Decoração clean privilegia a vista para o mar neste apê
Em Ipanema, o projeto de 290 m² assinado pelo escritório 021 Arquitetura foi modernizado para o casal de proprietários
Por Nádia Sayuri Kaku
Actualizado en 17 ene 2025, 16:56 - Presentado en 20 ene 2025, 14:00
05 min de leitura
(Juliano Colodeti/)
Quando os filhos saíram de casa, o casal de proprietários deste apartamento de 290 m² em Ipanema resolveu modernizar o lar para o dia a dia de duas pessoas e criar espaços para as visitas dos sete netos. Para essa missão, entraram em cena as arquitetas Camila Simbalista e Paula Wetzel, do Studio 021 Arquitetura e elenco CASACOR Rio.
(Juliano Colodeti / Divulgação)
“Os clientes pediram para atualizar a decoração e a iluminação de todo o apartamento, que estavam datadas, e fazer algumas alterações na planta, originalmente com quatro quartos, para o dia-a-dia de duas pessoas, como criar uma suíte master mais ampla e completa”, revela Paula.
(Juliano Colodeti / Divulgação)
“Eles também pediram para instalar um piso claro que não fosse de madeira e decorar os espaços em tons neutros, priorizando materiais de fácil limpeza e baixa manutenção, com uso moderado da madeira”, acrescenta Camila.
(Juliano Colodeti / Divulgação)
Com a reforma, a cozinha com copa integrada foi ampliada e ganhou um louceiro, toda a área de serviços foi reposicionada, assim como o lavabo e a suíte master, que ganhou uma antessala que dá acesso ao closet e a dois banheiros (um para cada cônjuge), transformados em salas de banho e relaxamento. No espaço antes ocupado pelos outros quartos as arquitetas criaram um escritório e uma confortável sala de TV.
Na decoração, de estilo contemporâneo atemporal, com exceção da mesa e cadeiras de jantar e o sofá da sala de TV, praticamente é tudo é novo. Entre as peças de design assinado, na sala, vale destacar a poltrona Bertioga (de Jean Gillon), a mesa de centro e o banco Matriz (de Jader Almeida) e o banquinho Sonia (de Sérgio Rodrigues). Outro destaque, também do Sergio Rodrigues, é a poltrona Vivi, ambientada no escritório.
(Juliano Colodeti / Divulgação)
Com o objetivo de criar uma unidade visual no apartamento, as arquitetas revestiram todo o piso com mármore branco Piguês, inclusive a cozinha. “Como esse material é frio e claro, para equilibrar e trazer aconchego, usamos madeira natural em todos os ambientes”, explica Paula.
(Juliano Colodeti / Divulgação)
Para reforçar a sensação de leveza, suavidade e elegância com simplicidade, as marcenarias desenhadas pelas arquitetas foram executadas em carvalho americano natural, os estofamentos e tapetes são de materiais claros (sem qualquer estampa ou padronagem) e as paredes foram pintadas com tinta branca, com exceção da parede lateral da sala, que foi revestida com espelho do piso ao teto. “Essas escolhas foram fundamentais para manter o protagonismo da vista frontal e lateral do mar, que é o maior trunfo do imóvel”, conclui a arquiteta Paula Wetzel.