With the theme “Body & Home”, CASACOR Sergipe will continue until November 26th with projects signed by 41 professionals
Updated at Oct 30, 2023, 3:55 PM - Submitted at Oct 23, 2023, 8:47 AM
Alane Medeiros - Wine Lover's Living and Dining Room. CASACOR Sergipe 2023 Project.(Gabriela Daltro/)
01/34 - Ágora Arquitetos - Expresso do Sertão. Projeto dos arquitetos Ézio Déda, Maicon Amorim e Clarisse de Almeida, o Expresso do Sertão busca apresentar uma nova perspectiva para o universo da arquitetura e ambientação. Ao adquirir um vagão de trem deteriorado, busca-se trazer de volta o uso de um bem que estava fadado a virar ferro velho. Mas e as milhas percorridas por esse veículo? As paisagens emolduradas por suas janelas e as histórias vivenciadas? Essas preexistências compõem a egrégora (o pensamento coletivo) dos espaços. Se é para viver no vazio encerrado pela nossa própria criação, que este seja possível de delírio e poesia. (Xico Diniz)
02/34 - Elissandro Matos - Galeria de Arte - "A Arte que Cura". A Galeria intitulada “A Arte que Cura”, assinada pelo arquiteto Elissandro Matos, faz uma homenagem ao artista plástico Arthur Bispo do Rosário, sergipano de Japaratuba que é referência nacional e internacional em diversos segmentos das artes. De forma consciente e consistente, artistas plásticos foram convidados a representar um pouco do mundo desse artista multifacetado e o resultado não poderia ser diferente: uma explosão de cores e texturas que toca o coração. Tons em azuis foram usados como tela de fundo porque para o artista a áurea dele era "Azul" como seu mundo. (Xico Diniz)
03/34 - Eric Lima Escope Projetos - Sinfonia Biótica. No projeto “Sinfonia Biótica”, o arquiteto Eric Lima busca criar um espaço inspirador, no qual os indivíduos possam se sentir envoltos pela natureza, estimulando os sentidos e criando um equilíbrio perfeito entre o ambiente construído e o ambiente natural, promovendo uma experiência de fusão com o meio ambiente. A combinação dos poucos ângulos retos, dos elementos espelhados e rebatidos, do painel orgânico, do design biofílico e das lacunas planejadas resulta em uma arquitetura que proporciona uma conexão profunda com a natureza, enriquecendo a experiência dos ocupantes e promovendo seu bem-estar. (Gabriela Daltro)
04/34 - Gabi Martins - Vestíbulo Raízes. O Vestíbulo Raízes, assinado pela arquiteta Gabi Martins, é um tributo à flora e à diversidade. Inspirado na vegetação remanescente de Mata Atlântica presente no Parque da Cidade, em Aracaju, este espaço exala uma aura de reverência à natureza, com sua profusão de plantas. Cada folha e cada raiz conta a história afetiva desse lugar icônico, resgatando sua memória de forma tangível e emocional. Uma obra que celebra a harmonia entre o homem e a natureza, encapsulando a essência e resgatando essa relação em cada detalhe arquitetônico. (Gabriela Daltro)
05/34 - Gabriel Gois - Estar em Si. O projeto materializa o caminho na busca pelo Eu interior, um trajeto árduo e de muita coragem. As paredes curvas simbolizam um abraço em si mesmo diante do resgate do seu Eu, sem as lapidações impostas pela sociedade. O estado mais puro do Eu foi materializado através da madeira, da pedra e do desenho sem moldes do vidro. Os tons terrosos da estante de ferro representam a força e a coragem e o balanço surge como símbolo do constante movimento do ser. A força e o impulso para se manter nessa jornada de autoconhecimento foram expressos através dos livros, da arte e do afeto. (Xico Diniz)
06/34 - Gabriela Batalha - Ressignificar. O conceito do ambiente foi cuidadosamente elaborado com base nas experiências vividas pela arquiteta Gabriela Batalha ao longo de um ano de intensas ressignificações em sua vida pessoal e profissional. O resultado é um espaço minimalista e clean, onde cada detalhe foi meticulosamente planejado para proporcionar uma experiência sensorial única. Gabriela também demonstra sua habilidade como designer, com peças assinadas exclusivamente para o espaço, como os bancos nos banheiros e no hall. Uma palavra poderosa, "permita-se", aparece estrategicamente no ambiente, inspirando os visitantes. (Felippe Araujo)
07/34 - Gleide Belfort - Cozinha em Poesia. As paisagens naturais das lagoas, em meio às dunas dos Lençóis Maranhenses, inspiram a cozinha funcional assinada pela designer de interiores Gleide Belfort. O momento e a fluidez do corpo feminino, em simbiose com aquela natureza, desenham o projeto numa atmosfera mais afetiva e poética. Cerâmicas de Ana Caru, sementes e um lindo cocar de Paula Angotti Magnino nos conectam com a nossa natureza ancestral que nos reúne ao redor do fogo numa celebração de quem somos enquanto corpo, mente, alma e coração. (Xico Diniz)
08/34 - Gusttavo Leão Arquitetura e Urbanismo - Soul Bangalô Suíte de Hóspedes: O Refúgio Biófilo na Natureza. O projeto é um refúgio em meio ao mundo urbano e tecnológico projetado pelo Arquiteto Gusttavo Leão. O ambiente oferece uma experiência imersiva na natureza, com janelas panorâmicas que trazem a luz natural para dentro do espaço, proporcionando vistas deslumbrantes. O design biófilo combina elegância com a exuberante vegetação tropical e o mobiliário minimalista e luxuoso, projetado por Maurício Bonfim, destaca-se em meio à tranquilidade do espaço. O projeto é um retiro onde corpo, mente e alma se reencontram com a natureza, oferecendo uma experiência transformadora. (Xico Diniz)
09/34 - Isa Ribeiro - Aconchego. O projeto é uma homenagem à família, à adoção e ao poder transformador do amor. A designer Isa Ribeiro criou mais que um quarto, deu vida a um santuário de afeto onde as histórias de vida se entrelaçam e os corações se encontram. O painel de cama em forma orgânica é representa o turbilhão de emoções que acompanha a espera do filho desejado e o banco circular é um convite à introspecção e ao aconchego. As cores neutras predominam e um tom mais quente adiciona personalidade e vivacidade. O ambiente é versátil e foi projetado para receber uma criança de qualquer idade, celebrando o amor em todas as fases. (Gabriela Daltro)
10/34 - Jeane Alves - Varanda do Rio Deck do Sentido. O ambiente foi feito para contemplar a bela vista do rio Sergipe e sentir o aconchego e acolhimento implantado em cada detalhe do ambiente. A maior inspiração foi o tempo do casarão, respeitando a história da fachada, mantendo sua cor e blindando com uma natureza nos elementos da madeira, plantas, pedras naturais, formas orgânicas, no tecido e na iluminação. O espaço Deck do Sentido retrata um pouco da história da região e é um espaço convidativo para sentar e partilhar uma boa conversa em meio aos guardiões e purificadores de ambiente com os cactos. (Felippe Araujo)
11/34 - Jota Lisboa e Luiz Marcel - DDesign - A Casa que Habyto. Os traços neoclássicos do casarão do século passado no Bairro Industrial às margens do Rio Sergipe inspiraram a dupla Jota Lisboa e Luiz Marcel, do escritório DDesign Decor, a descortinar o corpo e a morada através de uma identidade feminina para a Casa Habyto, que atravessa os seus 45 anos fazendo história na moda em Sergipe. Desse encontro, emerge um loft moderno, vestindo uma ambientação cheia de nuances e texturas, envolta em tons suaves e inspirações na natureza. Da delicadeza dos traços se desnuda a força feminina através das sensações de um espaço que traduz uma alma livre. (Gabriela Daltro)
12/34 - Alane Medeiros - Estar e Jantar do Enófilo. A CASACOR este ano faz um convite à reflexão sobre a moradia como abrigo, local de acolhimento e bem-estar. No “Estar e Jantar do Enófilo”, da Alane Medeiros, foram priorizados os bons encontros, a exemplo desta sala de jantar, abraçada por uma adega suntuosa, projetada em Slimstone, pedra exclusiva SCA. A alfaiataria do mobiliário, detalhada e pensada para abrigar objetos, acervo de família e utilitários, traz funcionalidade e aconchego. A escolha de uma mesa assinada, demonstra a magnitude do ambiente situada para agregar bons momentos que são compartilhados em família e com amigos. (Gabriela Daltro)
13/34 - Junior Ordoñez - 352 Urban Garden. O 352 Urban Garden é um espaço de eventos que nasceu da inspiração nos "privately owned public spaces" nascidos em Nova York e que agora encontram seu lar em todo o mundo. Idealizado pelo arquiteto Júnior Ordoñez, o ambiente é um oásis de tranquilidade no coração da cidade. Combinando elementos industriais e uma atmosfera relaxante, o projeto busca equilibrar a vida agitada urbana, proporcionando um refúgio para todos que desejam recarregar as energias. A harmonia entre esses elementos vai transformar sua experiência urbana e te fazer redescobrir o equilíbrio em meio à agitação da cidade. (Gabriela Daltro)
14/34 - Katia Carvalho - Bilheteria Lounge "Arte que inspira". Projetada para receber os visitantes e lhes dar as boas-vindas à mostra, a Bilheteria Lounge "Arte que Inspira" traz a assinatura da arquiteta Kátia Carvalho e é um verdadeiro reduto das artes, exibindo obras de artistas nordestinos, sobretudo sergipanos, incluindo telas e objetos artísticos que enriquecem a experiência de quem por ali passa e se permite uma pausa para a contemplação e imersão no universo proposto. O mobiliário solto adota linhas orgânicas e tonalidades terrosas em sintonia com o tema Corpo & Morada, no qual a ideia de morar está intrinsecamente ligada ao ato de habitar em si mesmo. (Felippe Araujo)
15/34 - Kelly Ribeiro - Navegantes do Ser. Um respiro de dimensões sensoriais que comunica através de cada um dos seus elementos. Assim é o espaço “Navegantes do Ser”, assinado pela arquiteta Kelly Ribeiro. Velas e pórticos convidam à contemplação das águas, onde carpas se transformam no dragão que cada um de nós precisa ser. Numa imersão devotiva, a arquiteta desenha um lugar espiritualmente instigante, enquanto revisita sua história na procissão de Bom Jesus dos Navegantes à beira do Rio Sergipe. Vitrais coloridos filtram a luz do sol lembrando a magia da presença e a importância de se mergulhar em inquietude no que há de mais humano em nós. (Gabriela Daltro)
16/34 - Kika Mattos - Estar Mar. O ambiente é uma homenagem ao pai da arquiteta, que no ano passado foi navegar em outros mares. Tudo foi pensado nos mínimos detalhes, desde o azul, a cor preferida do seu pai, até o marrom, que traduz firmeza. A escultura feita com nós de marinheiro se assemelha ao sargaço, algas, espuma do oceano ou uma rede de pesca, trazendo para o espaço uma instalação artística. A mistura de cores e texturas junto ao acervo pessoal de obras de arte e móveis cria um espaço acolhedor, aconchegante e único como deve ser a casa das pessoas. (Gabriela Daltro)
17/34 - Lainy Lemos Estúdio da Paisagem - Atra.VERSAR. O espaço atra.VERSAR, da arquiteta e paisagista Lainy Lemos, é inspirado nas travessias que fazemos enquanto pessoa em construção que através da cultura e da arte encontra sua morada. O espaço apresenta formas ortogonais e uma vegetação tropical de forma ritmada, criando uma alameda de palmeiras com espécies diferentes. O mobiliário possui linhas curvas, se opondo a geometria e brutalidade das linhas retas do jardim, sobre um piso de granito e pedriscos. O monumento Morada representa a construção tanto da residência como da pessoa por fragmentos e conexões, interação para se conhecer e construir um lar. (Gabriela Daltro)
18/34 - Ligia Correia - Banho e Spa. O projeto está ambientado numa atmosfera revestida de claros painéis de madeira, onde a elegância e a tranquilidade norteiam o ar aconchegante do espaço. A banheira encontra-se posicionada estrategicamente para um janelão com vista para o jardim e uma linda pedra de verde Guatemala pontua de forma imponente a bancada que dá apoio ao espelho iluminado. (Gabriela Daltro)
19/34 - Lu Guedes Interiores - Banho e Afeto. Contato pele a pele, ver a água escorrer, brincar com bolhas, sentir cheiros suaves e, o mais importante, o toque. O espaço Banho e Afeto, idealizado pela designer de interiores Lu Guedes, traz uma proposta afetiva e lúdica, ressignificando o tradicional banho do bebê e transformando-o em uma oportunidade de criar memórias. Para isso, são utilizados elementos naturais, sem excessos e com valorização do artesanal. Tudo escolhido intencionalmente para proporcionar uma experiência sensorial e conferir ao ambiente um visual leve, elegante, aconchegante e convidativo, desde a entrada pelo hall. (Felippe Araujo)
20/34 - Lucas Lemos Tsuru Lab - Varanda Okan Ará. O projeto da varanda OKAN ARÁ, é assinado pelo escritório de arquitetura Tsuru Lab, criado pelo arquiteto e artista plástico Lucas Lemos. O termo de origem iorubá significa coração-corpo e chama a atenção para a poética do corpo feminino, enquanto a pele que protege e envolve o lar, lugar de morada sob a ótica das emoções. Condensa, em sua apresentação, as artes plásticas ao universo da arquitetura, numa proposta de ambiente acolhedor. O projeto confirma a ideia de que o feito à mão é o novo luxo a partir dos elementos feitos à mão, singularmente contemporâneos, autênticos e conceitual. (Felippe Araujo)
21/34 - Lúcia Helena Magalhães - Estar do Colecionador de Memórias. O projeto reúne obras de arte, literatura, música e artes plásticas numa atmosfera recheada de afeto e elegância na busca do autoconhecimento e evolução do ser. O ambiente destaca a dualidade vivida dentro de cada ser humano, numa homenagem especial ao jornalista Antônio Passos, pai da designer, apresentando as cicatrizes e as marcas que ele e o prédio carregam ao decorrer dos anos. Compõem o ambiente quadros afetivos da designer Marina Costa, poltrona Fardos assinada pelo Ricardo Fasanello e obras de arte. (Xico Diniz)
22/34 - Marcio Davi - Suite Serigy. O projeto foi inspirado no Rio Sergipe, famoso por sua abundância em peixes. O ambiente propõe uma homenagem à Aracaju, reconhecendo sua vocação para a arte. A proposta traz o trabalho do artista de maneira elegante e irreverente através das cores, formas, materiais e expressões artísticas. (Gabriela Daltro)
23/34 - Aline Dantas - Riad Deca. O ambiente é inspirado nos oásis do deserto da arquitetura árabe e traz elementos como água, sons de cascatas, paisagismo exuberante e uso de transparências, permitindo integração entre o ambiente exterior e o interior, onde os mesmos se sobrepõem para proporcionar momentos de relaxamento e conforto. A estrutura é envolvida por paisagismo com lago ornamental imprimindo uma paisagem relaxante e todo cenário envolve o uso dos produtos DECA entrelaçados entre o corpo e morada de cada indivíduo, um deleite para todos passam ou visitam o espaço. (Gabriela Daltro)
24/34 - Marcos Brito - Estar-Office do Leitor. O projeto é um espaço flexível, com personalidade e, acima de tudo, com identidade e conforto. É um ambiente convidativo a uma pausa para uma leitura e um café em tempos de tanta correria. A paleta de cores em tons neutros foi pensada para que essa atmosfera intimista e acolhedora fosse possível e traz nas matrizes de argila e no tom da madeira freijó essa essência aconchegante e leve tal qual uma pausa para ler um livro. A iluminação natural junto à paleta neutra de cores reforça esse convite delicado e terno de calma, simplicidade e beleza. (Gabriela Daltro)
25/34 - Mayra Lima Arquitetura e Design - Habitar da Alma. O espaço foi concebido para despertar a alma feminina. Toda mulher tem um mundo dentro de si, sua essência é plástica e habitar-se será sempre a sua melhor escolha. Ressaltando a força e vulnerabilidade, a simplicidade e elegância, a leveza e intensidade do seu íntimo usamos materiais em sua forma bruta. A autenticidade e a organicidade são exploradas com uma paleta de cores que exalta uma atmosfera sensorial e afetiva. (Gabriela Daltro)
26/34 - Michelle Goes - Living Home. Um Living Home para chamar de seu, por isso Acolher, que inspira para uma pausa, aconchegante, transmitindo paz e tranquilidade, sem deixar de lado a sofisticação. Com tons claros, fluidez transmitida nas formas curvas do mobiliário e objetos que compõem todo o espaço, mas com requinte das obras de arte que estão por toda parte, o ambiente assinado pela arquiteta Michelle Goes remete ao prazer de admirar o belo, envolto a natureza presente em vasos repletos de verde. Um ambiente acolhedor que procura transmitir sensações na forma de sentir, ouvir e ver, sentir-se protegido e acolhido. (Xico Diniz)
27/34 - Wal Bastos - Pimenta - Rosa. A designer Wal Bastos assina a Cozinha do Chef, espaço Pimenta-Rosa, inspirado nas renomadas chefs mulheres latino-americanas que se destacam pelo seu talento, derrubando barreiras no cenário da gastronomia. Os detalhes estimulam novas criações, utilizando emoções, paixões e sentimentos, mantendo elegância e o aconchego. O canto da adega em forma orgânica com o muxarabi amadeirado, junto com os detalhes da pedra natural na cor rosa, garante o equilíbrio entre os elementos. A decoração é responsável por acrescentar personalidade ao ambiente, além de oferecer aconchego, acolhimento e conforto. (Xico Diniz)
28/34 - Wesley Lemos - Loft Caju Jazz. O arquiteto apresenta uma explosão de cores, um mergulho nas artes plásticas e no bom design de mobiliário. O espaço conta com dois ambientes. Orange recebe os visitantes e propõe boas conversas, soft drinks, descontração, conexão com a arte e remete ao caju, símbolo da cidade de Aracaju. Já o espaço Roxo traz uma inspeção e convida a audição de boas músicas e experiências com jazz. Jazz, arte contemporânea e uns bons drinks de caju é combinação perfeita para vivenciar momentos de bem-estar, prazer e conexões com a arte. (Xico Diniz)
29/34 - Ana Porto - Conexo Solar. O espaço promove a integração entre objetos, elementos e vegetações por meio do design e paisagismo, usando tons, texturas, sons, e cores para provocar bem-estar e evocar memórias afetivas. (Gabriela Daltro)
30/34 - Andréa Galindo - Terraço Prainha. Na beira do rio existe um lugar onde somos recebidos com alegria, boa música, boa comida, boas energias e nos conectamos com a natureza e com nós mesmos. No Rio Vaza Barris está localizado o restaurante Terraço Prainha, recriado em frente ao Rio Sergipe para a CASACOR Sergipe 2023. A arquiteta Andréa Galindo apresenta um espaço com elementos que remetem à areia, ao pôr do sol, às curvas das águas, à madeira que abriga, às cordas dos barcos, à vegetação do manguezal. Mesclando materiais naturais, cores e texturas, o projeto busca a combinação entre elegância, sofisticação e aconchego. (Xico Diniz)
31/34 - Anna Libório e Gandara Junior - Muro, Calçada e Fachada. Assinado pelo escritório LibórioGândara Ateliê de Arquitetura, o projeto de pintura da fachada do muro veio para complementar o projeto de restauração da fachada do castelinho, assinada pelo escritório no evento de 2022. A dupla usou como referência os muros dos antigos casarões de Aracaju, em especial ao casarão do Dr. Augusto Leite, onde haviam todas essas características representadas, os pilares do muro, na CASACOR, foram representados com pintura e os desenhos com bases circulares, eram onde ficavam inseridas as grades de ferro forjadas, muito ricas em detalhes, além disso, os arquitetos usaram ladrilhos hidráulicos originais do imóvel pra dar um toque especial no acabamento. (Xico Diniz)
32/34 - Carlos Rezende - Casa ROS. A Casa ROS é uma construção em estrutura metálica onde o material e o método construtivo protagonizam absolutos como elementos arquitetônicos e não somente estruturais. O o arquiteto Carlos Rezende optou por explorar potencialidades típicas do aço, além de utilizar esquadrias com grandes planos envidraçados conectando o interior e o exterior nos limites e perspectivas, trazendo elementos do paisagismo e a visão das obras de arte de sua curadoria. A organicidade dos estofados cria unidade, integra e evidencia práticas de conversas sobre assuntos atuais, arte e seus campos de influência. (Xico Diniz)
33/34 - Collab Maicon Amorim, Andréa Galindo, Michelle Goes e Alane Medeiros - Praça das Delícias (Café e Gelateria). A proposta da collab do projeto para a Praça das Delícias era seguir o conceito do tema da CASACOR- ‘Corpo e Morada’, onde a nossa casa é tratada como extensão do nosso corpo. Os profissionais Maicon Amorim, Michelle Goes, Andréa Galindo e Alane Medeiros propuseram um espaço que fosse extensão do Castelinho, casarão que sedia a mostra, de arquitetura eclética e do início do século XX. A pintura original e as esquadrias foram restauradas e o mobiliário clássico usado em madeira maciça juntamente com o toldo listrado passam despercebidos na arquitetura do imóvel. Para área externa, a praça, sem nenhum tipo de cobertura para que não interferisse no Castelinho, apenas mobiliário de área externa 100% em alumínio, ombrelones e paisagismo para composição final do projeto. (Xico DIniz)
34/34 - DS Studio - Jardim Tauá. Elevar a matéria prima da argila como elemento contemporâneo sustentável, que se transforma e se renova. Esse é o conceito do Jardim Tauá criado pelo escritório DS Studio, do arquiteto Danillo Sobral. Tornar universal a concepção dessa matéria prima que se mescla a outros elementos para criar algo novo, novas possibilidades de recriar e dar identidade de forma sustentável. Compõem o ambiente a escultura Ninho, do Gil Apolinário, esculturas de madeira assinadas por Aloísio Alves e esculturas Espelho D´água do próprio arquiteto Danillo Sobral, responsável pelo Jardim Tatuá. (Xico Diniz)