Inspire-se em 40 obras de arte imperdíveis que deixaram sua marca nas mostras da CASACOR por todo o país em 2021
Atualizado em 13 jan 2022, 16:19 - Publicado em 14 jan 2022, 11:00
Dubeux Vasconcelos Arquitetura - Estar Quies Coral. Projeto da CASACOR Pernambuco 2021.(MCA Estudio/)
01/01 - Dubeux Vasconcelos Arquitetura - Estar Quies Coral. O projeto carrega em sua essência um convite à calma. Daí o nome quies, quietude em latim. Composto por ambientes multifuncionais (hall + escritório + adega, lavabo e jantar + estar + apoio gourmet), o espaço traduz um morar despretensiosamente contemporâneo. À primeira vista, os tons esverdeados e as linhas verticais levam a um sentimento de imersão nas águas. Em seguida, vem o mergulho na leveza celeste, traduzido pelas diferentes texturas da Melodia Suave, cor do ano da Coral. (MCA Estudio)
02/01 - Zeca Amaral Arquitetura - Estúdio Cosmopolita. (Cristiano Bauce)
03/01 - Sala Íntima da Arquiteta - Anna Maya. Com inspiração em seu próprio dia a dia, a sala criada pela arquiteta é um local feito para trabalhar informalmente, ouvir uma boa música ou tirar um tempo para leitura. Um lugar que remete às suas principais referências e inspirações em arquitetura, arte e viagens. As cores em tons quentes contrastam com os elementos e as plantas naturais trazendo aconchego. (Lio Simas)
04/01 - Quintino Facci Arquitetos - Casa do Colecionador de Momentos. A inspiração é uma figura feminina resistente e afetuosa. Uma mulher especial revelada na fotografia da Casa4art, ponto focal do projeto. “O layout veio da abstração da letra W, a inicial dessa mulher. Trouxemos as curvas femininas, a madeira para criar o aconchego do afeto, a simplicidade e a leveza”, diz. Na parede,, uma instalação traz 47 quadros fotografias de folhas. (Felipe Araújo)
05/01 - Thales Zago - Casa Breton. CASACOR Brasília 2021. (Haruo Mikami)
06/01 - Marcelo Diniz e Mateus Finzetto - A, Dorê Gourmet L' espace AD. CASACOR São Paulo 2021 (MCA Estudio)
07/01 - CasaCam Arquitetura - Canto do Tempo e Alento. Projeto da CASACOR Brasília 2021. (Edgard Cesar)
08/01 - Roberta Alonso e Mariana Oliveira - Espaço Viver Bem Perplan. CASACOR Ribeirão Preto 2021 (Nicollas de Oliveira)
09/01 - Adriana Esteves – O Refúgio. O espaço colorido e despojado reflete as novas tendências do morar do mundo pós-pandemia em que os ambientes precisam abrigar múltiplas funcionalidades, ainda que em metragens reduzidas. O local dedicado ao descanso e à desconexão do mundo exterior celebra a saúde física e mental e privilegia o conforto com mobiliário contemporâneo e aconchegante. Memórias da própria arquiteta dão um toque mais afetivo ao décor. (André Nazareth)
10/01 - Sérgio Palmeira - Living. (Camila Santos)
11/01 - Social House. Leo Shehtman - CASACOR São Paulo 2021 (Salvador Cordaro)
12/01 - Loft com Varanda, Architetonika Nomad. (Patrícia Amancio)
13/01 - Lineastudio Arquiteturas - O Lugar. A busca pelo nosso lugar no mundo foi o conceito norteador deste projeto. Nesse contexto, o ambiente direciona os olhares para os caminhos internos, para as raízes, para o que é significativo. É um espaço que promove a tranquilidade e o nosso interior. (Cristiano Bauce)
14/01 - Christiane Boris - Estar - Lugar de Reencontro. (Esdras Guimarães)
15/01 - Estúdio Manu+Ca Manu Cardim + Catarina Gouvêa – Lavabo e Galeria. Além de deixar quase sem interferências detalhes arquitetônicos originais da casa, como o teto desenhado do hall e a azulejaria do banheiro, a dupla de designers ainda apostou em releituras de peças antigas brincando com estilos e épocas. É o caso do muxarabi usado no lavabo, que ganhou ainda metais rosé gold da Deca (no lugar do clássico dourado) e, também, do oratório assinado por Dado Castello Branco. (André Nazareth)
16/01 - João Dias - O Escritório, Oh! A nova realidade das famílias inspirou este projeto que une trabalho e lazer. O ambiente, aconchegante, confortável e com detalhes de requinte, traz cores neutras, iluminação pontual, texturas orgânicas e formas geométricas. Além de mesas, o espaço conta com mobiliário assinado por designers brasileiros, pensados para relaxamento e leitura, que também podem ser utilizados para encontros sociais. Destaque para o painel executado por artesãos do grupo Barro Branco, de Majorlândia, sob a direção da francesa Natalie Nicolas e com apoio do designer cearense Túlio Paracampos. (Esdras Guimarães)
17/01 - Living Seco, por Vitru Arquitetos- CASACOR Pernambuco 2021 | (MCA Estudio)
18/01 - Paula Schwartz - Wave, projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2021. (Cristiano Bauce)
19/01 - Gustavo Martins - CASA Å LEVE, projeto da CASACOR São Paulo 2021. (Renato Navarro)
20/01 - Susana Clark Fiúza - Estúdio de Gravação da TV | CASACOR Ceará 2021 (Victor Eleuterio)
21/01 - Cosmopolitan Loft. Mariana Pesca - CASACOR Santa Catarina 2021 (Lio Simas)
22/01 - Francisco Morais - Framo Arquitetura - Módulo 37. Construído em steel frame, o ambiente apresenta uma possibilidade de construção a seco, sustentável e muito mais rápida que o convencional, além de estar completamente alinhado com a contemporaneidade. Possui medidas de um contêiner, é um módulo transportável e traz a multifuncionalidade dos ambientes, como o sofá do estar que se transforma numa cama e a bancada da cozinha que atende aos momentos de refeições e home office. (Estúdio NY18)
23/01 - Beatriz Quinelato - Estúdio Terra. CASACOR São Paulo 2021 (Renato Navarro)
24/01 - Mariana Mendonça e Shoraya Canedo - Casa de Raiz. O projeto de 120 m² propõe um resgate das memórias dos momentos vividos na casa de familiares, durante a infância. O piso de pedra remete aos lares antigos e as paredes pintadas que parecem gastas com o tempo lembram a atemporalidade da casa de mãe. No paisagismo, as plantas rememoram o quintal de avó e traz jabuticabeira e bananeira representando o pomar e ervas aromáticas, temperos e pimentas, que fazem alusão à família reunida nos almoços de domingo. (Edgard César)
25/01 - Cybele Barbosa - Espaço Com Vivência. CASACOR Brasília 2021 (Edgard Cesar)
26/01 - Fabíola Naoum e Wilker Godoi - Casa da Mata. Seguindo o conceito de uma casa de campo moderna, sofisticada e de consumo consciente, o projeto nasce a partir do resgate e da valorização das origens no campo. O ambiente traz mobiliário e objetos de design nacional de acordo a tendência handmade e utiliza elementos naturais, como pedra, madeira e concreto. Destinado a aqueles que se interessam em ter uma segunda casa, utilizada para lazer e descanso, o espaço convida o visitante a rever os hábitos de consumo e a dedicar um tempo a si mesmo. (Edgard César)
27/01 - Juliana Pippi - Camadas Brasileiras. CASACOR Santa Catarina | Florianópolis 2021. (Marco Antonio)
28/01 - Gisele Taranto Arquitetura – Living Mutante. O espaço voltado para o encontro da arquitetura com a arte e o pensamento é uma resposta à necessidade de ter espaços flexíveis e facilmente modificáveis, algo que foi intensificado neste tempo de extensa permanência em casa. Os clássicos móveis de design assinados por Sérgio Rodrigues, Lina Bo Bardi e Oscar Niemeyer ganham a companhia de obras de arte em um ambiente com ares de galeria. (André Nazareth)
29/01 - Lauf Interiores, Karoll Lima e Thalya Simzem - Sala Crisálida. Reconexão define a Sala Crisálida, fase em que a pupa da borboleta aguarda a transformação estar completa. O espaço é inspirado nesse novo momento de vida, onde é necessário se reinventar e se adaptar. As profissionais criaram uma sala íntima, onde a família tem tudo o que precisa num só espaço, tornando a convivência prazerosa. O estilo é marcado por elementos que remetem à memória afetiva e uso harmônico de cores. Itens originais do imóvel, como esquadrias e parte do piso, foram mantidos criando conexão com a história não só da casa, mas de uma década de grande importância para a arquitetura no Brasil. (Denilson Machado)
30/01 - Ana Hnszel e Marcelo Polido - Social Garden. (Cristiano Bauce)
31/01 - Allon Trevisan - Recepção e Lounge. O espaço cosmopolita de 54 m² tem uma pegada jovem e com referências urbanas. O projeto possui traços lineares e permeia por tons neutros e sóbrios. A tecnologia aparece na iluminação embutida direcionável, no sistema de som e nos materiais da bancada. Todos esses elementos se somam ao mobiliário atemporal de designers brasileiros, como Jader Almeida, além da linha premium de mobiliário office para o atendimento da recepção. (Edgard César)
32/01 - Juliana Dijck Arquitetura - Café Santa Clara. Por meio de uma construção modular, foi planejado o ambiente de um café funcional utilizando na fachada materiais sustentáveis que parecem estar em constante movimento entre si, como o vidro e o alumínio. As grandes mesas, no seu interior, foram pensadas de modo que as pessoas possam estar mais próximas. A madeira, sempre presente nos projetos do escritório, assim como o verde que aparece tanto no mobiliário, nas paredes e nos jardins que cercam a construção, tornam o ambiente mais aconchegante e humanizado. (MCA Estudio)
33/01 - Sala de Estar JK, projeto de Juliana Lima Vasconcellos para a CASACOR Minas Gerais 2021. (Daniel Mansur)
34/01 - Christian Schonhofen e Richard Schonhofen - Living Pormade. (Eduardo Macarios)
35/01 - dlp Arquitetura - Banheiros Refresh | Recharge | Restart. O estilo do projeto deste banheiro, que inclui também um lounge, é contemporâneo. A base tem tons neutros e as escolhas para os revestimentos e equipamentos fixos foram o preto e branco. O verde das paredes e o amadeirado nos painéis trazem aconchego. Toques de serralheria imprimem uma linguagem industrial ao espaço. (Cristiano Bauce)
36/01 - Casa Voktum. Barbara Nobre - CASACOR Minas Gerais 2021 (Henrique Queiroga)
37/01 - Pedro Luiz de Marqui - Estúdio Liberdade. O estúdio de 60 m² marca a estreia do arquiteto na CASACOR, que se afastou das tendências para manter a liberdade criativa, apegando-se ao emocional, lúdico e extravagante. “A ideia foi aplicar diversos materiais que se contrapõem, representando o passado e o presente, como uma caverna contemporânea”, explica. Mármore brasileiro, cimento, alumínio, bronze, tecidos de lã e veludo e detalhes em barro e madeira estão entre suas escolhas. Uma instalação artística feita em parceria com o designer Lucas Recchia composta por placas de vidro derretido delimita as áreas social e íntima. A montagem do espaço em wood frame garantiu uma construção seca e sustentável. Outro ponto ecofriendly é a utilização de vidros fundidos com energia solar e as peças em mármore remanescente de pedreiras brasileiras. (MCA Estudio)
38/01 - Sofá Box, de Jader Almeida, presente na Sala de Arte “Contemplação" assinada por Mario Costa Santos- CASACOR Rio 2021 / (André Nazareth)
39/01 - Norah Fernandes e João Uchoa - Sala de Estar. Este ambiente passou por um minucioso restauro e o projeto privilegia materiais mineiros e brasileiros, pensados para o uso em uma sala contemporânea, sem perder o elo com o passado. A maior parte do mobiliário tem mais de 70 anos, é original e tem cara de novo. São preciosidades que contam um pouco da história do design brasileiro e permitem que novas propostas, como a lareira/mesa de centro, em pedra sabão e cone de chapa dobrada. (Jomar Bragança)
40/01 - Doriselma Mariotto - Loft Trajetória 20. (Edgard César)