CASACOR
Arquitetura, Profissionais

Quando procurar um arquiteto e quais as etapas até a execução da obra?

Saiba quais as etapas que envolvem a criação de um projeto arquitetônico do início ao fim

Por Chrys Hadrian

Atualizado em 22 fev 2024, 15:06 - Publicado em 22 fev 2024, 09:00

05 min de leitura
A importância do arquiteto é evidenciada na capacidade de transformar sonhos e ideias em espaços que influenciam e melhoram a vida das pessoas.

A importância do arquiteto é evidenciada na capacidade de transformar sonhos e ideias em espaços que influenciam e melhoram a vida das pessoas.(Freepik/)

A contratação de um arquiteto é essencial ao planejar a criação ou renovação de um espaço, visando a otimização da funcionalidade e aprimoramento estético. Com seus conhecimentos técnicos, o profissional é capaz de transformar as necessidades e preferências do cliente em projetos inovadores e viáveis. Além disso, sua experiência abrange aspectos como o uso inteligente do espaço, a seleção de materiais de qualidade e a implementação de práticas sustentáveis. Dessa forma, contar com um arquiteto representa a escolha ideal para aqueles que buscam não apenas erguer estruturas, mas criar ambientes inspiradores que promovam uma qualidade de vida melhor, seja em projetos residenciais ou comerciais. A seguir listamos as etapas que comumente ocorrem após a contratação de um arquiteto, desde a elaboração do programa de necessidades até a finalização da obra.

1. Programa de Necessidades

Nesta fase inicial, o arquiteto se reúne com o cliente para entender suas necessidades, preferências e restrições. Isso inclui considerações sobre espaço, funcionalidade, estilo de vida, orçamento e regulamentações locais.

2. Levantamento técnico e análises de viabilidade

Antes de iniciar o desenvolvimento do projeto, o arquiteto realiza um levantamento técnico detalhado do local com fotos, croquis e medições precisas. Também realiza uma análise preliminar para avaliar a viabilidade do projeto seja em relação ao terreno, às regulamentações urbanísticas, à infraestrutura disponível ou a outras questões técnicas e legais que envolvem o tipo e tamanho da obra.

3. Estudo preliminar

Com base no Programa de Necessidades e nas análises e dados coletados, o arquiteto desenvolve esboços e conceitos preliminares para o projeto. Isso geralmente envolve estudos de massas, layouts preliminares e propostas de estilo arquitetônico. Trabalhando na planta

4. Desenvolvimento do Projeto

Uma vez aprovado o estudo preliminar, o arquiteto avança para a fase de desenvolvimento do projeto executivo. Isso inclui a criação de desenhos mais detalhados, contendo todas as metragens necessárias, especificações de estruturas e materiais, cálculos importantes e integração de sistemas técnicos, como hidráulicos e elétricos.

5. Documentação técnica

Com o projeto desenvolvido, o arquiteto prepara os documentos técnicos necessários para obter as aprovações legais e construtivas, que estejam de acordo com as normas da prefeitura, dos bombeiros e demais órgãos envolvidos no tipo de projeto.

6. Contratação de empreiteiros

Uma vez que todos os documentos estiverem prontos e as aprovações obtidas, o cliente pode iniciar o processo de seleção e contratação de empreiteiros para executar a obra.

7. Gerenciamento da obra

Durante a fase de construção, o arquiteto pode oferecer serviços de gerenciamento da obra, garantindo que o projeto seja executado conforme planejado, dentro do orçamento e dentro dos prazos estabelecidos.

8. Inspeção final e entrega

Após a conclusão da obra, o arquiteto realiza uma inspeção final para garantir que tudo tenha ocorrido conforme o projeto e as especificações. Qualquer inconformidade identificada durante a inspeção é solucionada antes da entrega final ao cliente.