperas dos 150 anos da imigração italiana no estado do Espírito Santo, os profissionais lembram das famílias que partiram da Itália rumo ao Brasil em busca de horizontes promissores. O espírito de “Mérica”, como chamavam as Américas, simbolizava um convite a deixar as adversidades que assolavam a região natal e se reconstruir em uma terra fértil. Essa é uma via de memórias, de celebração e de reconhecimento das raízes que fundamentam o presente. Caminhar por essa via é mergulhar nas origens da diversidade e entender como os imigrantes italianos reverberam em nossa identidade.
6/1 - Sergio Palmeira Studio - Loft Jovem Casal. Paredes escuras, telão de led e uma piscina atravessando o espaço, que pode ser compartilhada da varanda gourmet, do banheiro e do estar. A contemporaneidade é uma marca dos projetos do Studio Sergio Palmeira. Uma divisória dá privacidade e desvenda o que este jovem casal sorve da vida. Os efeitos de iluminação e mobiliário de design completam a linguagem urbana do profissional.
7/1 - Larissa Villaschi - Loft Italiano. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.
8/1 - Renzo Cerqueira - Studio Oásis. O espaço é projetado para ser um refúgio de renovação e conexão, onde a esperança e a fertilidade emergem em meio à escassez. Com uma cuidadosa seleção de elementos naturais como vegetação e revestimentos de pedras naturais e de madeira, o ambiente cria uma sensação de conforto e elegância, evocando a resiliência da natureza. Além de relaxamento e reflexão o ambiente favorece momentos memoráveis de convívio na cozinha, que desperta memórias afetivas com seus aromas, e nas salas de estar e jantar, onde conversas profundas e risadas contagiantes acontecem.
9/1 - Ximene Villar - Loft Corpo e Morada. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.
10/1 - Carol Del Piero - Studio da Executiva. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.
11/1 - Lorena D'Arc e Rafaela Reis - Sala de Maquiagem. Inspiradas na beleza das mulheres fortes e elegantes, as arquitetas Lorena Dar’c e Rafaela Reis criaram uma analogia mágica entre o uso dos cosméticos e os compostos minerais que adornam o ambiente. Assim como a maquiagem realça a beleza feminina, materiais com toques minerais, como o imponente mármore e o delicado papel de parede líquido composto de algodão e mica, embelezam a morada. Destaque para a presença de uma imensa jabuticabeira e para a mesa da blogueira em formato de ilha, uma ferramenta versátil para construção de presença digital, refletindo a evolução do trabalho home office e como os profissionais de beleza compartilham sua paixão e expertise.
12/1 - Letícia Quintanilha e Victória Nader - Lounge Receptivo. O Lounge Receptivo de Letícia Quintanilha e Victoria Nader usa o mosaico de pedras naturais em uma parede côncava. A frase “A felicidade da sua vida depende da qualidade dos seus pensamentos” recebe os visitantes. Um robusto estofado de formas arredondadas ladeando uma grande árvore convidam a mudar a sintonia, pois definitivamente o visitante está entrando no mundo CASACOR.
13/1 - Cris Locatelli - Lounge Gourmet. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.
14/1 -
15/1 - Aparecida Lamari - Ginteria. Aparecida Lamari é veterana na CASACOR ES: esta é a sua quinta participação na mostra capixaba. “Esta é a primeira vez que assino um ambiente gastronômico na mostra e a minha expectativa é grande. A Ginteria é o point de badalação na CASACOR ES”, comemora. Para o ambiente, a profissional conta que buscou inspiração na origem do gin que, embora tenha nascido na Holanda, foi popularizado na Inglaterra. “Temos um ambiente mais intimista, mais sóbrio”, ressalta a arquiteta.
16/1 -
17/1 - Sophia Carvalho - Lavabos Funcionais. Em sua estreia na CASACOR ES, a arquiteta e urbanista Sophia Carvalho se inspirou na origem da vida, ou seja, na natureza e isso aparece nos materiais. A pedra remete à terra, mas seus veios azuis e acabamento ondulado lembram o mar. A floresta está presente no cobogó de madeira. Os quadros de acrílico com pedras evocam a transparência da água e do mar e peças em cerâmica dão um toque de charme. Na paleta de cores, novamente a natureza mostra a sua força nos tons de terracota, azul, branco e amadeirado.
18/1 - Mariana Freitas e Mayra Catabriga - Wine Spot. A dupla escolheu o Wine Spot para sua estreia na CASACOR ES. O ambiente está totalmente integrado ao Clube Ítalo-Brasileiro e sua bela paisagem. “Com um tom cosmopolita, nosso espaço tem a cara de Vitória. Estamos trazendo a natureza para o Wine Spot e valorizamos produtos e materiais capixabas. Também estamos desmistificando a ideia de que o vinho pede ambientes intimistas. É um ambiente ousado”, conta a arquiteta Mariana Freitas. Todo o ambiente harmoniza com os rótulos trazidos especialmente para a CASACOR pela Vila Porto Vinhos, vindos dos mais diversos países e também da Itália, que permeia toda a mostra.
19/1 -
20/1 - Bruna Perim - Varanda do Enófilo. Inspirado no Poema Candeeiro de Carmen de Oliveira, o ambiente retrata o afeto e o bem-estar, mostrando como a relação com o espaço que vivemos pode mudar sensações, percepções e sentimentos. A Varanda do Enófilo busca causar sensação de pertencimento ao visitante, além de proporcionar um significado intrínseco no ver e sentir, onde destaca-se que o morar muda tudo, muda a relação com si mesmo e com o outro, bem como muda a forma de ver o mundo. Inspirada nas varandas toscanas, com o jardim desconstruído e um mix de aromas trazem uma relação entre o espaço aconchegante e o vinho e estofados que abraçam, Bruna fez do ambiente deste ano praticamente um prolongamento da Adega que ela assinou na CASACOR 2022.
21/1 -
22/1 -
23/1 - Letícia Costa e Karina Scalfoni - Mídia Lounge. No mundo pós-pandemia o mundo digital se tornou um ambiente de interação e compartilhamento de informações e o podcast ganhou espaço fundamental nas vidas das pessoas. Inspiradas nessa ideia, as arquitetas Letícia Costa e Karina Scalfoni criaram um espaço multifuncional, que alia tecnologia e conforto - seja em mobiliários ou equipamentos. No espaço, estão três cabines instagramáveis com espelhos e iluminação, para que os usuários tenham uma experiência e se coloquem como destaque. O estúdio para interação e fomento de discussões com entrevistados é complementado por um confortável estar. Vidros com tratamento acústico, placas nas paredes e teto especial trazem conforto necessário para o espaço e isolam o burburinho do estar, onde a champanheira dá o tom do studio.
24/1 -
25/1 - Laís de Sá - Café Coworking Marelli. Laís de Sá estreou na CASACOR ES em 2022, assinando o Home Office. Desta vez, a arquiteta se rende aos encantos do café. "Entendemos que o café reúne as pessoas, esse ambiente será um grande ponto de encontro na mostra. Nossa proposta envolve interatividade, tecnologia e conforto, tudo alinhado com memórias afetivas em torno do café", conta ela. No ambiente, mobiliários com design próprio coworking, que aliam inovação, tecnologia e conforto.
26/1 - Renata Tristão - Golden Eye. O ambiente Golden Eye de Renata Tristão convida os visitantes a explorarem a conexão entre o espaço físico que habitamos e a relação intrínseca com o nosso próprio corpo e bem-estar. Ao desmembrar o logotipo da Gustavo Eyewear e incorporar suas formas arredondadas ao ambiente, a arquiteta incorpora também sua história, a delicadeza e a criatividade de sua produção. O destaque do Golden Eye é a parede de espelhos, com sua película amarela, que ecoa a busca por um futuro mais brilhante e sustentável, alinhando-se com a atmosfera de regeneração proposta pelo tema deste ano, Corpo & Morada.
27/1 - Thainá Santi - Studio Urbano. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.
28/1 - Roberta Vilela e Tatiana Coutinho - Casa Poesia Todeschini. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2023.