A edição 2022 compreende uma área extensa, que envolve o Hotel de Trânsito, parte do Pavilhão de Comando e o icônico Forte São Francisco Xavier da Barra
Atualizado em 27 out 2022, 16:13 - Publicado em 18 out 2022, 09:07
Larissa Villaschi - Drink Bar. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos/)
1/1 -
2/1 - Fabiana Tonini - Suíte Kids. O ambiente foi pensado para acolher os pequenos como se estivessem no conforto de seu próprio lar, de um modo alegre, com cores marcantes, mobiliário atemporal, porém com uma pegada que atenda os dois gêneros, já que estamos tratando de um quarto em um hotel boutique. O ambiente de 22 m² projetado para receber crianças de qualquer idade tem uma proposta pontuada com cores em uma paleta que traz leveza ao ambiente. O lúdico do projeto ficou por conta de um balanço supermoderno que fica logo na entrada do ambiente e elementos pontuados com formas orgânicas.
3/1 -
4/1 - Iago Martins e Lais Almeida - Joalheria. Situada às margens da praia de Piratininga, a joalheira é um projeto de interiores localizado na parte exterior da mostra, onde o visitante é recepcionado e interage com as formas orgânicas trabalhadas na fachada rodeada de um paisagismo exuberante. Um espaço proposto para homenagear os clientes da Joalheria Ricardo Vieira, ao longo dos seus 21 anos de parceria com a CASACOR. No interior, há várias peças expostas em estruturas anexas às paredes em formas inspiradas no Art Deco. O piso de madeira e as cores marcantes como o roxo, o dourado e o verde dão o tom de sofisticação, sem se desvincular da despojada atmosfera praiana do local.
5/1 - Jadilson Ayres Benevides - Varandas da Casa. Em sua estreia na CASACOR, o arquiteto aposta na integração entre o design biofílico para a varanda de 46 m². No projeto de interiores, variados tons de verde remetem à vegetação local e o cinza queimado encontra toques amadeirados. Entre os materiais utilizados, madeira MDF para criar identificação com as árvores do entorno.
6/1 - Roberta Toledo, Juliana Vervloet do Amaral e Manu Delboni - Sala de Música Natuzzi. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022.
7/1 - Kamila Torres e Rhayanne Felberk - Lavabo PCD com Jardim. Com o cenário paradisíaco que envolve a CASACOR ES 2022, a proposta das profissionaisfoi neutralizar o ambiente e integrá-lo à natureza, trazendo como ponto forte a inspiração no estilo mediterrâneo. Para isso, usaram matérias no seu estado mais natural, como os tijolinhos de argila e o mármore escovado. O ponto-chave do espaço é o emprego da luz natural e a presença da vegetação do entorno, que envolvem o usuário na atmosfera acolhedora do local. Para as profissionais, o "infinito particular" remete a um paraíso composto por conforto, serenidade e paz.
8/1 - Karla Giaretta - Galeria do Artesanato. A tradicional loja Galeria do Artesanato, parceria com o Sebrae, dá visibilidade ao conjunto de artesãos capixabas que mistura diversos materiais, arte e a cultura popular de forma harmônica em peças de alto nível de design e qualidade em sua composição.
9/1 - Lais de Sá - Home Office. Buscando trazer um novo conceito de home office em sua estreia na CASACOR, a arquiteta criou um espaço descontraído, leve e que abriga várias características essenciais para promover produtividade. A proposta é evidenciar a importância do mobiliário totalmente aparelhado e alinhado com memórias afetivas e com a natureza, além de prover conforto e espaço amplo. Dentro desse conceito, foi possível tomar algumas decisões importantes: a curva no teto conduz o olhar do observador à paisagem de forma natural e despretensiosa; o aumento do vão de entrada valoriza ainda mais a integração com o entorno do batalhão; a escolha de objetos afetivos são propositais e contam a história dessa persona.
10/1 - Larissa Villaschi - Drink Bar. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022.
11/1 - Flat Arquitetura - Due Lavabos. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022.
12/1 - Aline Leivas - Suíte Master. Um refúgio no lugar mais intimista de uma casa e um convite para desfrutar da brisa do mar. Pela primeira vez na CASACOR, a arquiteta traz um ar mediterrâneo ao espaço de 26 m² que se destaca por sua simplicidade em um design com linhas fluidas, uso de pedras naturais e paleta suave. O projeto convida a repousar e recarregar as energias para um novo dia. A inspiração foi a integração plena do ser humano com a natureza, transmitindo no ambiente o frescor do mar, com suas águas purificadoras e a singela brisa que refrigera a alma. O uso do veludo em todo o espaço, iluminação difusa, por meio de lonas tensionadas, e piso aquecido na sala de banho completam a experiência reconfortante do ambiente.
13/1 - Leticia Pasolini - Lavabos Sustentáveis. Dois ambientes neutros e marcantes. Ambos usam texturas de elementos brutos: madeira, metal, pedra, concreto. No lavabo feminino, a força e a delicadeza se conectam, representadas na força do aço corten, no quatzo bege e no concreto. A delicadeza fica por conta dos detalhes da luz e do brilho. Já no lavabo masculino predomina sobriedade, a força do metal, do granito preto e do concreto que contrastam com a luz e as louças claras. A sustentabilidade é marcada por ser projetada em containers marítimos reaproveitados, fazendo uso de sistemas construtivos limpos, com o mínimo de impacto ambiental e geração de resíduos. Além disso, os materiais utilizados são resistentes, duráveis, de alta eficiência e poderão ser mobilizados e reutilizados integralmente.
14/1 - Marina Brochieri - Suíte do Filho. Espaço para receber os amigos, tela de cinema e videogame, área para estudo, closet em conceito aberto e um local para apreciar a bela vista do quarto. O filho mais jovem, para a designer de interiores e engenheira civil Marina Brochieri, é um garoto ligado à tecnologia, amante dos games. Em seu quarto, o metalon encontra com o tijolinho, ou seja, moderno e tradicional estão em harmonia. A paleta de cores privilegia o azul, lembrando o mar, o surf, uma outra paixão do jovem. Todo o ambiente é automatizado, ganha destaque o MDF na cor azul acinzentado em total harmonia com o ambiente.
15/1 - Max Mello - Spa Deca. Estando em perfeita sintonia com a CASACOR há 24 anos, o arquiteto assina um espaço que segue a linha de materiais rústicos e possui uma pegada clean, com destaques para o lustre da lightdesigner Cristiane Bertolucci de tecido de algodão natural, que traz uma sensação de leveza. No centro do espaço, junto à sala de banho, foi posicionada uma banheira de imersão, que transformou o ambiente em um oásis particular, oferecendo um convite ao conforto. Para finalizar, a decoração mescla trabalhos da artista contemporânea Nardelli e peças de artesanato tradicional de dois artesãos da prainha de Vila Velha, que remetem à tradição étnica local.
16/1 - Max Mello - Suíte dos Noivos. Tendo como referências variadas culturas, o ambiente foi projetado como um quarto de hotel à beira mar, com uma vista belíssima da Baía de Vitória, visando o aconchego e bem-estar dos hóspedes. A decoração mescla trabalhos da artista contemporânea Nardelli e peças de artesanato tradicional de dois artesãos locais da prainha de Vila Velha, que remetem à tradição étnica local.
17/1 - Milena Ferrari e Rita Gumieiro - Suíte Mar. A suíte tem conceito natural, sustentável e biofílico e abusa dos materiais que remetem à natureza, para dar um tom mais intimista e proporcionar o bem-estar do hóspede. A vista para o mar foi emoldurada por três amplas janelas que integram o espaço de 26 m² à natureza. Um grande banco de MDF se estende por toda a lateral do espaço, convidando à contemplação da vista por todos os ângulos possíveis. A religiosidade também está no projeto, por meio de intervenções digitais do designer Marcelo Maia em duas obras do artista plástico Nganza. O mobiliário em tons claros e materiais como palhinha, cordas, pedra e madeira natural, além da presença de rendas e cerâmicas, completam a integração entre o ambiente e a natureza.
18/1 - Natiele Dalbó e Patrícia Scarpat - Recepção do Forte. Em citação plástica à arquitetura do Forte São Francisco Xavier da Barra, uma sequência de arcos foi proposta para o forro do hall deste edifício de valor histórico pelas arquitetas. A verticalidade dos nichos propõe a elevação do olhar para este conjunto que se estende no espelho na parede oposta, enquanto a vegetação e o mobiliário promovem o acolhimento. A união desses elementos busca enfatizar a cultura e a história entranhadas no Forte, representando sua arquitetura; sua imponência, e grandiosidade. Essas peculiaridades e sua nobreza são valorizadas pela onipresença do quartzito.
19/1 - Rafaella Vetorazzi - Studio de Maquiagem. A arquiteta equilibra funcionalidade e sofisticação eu um estúdio pensado para uma mulher moderna que sente a necessidade do autocuidado enquanto desfruta no seu espaço boas memórias e aconchego no seu infinito particular. O espaço traduz a sofisticação com uso de matéria-prima natural, como o mármore rosa, móveis orgânicos, obras de arte e objetos de memória afetiva.
20/1 - Renata Tristão - Café da Casa. Curvas, texturas, arte e cor: o café foge do usual e traz o conceito de "Cafeteria Galeria". Sem balcão ou qualquer produção visível, o ambiente se torna um espaço totalmente focado no bem-estar do usuário e brinca com os materiais e obras de arte expostas, convidando o visitante a aproveitar os 35 m² do salão, degustando de um bom café em um ambiente contemporâneo e autêntico. Os arcos iluminados abrigam uma arte exclusivamente pensada para o espaço, produzida pela artista Ana Paula Castro e inspirada no tema brasilidade. As mesas e balcão foram produzidos utilizando uma pedra fruto da primeira extração do bloco da rocha e mesclam tons de verde, dourado e azul. O espaço pretende ser palco para momentos de interação, arte, degustação e conquista com seu clima acolhedor e moderno.
21/1 - Renzo Cerqueira - Cozinha do Chef. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022.
22/1 -
23/1 - Bruna Perim - Adega Gourmet. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022.
24/1 - Sérgio Paulo Rabello - Jardim das Suítes. O Jardim das Suítes foi projetado pelo arquiteto Sérgio Paulo Rabello para ser um lugar realmente aprazível. Assim que as portas dos quartos são abertas, revela-se um lugar feliz, agradável de se ver, bem junto ao mar. No local, já existiam palmeiras e arbustos de grande porte que foram preservados. A vegetação acrescentada tem tons de vinho, acompanhando aquela já existente. Completamos as palmeiras junto ao muro para formatar um lindo maciço de plantas. No meio do jardim de 30 m² foram colocados discos com jasmim-manga (Plumeria rubra) uma árvore nativa da América Tropical, cujos caules formam esculturas. Esse formato escultural da espécie faz com que o jardim se torne ainda mais design, ideal para um evento que se chama CASACOR. À noite, a iluminação direcionada às espécies garante um ar cênico ao espaço.
25/1 - Studio Noventa - Design Lab. Todo o ambiente projetado pelo escritório de arquitetura Studio Noventa tem um “ar de surpresa”. Em apenas 14 m², abre-se um espaço que visa estabelecer conexões, fomentar negócios e que apresenta novas possibilidades. As cores escolhidas evocam uma atmosfera sóbria, digital e, junto com a iluminação, apresentam um ambiente de inovação e tecnologia, que ainda conta com um grande banco, permitindo ao visitante uma pausa no percurso. O Design LAB é um espaço híbrido, que equilibra a pausa e o movimento. A pausa está no espelho infinito, que reflete ao visitante suas próprias oportunidades: infinitas. O movimento, por sua vez, se encontra na necessidade de se expressar, de unir a sobriedade de um espaço corporativo com o “ser disruptivo” de um mercado tecnológico cada vez mais orgânico. Esse movimento está na paleta de cores, azul profundo e magenta, e nas formas livres dos objetos.
26/1 -
27/1 - Sérgio Palmeira Studio - Varanda do Living. O Infinito Particular traz conforto, sem exageros: clean e moderno se encontram em harmonia. O escritório de arquitetura e decoração, com dez prêmios e em sua 19ª participação na CASACOR, traz um living com uma pegada moderna e atemporal, com o MDF encapsulando paredes e teto, deixando o ambiente aconchegante. Os tons sóbrios e os móveis de design em tons escuros e pastel tornam o espaço de 70 m² requintado e as obras de arte de Patrícia Palmeira nas paredes dão o toque de cor. A varanda pode ser vista através das paredes de vidro, assim como a belíssima vista da Baía de Vitória, o Convento da Penha e a Terceira Ponte.
28/1 - Vivyan Modesto - Beach Club. O ambiente faz uma alusão aos beach clubs urbanos, mas sem deixar de fora o privilégio do pé na areia. O espaço de 360 m² conta com visual mobiliário moderno e uma exuberante estrutura metálica de tom very peri, cor do ano de 2022 eleita pela Pantone, fazendo a junção da natureza com o urbano. O espaço foi projetado para ser um refúgio urbano, composto por cinco setores principais: cervejaria, área de eventos, lounges exuberantes, gigante brinquedo de cordas e um espelho d’água. Tudo isso atrelado à uma conexão visual com a Praia de Piratininga.
29/1 - Vivyan Modesto - Lounge Kids. Diversão, acessibilidade, segurança e ludicidade não faltam neste espaço de 30 m², pensado para os pequenos compartilharem momentos incríveis inspirado nas bucólicas casas nas árvores. O ambiente desenvolvido pela arquiteta especialista em projetos infantis tem como conceito “casinha na árvore”, reforçando a inspiração do imaginário infantil. Destaque para o colorido da marcenaria toda desenhada pela profissional e na riqueza de detalhes dos brinquedos. O tema “Infinito Particular” está inserido como forma de um desejo guardado no coração de muitos adultos. O espaço é 100% reutilizável e foi desenvolvido em um container.
30/1 - Carol Zamboni - Suíte do casal. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022.
31/1 - Christian Vieira, Vinicius de Oliveira e Sávio Lombardi - Lounge de Eventos. Um ambiente que interage com a paisagem por meior de lounges projetados no local, com o propósito de um espaço de descontração e contemplação da baía de Vitória. Assim foi a concepção criada pelos profissionais para o ambiente em que chama atenção por um grande painel pintado por artistas capixabas, em uma fachada que abraça o ambiente. Mobiliários de design contribuem de forma harmônica e dinâmica, misturando arte e natureza em uma atmosfera que é um convite para realização de variados eventos e encontros animados.
32/1 - Cida Lamari - Hall de Descompressão. O design biofílico aparece neste ambiente zen, recheado de elementos que remetem ao natural, diversos tons de verde, diferentes texturas e obras dos artistas plásticos Ivan Coelho, Camila Santos e Ester Guedes. Expondo em CASACOR pela quarta vez, a arquiteta e urbanista projetou o espaço de 20 m² voltado para o relaxamento. O local, para desacelerar e contemplar, tem pontos “instagramáveis”, tornando o conceito da fotografia dos momentos em mais uma atividade de relax. Espaços de descompressão tem sido frequentemente utilizados, não somente em residências, mas em ambientes hospitalares ou empresariais, visando trazer qualidade de vida.
33/1 -
34/1 - Cyane Zoboli - Studio do Colecionador. As memórias de um casal se materializam nos objetos, nas artes e no mobiliário reunidos durante anos neste espaço de 70 m². O edifício possui características próprias, com disposição curva e a paleta de cores com tons quentes, a lâmina de madeira freijó e a textura de pedra natural conferem um ar aconchegante. A versátil Mesa Hold, de Jader Almeida, com tampo de 4 cm de quartzo, remete à tendência de utilização de mesas altas. Outras peças de destaque são as poltronas Kilin, de Sérgio Rodrigues e a poltrona Lala, do Studio Bola. A obra de arte de Jaime Prades marca o requinte do espaço que funciona como o estúdio de um apreciador de arte e design.
35/1 -