Os bares, restaurantes e cafés das mostras da CASACOR por todo o Brasil têm uma coisa em comum: a saudade dos encontros e celebrações ao redor da mesa
Atualizado em 04 jan 2022, 16:10 - Publicado em 06 jan 2022, 10:00
Cacau Ribeiro - Restaurante Arauco.(Felipe Araújo/)
01/20 - Cacau Ribeiro - Restaurante Arauco. (Felipe Araújo)
02/20 - Cafeteria da CASACOR Paraná 2022. (Eduardo Macarios)
03/20 - Cristina Capanema e Matheus Vilela - Cafe Sunset. (Felipe Araujo)
04/20 - Café Petra, por Weiss Arquitetura- CASACOR SP 2021 | (Salvador Cordaro)
05/20 - Gustavo Dias e Patrícia Markhoul - Wine Bar. (Felipe Araújo)
06/20 - Marco Leal - Sushi Bar Jun Sakamoto. Em sua estreia na mostra, o profissional constrói uma narrativa em torno das lembranças, conexões e encontros, que percorrem o tempo e o espaço que definem cada pessoa. Ao questionar como o ambiente físico atua no processo de desenvolvimento do ser humano, Marco intitula seu trabalho como a memória do futuro e desenvolve um sushi bar para quem vibra com diversidade. O espaço é marcado por contrastes, mobiliário com mesas autorais e jardim vertical. (Edgard César)
07/20 - Lucilla Pessoa de Queiroz e Renata Caiafa Quintanilha – Café. Tomar um café à beira da piscina enquanto contempla a natureza é um dos objetivos deste espaço. No mobiliário, o ferro e a madeira predominam nas peças criadas pelas arquitetas exclusivamente para o ambiente. Mas há ainda móveis contemporâneos de área externa e criações de Sérgio Rodrigues. (André Nazareth)
08/20 - Studio Freijó - Altas Gastrobar. (Edgard Cesar)
09/20 - Café +UM - Emanuella Wojcikiewicz Studio. A arquitetura em tons claros, poética e com bastante leveza em seus elementos traz serenidade na hora do consumo dos alimentos e da leitura. O estilo japandi se alia à arquitetura brasileira, representada pela madeira de reflorestamento, concreto armado e vegetação nativa. A cor aparece na iluminação neon, criando uma experiência sensorial. (Lio Simas)
10/20 - Deborah Nazareth – Mar de Xaraés. (Denilson Machado)
11/20 - Igor Gonçalves e Gil Nunes - Bistrô. (Camila Santos)
12/20 - Ney Filho - Comedoria. (Esdras Guimarães)
13/20 - Leopoldo Rosado Maia - Cafeteria São Braz. Integrado ao paisagismo da casa, a cafeteria busca a valorização do belo, o rigor estético e técnico, sob um conceito aberto, acolhedor e que valoriza o “feito a mão”. O verde ao redor complementa o projeto. (Felipe Costa)
14/20 - Antônio Valladares, Joana Hardy e Tereza do Prado - Casa Tereze - Restaurante Outland “Al Mare”. O restaurante alegre, muito charmoso e colorido, foi pensado como um espaço de celebração e encontros. Os profissionais criaram as cerâmicas, executadas pelo Ateliê da Vila, tanto as utilitárias, como as luminárias. No teto, cabos de aço esticados recebem sedas em várias padronagens, como se fossem flâmulas. Também multicoloridos, retalhos de tapetes cobrem o piso. Peças de família e de antiquários compõem o décor. (Jomar Bragança)
15/20 - Maurício Nóbrega Arquitetura – Casa Bistrô. No espaço antes reservado à garagem da residência, numa área recuada de seu amplo jardim, o restaurante traz um mix de peças de estilos diversos – muitas delas encontradas na própria casa e sem uso há anos. O uso de plantas como divisórias e a manutenção de revestimentos como os antigos azulejos do espaço trazem mais personalidade ao ambiente. O mobiliário privilegia mesas grandes e espaçosas que possibilitam o distanciamento até mesmo entre pessoas de um mesmo grupo. (André Nazareth)
16/20 - Tufi Mousse - Restaurante Terraço. (Salvador Cordaro)
17/20 - Restaurante - Leo Romano. CASACOR Rio Grande do Norte 2021. (Felipe Costa)
18/20 - Daniel Tavares e Cynthia Vianna - Bar Benericks. Neste ambiente à beira da generosa piscina de formas orgânicas, o vermelho é vibrante. A cor predomina nos drinks, nos ombrelones dispostos e em parte do mobiliário. O conforto se estende em vários lounges e situações: sofás, mesas que viram bancos, cubos maciços de quartzito azul, poltronas e pufes. O tom também aparece na projeção mapeada na piscina, com imagens de espécies marinhas. Detalhe para a série de esculturas em aço, do artista Leopoldo Martins, intitulada Insetos. (Jomar Bragança)
19/20 - Ramiro Mendes - Zarf Café. Em um grande banco ao ar livre, com uma tamareira como atração principal, o profissional foi buscar em uma viagem à Turquia inspirações cotidianas e semelhantes às brasileiras, como o hábito de tomar café. O nome do espaço vem da taça zarf, onde a bebida é servida. Texturas e formatos de vasos e moringas de barro também influenciaram o projeto, que apresenta tons de bege e de vermelho. A composição de móveis mescla criações de designers locais e nacionais e a iluminação intimista em tons mais mornos valoriza ainda mais a árvore. As paredes revestidas com elementos em barro, os balcões e mesas de granito e os assentos em tramas e texturas diferenciadas complementam o local. (Victor Eleuterio)
20/20 - Dois A Arquitetura e Interiores - Algaroba. CASACOR São Paulo 2021. (Rafael Renzo)