Artboard Created with Sketch.
Arquitetura

A poética arquitetônica de sensações de Guto Requena

Entender a arquitetura como uma experiência de conexão e a tecnologia como o meio para obtê-la são peças-chaves no trabalho do arquiteto

-

(Reprodução/CASACOR)

Mestre em arquitetura pela Universidade de São Paulo em 2007, Guto Requena não se contenta com construções elaboradas e desconectadas do ambiente, que pouco dizem aos que as observam. Para ele, a arquitetura pode ser um veículo de sensações, uma experiência emocional e imersiva, que nos coloca em contato com nossas memórias e avulta um instinto de coletividade. O traçado de Guto ressignifica a paisagem das cidades, estimula conexões e nos reaproxima uns dos outros.

A poética de seu trabalho investiga as inter-relações entre arquitetura interativa e cultura digital, tendo sido este o objeto de estudo de seu mestrado. À frente do estúdio homônimo, Guto Requena lidera uma equipe de arquitetos e designers que reflete sobre as pessoas, seus hábitos e suas vivências dentro das grandes cidades. O estúdio recebeu diversos prêmios desde sua fundação, em 2008, entre eles o IF Awards, em 2017 e 2018, e o Building of the Year do Archdaily em 2014. O arquiteto, que palestrou e expôs em mais de 20 países, e já foi até colunista no jornal Folha de São Paulo, roteiriza e apresenta séries para TV, internet e cinema desde 2011.

Instalações imersivas

Parte expressiva da produção do Estúdio Guto Requena, as instalações usam o melhor do potencial da tecnologia para recuperar laços afetivos, transmitir emoções e comunicar mensagens de ativismo e cidadania. Com a intenção de criar uma imersão no mobiliário urbano, as instalações nos convidam a desconectar das preocupações diárias, para prestar atenção em quem nos cerca e também em nós mesmos. Para Guto, o design, quando munido de informação e consciência social, pode revelar o melhor das pessoas, criar pontes entre elas e transformar as cidades com o poder da empatia.

Escritórios com foco em pessoas

Espaços para trocar ideias e inspirar criatividade, os escritórios de Guto Requena passam longe de só um ambiente de trabalho. Organizados para incentivar a interação entre os funcionários, os projetos fazem das áreas de descompressão uma constante, tornando o lazer uma ferramenta aliada à produtividade. Pensar na identidade da empresa é peça-chave na construção dos escritórios, que utilizam de elementos do segmento da empresa e de sua própria paleta de cores para caracterizar a decoração.

Design com significado

Como fazer um design com significado, que se aproxime das pessoas? A resposta para isso foi personificada no projeto Love Project, que inclui o consumidor final no processo criativo, dessa forma transformando o design em arte e atribuindo-lhe valor emocional. Democratizando as ferramentas tecnológicas, o projeto investiga as possibilidades da criação digital e amplia os horizontes da lógica de produção da indústria de design.