Continua após publicidade

8 dicas para cultivar uma horta dentro de casa

Além de ideias para decoração, a CASA COR traz em meio aos ambientes soluções para todo um jeito de morar

Por Alex Alcantara
Atualizado em 27 jan 2019, 16h33 - Publicado em 27 jan 2016, 16h49

A CASA COR 2015 de todas as regiões do Brasil estavam recheadas de grandes novidades e soluções para o dia a dia dos moradores que visitaram as edições da mostra. E, além das ideias para decoração, muitos profissionais trouxeram soluções para tarefas e hobbies diários, e um deles, bastante presente nos espaços, era o cultivo de horta dentro de casa, que prezava por um estilo de vida mais natural e saudável.

20150617_175649

Essa preocupação com a alimentação correta esteve presente no Meu Loft, dos arquitetos Marila Filártiga e Beto Gebara na CASA COR Santa Catarina 2015. A dupla levou para o espaço um eletrodoméstico que permite o cultivo de vegetais orgânicos e naturais. O chamado Plantário possui pequenas dimensões, 45 cm de largura, 49 cm de profundidade e 73 cm de altura, que pode ser instalado em pequenas residências e permite o cultivo de até nove espécies, em vasos individuais. Tem também sistema próprio de irrigação, iluminação e ventilação.

4-CASACORMINAS-COZINHAGOURMET

Já na Cozinha Gourmet, da CASA COR Minas 2015, assinada por Nathália Otoni e Luciana Dias de Araújo, da Óbvio Arquitetura, o grande destaque foi uma horta vertical que além de garantir o preparo de uma refeição saudável e saborosa, com hortaliças e temperos naturais, é uma ótima pedida para ambientes com pouco espaço.

10 - LAGOOM - PATRICIA MARTINEZ (2)

Continua após a publicidade

Patricia Martinez, que assinou o Lagom na CASA COR São Paulo 2015, inovou e levou uma estrutura metálica com cachepôs para o seu ambiente que foi usado para comportar uma horta. A Horta Estante, que também pode funcionar como jardim, é perfeita para espaços pequenos e vai bem em cozinhas, espaço gourmet, áreas de churrasqueira, em varandas e sacadas. A manutenção é muito simples de ser realizada: basta colocar água diariamente e uma vez por semana, colocar adubo.

E a profissional da mostra paulista convidou a paisagista Clariça Lima para compartilhar algumas dicas para quem deseja ter também uma hortinha em casa.

Qual o espaço ideal para se ter uma horta em casa? Um local próximo a cozinha, pode ser uma varanda, por exemplo.

Quais são as plantas indicadas? Todos os temperos: alecrim, manjericão e folhas.

Precisa de adubo ou algum outro item? Não indico adubo. Sugiro utilizar substrato (suporte para as raízes das mudas), trocando com frequência as hortaliças, garantindo o sabor e a qualidade.

Continua após a publicidade

Precisa ter vaso? A pessoa pode adaptar de acordo com o espaço disponível, caso opte pelo vaso, sugiro utilizar divisórias para separar os temperos respeitando o espaço de cada um, cachepô também é uma boa opção.

Como deve ser feita a irrigação? Uma ou duas vezes por semana. A quantidade deve variar de acordo com o tamanho do vaso. Colocar o dedo na terra e sentir se esta encharcada ou seca é uma outra dica.

Quais os benefícios de se ter uma horta em casa? Temperos frescos, sem agrotóxico que proporcionam uma alimentação mais saudável por serem ricos em nutrientes.

Como deve ser o clima? Meia sombra

Após montada a horta, quais são os cuidados necessários? Irrigar, trocar as hortaliças a cada dois ou três meses, mantendo sempre frescas e bonitas.

Continua após a publicidade

Quais outras dicas são importantes para quem quer ter uma horta ou já possui uma? Pesquisar o lugar ideal para fazer a horta, mantendo sempre próxima a cozinha.

Publicidade