Dentre os 34 ambientes da edição de 30 anos da CASACOR Paraná, foram anunciados os vencedores das 11 categorias. Confira na galeria!
Atualizado em 01 jul 2024, 15:59 - Publicado em 01 jul 2024, 15:59
(Patricia Amancio/)
01/01 - Priscila Mileke - Ótica. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Gerson Lima)
02/01 - Katleen Luizaga - Home Office Memórias. O escritório da casa também pode contar histórias! Neste home office, a arquiteta cria uma narrativa visual entre passado e presente para ir além da mera funcionalidade. A singularidade do ambiente se dá no piso, que conta com uma abertura em vidro, revelando o antigo esconderijo subterrâneo do casarão. O espaço foi aproveitado pela profissional como um refúgio de boas memórias, valor afetivo que também está presente na curadoria de peças de design e obras de arte. A nobreza do projeto também é revelada no uso de materiais nobres, como madeira natural, mármore, couro e linho. (Bia Nauiack)
03/01 - Diego Miranda e Zeh Pantarolli - Sala de Banho do Casal. Inspirados no Oriente Médio e na Bauhaus, os profissionais combinam elementos de spa urbano com toques de dramaticidade nesta sala de banho. Os revestimentos cerâmicos da Roca trazem efeitos gráficos extraordinários e condição de obra de arte aos acabamentos, as texturas inovadoras da marca são o grande destaque da ambientação. Os detalhes decorativos que homenageiam as tradições do casal, a paleta cromática que prioriza os tons de bege, e as soluções de automação postas de forma discreta ditam a narrativa visual de passado, presente e futuro do projeto. Nesta composição que contempla diferentes estilos, o ambiente é funcional sem perder a elegância. (Nenad Radovanovic)
04/01 - Wolfgang Schologel - Piscina. Os 200 m² de espaço ao ar livre do casarão tornam-se ainda mais convidativos com a assinatura do paisagista. A piscina original é preservada e recebe um grande lounge, ambientado com o que há de melhor em mobiliário para áreas externas. O ambiente ainda conta com cinema e lareira, sendo agradável em qualquer clima. Cada elemento foi pensado para estimular o convívio social e a maior permanência neste local da mostra, são infinitas possibilidades de explorar o marcante cenário da CASACOR Paraná. (Eduardo Macarios)
05/01 - Givago Ferentz - Bar Jenipapo. Este espaço homenageia um povo que, apesar de sofrer diariamente com a marginalização, agracia a sociedade com sua riqueza cultural. O conceito de “povos originários” é materializado em todos os cantos da ambientação, desde a funcionalidade do layout aos detalhes dos acabamentos. O grafismo das pinturas corporais indígenas recebe uma releitura, feita a partir de elementos dispostos no forro do ambiente e na definição do traçado do bar central. Além do resgate ancestral, o uso de materiais naturais confere um toque interessante a este projeto comercial de arquitetura contemporânea. (Fernando Zequinao)
06/01 - Nicholas Oher e Paloma Bresolin - Fachada. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Bia Nauiack)
07/01 - Bruna Varhau - Joalheria. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Bia Nauiack)
08/01 - Thiago Zoller e Rebeca Zanuthi - Cottage de Serra. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Fernando Fioretin Fotografia)
09/01 - Elaine Zanon e Claudia Machado - Refúgio DECA. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Bia Nauiack)
10/01 - Alessandra Gandolfi - Quarto do Ico. Enrico, um adolescente autista apaixonado por música e pela sua cachorra, é a inspiração deste quarto pensado para o seu conforto e autonomia. O objetivo vai além de atender às necessidades específicas do garoto de 14 anos: é também fomentar sua independência e autoestima. Para criar um ambiente inclusivo e repleto de personalidade, Alessandra aposta em tecnologia de automação, materiais sensoriais e formas orgânicas. O destaque do projeto é a cama, que recebe uma cabeceira desenhada especialmente pela arquiteta: o móvel possui a mesma silhueta da Pipa para que Enrico não perca o contato com sua amada pet enquanto dorme. (Eduardo Macarios)
11/01 - Maria Alice Crippa e Gustavo Assis - Morada Mar. Projeto da CASACOR Paraná 2024. (Eduardo Macarios)
12/01 - Projeto "Cottage de Serra", de Thiago Zoller e Rebeca Zanuthi, é vencedor na categoria Revelação. (Eduardo Macarios)
13/01 - Karolinna Venturi - Hall da Casa. Este espaço do casarão rememora os arquitetos de antigamente, tempos em que eles próprios desenvolviam as peças de seus projetos, pois as opções eram escassas. Para o desenho do ambiente, a arquiteta se inspira na alta costura, em que tudo é feito sob medida e cada criação é exclusiva. Tendo a arte como protagonista, a composição é marcada pela explosão de cores e mistura de materiais. As peças desenhadas especialmente para o projeto são os destaques, tais como: estrutura do teto com vidros de murano, luminária confeccionada por ceramista, peça do aparador com aplicação de uma obra de artista local, estante garimpada em antiquário e banco de apoio revestido com tapetes. (Eduardo Macarios)
14/01 - Rodolfo Fontana - Bar. As proporções deste ambiente se assemelham a um vagão de trem, é deste formato inusitado que surge o “train rose” da CASACOR Paraná. Inspirado no clássico Expresso do Oriente, o ambiente celebra as viagens de um colecionador e voyageur, que percorre o mundo em busca das garrafas mais exóticas. O espaço carrega histórias não somente nos rótulos memoráveis, mas também em objetos de arte garimpados em diversos cantos do planeta. O bar se destaca pela combinação primorosa de diferentes texturas, que evocam vivências de lugares distintos, desde o mármore proveniente de uma jazida próxima (no Cerro Azul) até os tapetes importados do outro lado do mundo (feitos à mão na Índia). (Iram Guimaraes)