O especialista Bruno José Esperança, diretor da Esalflores, lista seis opções de plantas que se adaptam em espaços fechados, confira!
Atualizado em 09 fev 2023, 15:48 - Publicado em 10 fev 2023, 16:00
Escritório da paisagista Clariça Lima, com móveis de madeira e muitas plantas(Renato Navarro/)
01/01 - Uma boa sugestão é a planta conhecida como Pacová: “ideais para casas e apartamentos, ela precisa de claridade mas sem luz direta e pode ser regada apenas umas duas vezes por semana”, explica o especialista. (Giovanna Jarandilha)
02/01 - O Lírio da Paz também é uma opção a ser considerada. “Adapta-se bem à sombra e não exige mais do que regas esporádicas de acordo com a umidade da terra”. (Giovanna Jarandilha)
03/01 - Outra sugestão são as marantas. “Perfeitas para serem cultivadas em locais com sombra, elas podem ser submetidas à luz do sol apenas no período da manhã com regas de pouca água, dia sim e dia não”, explica. (Giovanna Jarandilha)
04/01 - As orquídeas também ficam muito bem em ambientes internos com claridade. “No inverno, as orquídeas devem ser molhadas a cada 15 dias, encharcando e deixando escorrer, e no verão uma vez por semana. Importante lembrar de não expô-las diretamente ao sol quando não houver flores e adubar com substrato específico uma vez ao mês”, detalha o florista. (Giovanna Jarandilha)
05/01 - Há ainda opções como o Bambu da Sorte (à esquerda) e a Avenca (à dir.), perfeitas para ambientes internos. “Além de se adaptar bem ao interior das casas, elas podem ser mantidas nos vasos com terra ou podem ser transferidas para recipientes somente com água”, esclarece. (Giovanna Jarandilha)