Em uma construção da década de 1970, a mostra traz tendências de arquitetura, design de interiores e paisagismo inspiradas no tema “De presente, o agora”
Atualizado em 27 ago 2024, 12:18 - Publicado em 20 ago 2024, 09:12
Andrea Esteves e Rui Salvino - Sigramar Stone Garden. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin/)
01/01 - Oscar Barcellos - Caminho das Tamareiras. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin)
02/01 - Guilherme Nalini - Suíte do Jovem Casal. Uma atmosfera elegante e afetiva envolve a suíte de Guilherme Nalini. A ligação com a arte impacta o visitante, que vivencia uma interessante experiência sensorial por meio do contato com o linho e o sisal. O uso da fibra aquece e acolhe, efeitos provocados também pelo piso de madeira preservado da construção original. “Eu me inspirei em suítes de hotéis nos quais já fiquei. Lugares com personalidade, em que eu nem sentia vontade de sair do quarto”, diz. Aqui a personalidade aparece em elementos desenhados pelo próprio arquiteto, como a estante bar e a cabeceira. “É uma suíte com soluções simples, sem deixar de lado a sofisticação”, completa. (Keniche Santos)
03/01 - Átrio Engenharia - Espaço Singular. “Desprenda-se do Óbvio” é a marca que Marcelo Lima e Vinícius Silva imprimem ao banheiro masculino da CASACOR. Para chegar a ela, seguiram duas vertentes: um projeto que foge da ideia de um banheiro básico, com poucos elementos e um espaço 100% executado por engenheiros, que procura inserir o visitante nesse universo. “A inspiração veio do nosso dia a dia, representando a importância de cada etapa na concepção de uma edificação”, contam. Nessa direção, a parede bruta, as pedras e o concreto são componentes fundamentais. No piso, o tom terracota é uma referência ao chão de terra, princípio de qualquer projeto. (Keniche Santos)
04/01 - Estúdio FC Arquitetura e Design - Banheiro Feminino. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Keniche Santos)
05/01 - Laiane Matta e Leticia Barbosa - Ser Singular: Rara. As profissionais exploram a essência contemporânea da mulher, destacando sua habilidade para enfrentar o dia a dia. “A intenção é mostrar a força natural do universo feminino, que permite à mulher ser quem ela deseja, mantendo sempre sua doçura e delicadeza”. Entre os elementos que representam esse legado estão a atemporal pedra natural, o quartzito exótico e a madeira, que transmitem conforto – um mix que confere ao espaço, ao mesmo tempo, força e afeto. “Capturamos o coração dessa resiliente e adaptável jornada feminina, e reconhecemos a mulher como um paradoxo completo, belo, raro e excepcional”, explicam. (Carolina Mossin)
06/01 - Laiane Matta e Leticia Barbosa - Autoconexão Essencial. A textura aveludada, a beleza da pedra, o frescor das plantas. Tudo conspira para que esse banheiro se revele como um espaço de relaxamento e introspecção. As paredes remetem às formas orgânicas da natureza, provocando fluidez e acolhimento. “É um convite para que a mulher se cuide e se reconecte consigo mesma”, explica a dupla. A bancada é uma obra de arte que convida à contemplação, e a biofilia aparece não só como opção estética, mas terapêutica. O verde das folhas contrasta, em equilíbrio, com a solidez da pedra. “Essa pedra é como a própria mulher: resiliente e cheia de personalidade. Cada curva, cada imperfeição conta uma história.” (Carolina Mossin)
07/01 - Chrigor Godoy - Living Eterno Instante. Chrigor Godoy celebra a arquitetura e o design brasileiros, o trabalho dos artesãos e a cultura do feito à mão. Tudo tem uma história, das lâminas do cumaru, árvore nativa da Amazônia, ao sisal do interior de Minas Gerais. São objetos de afeto, lembranças de viagens, itens que passam de geração em geração – uma cuidadosa curadoria complementada por cores e texturas que refletem a busca do arquiteto por um espaço próprio para momentos de pausa e renovação. “Procurei incorporar elementos que carregam histórias. É um ambiente que reflete a doçura das histórias vividas, mas também o poder de viver o agora.” (Keniche Santos)
08/01 - Matheus Vilela - Sala de Almoço - Casa Grená. A sala é uma homenagem ao solo fértil de Ribeirão Preto, denominado "terra vermelha". A referência fica clara na paleta de cores, mas Matheus Vilela foi além. O xadrez representa o café, produção que impulsionou a economia da região. Para simbolizar a prosperidade do agro, a opção por peças de antiquário, obras de artistas regionais e mobiliário de design. Entre o clássico e o contemporâneo, e com uma mistura equilibrada entre estampas, texturas e peças de diferentes épocas, o ambiente exibe sua identidade. “Tudo para expressar a necessidade do ‘agora’. Do sentir-se bem em casa, dentro da máxima casa com cara de casa.” (Carolina Mossin)
09/01 - Mariana Oliveira - Cozinha das Oliveiras. Com a simplicidade das linhas limpas, a escolha de materiais luxuosos e a mistura entre o rústico e o moderno, Mariana Oliveira cria uma cozinha singular. A inspiração veio de Portugal. "Fiquei fascinada pelas oliveiras e trouxe a ideia para o projeto, onde cada elemento remete a essa árvore magnífica”, diz. Assim, o tronco é representado pela madeira dos móveis e acabamentos, e as folhas são traduzidas no quartzito, transmitindo vitalidade e frescor. “O azeite é simbolizado pela própria função da cozinha, o coração da casa”, explica. O revestimento de inox traz sofisticação e as peças de design adicionam charme e muita personalidade. (Carolina Mossin)
10/01 - Ingrid Brioni e Juliana Ultado - Studio Savoya. As profissionais encontraram a inspiração para o projeto em sua própria rotina diária. Foi a partir dela que surgiram os conceitos desse coworking que equilibra conforto e funcionalidade. Mais do que uma mesa de escritório clássica, o dia a dia pede uma estação de trabalho compartilhada. A dinâmica pede também um espaço aberto, no qual as profissionais podem circular com o celular ou tablet em mãos – um lugar próprio, também, para momentos de descompressão. Entre os pontos altos, a integração dos espaços e a composição de cores que reúne o verde, o azul e o terracota. (Carolina Mossin)
11/01 - Victoria Santoro - Ceci n'est pas une toillet - Espaço Arter - Lavabos CASACOR. Os dois lavabos funcionais da CASACOR levam a assinatura de Victoria Santoro, mas transportam para universos muito distintos. No maior deles, o visitante é envolvido por cores e texturas que se entrelaçam de maneira assimétrica, e cada elemento convida a uma experiência sensorial única e poética. No outro, a atmosfera é de mistério e sofisticação. A iluminação cria um jogo de sombras com luz suave, acentuando o charme do espaço. O teto, em tom vermelho idêntico ao do quadro com tigres que o adorna, exibe um vibrante contraste. E o veludo das paredes adiciona uma textura luxuosa, em total harmonia com o tema. (Keniche Santos)
12/01 - Ricardo Dorascenzi - Recepção/Bilheteria. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Keniche Santos)
13/01 - Flavio Melo e Ruben Rivitti - Espaço Urben. Um ambiente urbano que permite um respiro em meio à rotina acelerada da cidade. A prioridade dos profissionais foi utilizar materiais recicláveis, integrando-os a outras soluções sustentáveis. O elemento principal é a madeira ecológica, feita com aparas industriais e resíduos orgânicos. Entre o mobiliário de design, as estrelas são o banco Libre e a mesa com geladeira embutida, que garante a bebida gelada nos momentos de descontração. “A escolha de materiais recicláveis e a incorporação da vegetação local reduzem o impacto ambiental e proporcionam um ambiente mais saudável e equilibrado, promovendo também qualidade de vida", contam. (Keniche Santos)
14/01 - Bruno Ortega - Equilíbrio Deca. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin)
15/01 - Laura Tomio - Café Stories - By Cookie Stories. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Keniche Santos)
16/01 - Rafael Granero - Entre Encontros por Necta. Rafael Granero coloca em prática sua flexibilidade e pragmatismo para apresentar um ambiente múltiplo. A versatilidade do layout é o conceito principal do espaço, com soluções que permitem diversos tipos de uso de acordo com a dinâmica necessária e a demanda dos usuários. Nesse lugar amplo e ao mesmo tempo acolhedor, criado para estabelecer conexões, a atmosfera é minimalista – o que se percebe na iluminação, paisagismo, texturas e revestimentos. Ainda na decoração, o arquiteto reforça a personalidade do projeto com peças assinadas por Índio da Costa, Oskar Metsavaht e Isay Weinfeld. (Keniche Santos)
17/01 - Mariane Siqueira - Restaurante Vista Arauco - By Latulia. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Keniche Santos)
18/01 - Bruno Castanhari - Automundi Experience Sentidos. Bruno Castanhari foi buscar na Grécia Antiga a inspiração para o espaço. “Platão utilizou a metáfora da caverna para ilustrar um mundo de falsas percepções da realidade. A saída da caverna simboliza a busca pela verdade, o mundo da razão.” Nesse contexto foi criada uma estrutura externa que transporta os visitantes ao tempo das cavernas, “para conectá-los a seus instintos primitivos”. Ao entrar ali, no entanto, eles são levados diretamente ao futuro, onde a tecnologia e a inovação dominam e exploram os sentidos. “Demonstramos o potencial da tecnologia no presente com uma experiência imersiva e transformadora no agora”, explica. (Keniche Santos)
19/01 - Fabiano Taleb - Tiny House do Motociclista. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Keniche Santos)
20/01 - Bete Said e Victor Poiani - Bar Ilé Omi - By Noipê. Encontro e refúgio, celebração e contemplação. Idealizado por Victor Poiani e inspirado na cultura afro-brasileira, nos terreiros de umbanda e candomblé, o bar Ilé Omi (Casa das Águas, na língua Yorubá) reverencia a arte atrelada ao tema e aos elementos da natureza. São 160 m² repletos de significados, entre pratos com saudações aos orixás e cores e texturas que representam elementos usados nos terreiros. Coautora do projeto, Bete Said lança no espaço sua coleção Nagô, que destaca peças como as cadeiras e banquetas Axé e os vasos Ilê Ayiê. A operação do bar é realizada pelo badalado restaurante Noipê, com sede na cidade. (Carolina Mossin)
21/01 - Andrea Esteves e Rui Salvino - Sigramar Stone Garden. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin)
22/01 - Angela Dorascenzi, Emerson Araújo e Fernanda Lucca - Casulo. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin)
23/01 - Marina Donato - Hall de entrada - Cubo Invólucro. O hall de Marina Donato recebe com elegância e muito aconchego. A iluminação discreta e a madeira, aplicada de forma contínua, convidam a um momento de desaceleração. Para atingir esses objetivos, a profissional investe na simplicidade e exibe uma composição original entre materiais, cores e texturas, além de cuidadosa curadoria na escolha do mobiliário e da decoração. “Minha preocupação foi que os visitantes se sentissem abraçados, e que dali levassem uma mensagem”. Em destaque, a palavra "Essência"’ estabelece a conexão com o tema "De presente, o agora", que conduz a mostra de 2024. (Keniche Santos)
24/01 - Taiza Moiteiro - Loft Máxima. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Keniche Santos)
25/01 - Adriana Fontana - Loja Petit Palais. Com o desafio de criar uma loja no reduzido espaço de um container, Adriana Fontana apostou na inovação. A entrada, com movimentos circulares, cria uma experiência surpreendente. Para isso, a designer de interiores usou tubos de PVC, escondendo a estrutura de forma precisa. O degradê em rosa, marrom e bege dá leveza e faz o link com o conceito da loja, com peças clássicas à venda. A madeira acolhe e a iluminação difusa, feita por meio de uma manta sombrite, encobre o teto de maneira criativa. “A ideia foi trazer para as ambientações elementos que muitas vezes oferecem custos muito mais interessantes aos clientes finais", conta. (Carolina Mossin)
26/01 - Mariane Rios - Estúdio Criar. Neste ambiente voltado à criação, Mariane Rios explora a arte e o design com muita personalidade. Seu home office é conceitual e rico em detalhes, com cores vivas. Chama a atenção a composição entre a extensa mesa branca e suas diferentes cadeiras, evidenciando dinamismo e descontração. Como contraponto a este espaço, que indica movimento, há outro mais reservado e confortável, sugerido para momentos de trabalho informais ou intimistas. Uma abertura no teto joga luz para a escultura com desenho exclusivo, e o jardim surge como uma galeria a céu aberto que destaca o banco Toinoinoin, de Jaime Lerner. (Carolina Mossin)
27/01 - Mariane Rios - Lavabo do Estúdio Criar. Espaço integrado ao Estúdio Criar, também assinado por Mariane Rios, o lavabo mostra total unidade com o ambiente principal. A relação aparece nos volumes recortados com acabamento de inox e vidro, que seguem o conceito da marcenaria do home office, e na obra de Mariana Ferrero, com o tom vermelho queimado. O armário se une à bancada representando um único elemento, e a bancada se encaixa na parede curvada – ambas no tom argila, mas com diferentes texturas. A ligação do lavabo com a natureza é reforçada pela peça com galhos secos feita por uma artesã local. (Carolina Mossin)
28/01 - Manarelli & Guimarães - Living Entrelaços. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin)
29/01 - Fabiana Dib - Home Office. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2024. (Carolina Mossin)
30/01 - Fabiana Dib - Lavabo do Home Office. Sofisticado e contemporâneo, o lavabo reforça o conceito do home office, ambiente também assinado por Fabiana Dib. Um dos destaques é o mármore que recobre o piso, material reaproveitado das paredes da construção original. Também de mármore e com desenho exclusivo, a bancada oval é o ponto alto, complementada pela cuba de apoio e o espelho iluminado com led. Nas paredes dividem espaço a madeira e o papel de palha, revestimentos que ao mesmo tempo aquecem e dão elegância. Todas as porcelanas e metais são da Deca – os suportes de toalha, sabonete e papel são da linha assinada pelo designer Jader Almeida. (Carolina Mossin)
31/01 - SKF Arquitetura e Interiores - Suíte Navona. A atemporalidade é a marca da suíte assinada por Thauana Kairala e João Victor Santanna. O elemento principal é o mármore: a combinação do travertino navona com o amadeirado dá sofisticação ao projeto, que destaca também as cores neutras e o jogo de texturas. A poltrona de couro caramelo reforça a atmosfera elegante, e a borda da cabeceira de rocha, assim como o jardim integrado, dão o tom natural. “Faz parte da nossa personalidade sugerir elementos atemporais, com o uso de materiais que são adorados em todas as épocas e culturas. O objetivo é apresentar um ambiente admirado por todas as idades”, explicam. (Carolina Mossin)