Em 2022, a CASACOR Ceará ocupa o icônico endereço na Av. Rui Barbosa e traz 32 ambientes em uma área de 4000 m²
Atualizado em 19 out 2022, 06:35 - Publicado em 10 out 2022, 09:00
Sophia Romcy - Sala de Vidro ArdGrupo. Projeto de CASACOR Ceará 2022.(Esdras Guimarães/)
1/1 - Érico Monteiro - A Saleta. Projeto da CASACOR Ceará 2022.
2/1 - Lara Sousa e Paloma Estrela - Janela de Memórias. Projeto da CASACOR Ceará 2022.
3/1 - Natália Medeiros - Jardim de Nina. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
4/1 - Diego Studart - Lounge Aracati. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
5/1 - Curso de Arquitetura e Urbanismo - Percurso Unifor. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
6/1 - Sophia Romcy - Sala de Vidro ArdGrupo. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
7/1 - Iully Maia - Suíte da Laura. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
8/1 -
9/1 - Victo Alves Braga - Varanda Cumaru. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
10/1 - Fabrício Pereira - Ver-O-Verde. Projeto de CASACOR Ceará 2022.
11/1 - Luma Bianca, Milene Adelaide e Roberta Feitosa - Bilheteria Paisagens do Ceará. Com o intuito de proporcionar conforto e bem-estar aos recém-chegados à CASACOR Ceará 2022, a bilheteria remete à natureza por meio dos materiais e das formas utilizadas. Inspirando e valorizando o Ceará, faz referências às diversas paisagens. Materiais como a palhinha são utilizados de maneira menos convencional, como no revestimento do balcão de atendimento e em um detalhe do forro. As três janelas representam a serra, o mar e o sertão e mostram que cada uma possui história e particularidades. A frase em destaque convida para uma reflexão: “Na janela de cada história, um infinito particular”.
12/1 - Tecer Arquitetura - Casa Duraplik. Projeto da CASACOR Ceará 2022.
13/1 - Gustavo Augusto e Lais Sampaio - Casa Limus - CeArt. Limus, do latim “argila”, traz a matéria bruta como símbolo da nossa cultura, presente no artesanato e nas moradias. A Casa foi projetada para proporcionar experiência única, de forte conexão entre o visitante e o ambiente, remetendo às tradições. A proposta é um espaço receptivo e aconchegante, proporcionando ao visitante o desejo de permanência. O mobiliário apresenta características orgânicas e está inserido em um layout simétrico, com arquitetura de linhas retas e detalhes brutalistas. A luz natural e os tons neutros e claros promovem bem-estar e as vigas e colunas metálicas são oriundas de edições.
14/1 - Lia Sampaio e Erasmo Pereira. Casa Malta B&S Home Natuzzi. Projeto da CASACOR Ceará 2022.
15/1 - Rosalinda Pinheiro - Cozinha dos Lobos. O Brasil e a preocupação com o meio ambiente está nesta cozinha, que traz as cinco regiões do país por meio de cores, materiais e sensações. O lobo-guará do papel de parede dá o toque selvagem ao ambiente sofisticado, onde tudo é automatizado. Os tons terrosos estão nos móveis e na pedra que remete à terra rachada do sertão. A mesa integrada à bancada permite a interação entre quem está nela e quem encontra-se na cozinha e o móvel do cafezinho estimula o hábito brasileiro de tomar a bebida após as refeições. O lavabo une a cozinha ao jardim. A iluminação é indireta, sem luminárias à mostra.
16/1 - Anik Mourão - Epicure São Luiz. Projeto da CASACOR Ceará 2022.
17/1 - André Monte - Estar Puro. O living inspira a conversa, o contato direto e, acima de tudo, o prazer de estar em casa, na companhia de quem nos conecta ao que temos de melhor. Por meio de seus traços e projetos, o designer de interiores traduz sua visão estética, representada na CASACOR Ceará por uma composição sofisticada de materiais e texturas. As histórias contadas por André trazem vivências e uma essência única.
18/1 - Lavabo Meu Íntimo - Joana Figueirêdo. Muito mais que um Lavabo, um espaço de estar para se autoconectar, contemplando a própria alma. O estilo do ambiente surgiu a partir da ideia de materializar a personalidade e o temperamento da mulher inspiradora que ali habita. Com leveza e delicadeza, o espaço carrega fluidez e movimento. As curvas representam feminilidade, enquanto elementos imponentes e únicos simbolizam o caráter e a personalidade forte. O espaço contempla a energia e os 90 anos de história e legado, perpetuados nas mulheres descendentes de Némora Britto Figueirêdo, a Nena.
19/1 - Lina Eleutério e Liana Meireles - Lavabo Origens. Muito mais que um Lavabo, um espaço de estar para se autoconectar, contemplando a própria alma. O estilo do ambiente surgiu a partir da ideia de materializar a personalidade e o temperamento da mulher inspiradora que ali habita. Com leveza e delicadeza, o espaço carrega fluidez e movimento. As curvas representam feminilidade, enquanto elementos imponentes e únicos simbolizam o caráter e a personalidade forte. O espaço contempla a energia e os 90 anos de história e legado, perpetuados nas mulheres descendentes de Némora Britto Figueirêdo, a Nena.
20/1 - Sara Aragão, Ilana Rocha, Aline Diógenes e Sara Jéssica - Restaurante Nolana. A Porta Nolana, portal medieval que servia de entrada para a Nápoles, na Itália, foi a inspiração para a criação do ambiente. O objetivo é representar a essência, resgatar memórias e transportar os visitantes para a cidade. Os arcos, as linhas orgânicas e o design biofílico provocam o olhar do observador para um novo senso estético, mais natural, que supre a necessidade de pertencimento, com materiais e cores que acolhem.
21/1 - Afonso Tomoda - Casa Pabu. Com estilo predominante industrial, mas sem deixar de ser chic, o bar traz materiais requintados e uma paleta em tons de verde. Em 64 m² estão distribuídos a cozinha, o balcão de drinks e os salões interno e externo, formando um bar completo e aconchegante. A fachada une ferro e cobogó, levando para a parte interna luminosidade e ventilação natural. Local de integração e bons drinks, o Casa Pabu mistura concreto, pedra e ferro. A carta de drinks e os petiscos são assinados pelo Brewstone Pub.
22/1 - Bruno Ary - Praça Infinito Particular. A praça, com seu mobiliário diversificado, favorece o acolhimento e o aconchego de quem passa e deseja descansar e contemplar os espaços sombreados e os pátios abertos. O intuito é resgatar memórias afetivas e ressaltar a conexão com a terra por meio dos tons de vermelho terroso, aderindo às tendências de design biofílico e valorizando materiais de origem, como barro e cerâmica. A escolha das espécies busca uma combinação de plantas tropicais e nativas em diferentes cores e formatos. Um pequeno jardim aquático com uma fonte sutil e elegante representa a presença fundamental da água em qualquer ambiente.
23/1 - Bruno Ary - Alameda Iracema. O espaço é o corredor de acesso que integra diversos ambientes. As árvores existentes formam um caminho sombreado, que dá origem a uma pequena praça ao fim do percurso. O projeto é inspirado na integração entre cidade e natureza, com um trajeto entre as árvores pintado artisticamente no piso e que faz referência aos percursos dos rios. Ao seguir o fluxo simbólico das águas, os passantes têm uma visão agradável da arte entre árvores iluminadas, bancos que convidam ao descanso e canteiros de forrações com espécies diversificadas.
24/1 - Elias Petruço - Repouso dos Grandes. A sala de jantar é um ambiente multifuncional para receber, confraternizar e viver. Em uma atmosfera de afeto e memórias, o espaço proporciona uma imersão sensorial com arte em diversas formas de expressão, inspiradas nas nove musas gregas. Detalhes como o uso de rádica e pedras naturais, alta carpintaria e iluminação automatizada ajudam a tornar o espaço elegante e estimulante, um verdadeiro relicário da família.
25/1 - João Dias - Espaço da Mídia Luz das Umburanas. Um ambiente lúdico, colorido, feliz e rico em detalhes, que transporta visitantes e profissionais de comunicação a viagens minimalistas. O espaço reúne estúdio para gravação de entrevistas e podcasts, área de convivência e um point “instagramável”. É inspirado em duas culturas: a cearense, mais precisamente a da região de Beberibe, com belas praias, açudes e rios e uma rica vegetação; e a cultura oriental, milenar e enigmática.
26/1 - Luciana Lago e Cláudia Santiago - Um Café Santa Clara. Um Café é um degustar de sentimentos e sentidos, que desperta o desejo de ficar e ser acolhido. O café, representado pela 3 Corações e a Le Pain Le Café, desperta memórias afetivas aos amantes da bebida e inspirou as arquitetas a criarem um ambiente no estilo boho. Despojado, ele tem toques pontuais de cores. As texturas estão nas paredes internas e externas. A cor verde aparece no balcão principal, na vegetação natural, no mural de cobogós e nas cordas náuticas dos móveis fabricados no Pará, especialmente para a mostra. A madeira também se faz presente e o metal garante versatilidade à composição do espaço.
27/1 - Manoella Linhares e Natália Benevides - Ceará tem Design. À convite da Associação Ceará Design, as arquitetas desenvolveram um projeto que reforça a chancela de Cidade Criativa, cedida pela Unesco à cidade de Fortaleza. A ideia é apresentar a pluralidade de materiais, designers, obras e cores. Um palco monocromático permite que os projetos se destaquem. As tapeçarias e os mobiliários são de artistas consolidados, emergentes e premiados. Um painel emoldura teto e parede, formando uma grande caixa que amplia o ambiente, funciona como item decorativo e destaca as criações.
28/1 - Ney Filho - Comedoria 2. O infinito particular de Ney Filho está ligado ao seu estado, o Ceará, paixão e inspiração do arquiteto. Pelo segundo ano consecutivo, a chancela de Fortaleza como cidade criativa em design, concedida pela UNESCO, é o ponto de partida deste espaço. Desta vez, o olhar é voltado para o litoral cearense, num trajeto que inicia no sertão, na caatinga, e encontra o mar. A esperança de dias melhores, transformando as dificuldades em ação, inovação e criatividade, está representada nesse espaço gourmet.
29/1 - Racine Mourão - Galeria Aço Cearense. A homenagem ao Grupo Aço Cearense mostra a versatilidade do aço. As curvas garantem a fluidez e dão origem a uma galeria. A atmosfera de aconchego é proporcionada pelo piso de quartzito de nuances esverdeadas e paredes revestidas em faixas de madeira natural. Grandes lâminas metálicas cortadas a laser e aplicações de chapas inox coladas ao forro ressaltam a imensa liberdade assegurada pelo aço. A escultura sonora traz o conceito de arte cinética e faz referência às máquinas, mas com uma percepção mais harmoniosa, assim como o conceito do ambiente: um material bruto que se transforma em algo delicado e sofisticado.
30/1 - Thiago Borges - Ilha da Luz. Neste ambiente contemporâneo, os destaques são o espelho d’água e seus três níveis, definidos com linhas retas, e o lounge ilhado. As pedras estão tanto no revestimento quanto no piso. O trabalho luminotécnico deixa o projeto ainda mais especial, com a iluminação pendendo das árvores e os perfis subaquáticos no espelho d’água. A proposta é transformar o jardim em um ambiente de estar, quase que uma ilha, com a água no nível da vista, e a copa das árvores servindo de cobertura.
31/1 - Ticiana Sanford e Melina Pinheiro - Lounge do Empreendedor - Sebrae. O espaço foi desenvolvido para acolher os empreendedores de arquitetura e do design de forma inovadora, mas sem abrir mão de uma linguagem vernacular. A paleta de cores utilizada busca inspiração nas paisagens cearenses, mostrando que o ambiente corporativo de inovação pode ter uma linguagem local e única. Foram utilizados materiais naturais - tijolos de argila, madeira e pedras - que se contrapõem com o design inovador do mobiliário corporativo selecionado, proporcionando uma atmosfera instigante à colaboração, à permanência e ao aprendizado.
32/1 - Milena Holanda - SPA Deca. Projeto da CASACOR Ceará 2022.