CASACOR
Ambientes

Casa de 105 m² apresenta proposta de 'refúgio hoteleiro no campo'

Assinada pela UP3 Arquitetura para a CASACOR Rio, a casa, que aposta no luxo silencioso, foi montada a partir de três contêineres reaproveitados

Por Redação

Atualizado em 21 ago 2023, 18:43 - Publicado em 22 ago 2023, 11:00

08 min de leitura
UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.(André Nazareth/)

A Casa Senses é um proposta de refúgio hoteleiro no campo erguida na CASACOR Rio 2023 pelos arquitetos Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch, do escritório UP3 Arquitetura.

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
(André Nazareth / CASACOR)

A casa foi montada a partir de três contêineres reaproveitados e uma estrutura metálica que permitiu expandir a área construída, em formato de caixa, até 105 m².

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
(André Nazareth / CASACOR)

A principal inspiração do projeto veio das casas de campo contemporâneas, com soluções que promovem a máxima integração dos ambientes internos com a natureza ao redor.

“Batizamos este refúgio de ‘senses’ porque nossa intenção aqui é despertar nos visitantes diferentes sensações a partir de materiais, texturas, iluminação, ventilação e vegetação naturais que, combinados com formas orgânicas e arredondadas, nos conectam instintivamente ao meio ambiente”, explica Cadé.

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
(André Nazareth / CASACOR)

O conceito de integração também foi explorado internamente através de espaços fluidos que conversam entre si, setorizados de forma sutil para evitar barreiras visuais abruptas.

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
(André Nazareth / CASACOR)

“A Casa Senses também aposta no luxo silencioso ao incorporar à arquitetura de interiores elementos naturais, como madeira, pedra, algodão, linho, couro e plantas, para obter uma decoração discreta, atemporal e, ao mesmo tempo, elegante”, ressalta Michelle.

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
(André Nazareth / CASACOR)

Seguindo esta linha de raciocínio, todo o piso da casa foi revestido com réguas de madeira, as paredes e pórticos com placas de mármore travertino e as esquadrias de alumínio da fachada principal (que funcionam como brises pivotantes) receberam pintura especial com aparência de madeira e fechamento em trama de palhinha, no lugar do vidro tradicional.

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
(André Nazareth / CASACOR)

Outro destaque do projeto é o rasgo no teto por onde passa uma grande árvore existente no terreno, que foi incorporada ao espaço interno e rodeada de costelas-de-adão, cumprindo tanto a função de jardim de inverno como divisor entre a área social e íntima da morada.

UP3 Arquitetura - Cadé Marino, Michelle Wilkinson e Thiago Morsch - Casa Senses. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2023.
(André Nazareth / CASACOR)

Serviço - CASACOR Rio de Janeiro 2023


Onde: Rua Lopes Quintas, 497. Jardim Botânico - Rio de Janeiro (RJ)
Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/events/rio-de-janeiro-2023 Valores totais dos ingressos: Ingresso inteiro: R$ 90,00 Meia entrada: R$ 45,00 Crianças até 10 anos não pagam. Idosos acima de 60 anos, estudantes com carteira oficial, deficientes (e um acompanhante) e professores das redes pública e privada (desde que apresentem documento válido com foto) pagam meia entrada. A CASACOR Rio tem patrocínio master da Deca. Além disso, conta com a Coral como tinta oficial; a Audi, como patrocinadora; a Gafisa como patrocínio local; e a Portinari como apoio local. O apoio institucional é do Instituto Brando Barbosa e o apoio técnico da Plenty Engenharia. O banco oficial é o Banco BRB, o hotel oficial é o Fairmont Rio, e o shopping oficial é o CasaShopping; a rádio oficial é a JB FM e a Veja é a media partner. Os fornecedores oficiais são: Alamaster, CMC Modular e Woods Wine Experience.