Confira nesta seleção algumas das piscinas mais inesquecíveis das mostras da CASACOR ao longo dos anos
Atualizado em 08 fev 2023, 12:10 - Publicado em 08 fev 2023, 09:00
Gisele Taranto Arquitetura - BamˈBo͞o Bar. Um espaço. Três momentos. É presencial com um bar e uma área de convivência no jardim. É presencial-virtual, com obras de arte em realidade aumentada que surgem no bambuzal ao acionar QR Codes. E é virtual com uma galeria criada exclusivamente no Metaverso. A arte - com curadoria de Vanda Klabin - é o destaque: a piscina se torna uma instalação de Maritza Caneca; e a exposição Olhar 2022 traz trabalhos de Carlos Vergara e de jovens artistas da periferia apresentados simultaneamente aqui e na China.(André Nazareth/)
01/01 - Gisele Taranto Arquitetura - BamˈBo͞o Bar. Um espaço. Três momentos. É presencial com um bar e uma área de convivência no jardim. É presencial-virtual, com obras de arte em realidade aumentada que surgem no bambuzal ao acionar QR Codes. E é virtual com uma galeria criada exclusivamente no Metaverso. A arte - com curadoria de Vanda Klabin - é o destaque: a piscina se torna uma instalação de Maritza Caneca; e a exposição Olhar 2022 traz trabalhos de Carlos Vergara e de jovens artistas da periferia apresentados simultaneamente aqui e na China. (André Nazareth)
02/01 - Estar Piscina Natural - Canario & Tesche. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2019. O jardim de quase 500m² é uma extensão natural da casa. O estar de 45m² se concentra junto à piscina natural, com plantas, pedras, cascata e areia branca. O deck foi construído com madeira Itaúba, que recebeu acabamento acinzentado, com a tela retrátil controlando a iluminação. O paisagismo é da arquiteta Daniele Colombo. (Cristiano Bauce)
03/01 - Daniel Tavares e Cynthia Vianna - Bar Benericks. Neste ambiente à beira da generosa piscina de formas orgânicas, o vermelho é vibrante. A cor predomina nos drinks, nos ombrelones dispostos e em parte do mobiliário. O conforto se estende em vários lounges e situações: sofás, mesas que viram bancos, cubos maciços de quartzito azul, poltronas e pufes. O tom também aparece na projeção mapeada na piscina, com imagens de espécies marinhas. Detalhe para a série de esculturas em aço, do artista Leopoldo Martins, intitulada Insetos. (Jomar Bragança)
04/01 - Alexandre Weiss e Nelson Machado - Living da Lareira. Idealizado antes da pandemia, o projeto foi pensado para reunir pessoas, acolher, ser despojado e aconchegante. O conceito continuou e foi perfeitamente aproveitável para o momento atual. Construído dentro de uma piscina desativada, o espaço possui 100 m² e pode ser adaptado para áreas internas ou externas, trazendo a natureza por meio do design biofílico. (Eduardo Macarios)
05/01 - Bar da Piscina - Lucas Lage. Projeto da CASACOR Minas Gerais 2019. (Gustavo Xavier)
06/01 - André Monte - Caminhos dos Ventos. (Esdras Guimarães)
07/01 - Deborah Pinheiro Arquitetura - Espaço DECA. O espaço criado busca despertar o ânimo perdido depois de tempos difíceis. O ambiente de 144 m² se inspira na cobertura do Palácio do Itamaraty, é contemporâneo e traz referências modernistas. Utiliza cores neutras, linhas elegantes, jardins e luz natural. A tradição de Athos Bulcão e Burle Marx aparece no painel em lastras de porcelanato. A piscina é o destaque ao fazer a transição de espaço. Há ainda obras do artista belga Gauthier D’Ydewalle e dos brasileiros Daisy Xavier e Ricardo Homem. (Edgard Cesar)
08/01 - Natalia Murillo construiu um espaço único: o Jardim do Éden. É um pomar rico em flora exótica, como a musa de Sumatra e a Calathea lutea. Talvez o ponto mais atrativo desse ambiente seja sua piscina natural, repleta de vegetação e carpas carpas; Nele, foi utilizada a tecnologia do laguismo, que é tendência atualmente, que permite nadar e interagir com os peixes em águas cristalinas e sem cloro. Cobrindo os 181 m de superfície intervencionada, encontram-se esculturas em bronze (Édgar Márquez) inspiradas na pureza das crianças, impressionantes entalhes de aço simulando folhas de bananeira e móveis em tom alaranjado; um deles é ideal para uma boa fotografia. (Alvaro Mier)
09/01 - Rafael Mineiro e Natália Azevedo - Horto Laguna. O espaço externo é um pequeno oásis, que traz diversidade de plantas tropicais em torno de um lago natural e propõe um novo conceito de piscina. Com leds submersos nas águas, em meio a palmeiras, filodendros, ciclantos, marantas e plantas aquáticas ganham uma iluminação difusa e a companhia de peixes ornamentais. Decks com poltronas e espreguiçadeiras integram o cenário de lazer e contemplação com um novo jeito de morar. (Gustavo Amorim)
10/01 - Silvia Oliva ficou perfeita para seu ateliê com estilo rústico-moderno em 40 m de superfície. A madeira é a protagonista do espaço; está no teto, no piso do banheiro e na área social que margeia a piscina. Aliás, este tem um revestimento bege para dar uma sensação de areia; no seu centro abriga uma ilha com palmeiras existentes no terreno antes da intervenção. Continuando com o objetivo do nativo, na cabeceira da cama foi trabalhado um reboco de barro com detalhe de barro e escolhidos móveis feitos de fibras naturais. Em suma, a casa traz à mente aquelas memórias do passado que são impossíveis de esquecer e sua fusão com o meio ambiente é irrefutável. (Alvaro Mier)
11/01 - Fernando Thunm - Urban Garden. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul. (Cristiano Bauce)
12/01 - Antonio Grillo - Ninho de Guaxo. Feita de vergalhões de aço, a estrutura conforma uma trama similar a um ninho de guaxo. A disposição de cada vergalhão articula estabilidade e intenção estética. Internamente, uma tela branca vazada delineia de maneira diáfana o espaço, destacando a estrutura de aço na paisagem e atuando como superfície refletora para a iluminação junto ao solo. Na parte interna da edificação, confere uma especial dramaticidade ao volume. (Daniel Mansur)
13/01 - CASACOR Franca 2017. Espaço Quatro Elementos - Mônica Costa, Ângela Dorascenzi, Estela Martins e Yuri Miranda. A área de lazer é regida pela junção dos quatro elementos da natureza: a água, com a piscina; terra, com as plantas; fogo com as lareiras e ar, da brisa do lado externo. O paisagismo prioriza espécies nativas e destaca as árvores frutíferas, como pitangueira e jabuticabeira. (Felipe Araújo)
14/01 - André Monte - Caminhos dos Ventos. O estilo de vida do cearense foi o ponto de partida para o projeto elaborado pelo arquiteto André Monte: aberta ao vento e ao sol, a varanda aconchegante foi criada para ser descoberta aos poucos, sem pressa. Cada canto a torna especial, um verdadeiro convite para viver momentos de paz e conforto, de sentir o enorme prazer de estar em casa. (Esdras Guimarães)
15/01 - Mauricio Nóbrega - Varanda Deca. Projeto da CASACOR Rio de Janeiro 2019. Um sonho tornado realidade é a varanda-SPA com 320 m² de frente para a Baía de Guanabara. A arquitetura do prédio garantiu a inspiração do projeto, que se espelhou nas construções em balneários mundo afora. De dentro, a visão é da piscina que parece se unir ao mar. (André Nazareth)
16/01 - Nando Nunes - Aldeia Sala de Banho. Em sua 12a participação na mostra, Nando Nunes buscou no mar a inspiração criativa para apresentar uma sala de banho que levasse o visitante a uma imersão na água. O espaço ‘Mergulho Particular’, de 172 m2, o profissional criou ambientes em formato de cubo que, unidos, formam um grande aquário para a sensação de uma experiência submersa. Monocromática, a Aldeia Sala de Banho ganhou diversas tonalidades de verde. Suaves, as nuances se misturam numa exaltação à cor da água. Além disso, o ambiente ganhou três ambientes de SPA; e para conectá-los, a Passarela Infinito, instalada com pastilhas verdes no piso e no teto. Breezes de alumínios em tons de verde e cinza foram usados para a integração de forma orgânica entre os ambientes. (Edgard César)
17/01 - Daniel Ghizi e Carolina Zettermann de Almeida - Escritório Daniel Ghizi Arquitetura - Casa 15. Projeto da CASACOR Santa Catarina 2022. (Lio Simas)
18/01 - Pátio Alberca, um elemento icônico no antigo Total Asturias. Nele, Tassiana Oshiro quis homenagear seu passado hospitaleiro restaurando o ambiente, mas mantendo sua essência intacta. É uma sala social no pátio da casa, tão importante nas casas para reuniões. Um fator importante deste projeto é a sua arquitetura ambientalmente responsável, apresentando uma localização estratégica para a otimização da luz natural e o uso de materiais reciclados como parte da decoração da casa. Da mesma forma, possui um mecanismo de circulação de água e economia de energia, com o qual a água da chuva que abastece um reservatório é aproveitada ao máximo. (Alvaro Mier)