Casa de Oscar Niemeyer abre para visitação em São Paulo
A única residência assinada por Niemeyer em São Paulo recebe a primeira edição da ABERTO, uma plataforma de exposições itinerantes
Por Yeska Coelho
Atualizado em 08 nov 2022, 14:46 - Publicado em 05 nov 2022, 15:00
08 min de leitura
(Divulgação/)
Oscar Niemeyer é um ícone da arquitetura moderna que inspira diversas gerações mundo afora. O arquiteto deixou um legado impressionante: realizou projetos icônicos em vários estados brasileiros e em outros pises. Arquiteto e urbanista, Niemeyer deixa um legado admirável com projetos que se tornaram marcos da arquitetura como as principais construções de Brasília e ainda prédios, igrejas, museus e outras edificações robustas – mas isso não significa que o mestre não deixou sua marca registrada em residências. Agora, a única residência, em São Paulo, assinada pelo arquiteto está aberta para visitação com uma exposição de peso. Localizada no bairro de Alto de Pinheiros, a construção foi finalizada em 1974 e está agora, pela primeira vez, aberta ao público para receber a edição de estréia da ABERTO (@aberto.art).
A ABERTO se define como uma plataforma de exposições itinerantes, realizadas em espaços inusitados – fora do circuito tradicional de museus e galerias – que ficam abertos à visitação do público durante todo o período do evento. Sob a curadoria de Claudia Moreira Salles, Filipe Assis, Kiki Mazzucchelli, a primeira edição acontece entre os dias 05 de novembro e 04 de dezembro. Um dos maiores destaques da coleção exposta pelo ABERTO é apresentada na suíte da casa desenhada por Niemeyer. Ali o núcleo de obras de cunho erótico como a tela na casa a tela “Mulher Nua Sentada” (1901) de Picasso tira o fôlego de quem circula por ali. A obra do mestre possivelmente participou da primeira exposição realizada pelo pintor na França, pertenceu a colecionadores até ser confiscada pelos nazistas nos anos 1930, sendo alvo de intensa disputa judicial. Além dessa obra histórica um conjunto espetacular de nus de Alberto Giacometti, Marc Chagall, Georg Baselitz, Henri Moore, Louise Bourgeois, Pierre-Auguste Renoir, Gustav Klimt entre outros papas da arte mundial.
Por toda a casa há esculturas, instalações, telas, desenhos, entre outras técnicas, que aguçam o olhar e tornam a visita inesquecível. Nomes como Maria Martins, Mira Shendel, LyndaBenglis, Kasper Bosmans, Helio Oiticica, Abraham Palatnik, Amelia Toledo, Cristina Canale, Julio Le Parc, Michael Dean, Marcius Galan, Fernanda Gomes, Ana Maria Maiolino, Cido Meireles, Sonia Gomes, Paulo Monteiro, Leticia Ramos, Luiz Roque, Marina Perez Simão e o Kishio Sug foram reunidos para dialogarem com a casa e sua arquitetura única. A exposição está dividida em cinco núcleos narrativos e cada um deles é explorado em um espaço específico da casa sempre em conexão com as obras de arte muitos deles comissionadas para a casa que traz a marca da arquitetura de Niemeyer.
Serviço:
A exposição é gratuita, e aberta de quinta-feira a domingo, mas precisa ser agendada pelo site da ABERTO. Exposição Casa Oscar Niemeyer - Rua Silvia Celeste de Campos, 607, Alto de Pinheiros, São Paulo, SP.