Usar cadeiras e sofá ao redor da mesa de jantar economiza espaço, acomoda mais convidados e personaliza o décor. Confira inspirações para o canto alemão!
Atualizado em 30 dez 2022, 05:27 - Publicado em 30 dez 2022, 15:00
(Gabriela Daltro/)
01/01 - Livia Bortoncello - Pied-à-Terre. O espaço foi pensado para ser uma segunda casa, até um pequeno refúgio, em Paris. A arquitetura do edifício, de estilo eclético, inspirou a criação deste ambiente de convívio, respeitando as características do entorno. A luz natural foi o ponto de partida na escolha das cores e texturas. Para acentuar o aspecto de aconchego, a lareira escura revestida de porcelanato negro ganha destaque no estar. Já no espaço gourmet, os revestimentos são claros e com textura. (Cristiano Bauce)
02/01 - Wesley Lemos - Copa - Cozinha Gengibre e Romã. Projeto da CASACOR Bahia 2022. (Gabriela Daltro)
03/01 - Luciana Lago e Cláudia Santiago - Um Café Santa Clara. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
04/01 - Lisi Sandri - Café. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
05/01 - Studio Gontijo - Mirante BRB. Projeto da CASACOIR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
06/01 - Cynthia Silva - Origem Minas. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2022. (Amarante FIlmes)
07/01 - Loja de Chás, por Taciana Nakalski- CASACOR Paraná 2022 / (Eduardo Macarios)
08/01 - Studio Traços - Lounge Resort. Para o ambiente de 52 m² criado para a Aviva Vacation Club, as profissionais Ana Carolina Lima e Ana Carolina Falconi se inspiraram em resorts do Nordeste e de Goiás. Com traçado de linhas sinuosas, elementos artesanais e design biofílico, as arquitetas apostam na acessibilidade, com rampas que levam a um elevador trabalhado em madeira interna e externamente que dá acesso ao bar no pavimento superior. A tecnologia vem no processo de criação dos móveis, como o banco paramétrico e a projeção mapeada, e também há utilização de palha, pedra natural, madeira, vegetação, peças artesanais e decoração com fitas do Bonfim, tudo para trazer o clima da Bahia e de Goiás ao ambiente. (Edgard Cesar)
09/01 - Vinho&Bar, por Rubiana Teixeira. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
10/01 - Casa Refúgio, por Lucas Machado. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
11/01 - Leandro de Paula - Jardim do Restaurante. O projeto do paisagista Leandro de Paula Araújo é um esfuziante jardim de flores na coloração alaranjado intenso, com duas mil unidades de Sunpatiens (Impatiens hybrida), com pontuações brancas. O espaço também abriga quatro Patas de Elefante (Beaucarnea recurvata), além de Fórmios Verdes (Phormium tenax) e Arecas Bambu (Dypsis lutescens). O paisagista utilizou pedriscos de resíduos de construção e demolição para destacar as espécies e desenhar o paisagismo, que tem como conceito despertar a emoção visual através das cores, em um espaço que prima pela simplicidade e pela poesia. (Edgard César)
12/01 - Sara Aragão, Ilana Rocha, Aline Diógenes e Sara Jéssica - Restaurante Nolana. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
13/01 - Gabriel Bela Cruz - Restaurante. Um bloco monolítico em formato de uma casa tradicional que se revela colorido e integrado à natureza. Assim, é o restaurante do arquiteto Gabriel Bela Cruz para a CASACOR Goiás 2022. O brutalismo pincelado nos detalhes contrasta com a leveza dos panos de vidro que circundam o local e permitem a visualização do jardim. O visitante será imerso em uma experiência na qual a arquitetura é mais importante que os adornos. A força trazida pelas formas, cores e texturas busca todos os sentidos, seja através da visão (pela irreverência do azul predominante), do tato (pelo toque do revestimento cimentício), da audição (a brisa atravessando as texturas) e finalizado pelo paladar (ao degustar os pratos do chef). A experiência sensorial leva o visitante a ter uma visão totalmente particular do infinito que a arquitetura pode proporcionar. (Edgard César)
14/01 - Olenka Marquina - Un Vino para Despegar y un Café para Volar. (Iván Pestana)
15/01 - Dois estúdios de arquitetura se uniram para projetar e administrar um restaurante. Este espaço está distribuído em dois níveis compostos por três salas: uma interna, o terraço aberto no piso superior e um bar no piso térreo, mesmo à beira da piscina. Estes locais são inspirados nas costas do Mediterrâneo, onde as texturas de pedra e madeira são combinadas com tons de areia e terracota. No entanto, os profissionais queriam dar um ar de idiossincrasia local, adicionando cerâmica Santa Cruz à decoração. (Alvaro Mier)
16/01 - Felipe Müller Arquitetura e Crippa e Assis Arquitetura - Petra Bistrô by ArcelorMittal. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
17/01 - Afonso Tomoda - Casa Pabu. Projeto da CASACOR Ceará 2022. (Esdras Guimarães)
18/01 - Maria Araujo Arquitetura e Design – Quarto Infinito. Projeto da CASACOR Brasília 2022. (Edgard Cesar)
19/01 - Amanda Andrade e Jaqueline Tessaro - Living Gaia. Projeto da CASACOR Ribeirão Preto 2022. (Felipe Araújo)
20/01 - Café Teatro, por Rodrigo Ferreira e Isabela Tonelli. Ambiente da CASACOR Goiás 2022. (Edgard César)
21/01 - Weiss Arquitetura - Apê Paulista. Projeto da CASACOR São Paulo 2022. (Gabriela Daltro)
22/01 - Junior Ordonez - Espaço Ceres. Projeto da CASACOR Sergipe 2022. (Gabriela Daltro)
23/01 - Milena Ferrari e Rita Gumieiro - Suíte Mar. Projeto da CASACOR Espírito Santo 2022. (Camila Santos)
24/01 - Larissa Franco - Loft Recomeço. Um ambiente ideal para quem não tem medo de mergulhar em si e de se reencontrar. Inspirado no recomeço, o projeto é todo integrado e está de acordo com o que rege a vida moderna, onde a vida íntima se separa da social. No loft, o mobiliário simboliza o conforto proposto no projeto. O ambiente conta também com a poltrona Renata, criada pelo designer Sérgio Rodrigues. A peça, ícone no ambiente, vem no tecido azul marinho, com o minimalismo no desenho da marcenaria, que traz praticidade para o cliente que está começando um novo capítulo. (Gabriela Daltro)
25/01 - Marcos Brito - Loft do Atleta. Projeto da CASACOR Sergipe 2022. (Gabriela Daltro)
26/01 - Dani Pessoa Arquitetaspe - Bistrô Recentro por Manu Tenório. O projeto tem como principal partido o edifício Chanteclair, cujo ladrilho foi preservado e teve enaltecidas suas características arquitetônicas. Dessa forma, é inspirado nas raízes da cidade, que são valorizadas com a integração do interior com o exterior, referenciando a história e resgatando a memória de Recife. (MCA Estúdio)
27/01 - Cristiana Cardoso - Casa de Areia SPA DECA. Como uma duna que se transforma todo momento se adaptando ao mundo à sua volta, o ambiente é um lembrete de que a vida é inconstante e segue um fluxo natural. É um convite à mudança, ao inesperado e a certeza de que tudo tem um tempo certo para acontecer. São 85 m² distribuídos em lounge de entrada, área aberta de contemplação e suíte completa - quarto, banheiro e área externa/spa - tudo integrado à natureza. Um spa diferente, que deixa de lado as inspirações convencionais para se conectar com o litoral brasileiro a partir de tudo que está próximo à praia. Materiais naturais foram amplamente utilizados, como eucalipto de reflorestamento, piso de pedra Jerusalém, palha nos forros, madeira de reutilização para bancada e base neutra para a coleção de metais. (Gabriela Daltro)