Reunião operacional marca início da CASACOR Rio 2022

Elenco, organizadores e patrocinadores se encontraram na Residência Brando Barbosa, que sediará a mostra pelo segundo ano consecutivo

Por Redação Atualizado em 16 fev 2022, 21h55 - Publicado em 15 fev 2022, 10h00
Reunião Operacional CASACOR Rio de Janeiro 2022 Profissionais
Ari Kaye/CASACOR

O primeiro encontro do elenco da CASACOR Rio 2022 aconteceu na quarta-feira, 9 de fevereiro, e deu a largada à 31ª edição da mostra. Arquitetos, paisagistas e designers de interiores participaram da primeira reunião operacional da mostra que, este ano, acontece de 27 de abril a 26 de junho.

Desta vez, o ponto de partida é o tema nacional da CASACOR em 2022, “Infinito Particular“, que vai permitir aos profissionais apresentarem soluções diversas e plurais para uma casa com alma, hiperconectada, repleta de memórias afetivas e, claro, muita personalidade.

Reunião Operacional CASACOR Rio de Janeiro 2022 Profissionais
Patricia Quentel e Patricia Mayer. Ari Kaye/CASACOR

Nesta edição, o evento ocupa, pelo segundo ano consecutivo, a Residência Brando Barbosa, um casarão vizinho ao Jardim Botânico, cercado por 12 mil metros quadrados de jardins da Mata Atlântica – mas de um jeito bem diferente, com um novo olhar, muito mais contemporâneo.

Se ano passado as relíquias adquiridas pelos antigos proprietários – o casal Jorge e Odaléa Brando Barbosa – em antiquários, conventos, sedes de fazenda e igrejas do interior do Brasil eram as grandes estrelas, neste ano, os profissionais prometem intervenções temporárias com soluções inovadoras que podem ser replicadas em outros imóveis com ares palacianos Brasil afora.

Reunião Operacional CASACOR Rio de Janeiro 2022 Profissionais
Vivian Reimers, Ana Cano, Cláudia Infante João Panaggio, e Sérgio Novaes. Ari Kaye/CASACOR

“No ano passado, abrimos a casa para o público. Dessa vez, queremos trabalhar o sonho do casal Brando Barbosa, que não teve herdeiros e desejava ver a propriedade transformada em um instituto cultural, um local para receber com sala de música, lounge, adega (e espaço para degustação), sala de projeção. No segundo andar, apresentamos estúdios que receberiam ‘ludicamente’ artistas residentes ou convidados do instituto”, explicou Patricia Mayer, sócia-diretora da mostra.

Reunião Operacional CASACOR Rio de Janeiro 2022 Profissionais
Patrícia Andrade, Caco Borges e Carolina Haubrich. Ari Kaye/CASACOR
Continua após a publicidade

Não à toa, as propostas para cada um dos ambientes será bem diferente – tanto no quesito decoração, quanto na função. A primeira grande mudança será já no circuito de visitação, que ganhará um novo percurso começando pelo antigo porte-cochère da residência.

O segundo andar, onde no ano passado ficava a área íntima com quartos, home office e sala de banho, será apresentado agora como uma espécie de hospedaria para convidados do Instituto Brando Barbosa, como diretores de instituições, artistas e designers; que teriam estúdios, escritório, sala de reunião e uma varanda-spa à sua disposição.

Outro ambiente que promete surpreender é a cozinha: um dos mais marcantes do ano passado, nesta edição abrigará um café, permitindo que os visitantes aproveitem bastante aquele espaço. Um complexo gastronômico com restaurante, pizzaria, bistrô e bar de vinhos será a grande novidade na área de entretenimento, localizada no jardim; e ainda terá um espaço para comidinhas rápidas no bar da piscina. No jardim, outra novidade será uma área voltada para ateliês e estúdios.

Reunião Operacional CASACOR Rio de Janeiro 2022 Profissionais
Paula Neder e Paola Ribeiro. Ari Kaye/CASACOR

Entre os profissionais já confirmados, estão nomes como Anna Luiza Rothier, Caco Borges, Celso Rayol, Dado Castello Branco, Erick Figueira de Melo, Gisele Taranto, Maurício Nóbrega, Paola Ribeiro e Paula Neder.

Reunião Operacional CASACOR Rio de Janeiro 2022 Profissionais
Patrícia Andrade. Ari Kaye/CASACOR

Na apresentação para os participantes, as sócias-diretoras de CASACOR Rio Patricia Mayer e Patricia Quentel, que organizam a mostra desde a primeira edição em 1991, explicaram também que, assim como na edição passada, a mostra será híbrida: dessa forma, terá uma versão presencial, com foco na experiência de visita à casa; e uma versão digital, com fotos, vídeos e Tours 3D disponíveis no site oficial (www.casacor.com.br).

Continua após a publicidade

Publicidade