Seja com poltronas ou luminárias, grandes nomes do design nacional marcam presença na CASACOR Rio levando modernidade à mostra
Atualizado em 24 mar 2021, 11:24 - Publicado em 17 mar 2021, 09:00
Paola Ribeiro – Quarto do Casal. No dormitório que por anos abrigou a antiga proprietária da casa, a inspiração é feminina – todas as obras de arte são de mulheres. Há um pequeno espaço de trabalho, muitas estantes que aproveitam os armários originais e uma privilegiada vista para os jardins. O mobiliário contemporâneo (em parte assinado por Paola em parceria com Maria Cândida Machado) contrasta com os ricos detalhes arquitetônicos da residência e ajuda a criar um estilo casual chic. (André Nazareth/)
01/01 - Gisele Taranto Arquitetura – Living Mutante. O espaço voltado para o encontro da arquitetura com a arte e o pensamento é uma resposta à necessidade de ter espaços flexíveis e facilmente modificáveis, algo que foi intensificado neste tempo de extensa permanência em casa. Os clássicos móveis de design assinados por Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer ganham a companhia de obras de arte em um ambiente com ares de galeria. (André Nazareth)
02/01 - Lia, Felipe e Betina Siqueira – Espaço III Pequena Sala de Estudos. Para comemorar os 30 anos da CASACOR Rio de Janeiro, Lia Siqueira homenageia a primeira edição da mostra batizando o espaço que faz em parceria com os filhos com o mesmo nome de seu ambiente apresentado em 1991. Solar com janelas generosas e pé-direito alto, o projeto tira proveito da arquitetura original e aposta no branco como rebatedor da luz natural e fonte de frescor, sossego e simplicidade. O mobiliário e a marcenaria assinados por Lia utilizam materiais naturais que dialogam com o piso de pedras de cantaria e com os jardins visíveis pelas janelas. (André Nazareth)
03/01 - Não só as estantes, como todo o mobiliário utilizado no espaço foi criado exclusivamente por Lia Siqueira. Em destaque, estão as poltronas e os baús, que criam o ambiente perfeito para leitura. (André Nazareth)
04/01 - Andréa Chicharo Arquitetura – Biblioteca. Boa parte da estrutura é original do espaço: sancas, vitrais, portas e piso já estavam na casa do século XXI, repleta de detalhes arquitetônicos do século XIX. A estante, no entanto, foi modernizada com nichos acobreados e com a mesma cor das paredes. O contraste também aparece no mobiliário contemporâneo assinado por grandes nomes do design nacional. (André Nazareth)
05/01 - Com ares de galeria de arte, o espaço ainda recebeu a clássica poltrona Alta, de Oscar Niemeyer, em destaque na foto. Ainda, a mesa lateral Jardim, do portfólio de Jader Almeida, leva modernidade à composição. (André Nazareth)
06/01 - Rodrigo Jorge Studio – Hall de Entrada. Porta de entrada para a casa principal, o ambiente traz a sofisticação e o esplendor de seus tempos áureos. O décor é clássico com direito a teto dourado, paredes em tom grafite quase preto, além de peças dos anos 1950 e 1960 e muitas obras de arte de grandes nomes: Picasso, Portinari, Franz Krajcberg. Esculturas de crianças aparecem em diferentes pontos do espaço representando a geração do futuro que poderá visitar o Instituto Brando Barbosa – que será criado no local após a CASACOR Rio de Janeiro. (André Nazareth)
07/01 - Ao pé da escada esculpida em jacarandá, está posicionado o sofá Fardos, do Atelier Ricardo Fasanello, criando um lounge particular à parte da composição. (André Nazareth)
08/01 - Paola Ribeiro – Quarto do Casal. No dormitório que por anos abrigou a antiga proprietária da casa, a inspiração é feminina – todas as obras de arte são de mulheres. Há um pequeno espaço de trabalho, muitas estantes que aproveitam os armários originais e uma privilegiada vista para os jardins. O mobiliário contemporâneo (em parte assinado por Paola em parceria com Maria Cândida Machado) contrasta com os ricos detalhes arquitetônicos da residência e ajuda a criar um estilo casual chic. (André Nazareth)
09/01 - De Jader Almeida, a cadeira Munik completa a área do escritório, que incorpora os elementos originais da casa à composição, como os armários e as estantes. (André Nazareth)
10/01 - Na Sala de Almoço e Varanda, Chicô Gouvêa criou em espaço repleto de brasilidade. Móveis desenhados por Chicô ganham a companhia das cadeiras Cantu de Sérgio Rodrigues, além de exclusivos bancos indígenas. (André Nazareth)
11/01 - Na Sala de Arte "Contemplação", Mario Costa Santos apresenta um living e sala de jantar com a clássica cadeira Windsor e o sofá Box, ambos de Jader Almeida. Na composição, aparece ainda a atemporal cadeira Chifruda de Sérgio Rodrigues. (André Nazareth)
12/01 - Outras peças de Jader estão presentes no espaço, como a cadeira Licce e a luminária Code. Ao fundo, a estante ganha protagonismo. (André Nazareth)