Confira como tirar o melhor proveito do seu equipamento, deixando os ambientes confortáveis e economizando energia
Atualizado em 18 fev 2020, 07:53 - Publicado em 02 abr 2018, 16:35
(Felipe Araújo/)
4.Isolar para resfriar
Para que a temperatura desejada seja atingida mais rápido e com mais eficiência, manter o ambiente fechado é fundamental. A entrada de ar quente ou frio, obriga o aparelho a gastar mais energia. Deixar objetos próximos ao bocal de entrada e saída também pode comprometer a eficácia do ar-condicionado.
5.Saiba a temperatura ideal
Não programe o ar-condicionado com uma temperatura acima ou abaixo daquela que julga confortável. No verão, a temperatura recomendada pela Organização Mundial da Saúde é entre 23º e 26º, no inverno, entre 21º e 24º.
6.Ligar ou desligar?
Caso não vá deixar o espaço com o ar-condicionado por muito tempo, não é necessário desligar o equipamento. Resfriar um espaço consome muito mais energia do que manter sua temperatura.
7.Sempre com confiança
Uma instalação errada pode fazer o consumo do aparelho aumentar em até 20%. Por esse motivo, sempre contrate uma empresa ou profissional qualificado para instalar seu ar-condicionado.
8.Prevenção e manutenção
A limpeza periódica dos filtros é imprescindível para economizar energia, já que a sujeira obstrui a saída de ar. Além disso, filtros sujos podem ser prejudiciais à saúde respiratória. Cada modelo de aparelho possui instruções para a limpeza correta dos filtros.
9.Novidades são sempre bem-vindas
Ainda que comprar um ar-condicionado novo seja um investimento considerável, os modelos mais antigos consomem quantidades significativamente maiores de energia, gerando economia à longo prazo.
10.Tecnologia de ponta
Recursos tecnológicos são desenvolvidos a todo o momento e podem colaborar para equipamentos mais sustentáveis. Por exemplo, já existem modelos que usam tecnologia inverter, ou seja, o compressor alterna a velocidade de rotação em cargas parciais e não desliga, evitando o gasto com ligar novamente.
Via Alfapress Comunicações