CASACOR
Decoração, Notícias, Ambientes

Textura e beleza: veja 21 formas de utilizar pedras naturais na decoração

Pedras naturais foram tendência nas mostras pelo Brasil, confira como os profissionais de CASACOR as incorporaram em seus ambientes

Por Redação

Atualizado em 28 set 2020, 15:59 - Publicado em 28 set 2020, 15:59

01 min de leitura

(Felipe Araújo/)

Italla Monti_Solana Marianelli-Escape Cosmopolita-foto-Felipe_Araujo-CCES-2019

01/21 - CASACOR Espírito Santo 2019. Escape Cosmopolita - Italla Monti e Solana Marianelli. O tom cosmopolita vem da mistura de materiais diversos como madeira, cimento queimado, acabamentos metálicos e uma parede de pedras. Esta última serve como cenário para obras de arte de Antonio Bokel, Yuri Seródio e Rosana Paste. (Felipe Araújo)

Larisa_Dias-CC-BSB-2019--foto-JomarBragança

02/21 - CASACOR Brasília 2019. Nosso Recanto - Larissa Dias. Com 128 m², o ambiente foi pensado para ser uma forma relaxante de se reconectar com a natureza. Em meio à redes, pufes e almofadas em ráfia e fibras naturais, uma parede de pedras captura o olhar acrescenta texturas e linhas ao espaço. (Jomar Bragança)

Fernando Luiz Dal Bosco-Casa_Basalto-Foto-LIO SIMAS-CCSC-Balneário_camburiu

03/21 - CASACOR Balneário Camboriú 2019. Casa Basalto - Fernando Luiz Dal Bosco. Com 80 m² de área interna e 200 m² de área externa, a Casa, como o nome sugere, dispõe de vários elementos em naturais, incluindo uma parede inteira na parte de dentro. A rigidez das rochas é equilibrada com palhas, fibras e também mobiliário com design delicado. (Lio Simas)

Juarez Cruz-casavintecinco-CCRS-2019_fotos_cristiano_bauce

04/21 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. CasaVinteCinco LG - Juarez Cruz. A essência do ambiente está nas linhas retas e na dualidade de cor. O preto das paredes vem da pedra Kouros, que dialoga com a madeira preta do piso. No mobiliário os destaques são a poltrona Kazz, de Luan Del Salvio, e no sofá Choice, do Studio Ha.Fatto. (Cristiano Bauce)

Léo-Shehtman-casacor-mostra-6

05/21 - CASACOR São Paulo 2019. Casa do Fauno - Leo Shehtman. A casa foi inspirada e é uma homenagem à Fauno Barberini, figura da mitologia romana (apropriação do Sátiro na versão grega). O grande destaque é a grande parede de 18 m, que acompanha o espelho d’água, revestida com o exótico Mármore Nacarado. (Denilson Machado)

Sergio_Paulo_Rabello-cozinha-gourmet-deca-CCRS-2019

06/21 - CASACOR Espírito Santo 2019. Cozinha Deca - Sergio Paulo Rabello. O espaço é recoberto com grandes placas de quartzito translúcido, o que lhe confere uma atmosfera delicada e arrojada. A estrutura que forma paredes, piso e telhado utilizam vigas e pilares de aço de uma empresa local, que produz a matéria-prima de forma totalmente sustentável. (Felipe Araújo)

Renata Matos - Varanda das Dunas-fotoAlberto_Medeiros-CCRN-2019

07/21 - CASACOR Rio Grande do Norte 2019. Varanda das Dunas - Renata Matos. O ambiente contém sala de jantar, home theater e cozinha, todos com tecnologia de ponta, incluindo ar-condicionado linear e carregadores de smartphones por indução. A rocha nas paredes e piso de madeira são um contraponto. (Alberto Medeiros)

Guilherme_Lopes-Bureau Hopman-foto-Cristiano-Bauce-CCRS-2019

08/21 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Bureau Hopman - Guilherme Lopes. Linhas retas e uma paleta mais escura definem o ambiente. Uma parede em em granito azulado, porém, dá um toque de cor e elegância sem perder a atmosfera sóbria. (Cristiano Bauce)

StudioRoca_CA_6567-1

09/21 - CASACOR São Paulo 2019. Casa Berilo Leroy Merlin - Studio ro+ca. O nome do espaço vem da pedra Berilo, que simboliza a criatividade e o recomeço. Além disso, é um minério que possui muitas derivações, entre elas, a mais preciosa: a esmeralda. A inspiração foi mais além, com o verde que leva o nome de esmeralda intenso como a cor predominante no espaço. (Divulgação)

StudioRoca_CA_6608-1

10/21 - CASACOR São Paulo 2019. Casa Berilo Leroy Merlin - Studio ro+ca. O nome do espaço vem da pedra Berilo, que simboliza a criatividade e o recomeço. Além disso, é um minério que possui muitas derivações, entre elas, a mais preciosa: a esmeralda. A inspiração foi mais além, com o verde que leva o nome de esmeralda intenso como a cor predominante no espaço. (Divulgação)

Cybele Barbosa-CC_BSB-foto-Jomar_Bragança-2019

11/21 - CASACOR Brasília 2019. Casa Dell Anno. Cybele Barbosa + Arquitetos Associados. Os materiais da Casa surpreendem em vários sentidos. Pedras que normalmente são utilizadas no piso foram utilizadas na parede. Já a laca, madeira e porcelanato são recicladas de mostras do ano anterior e serão reaproveitadas. (Jomar Bragança)

Très-Arquitetura_evelyn-muller

12/21 - CASACOR São Paulo 2019. Casa Grão por Starbucks at Home - Très Arquitetura. O objetivo das arquitetas era criar uma residência inspirada pelo grão, não somente do café mas também pela ideia da germinação e da vida. Elas criaram o espaço no formato de uma caixa de vidro com living, sala de jantar, uma pequena cozinha, terraço e uma suíte master. Uma parede de pedras se contrapõe à transparência do vidro e confere textura ao ambiente. (Evelyn Muller)

Guel Arquitetos-loft-gabbro-CC_BSB-2019-crecc81dito-jomar-braganccca7a-3

13/21 - CASACOR Brasília 2019. Loft Gabbro - Guel Arquitetos. O ambiente destaca-se pelo uso inusitado das pedras brutas. Elas ficam dispostas dentro de estruturas metálicas vazadas, marcando a divisão de ambientes. Tal técnica possui baixo custo de construção e também baixo custo ambiental. (Jomar Bragança)

Allan-chierighini-e-graziella-oliveira-Aurora_Blue-CCSC-2019

14/21 - CASACOR Santa Catarina 2019. Aurora Blue - Allan Chierighini e Graziella Oliveira. O brilho e cores da aurora boreal e austral foi a inspiração para o ambiente. Junto de uma parede multicolorida, uma parede de pedras claras confere textura ao espaço. O mobiliário segue a paleta mais neutra para reforçar as superfícies coloridas. (Lio Simas )

Mariana Mendonça-Studio_Off -CCGO-2019-foto-Jomar_Bragança

15/21 - CASACOR Goiás 2019. Studio Off – Mariana Mendonça. O objetivo deste ambiente é ser um local de intimidade e tranquilidade, perfeito para se recuperar da correria do dia a dia. A paleta de cores é composta por tons avermelhados, terrosos e acinzentados. Ela realça a textura e linhas rústicas da parede de pedra. (Jomar Bragança)

Studio Arch + por Renata Vieira, Juliana Velloso e Laísa Figueiredo - Lounge PS-foto-Jomar-CCBSB-2019

16/21 - CASACOR Brasília 2019. Lounge PS - Studio Arch + por Renata Vieira, Juliana Velloso e Laísa Figueiredo. A ambientação minimalista se dá pelas formas puras e retas das paredes de concreto e de pedra. Por outro lado, peças de mobiliário como a poltrona Peacock na cor azul, do design Dror Benshetrit para a Cappellini quebram a paleta sóbria de cores e se destacam. (Jomar Bragança)

Larissa Lóh- Hall e Living- foto-Eduardo Macarios-CCPR-2019

17/21 - CASACOR Paraná 2019. Hall e Living da Família Jovem - Larissa Lóh. Imediatamente, a parede revestida com mármore branco, coletado em jazidas locais, captura o olhar. O restante do ambiente conta com uma paleta de brancos e pretos que complementa as tonalidades da pedra. (Eduardo Macarios)

HB_Interiores--hygge-CCRS-2019-fotos_cristiano_bauce

18/21 - CASACOR Rio Grande do Sul 2019. Hygge - HB Interiores. O nome do espaço vem de uma expressão dinamarquesa representa aconchego, contentamento, bem-estar. Uma parede em pedra rústica serve como plano de fundo para a cadeira Tiss do Studio Zanini, a poltrona Virtus de Emerson Borges e para a luminária Sim, de R&E Bouroullec para a Flos. (Cristiano Bauce)

Felipe-Hess-foto-Fran-Parente-01

19/21 - CASACOR São Paulo 2019. Cucina Pietra - Felipe Hess. Extremamente minimalista, a cozinha possui revestimentos de pedra e os armários se fundem com as paredes, compondo um espaço absolutamente sofisticado e atemporal. O mobiliário é essencial, com cada peça exercendo uma função, sem excessos. (Fran Parente)

Carolina Zettermann de Almeida e Daniel Medeiros Ghizi- Antropo-living-Lio_Simas-CCSC-2019

20/21 - CASACOR Santa Catarina 2019. Antropo-Living - Carolina Zettermann de Almeida e Daniel Medeiros Ghizi. A proposta do espaço é eliminar as distinções entre interior e exterior. Para isso, os profissionais misturam materiais, formas e texturas: linhas retas e curvas, cores vibrantes e tons neutros. Na parede, uma composição de pequenas pedras agrupadas criam um efeito texturizado intrigante e estético. (Lio Simas)

Helaine Caloête - Loft Essência-foto-Jomar-CC_BSB-2019-crecc81dito-jomar-braganccca7a-3

21/21 - CASACOR Brasília 2019. Loft Essência - Helaine Caloête. Com 120m², o espaço é todo voltado para a integração com o jardim. Na parede mais extensa, a pedra Lucerna, trazida do Rio de Janeiro, prolonga o contato com a natureza, com a textura acentuada pela iluminação. As demais superfícies ganham outros acabamentos em pedra, e o teto foi revestido em madeira. (Jomar Bragança)

“É pau, é pedra, é o fim do caminho”, já dizia a canção de Tom Jobim. A pedra é um dos elementos mais primitivos e elementares da construção e da arquitetura. São de pedra os grandes monumentos da antiguidade que persistiram até hoje, como as pirâmides egípcias e pré-colombianas ou os templos gregos. Existe uma intuição ancestral de solidez e permanência ao se incorporar esses materiais na decoração. Seja na forma de paredes, revestimentos ou mesmo como peças artísticas, o uso das pedras na decoração sempre enriquece os espaços.

É possível encontrar exemplos de pedras naturais em vários ambientes de CASACOR, não somente em banheiros ou áreas externas. Confira abaixo como os aplicaram pedras em seus projetos!