CASACOR
Cultura

8 exposições em São Paulo para visitar no mês de dezembro

MIS, Japan House, IMS e Pinacoteca estão recheados de exposições que integram o calendário cultural da cidade no último mês de 2024

Por Marina Pires

Atualizado em 11 dez 2024, 09:06 - Publicado em 11 dez 2024, 08:00

08 min de leitura
Avenida São João, esquina com Líbero Badaró na altura do Condomínio do Edifício Martinelli, em direção ao Vale do Anhangabaú, São Paulo, SP, c.1947.

Avenida São João, esquina com Líbero Badaró na altura do Condomínio do Edifício Martinelli, em direção ao Vale do Anhangabaú, São Paulo, SP, c.1947.(Thomaz Farkas/)

Para encerrar 2024 com arte e inspiração, a cidade de São Paulo oferece uma programação cultural imperdível neste mês de dezembro! Entre os destaques estão Thomaz Farkas, todomundo, no Instituto Moreira Salles, uma imersão cinematográfica em O cinema de Billy Wilder, no MIS, e as impactantes esculturas de Flávio Cerqueira, no Centro Cultural Banco do Brasil.

A seguir, confira nossa seleção de 8 exposições indispensáveis para fechar o ano com arte, história e cultura na capital paulista!

Thomaz Farkas, TODOMUNDO - Instituto Moreira Salles




Thomaz Farkas, fotógrafo, empresário e cineasta, deixou um legado marcante no cenário cultural brasileiro. A exposição "Thomaz Farkas, todomundo", no Instituto Moreira Salles, celebra o centenário do artista com cerca de 500 itens, incluindo fotografias, filmes e documentos, explorando sua trajetória inclusiva e colaborativa. Dividida em eixos, destaca séries documentais como Brasil Verdade e A Condição Brasileira, além de filmes como Todomundo e Subterrâneos do Futebol, que refletem sua visão acolhedora do Brasil. A mostra recria o espírito coletivo de Farkas, evidenciado em sua produção artística, no incentivo cultural e na fundação da Galeria Fotoptica.


Quando: Até 09 de março de 2025


Onde: Instituto Moreira Salles (Av. Paulista, 2424- São Paulo)
Dan Lie: deixar ir - Pinacoteca
(Levi Fanan / CASACOR)

Dan Lie: deixar ir - Pinacoteca


Dan Lie apresenta a instalação "Deixar ir" no Octógono da Pinacoteca Luz, em diálogo com a escala monumental do espaço. Utilizando materiais orgânicos como plantas, bactérias, fungos e matéria em decomposição, a obra oferece uma experiência sensorial em constante transformação, com ciclos de vida e morte perceptíveis a cada visita.

Quando: Até 16 de fevereiro de 2025

Onde: Edifício Pina Luz (Av. Paulista, 52- São Paulo)

A vida que se revela - Japan House


A exposição "A vida que se revela", realizada pela primeira vez no Brasil, ocupa o segundo andar da Japan House São Paulo, em colaboração com o KYOTOGRAPHIE International Photography Festival, um dos mais importantes eventos de fotografia desde sua criação em Quioto em 2013. A mostra exibe quatro séries de fotografias de Rinko Kawauchi (1972) e Tokuko Ushioda (1940), que retratam momentos familiares e a intimidade de seus lares no Japão.

Quando: Até 13 de abril de 2025

Onde: Japan House (Av. Paulista, 52- São Paulo)
A vida que se revela- Japan House
(Gabriela Portilho / CASACOR)

A Metade do Dobro, por Carlito Carvalhosa - Instituto Tomie Ohtake


A mostra "Carlito Carvalhosa – A metade do dobro", no Instituto Tomie Ohtake, apresenta a trajetória do artista paulistano entre 1984 e 2021. Com curadoria de Ana Roman, Lúcia Stumpf, Luis Pérez-Oramas e Paulo Miyada, a exposição explora pintura, escultura e instalação, ocupando três salas com obras que dialogam entre permanências e tensões, sem ordem cronológica. Um audiocatálogo e um programa público com encontros, oficinas e vivências complementam a mostra.

Quando: Até 02 de fevereiro de 2025



O Cinema de Billy Wilder - MIS


A exposição "O cinema de Billy Wilder", no MIS, homenageia o renomado cineasta do século 20, com recriações de cenários icônicos e destaque para 13 de seus 27 filmes, incluindo Crepúsculo dos Deuses e Quanto Mais Quente Melhor. Com curadoria de André Sturm, a mostra ocupa três andares do museu, proporcionando uma imersão na obra de Wilder. Textos da especialista Ana Lúcia Andrade, autora de "Entretenimento Inteligente – O Cinema de Billy Wilder", enriquecem a experiência.

Quando: Até 26 de janeiro de 2025

Onde: MIS (Av. Europa, 158- Jardim Europa, São Paulo)

"Flávio Cerqueira - um escultor de significados" - CCBB


Flávio Cerqueira celebra 15 anos de carreira com uma retrospectiva inédita no Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo. Suas esculturas figurativas em bronze, que capturam momentos narrativos e convidam o público a completar as histórias, são o foco da mostra. A exposição, que percorre toda sua trajetória, conta com curadoria de Lilia Schwarcz e reúne obras do artista presentes em museus importantes no Brasil e no exterior.

Quando: Até 17 de fevereiro de 2025

Onde: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico, São Paulo)

John Graz, Designer - dpot


Uma exposição sobre o design de John Graz está em cartaz na dpot, destacando seu legado como artista multifacetado e pioneiro da arquitetura de interiores no Brasil. A mostra reúne suas criações, incluindo ilustrações de móveis e peças de design, que refletem sua abordagem inovadora e a influência do art déco brasileiro.

Quando: Até 15 de janeiro de 2025

Onde: dpot (Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 479- Jardim Paulistano, São Paulo)
Rupturas Imaginadas- WG Galeria
(Divulgação / CASACOR)

Rupturas Imaginadas - WG Galeria


A WG Galeria celebra seu primeiro ano de atividades com a exposição Rupturas Imaginadas, em cartaz até janeiro de 2025. Com curadoria de Maria Luiza Meneses, a mostra reúne as obras de Larissa Anne, Danilo Cunha e André Firmiano, que, a partir de suas trajetórias e da relação com a cidade, refletem sobre as tensões urbanas, sociais e culturais. A exposição questiona as dinâmicas de classe, raça e gênero em São Paulo, explorando como diferentes camadas sociais e identidades se cruzam e se tornam simultaneamente distantes e interdependentes.



Quando: Até 25 de janeiro de 2025

Onde: WG Galeria (Rua Araújo, 154 - mezanino - República, São Paulo)