Banheiros que são verdadeiros oásis: veja 11 ambientes da CASACOR
Uma seleção de ideias para deixar o projeto do seu ambiente cheio de estilo e ainda mais relaxante
Por Nádia Simonelli
Atualizado em 19 nov 2024, 09:28 - Publicado em 19 nov 2024, 09:28
10 min de leitura
Veja 11 ambientes da CASACOR que exalam beleza e clima de bem-estar(divulgação/)
Além de serem ambientes funcionais, os banheiros se tornaram espaços de relaxamento, autocuidado e bem-estar em casa. E a CASACOR 2024 tem provado isso. Arquitetos e designers de interiores capricharam na criatividade e criaram banheiros que são verdadeiros oásis. De estilos variados, os projetos exibem cores e texturas acolhedoras, além de plantas que compõem uma atmosfera refrescante. Inspire-se em uma seleção caprichada de banheiros das mostras pelo Brasil afora.
Floresta urbana
Em um loft de 71 m², onde traçou uma linha do tempo desde a pré-história, o arquiteto Renan Altera exibiu exemplos do legado arquitetônico da humanidade na CASACOR São Paulo. Texturas que remetem às cavernas, arcos da Roma antiga, vitrais da Idade Média e até a simetria neoclássica na cozinha dialogam com homenagens e reinvenções de elementos de diferentes eras e tradições. Na área reservada ao banheiro, plantas volumosas compõem uma verdadeira floresta urbana ao redor da banheira, garantindo privacidade e um clima de frescor.
Estímulos regionais
Caroline Gomes e Renan Saturnino levaram as origens de suas famílias para o projeto do banheiro que assinaram na CASACOR Bahia. Eles contaram as histórias de seus avós e pais em detalhes que captaram a atenção do público, a exemplo das cordas de sisal usada com destaque. O material foi usado em diversos elementos do projeto, mas o principal deles é na instalação suspensa do ambiente.
Banheiro afetivo
Vivências da infância, memória e a própria origem inspiraram o arquiteto Paulo Andrade na criação deste banheiro na CASACOR Bahia. Entre as novidades que ele apresentou, destacam-se a tecnologia sonora e iluminação, além dos revestimentos. Texturas e elementos naturais, além de tons terrosos e crus, fazem referência ao sertão brasileiro, que traz, ainda, elementos da cultura regional e típicas de cidades do interior.
Sala e banho elegante
Os arquitetos Carol Gaspar e Bento Dantas fizeram uma releitura das casas de banho na CASACOR Bahia. Para isso, criaram um quarto integrado, com uma paleta neutra e design elegante no mobiliário que compõe o ambiente. Na área do banheiro, um deck de madeira setoriza o espaço, equipado com banheira de imersão e uma hidromassagem.
Clima natural
Ao entrar na sala de banho projetada pelo escritório Sumar Arquitetura & Design na CASACOR Santa Catarina | Florianópolis é possível sentir um clima de frescor e relaxamento, que trazem a sensação de imersão na natureza. Para conseguir esse resultado, os profissionais usaram elementos orgânicos, como madeira, pedra, plantas e água.
Suíte para relaxar
Assinada por Thaiza Godoy e Mariana Borges, esta suíte da CASACOR Minas Gerais foi projetada para oferecer uma experiência em grande estilo, em um ambiente sofisticado e aconchegante. A área destinada ao banheiro é ainda mais especial, com uma banheira posicionada sobre um piso de pedras e envolta por um painel de muxarabis que recobrem parede e teto.
Tudo integrado
O clima no estúdio projetado pelo arquiteto Cadé Marino na CASACOR Rio de Janeiro é acolhedor e de bem-estar. O uso abundante de madeira – proveniente de reflorestamento –, aliado à utilização da iluminação natural e à forte presença da vegetação é responsável por isso. Na área do banheiro, integrada a todo o ambiente, chamam a atenção as louças cinza, dialogando com os revestimentos.
Em estado bruto
Esta suíte faz parte de um estúdio projetado pela arquiteta Natália Lemos com paisagismo da dupla Maira Duarte e Kaio Duarte, do Horto Girassol, na CASACOR Rio de Janeiro. Aqui, o tempo parece desacelerar, convidando a um mergulho profundo nas nossas origens e ancestralidade. Os tons terrosos permeiam cada canto, trazendo a sensação de pertencimento. As madeiras rústicas e as lajotas de barro no piso carregam a simplicidade e a força do cerrado, criando uma base sólida para esse retorno às raízes.
Combinação inusitada
A proposta do ambiente desenvolvido pela Guel Arquitetos, de Elisa Fraga e Guilherme Bussamra, é valorizar o inesperado. Por isso, a influência veio do pós-modernismo e do estilo eclético. Entre os destaques, estão o modo de aplicação dos revestimentos: pastilhas cerâmicas vestem parede e piso e o papel de parede é aplicado no teto.
Paleta suave
O projeto de Wesley Lemos na CASACOR Sergipe traz uma paleta de tons claros que acalma e nos conecta ao presente, incentivando práticas como meditação e leitura. Com toques de nostalgia, esta casa completa tem uma sala de banho que convida ao autocuidado, com texturas aconchegantes, muitas plantas e iluminação natural.
Conexão com a natureza
A arquiteta Daniela Andrade propõe um refúgio sensorial na CASACOR Espírito Santo. Cada detalhe do ambiente é pensado para desacelerar o tempo e permitir uma conexão íntima. Elementos simbólicos, como a árvore – representando a semente e os frutos –, o espelho – refletindo nossa própria essência –, e uma janela voltada para o mar – sinalizando o horizonte e novas possibilidades –, são convites à introspecção e ao autoconhecimento.