CASACOR
Decoração, Profissionais, Ambientes

Cabana Aruan é exemplo de empoderamento e ancestralidade na CASACOR Bahia

Explore a Cabana Aruan na CASACOR Bahia e encante-se com um ambiente que une tradição, natureza e design orgânico

Por Redação

Atualizado em 01 nov 2024, 11:57 - Publicado em 01 nov 2024, 11:57

05 min de leitura
Camila Maia - Cabana Aruan. Santuário que une a solidez das pedras brutas à fluidez dos móveis de design orgânico, a Cabana Aruan, assinada pela arquiteta Camila Maia, foi concebida para ser uma celebração da natureza e da resiliência humana. O espaço traz uma homenagem às mulheres da Chapada Diamantina, cujas imagens capturando momentos de coragem enquanto quebram pedras com suas próprias mãos, adornam suas paredes. Cada detalhe foi pensado para inspirar respeito e admiração, tecendo uma narrativa rica em cultura e identidade. Os objetos presentes no ambiente, confeccionados pelo povo Pataxó, do sul da Bahia, completam o espaço, considerado por sua criadora uma celebração da vida, das raízes e da conexão com a terra.

Camila Maia - Cabana Aruan. Santuário que une a solidez das pedras brutas à fluidez dos móveis de design orgânico, a Cabana Aruan, assinada pela arquiteta Camila Maia, foi concebida para ser uma celebração da natureza e da resiliência humana. O espaço traz uma homenagem às mulheres da Chapada Diamantina, cujas imagens capturando momentos de coragem enquanto quebram pedras com suas próprias mãos, adornam suas paredes. Cada detalhe foi pensado para inspirar respeito e admiração, tecendo uma narrativa rica em cultura e identidade. Os objetos presentes no ambiente, confeccionados pelo povo Pataxó, do sul da Bahia, completam o espaço, considerado por sua criadora uma celebração da vida, das raízes e da conexão com a terra.(Tarso Figueira/)

A Cabana Aruan marca a quinta participação da arquiteta Camila Maia Brito na CASACOR Bahia, destacando seu compromisso com uma arquitetura inspirada nas tradições culturais e naturais do Brasil. Em 60 m², o ambiente homenageia as mulheres da Chapada Diamantina, retratadas pelo fotógrafo Alexandre Augusto, cuja força e resiliência serviram de inspiração para criar um espaço que celebra a resistência e a conexão com a natureza.
Camila Maia - Cabana Aruan. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
(Tarso Figueira / CASACOR)
As pedras, elementos centrais no projeto, simbolizam solidez, enquanto os móveis de design orgânico evocam a harmonia entre ser humano e natureza. Objetos criados pela aldeia indígena Pataxó ressaltam o valor das tradições culturais, enriquecendo o espaço com cores terrosas e materiais como o MDF na marcenaria da cozinha, criando um refúgio que transmite conforto e serenidade. Camila Maia - Cabana Aruan. Projeto da CASACOR Bahia 2024. O diálogo entre a Cabana Aruan e o Othon Palace Hotel, ícone da arquitetura modernista baiana, é sutil, mas significativo. Assim como o hotel se integra ao litoral de Salvador, a cabana valoriza a fusão entre o espaço construído e a natureza. O projeto também reflete tendências atuais como o design biofílico, ao empregar pedras brutas e formas orgânicas para reforçar a conexão com a terra. A valorização do artesanato indígena, representado pelas peças dos Pataxós, reafirma a importância de preservar a identidade cultural. As fotografias das mulheres da Chapada Diamantina tornam o espaço uma plataforma para questões sociais, usando o design de interiores como meio de conscientização.
Camila Maia - Cabana Aruan. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
(Tarso Figueira / CASACOR)
A Cabana Aruan utiliza materiais naturais e duráveis, como mármore Bege Bahia, granilite resinado e porcelanato, criando uma estética autêntica com foco em sustentabilidade. Escolhas como esquadrias de alumínio e forro de PVC ripado garantem durabilidade e menor impacto ambiental, alinhando o projeto às práticas de design ecológico.
Dialogando com o tema "De Presente, o Agora", o projeto celebra o poder do momento presente e a continuidade das tradições que moldam nossa identidade. Camila Maia homenageia o passado e celebra o presente, onde tradição e contemporaneidade se unem em uma narrativa envolvente. A Cabana Aruan convida os visitantes a se conectarem com a natureza, refletirem sobre suas raízes e celebrarem o agora como espaço de empoderamento e transformação.
Camila Maia - Cabana Aruan. Projeto da CASACOR Bahia 2024.
(Tarso Figueira / CASACOR)

Serviço – CASACOR Bahia 2024


Onde: Bahia Othon Palace Hotel – Av. Oceânica, 2294 – Ondina, Salvador (BA) Quando: de 17 de setembro a 6 de novembro Horário de funcionamento: De terça a domingo, das 15h às 22h Bilheteria digital: https://appcasacor.com.br/en/events/bahia-2024 Valores dos ingressos: R$ 90 – Inteira R$ 45 – Meia (estudante, professor, PCD e idoso) Meia entrada para estudante, professor, portadores de necessidades especiais, PCD, jovens de 15 a 29 anos pertencentes a famílias de baixa renda, portadores de câncer, pessoas com autismo, doadores de sangue e medula óssea e pessoas com 60 anos ou mais mediante documento. Crianças até 12 anos não pagam. Obrigatória a apresentação de documento comprobatório.