Ambientes com foco em experiências gastronômicas e bebidas especiais atraem o público para um agradável passeio na mostra
Atualizado em 19 jul 2022, 18:23 - Publicado em 19 jul 2022, 13:28
Cafeteria da CASACOR Paraná 2022. (Eduardo Macarios/)
A 28ª CASACOR Paraná, que abriu suas portas em Curitiba no dia 26 de junho e vai até 14 de agosto, trouxe para o evento uma série de ambientes com foco na boa mesa e em bebidas diferenciadas.
Ao longo do passeio, o público pode apreciar os 40 ambientes deste ano, montados sob o tema “Infinito particular”, e fazer pequenas paradas para tomar um chá, um drinque ou até mesmo fazer uma refeição completa.
O Bistrot, projetado pelo arquiteto Givago Ferentz, com amplas portas de vidro que dão para o jardim externo, está sendo comandado pelo CWB Bar e oferece aos visitantes uma carta de drinques ao valor fixo de R$ 25 e menu de vinhos e espumantes (taças ou garrafas).
As bebidas poderão ser consumidas nos pufes e sofás da área externa – ambiente assinado pela Eco Flame Garden, com lareiras e vista para o pôr do sol - ou no lounge interno de paredes escuras, desenhos de astros e planetas e espelhos infinitos.
Na parte de alimentação, a Inspirar Gourmet oferece na área do Bistrot um cardápio fixo que inclui entradas (R$ 24 a R$ 32) e pratos principais variados (R$ 56 a R$ 72), e um tiramissú de sobremesa (R$ 25), ideal para uma pequena parada ao longo da visita.
Ao entardecer, o ambiente vira uma espécie de casa noturna, com neons coloridos, cabine cênica para DJs convidados e espaços altamente instagramáveis.
“O Bistrot desconecta o usuário do mundo real e traz para um universo de informações e experiências sensoriais. O público vai ter uma grande viagem espacial, criando uma relação com o universo e seu infinito”, destaca Ferentz.
Outro point é o Bar Lounge, projetado pelo arquiteto André Henning, do escritório AH Arquitetura, como um protótipo do bar Matiz, que serve bebidas em saquinhos descartáveis, no sistema "drink to go" (R$ 13 os shots e R$ 30 os drinques), e deve inaugurar a sua primeira unidade em Curitiba após o término desta edição de CASACOR Paraná.
As paredes do bar, feitas de placas de policarbonato transparente em formato de colmeias, permitem a passagem da iluminação em rosa e azul e transformam a estrutura em uma grande caixa colorida.
O amplo lounge em frente ganhou plantas, sofás e pufes. “Toda a ambientação foi produzida para transportar o visitante para uma ideia de praça de cidade. Nesse olhar, a vegetação teve papel importante para remeter a esse conceito”, explica Henning.
O grande destaque do Bar Lounge é a piscina de bolinhas. Escondida em uma área fechada por cortinas, permite brincadeiras e fotos em um ambiente escuro com pinturas neon.
As bolas aparecem, ainda, em uma estrutura cênica montada no teto, repleta de enormes círculos transparentes que chama a atenção desde a entrada da mostra.
A Cervejaria, desenhada pela designer de interiores Cynthia Karas, trouxe para o evento um ambiente com paredes de tijolinhos e um painel feito de garrafas pet.
Um tanque de cerveja, uma lambreta antiga e uma moto fazem parte da decoração. “Eu quis criar um fundo para o todo da CASACOR, algo que brilhe de longe, já que o espaço fica pode ser visto desde a entrada da mostra”, conta a profissional.
No teto, as estruturas onduladas em madeira, feitas seguindo um modelo matemático, criam uma sensação de onda.
Os chopps variados da marca Nashville, tirados na hora (R$ 17 a R$ 22), podem ser desfrutados direto no balcão ou em uma das mesas e sofás do lugar.
Os visitantes também podem comprar garrafas de cerveja artesanal para levar para casa. Todo o design do espaço deve ser transportado para um local real após o fim da mostra, com previsão de inauguração para dezembro deste ano, em Curitiba.
A Casa de Chás, projetada pela arquiteta Taciana Nakalski, é um delicado espaço montado inspirado nas lojas inglesas, com revestimento coral nas paredes e teto, madeira clara e mármore brasileiro em painéis. A atmosfera leve e aconchegante, com flores frescas em vasos, convida para um chá quente.
O espaço abriga uma loja da marca Catherine Fine Teas, e os visitantes poderão tomar a bebida pura (R$ 12) ou com leite (R$ 15), acompanhada de alguns quitutes variados conforme o dia, além de comprar louças e chás especiais.
“A Maison Catherine foi uma loja projetada como extensão da casa, com o objetivo de unir as famílias e desfrutar de momentos únicos ao redor de uma mesa”, fala Taciana.
Já o Café CASACOR, projetado pela arquiteta Shai Kelm, do escritório Quadrat Arquitetura, fica bem no centro da experiência do evento.
Ele está sendo operado pela marca de pães artesanais de fermentação natural Brød Bakery. O menu inclui itens como quiches (R$ 29), pães e sanduíches (R$ 14 a R$ 30), sopas e caldos (R$ 38 a R$ 54), sobremesas (R$ 28 a R$ 32), sucos, vinhos (taça ou garrafa), cafés, chás e bebidas especiais de inverno, como o cappuccino com amarula (R$ 20).
Todos os produtos podem ser consumidos em um aconchegante espaço com móveis em tons sóbrios, painéis de madeira e cadeiras com mantas de pelúcia estilo pelego.
“O Café CASACOR foi inspirado nos países nórdicos, com um leve toque de verde, que remete ao tropical do Brasil”, conta a arquiteta.
Um dos maiores espaços da mostra, a Casa de Gourmets Evviva, projetado pelos arquitetos Renan Mutão e Ary Polis Jacobs, do Studio Architetonika Nomad, será palco de uma série de eventos para convidados.
O ambiente repleto de móveis brasileiros assinados e obras de arte selecionadas possui amplas áreas para recepções. A decoração mescla peças antigas com novas tecnologias, como os armários em inox e os painéis ripados em mármore.
Uma área de estar dá as boas-vindas aos convidados, que, ao adentrarem o local, se deparam com um bar de Gin funcional, pronto para o preparo de drinques, além de uma mesa alta em mármore com banquetas e um extenso balcão onde as bebidas poderão ser degustadas.
“Os ambientes estão preparados para receber o grande público com uma proposta moderna e acolhedora. O projeto foi pensado para acolher o visitante de maneira intimista e confortável”, contam os idealizadores.
Já a cozinha gourmet completa, com eletrodomésticos de ponta, deve receber renomados chefs para experiências gastronômicas.
No fundo do ambiente, uma grande mesa de jantar com sofás convida para reuniões ao redor de boas comidas. O espaço se completa com uma área externa repleta de verde e móveis de estar externos, chamada de fumoir (do francês, fumódromo).
Na entrada da CASACOR Paraná, mais uma opção de alimentação está à disposição dos visitantes e não visitantes. O espaço tem acesso livre e gratuito, independente da mostra, e conta com um quiosque da marca Go Coffee com salgados, bolos e bebidas quentes e geladas.
Todo o chão da imensa área foi pintado com tintas coloridas, formando desenhos que chamam a atenção, e um grande brinquedo para crianças fica no centro do espaço. Em um dos pufes, o público da cidade pode apreciar um fim de tarde com vista para o pôr do sol. É diversão para todos os gostos e idades!
Evento aberto ao público de 26 de junho a 14 de agosto;
Endereço: Rua Álvaro Alvim, 91, Seminário – Curitiba, Paraná;
Horário: de terça a sexta, das 15h às 21h; sábados, das 13h às 21h; domingos, das 13h às 19h. As segundas-feiras serão reservadas para realização de festas especiais, das 19h às 22h;
Venda de ingressos: https://casacor.abril.com.br/mostras/parana/
Valor dos ingressos no Paraná: R$ 70,00 (terças, quartas e quintas); R$ 80,00 (sexta, sábado e domingos).
A CASACOR Paraná tem patrocínio master DECA, tinta oficial CORAL, apoio técnico da STM Empreendimentos, fornecedor oficial PASTILHART, carro oficial AUDI, hotel oficial NH Curitiba The Five e Mídia Partner VEJA.