O fascínio de uma vida inteira da artista pela natureza inspira esculturas florais no Jardim Botânico de Nova York
Atualizado em 15 abr 2021, 15:19 - Publicado em 15 abr 2021, 15:30
(Heather Sten/)
Conhecida por seus espelhos infinitos, suas pinturas e esculturas cheias de bolinhas, a artista plástica japonesa Yayoi Kusama, de 92 anos, expõe seu trabalho pop e conceitual no Jardim Botânico do Bronx em Nova York.
"Kusama: Cosmic Nature" é uma exposição repleta de esculturas ao ar livre, bem ao gosto dos novos tempos. Com três anos de produção, a mostra inclui várias peças ambiciosas, junto de alguns revivals de peças anteriores de Kusama e uma pequena retrospectiva sólida das primeiras pinturas e performances.
"Dancing Pumpkin", um polvo amarelo delirantemente pontilhado de 5 metros e “I Want to Fly to the Universe”, um sol de alumínio com tentáculos vermelhos se contorcendo e “Flower Obsession”, uma instalação que pede aos visitantes que colem adesivos em uma estufa, mostram o talento impressionante da artista. As grandes flores de aço, e brilhantemente integradas às palmeiras vivas, oferecem uma interação surpreendentemente sutil de formas e cores. Ainda mais impressionante é a forma como a natureza e o artifício se complementam psicologicamente. As bolinhas duras e comparativamente frias de Kusama destacam o lado escuro das plantas – sua compressão implacável e impessoal de crescimento e decadência. Ao mesmo tempo, as flores reais destacam o anseio melancólico de todo o projeto de Kusama, o êxtase da artista que passou tantas décadas produzindo para si mesma Via NYTimes