Com múltiplos significados, o preto foi a cor escolhida como protagonista em vários tipos de ambientes de CASACOR
Atualizado em 25 fev 2021, 11:46 - Publicado em 10 fev 2021, 13:51
(Rodolfo Sotelo/)
Assim como Ying e Yang, preto e branco são de fato contrários, mas que se complementam pelo contraste. Os blocos de cor são uma tendência, entretanto, há profissionais que dão um passo além e exploram a harmonia possível entre os opostos. Como qualquer filme preto e branco pode comprovar, essa combinação tem um charme especial.
Profissionais da CASACOR utilizaram preto e branco com as mais diversas intenções. Os espaços abaixo trabalham as duas cores juntas ou sozinhas, e o resultado são projetos que imediatamente chamam a atenção.
01/01 - CASACOR Santa Catarina Itapema. Loft do Arquiteto - Athos Peruzzolo. O piso em madeira e o jardim vertical criam um refúgio e quebram a sobriedade do ambiente de 100 m². A cor preta é protagonista, ressaltando a volumetria e o design do mobiliário fixo e da estrutura do espaço. Vários elementos exploram a verticalidade, como a escada com degraus em vidro e, do lado oposto, a parede transformada em adega. (Ana Carolina Harada)
02/01 - CASACOR São Paulo. Loft Fetiche - Ricardo Abreu. O espaço de 80 m² faz referência às antigas “garçonnières”, ou pequenos apartamentos destinados a encontros amorosos. O ambiente é repleto de surpresas, formas e texturas, tudo imerso em uma atmosfera misteriosa e sedutora. Os tons escuros ressaltam as obras de arte e peças de design, sobretudo as luminosas. (Ana Carolina Harada)
03/01 - CASACOR São Paulo. Loft Fetiche - Ricardo Abreu. O espaço de 80 m² faz referência às antigas “garçonnières”, ou pequenos apartamentos destinados a encontros amorosos. O ambiente é repleto de surpresas, formas e texturas, tudo imerso em uma atmosfera misteriosa e sedutora. Os tons escuros ressaltam as obras de arte e peças de design, sobretudo as luminosas. (Ana Carolina Harada)
04/01 - CASACOR Paraná. Suíte do Rapaz - Viviane Loyola. A arquiteta participa pela 12ª vez da mostra e apresenta soluções para o bem-morar em 75m². Ela aposta em um layout limpo e revestimentos como mármore, piso vinílico e painéis MDF. Armários e prateleiras pretas dão um ar sério porém elegante e jovem para o local de trabalho. (Ana Carolina Harada)
01/01 - CASACOR São Paulo. Cucina Pietra - Felipe Hess. Em sua estreia em CASACOR, o profissional aposta no minimalismo, aliado à tecnologia e precisão do mobiliário presente no ambiente. Com revestimento de pedra, os armários se fundem com as paredes, compondo um espaço absolutamente sofisticado e atemporal. (Beatriz Gomes)
02/01 - CASACOR Pernambuco. Garagem Gourmet Lexus - Daniela Pessoa e Fabiola Occenstein. Além de uma garagem, o projeto procura se reinventar, em uma expressão significativa de arte e design. Elementos da natureza entram em harmonia com a tecnologia, em uma composição que se apoia no preto inspirar inovação. Neste ambiente, o preto reforça a ideia de modernidade e tecnologia presentes. (Isabella S Broggio)
03/01 - CASACOR Peru. Upcycling - Gabilu Barcellos, Jimena Hermoza e Oscar Solano. Trilhos de trem, peças de carros, tubulações e estruturas fora de uso constituem novos produtos, mas que já nascem contando história. O acabamento opaco na parede e na marcenaria em tons de cinza e azul cobalto contribuem com a coerência da proposta. (Isabella S Broggio)
04/01 - CASACOR Santa Catarina. Cozinha Dinamarquesa - Linda Martins e Cris Araújo. O design em sua forma mais pura é um dos atrativos do estilo escandinavo, com foco no bem estar, na funcionalidade, no feito à mão. O mobiliário bem resolvido possui linhas retas, com puxadores em cava. As cores e os materiais são naturais, como o branco, menta, grafite e a madeira lavada que chama a atenção para o teto. (Ana Carolina Harada)
05/01 - © CASACOR BOLIVIA 2019 (Fernanda Drumond)
06/01 - CASACOR Peru. Loft de los chicos - Luisa Anticona, Margarita Bracamonte e Marcia Lenz. Os contrastes urbanos e coloniais da Amazônia peruana ganham uma leitura leve e fresca, que privilegia os elementos naturais deste território riquíssimo. A paleta é calma e neutras, composta de grafite, branco e bege, com pinceladas de verde natural e um belo ladrilho no piso que demarca a cozinha. Além dela, o loft projetado para o jovem casal une espaço de trabalho com área social e de relaxamento, além de um generoso terraço. (Marina Pires)
07/01 - CASACOR Pernambuco. Copergás Gourmet - PORTONEVES Arquitetura. Os olhares logo se voltam para a arte atribuída à parede principal, que reúne diferentes tonalidades de azul reveladas por pergolado vertical que se estende por todo o teto. Em diálogo entre arte e design, o espaço foi concebido para receber os visitantes com a sofisticação do mobiliário contemporâneo. (Marina Pires)
08/01 - CASACOR Goiás. Casa da Girafa/Cinex – Leo Romano. O ambiente reforça a ideia de que a arte transforma, e de que a estética é um caminho para a felicidade. Os móveis são assinados por Oscar Niemeyer, Oswaldo Tenório e Jorge Zalszupin e contracenam com peças de sua autoria. Elementos lúdicos como pequenos insetos na mesa, e um toque natural no tapete equilibram a sobriedade do espaço. Foto: Jomar Bragança (Ana Carolina Harada)
09/01 - CASACOR Rio Grande do Sul. EG Experience Arauco - Jéssica Santos. O ambiente foi pensado para aproximar o chef de seu público em eventos de gastronomia. Daí a atmosfera intimista e arrojada. No piso, um porcelanato com aparência de cimento e pedra desgastados. Já as paredes ganham painéis de MDF com textura de couro, destacando a mesa em madeira e as cadeiras Daniella em imbuia, de Aristeu Pires. (Lucy)
01/01 - CASACOR Paraíba. Wonder Living - Annelise Lacerda. O luxo e a sofisticação preenchem por completo os 80 m² do ambiente de Annelise Lacerda. Revestimentos tridimensionais, mármore e pendentes capturam imediatamente o olhar. A paleta de cores é composta por contrastes entre o branco, o preto e o dourado. (Ana Carolina Harada)
02/01 - CASACOR Goiás. Sob O Olhar Grego – Carine Rocha. A cultura e a arquitetura grega são citadas em cada detalhe. A começar pelo predomínio do branco e a farta luz natural. Os característicos arcos também estão presentes, bem como as pedras naturais e rústicas que revestem do piso às paredes. Muranos, fotografias e telas representam o mar da Grécia. (Lucy)
03/01 - CASACOR Pernambuco. Sala de Convívio - Ju Nejaim Arquitetura. A proposta do ambiente é ser um refúgio para a família, um local para ler, apreciar um café ou ver filmes. A natureza aparece na sala em uma composição de fotos de Bruno Lima, que formam a copa de uma árvore. Os tons branco, verde escuro e a madeira, dão aconchego ao ambiente. (Isabella S Broggio)
04/01 - CASACOR Santa Catarina. Loft Pra Perto do mar - Juliana Pippi. O mar sempre esteve ao redor, na linha do olhar, na brisa fresca que abraça a pele. A arquiteta materializa o cenário que a envolveu por toda a vida, nos tons crus e nas texturas que remetem à areia. Concreto, pedra, granilite, fibras naturais e madeiras claras se encontram e se completam, em um visual tranquilo. O branco é pincelado aqui e ali, criando outros respiros neste ambiente leve e praticamente sem paredes. (Giovanna Jarandilha)
05/01 - CASACOR Rio de Janeiro. Claudia Pimenta e Patricia Franco - Oásis Carioca. Duas varandas são conectadas ao living, onde se pode aproveitar a vista para a Praça Mauá, a Baía de Guanabara e os museus do Amanhã e de Arte do Rio. Não por acaso, a vocação do espaço é contemplar. Para criar esta atmosfera, a dupla investiu no branco. Entre os detalhes exclusivos, há as estantes de perfil metálico e as luminárias em chapa perfurada em aço galvanizado. (Fernanda Drumond)
06/01 - CASACOR Ribeirão Preto. C4 Arquitetos - Living Perene. O pensamento é inverso: o living é que complementa a área gourmet, assumindo um caráter multiuso. A seleção de design brasileiro chama a atenção e reverencia a arquitetura original da casa - inclusive, alguns pilares originais foram preservados com revestimentos em vidro que os transformam em obra de arte. Falando nisso, gravura e quadros do fotógrafo baiano Kiolo ocupam as paredes. (Lucy)
07/01 - CASACOR Pernambuco. Espaço Zen Deca - André Carício. Partido do branco, o espaço homenageia o artista plástico recifense Francisco Brennand. Linhas limpas e geométricas, ladeadas pela neutralidade dos tons, iluminam suas peças e dão valor às tramas em fibra natural, ao trabalho artesão e ao imperfeito da filosofia japonesa wabi sabi. Envolvido por um espelho d'água, o espaço dispõe de tecnologia de automação como contraponto. (Marina Pires)
08/01 - CASACOR Rio Grande do Sul. Hygge - HB Interiores. A expressão dinamarquesa que dá nome ao espaço representa aconchego, contentamento, bem-estar. Tudo o que se encontra neste espaço de 45 m². O layout estimula atividades gostosas como conversar, ler, sentir o calor do fogo. O contato com a natureza emana do piso de madeira, da parede em pedra natural rústica, tecidos em linho, camurça e couro. De um lado, cadeira Tiss do Studio Zanini. Do outro, poltrona Virtus de Emerson Borges. A luminária Sim de teto tem desenho de R&E Bouroullec para a Flos. (Lucy)
09/01 - CASACOR Minas Gerais. Sala das Palmeiras - Estúdio Sala. Espaço que permite a contemplação, se abre ao exterior e se mistura à ele, com vista para a Serra do Curral. Um tipo de sala-varanda, que une de forma harmônica elementos tecnológicos à formatos orgânicos da natureza. O mobiliário rarefeito e com poucas cores propõe um estilo moderno. (Isabella S Broggio)
01/01 - Banheiro Órbita - Ana Paula Borba. O antigo banheiro na Casa do Lago é cenário para uma leitura atualizada da história de Peter Pan. Preservando a atmosfera mágica, a marcenaria do teto evoca um barco pirata navegando no céu, enquanto o jardim vertical remete à floresta, palco das aventuras de Peter. O revestimento das paredes dá a sensação de sair de órbita. Repare ainda nos espelhos, inspirados nas asas da Sininho. (Lucy)
02/01 - CASACOR Santa Catarina/Itapema. Habitat DECA - Jeferson Branco. Peças de alto design brilham no banheiro público mais democrático da mostra. Com 32 m², o ambiente não tem gênero e utiliza materiais brutos que remetem ao natural para recriar um habitat, onde a diversidade é bem-vinda. Neons sublinham a arquitetura, onde louças e metais são expostos como obras de arte. (Ana Carolina Harada)
03/01 - CASACOR Goiás. Banheiro Público – Matheus Henrique de Jesus Vieira, Helena Naves Amaral Duarte de Abreu e Nathália Alves de Freitas. Com 48 m², oferece aos visitantes a experiência sensorial de uma gruta, como um refúgio do mundo externo. A base de revestimentos escuros imita rochas, enquanto as cubas de piso, torneiras e espelho de teto simbolizam as formações dos sedimentos rochosos. A estrutura vazada destaca a relação de luz e sombra. (Lucy)
04/01 - CASACOR Paraguai. La Fuerza del Volcán - Alejandra Mikelj e Luca Meza. O ambiente é repleto de texturas que lembram a composição dos vulcões. As cores se resumem a uma escala de cinza como a fumaça, em uma estética minimalista e intrépida. Destacam-se o espelho principal e o jardim, que combina com os móveis e traz frescor. (Marina Pires)
05/01 - CASACOR São Paulo. Casa Oak | 02 - Moacir Schmitt Jr. e Sálvio Moraes Jr. Para apresentar um olhar contemporâneo e simbólico sobre o morar, a dupla se encarregou de uma residência completa que desperta o desejo de viver neste espaço. Idealizado para levar ao público a sensação latente de acolhimento e bem-estar, o banheiro da suíte conta com placas onduladas metálicas, provenientes de reaproveitamento. (Giovanna Jarandilha)
06/01 - CASACOR Ribeirão Preto. Banheiro da Maioridade - Juliana Said. O espaço limitado não impediu a profissional de deixar sua marca. Inesperada, a escolha do granito escuro se torna equilibrada quando interage com a parede retroiluminada em ônix branco. No teto, o forro foi substituído por uma tela tensionada para potencializar a iluminação. (Ana Carolina Harada)
07/01 - CASACOR Paraná. Banheiro Eu, Tu, Eles - André Cabral. O arquiteto mistura diferentes materiais e traz o conceito high-low para o banheiro inspirado em bares e baladas. Madeira, ferro, argila e couro são alguns dos materiais escolhidos. O revestimento preto, junto da iluminação, compõe um cenário praticamente teatral para o usuário. (Ana Carolina Harada)
08/01 - Casulo por Anna Albano e Camila Abrahão - Lavabo Subsersivo. As arquitetas são as vencedoras do 7º Prêmio Jovem Profissional São Geraldo CASACOR Brasília e assumiram o espaço de 44 m². Ele apresenta apenas dois revestimentos, ladrilhos e espelhos, e não há distinção entre o piso e o teto do local - um parece refletir o outro. No centro do ambiente, o jardim interno separa o banheiro feminino do masculino, estabelecendo outro eixo simétrico. (Giovanna Jarandilha)