The exhibition takes place between August 25th and October 22nd in Porto Alegre and features 38 environments in a circuit of 7000 thousand m²
Updated at Aug 31, 2023, 7:58 AM - Submitted at Aug 25, 2023, 7:32 AM
Ana Hnszek and Marcelo Polido - Living Equilibrium. The space was designed to provide moments of decompression in its 40 m² with a design in light tones, light, bright and unpretentiously sophisticated. The idea behind the space is to provide a sense of balance, achieved by the opposition between simplicity and complexity, brought about by the use of textures and light slats, with unique furniture designed by designers.(Cristiano Bauce/)
01/39 - Aclaene de Mello - Hub do menino. Além de um refúgio, o dormitório é um espaço para se divertir, estudar e, é claro, relaxar. O HUB do Menino é um ambiente integrado e multifuncional, cuidadosamente projetado para ser o epicentro da diversão e criatividade, onde o objetivo é favorecer o processo de desenvolvimento criativo, corporal e social dessa fase da vida. Versátil e estimulante, em seus 25 m² se destacam a cama em estilo tatami, a estação de trabalho bem equipada e o conforto da área de descanso. (Cristiano Bauce)
02/39 - Gargione Arquitetos - Sala 9. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. Com o uso de elementos naturais, o projeto deste living com gourmet utilizou cores sóbrias e um design minimalista, mas rico em experiências sensoriais. Enquanto o paladar é aguçado na proposta gourmet do ambiente, o conforto da sala de estar é ampliado por uma série de móveis assinados por designers renomados. A provocação proposta é mostrar um diálogo possível entre o homem e a natureza, mesmo dentro dos grandes centros urbanos. (Cristiano Bauce)
03/39 - Hecher Yllana Arquitetos - Alma da Casa. É essa sensação de leveza, identificação e vínculo com o entorno que foram idealizados na concepção desse projeto. Com seus 40 m², o ambiente conta com peças exclusivas desenhadas pelo escritório, incluindo um tampo esculpido em formato geométrico, além do tapete autoral feito especialmente para o espaço. (Cristiano Bauce)
04/39 - Hinnah & Dulinski - Living e Gourmeterie da Família. Reunir quem se ama ao redor de uma churrasqueira foi o propósito desse projeto. Em seus 78 m², os moradores também podem desfrutar de momentos de relaxamento com um SPA integrado ao exuberante verde da natureza – o convite perfeito tanto para o inverno quanto para o verão. O aconchego do ambiente foge da rusticidade, abraçando a elegância com o uso do mármore branco e com o amadeirado, tornando-o funcional e acolhedor. (Cristiano Bauce)
05/39 - HVM Arquitetura - Meu Paraíso Sou Eu/Deca. O corpo é um espaço sagrado com o qual vivenciamos grandes momentos e para o qual devemos dedicar atenção e zelo. Esse ambiente, pensado para funcionar como um SPA, inspira autocuidado, conforto e bem-estar através de um design contemporâneo, combinando estrategicamente elementos naturais com toques teatrais. Com a intenção de proporcionar uma experiência de contemplação do Eu, os 44m² contam com o toque despojado de cores vibrantes, agradável iluminação e peças desenhadas pelo próprio escritório. (Claudio Fonseca)
06/39 - HVM Arquitetura - Meu Paraíso Sou Eu/Deca. O corpo é um espaço sagrado com o qual vivenciamos grandes momentos e para o qual devemos dedicar atenção e zelo. Esse ambiente, pensado para funcionar como um SPA, inspira autocuidado, conforto e bem-estar através de um design contemporâneo, combinando estrategicamente elementos naturais com toques teatrais. Com a intenção de proporcionar uma experiência de contemplação do Eu, os 44m² contam com o toque despojado de cores vibrantes, agradável iluminação e peças desenhadas pelo próprio escritório. (Claudio Fonseca)
07/39 - Ivan Andrade - Pessoal e Intransferível. O Estar Íntimo, um local pensado para ser pessoal e intransferível, exterioriza a personalidade dos moradores da casa. Foi criada uma atmosfera intimista, com diversas peças de coleção. Criativamente, foram usadas estampas de grande dimensão, objetos alusivos às crenças africanas e cores vibrantes. As madeiras realçam a composição do ambiente, marcando sua presença ao proporcionarem aconchego e bem-estar. (Cristiano Bauce)
08/39 - Izabela Pagani - Origens. Assim como artistas imprimem seu DNA em suas obras, esta sala descortina a maneira como a profissional vê a vida e se expressa em relação a ela. Com uma atmosfera de resgate às memórias individuais, os visitantes são convidados a se conectarem com suas lembranças mais íntimas. Para isso, o projeto recorre às obras de arte, às linhas orgânicas que remetem à fluidez da vida e ao mobiliário handmade. O resultado final do espaço de 71 m², é um mosaico rico de histórias, sentimentos e memórias que ressoam de forma única em cada espectador. (Cristiano Bauce)
09/39 - Jubs Studio Design + Interiores - Sense Wine Bar. O ambiente de 134 m² foi criado pensando em fomentar um momento de intimismo. O projeto, que tem como objetivo criar um ambiente de gastronomia para degustação dos produtos RAR, se utiliza de móveis planejados e elementos naturais para criar uma atmosfera de aconchego. No espaço, a gastronomia coroa um agradável convite para conhecer a própria morada através da experimentação. (Cristiano Bauce)
10/39 - Juliana Moura Arquitetura - Loja de Óculos Design. Os visitantes encontrarão um espaço monocromático e repleto de fluidez, composto com uma sequência de linhas curvas côncavas e convexas cuja sinuosidade fornece liberdade para as pessoas circularem e apreciarem o design exclusivo dos produtos expostos. Os 30 m² do ambiente levam em consideração o fluxo da vida, tanto no corpo humano quanto na mente, que acontece naturalmente. (Cristiano Bauce)
11/39 - Juliani Zanelato - Gabinete Urbano. Nada melhor do que se sentir pertencente e acolhido pelo seu local de trabalho ou estudo. Por isso, em meio aos livros, tons terrosos criam uma atmosfera aconchegante no ambiente. Os 13 m² ainda abrigam o sistema de monitoramento da residência, e o uso de pedras naturais, reforçam a funcionalidade do espaço. Destaque para a mesa, criada exclusivamente pelo escritório de arquitetura para o ambiente. (Cristiano Bauce)
12/39 - Katia Vinciprova - Livraria. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. A reconexão consigo mesmo através do hábito da leitura é o que o projeto busca proporcionar. O preto e o amadeirado escolhidos para o ambiente de 20m² trazem toda essa perspectiva de introspecção e aconchego necessária para a apreciação dos títulos disponíveis no local. O design privilegia os elementos orgânicos e curvilíneos em contraste com as linhas retas, remetendo à natureza e se aliando, dessa forma, à iluminação. (Cristiano Bauce)
13/39 - Ana Hnszel e Marcelo Polido - Living Equilibrium. O espaço foi pensado para proporcionar momentos de descompressão em seus 40 m² com projeto em tons claros, leve, iluminado e despretensiosamente sofisticado. A proposta do espaço é proporcionar a sensação de equilíbrio, alcançado pela oposição entre simplicidade e complexidade, trazidas pelo uso de texturas e ripados leves, com o mobiliário singular assinado por designers. (Cristiano Bauce)
14/39 - Katia Vinciprova - Loja dos Aromas. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. O olfato é capaz de trazer memórias ao despertar os sentidos do corpo. E é essa a proposta do projeto. O espaço traz a leveza proporcionada pelo sentir com as fragrâncias da Mels Brushes, apresentadas no local. Trazendo ainda mais identidade e intimismo, cortinas personalizadas com artes remetem à natureza e reforçam o aspecto afetivo do olfato. (Cristiano Bauce)
15/39 - Larissa Ienerich Arquitetura - Closet Do Casal. O closet do casal é um espaço que traz a ideia de que moramos em nós mesmos, que é ali que encontraremos a verdadeira essência da felicidade e realização plena. O ambiente valoriza a autenticidade com aplicação de pontos de cor pensados estrategicamente. O corpo, refletido nos múltiplos espelhos do local, também pode ser lembrado nas formas orgânicas do projeto e nas texturas aveludadas acrescentadas às pedras naturais. O ambiente convida os moradores a se reconectarem consigo mesmos em um momento íntimo. (Cristiano Bauce)
16/39 - Lino Arquitetura - Espaço Abbraccio. A suíte é um espaço de relaxamento e autocuidado, tornando-se um ambiente muito especial. Para trazer aconchego, foram escolhidas linhas curvas e formas orgânicas que remetem ao corpo humano – nossa primeira morada. O espaço também é repleto de exclusividade, com suas principais peças desenhadas pelo escritório. (Cristiano Bauce)
17/39 - Luciana Pestana, Amanda Schvatzman e Marta Pons - Blackitchen - Confraria do Chef. O projeto foi inspirado em Nova Iorque, e traz, em meio aos tijolos de demolição e ao piso de ladrilho hidráulico, uma horta vertical auto irrigável ao lado da bancada e muitas plantas. Nos 24m², os convidados podem confortavelmente acompanhar a produção do alimento sentados em torno da ilha. O aconchego desse espaço cosmopolita é incrementado, ainda, pela iluminação em tons quentes posicionada em pontos estratégicos – de forma direta e indireta. (Cristiano Bauce)
18/39 - Luiz Sentinger - Cobertura Pra Viver. O projeto proporciona comodidade e conforto com seus ambientes integrados pensados exclusivamente para trazer o equilíbrio entre corpo e mente. Em meio às sinuosas curvas do mobiliário, que se unem às formas orgânicas do corpo humano, os moradores da casa podem vislumbrar, desde a sala, a área externa do ambiente. Em 120 m², o ambiente integra sala de estar e cozinha gourmet e a varanda, que abriga um spa e uma área de churrasqueira. (Cristiano Bauce)
19/39 - Melina Knopp - Morada Serena. A suíte deve ser um lugar repleto de aconchego e paz, um refúgio onde a tranquilidade se faz soberana. Foram esses os ideais expressos no projeto do ambiente de 41 m², que convida os moradores a se reconectarem à natureza enquanto relaxam corpo e mente. As formas orgânicas e boleadas de móveis cuidadosamente criados e assinados pela equipe da arquiteta, perfeitamente integrados aos demais acabamentos, trazem conforto ao espaço. (Cristiano Bauce)
20/39 - Milene Stefânia - Banheiro Nature. Foi com base no biofilismo, conceito arquitetônico que consiste em criar ambientes saudáveis e em conexão com a natureza, que a arquiteta criou um espaço que proporciona o cuidado do corpo e da mente, trazendo a reconexão consigo mesmo como maior objetivo. Nele, tudo é pensado com base na essência da vida. Tons de verde remetem à vegetação, os metais dourados aos raios do sol, os seixos lembram os rios e o futurístico teto vinílico traz aconchego e calor para os 8 m² do espaço. (Cristiano Bauce)
21/39 - Mowa Arquitectura - Varanda Las Piedras. O espaço foi pensado para proporcionar a sensação de liberdade, embalando conversas acompanhadas de uma parrilla uruguaia. O projeto preza por elementos que remetem à natureza, proporcionando calmaria e introspecção, em uma conversa com a sala de estar da casa. Os 41 m² do ambiente proporcionam a vivência máxima dos sentidos do corpo em um verdadeiro oásis em meio à morada, onde a paz e a intensidade se encontram em cada detalhe. (Cristiano Bauce)
22/39 - Patricia Pasini Arquitetura - Casa Serra e Fogo. O projeto foi concebido para remeter, em seus 136 m², à identidade da Serra Gaúcha. A presença do fogo, traz o acalento para dentro da casa, enquanto móveis de design, recebem a todos com conforto e elegância. Contribuindo para trazer a essência aconchegante do projeto, o ambiente conta também com pedras naturais e madeira. Em um tributo à cultura regional, o ambiente demonstra que é possível sentir-se em casa independentemente da distância geográfica. (Cristiano Bauce)
23/39 - Poema Arquitetura - Quer Dizer Amor. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2023. A proposta do projeto é criar um ambiente que proporciona alegria, cumplicidade e união para a família e seus convidados, incentivando a criação de memórias duradouras de afeto. Para isso, foi desenvolvido um ambiente fluido e minimalista, onde há a prevalência de tons e texturas naturais. A decoração é composta por obras do acervo pessoal do renomado artista uruguaio Carlos Vilaró, conhecido pela idealização e realização da Casapueblo, na cidade de Punta del Este. (Cristiano Bauce)
24/39 - Andréa Magalhães - Casa Viva. Com 76 m², o ambiente conta com um forte viés contemporâneo, ressaltando a convivência e enfatizando a conexão entre corpo e morada. A cozinha, inspirada nas linhas italianas e vegetação brasileira, é encantadora e inclusiva, convidando ao convívio. O espaço de living é integrado e um grande sofá permite o aconchego sem deixar de lado o estilo e a estética. (Cristiano Bauce)
25/39 - Renato Ferrari Design Studio - Estar + Aqui. O objetivo deste projeto é aliar o aconchego à busca por vivências mais conscientes, em que tempo e espaço são otimizados para oferecer uma experiência de morar com significado. Um dos destaques inovadores é a parede revestida com sobras e descartes de marcenaria, criando um efeito cascata e celebrando a consciência ambiental. O resultado é um espaço funcional e prático para os moradores da casa, que deixam de lado o conceito de um cenário impessoal. (Cristiano Bauce)
26/39 - Sabrina Sbardelotto - Primeira Infância. Os primeiros anos de vida são recheados de descobertas: é nesse momento que a criança começa a explorar o mundo e desenvolver sua autonomia. No projeto deste dormitório, criado em conceito montessoriano, o foco é proporcionar liberdade e estimular a curiosidade dos pequenos enquanto se garante a segurança. Nele, a criança tem a independência necessária para explorar e viver suas próprias experiências. (Cristiano Bauce)
27/39 - STUDIO01 Arquitetura - Lounge Skin. Em uma alusão à pele, que é o maior órgão do corpo humano, a ideia central do projeto se torna realidade. O ambiente de 100 m² foca no uso de texturas, que lembram tanto o próprio revestimento do corpo quanto a proporção áurea – presente em toda a natureza e nos seres humanos. Agregando à composição do espaço, foram usadas tonalidades semelhantes aos tons da pele, voltando-se ao princípio de universalidade. CASACOR Rio Grande do Sul 2023. (Cristiano Bauce)
28/39 - Tag Interiores - Abrigo e Morada. O espaço é constituído por um hall com lavabo de 11m², que convida os moradores a desacelerar, experienciar o toque e encontrar paz. Elementos naturais, como mármore e revestimentos amadeirados, trazem o conforto da natureza para perto. Além disso, as curvas do espaço e a irregularidade das pedras demonstram que a beleza não é regular nem óbvia, mas que pode ser esculpida, transformando algo comum em algo espetacular. (Cristiano Bauce)
29/39 - Trino Arquitetura - Spiro Café. A reconexão com o passado foi imprescindível na criação do projeto, que conta com antigas poltronas do cinema que pertenceu à família da arquiteta e com especiais peças modeladas em 3D por ela própria. Ainda assim, os 157 m² do ambiente não buscam pensar apenas no passado, mas também convidam os visitantes a se reconectarem com a natureza. O conceito de economia circular se manifesta na seleção de fornecedores alinhados às causas ambientais e na utilização de materiais reciclados na composição arquitetônica. (Cristiano Bauce)
30/39 - Tupinikim Arquitetura e Cristiane Totti - Gabinete da Família. Vivenciar momentos com a família é fundamental para que possamos aproveitar a vida da melhor maneira. Esse projeto foi concebido pensando em um espaço onde todos pudessem desfrutar dos momentos de trabalho ou estudos em conjunto. O ambiente de coworking explora o uso da madeira, proporcionando a sensação de acolhimento e conforto. No mobiliário, o uso da cor rosa pitaya agrega energia e personalidade ao ambiente, tornando-o convidativo e agradável. (Cristiano Bauce)
31/39 - Vitá Arquitetos - Espaço Melnick e Varanda Zayt. Quem deseja viver no coração do charmoso bairro Bela Vista poderá experimentar, neste ambiente, um pouco do que o empreendimento que ocupará o local trará. O ambiente institucional, junto da área de varanda, faz com que o visitante se sinta dentro da sua futura morada. Abajures posicionados em estantes simulam as luzes das janelas de edifícios da capital gaúcha. Móveis confortáveis de design foram selecionados, e compõem um ambiente refinado e atemporal. (Claudio Fonseca)
32/39 - W4 Arquitetura Criativa - Estúdio e Loja de Arte. O estúdio de arte, que abriga as obras da galeria fotográfica Luka.art, é criativo e inovador, lembrando grandes galerias de arte contemporâneas por seu toque industrial. Um dos destaques do estilo é o mix do piso, instalado de forma geométrica, com a composição de três tons de cinza para garantir movimento ao ambiente. Distribuído em 35 m², o projeto abriga ainda um espaço de estar com lareira e área de escritório para atendimento de clientes. (Cristiano Bauce)
33/39 - Warken Arquitetura - Varanda do Sommelier. Íntimo e ousado, o espaço de 65 m² explora as experiências sensoriais, usando em seu benefício texturas, cores e objetos diversos que evocam a cultura histórica e sensorial do sommelier. Até mesmo móveis simples, como uma poltrona, são capazes de se tornar obras de arte nesse ambiente. (Cristiano Bauce)
34/39 - Auba Arquitetura - Gabinete Mognus. Mogno é uma árvore imponente e forte, assim como a sabedoria. Esse gabinete, batizado Mognus pela junção do nome da madeira com “magnus”, que significa “grande” em latim, é reservado para momentos de trabalho, descanso e desenvolvimento intelectual. Para proporcionar a melhor experiência nos 12 m² do escritório, foram utilizados materiais que remetem à natureza, como o vinílico, os papéis de parede e a iluminação intimista. Ainda, foram selecionadas obras de arte que contribuem para a criação de uma atmosfera voltada ao conhecimento. (Cristiano Bauce)
35/39 - Eduardo Machado Arquitetura - Ser/Estar & Viver. O projeto reinventa o espaço como um local para ser, estar e viver, utilizando as cores e objetos de acervo pessoal como diferenciais na composição do ambiente. A iluminação skyline suave e a lareira auxiliam na criação da atmosfera aconchegante. Os móveis soltos também são destaque no ambiente, como cadeiras e poltronas que convidam ao aconchego e o exclusivo aparador desenhado pelo arquiteto especialmente para a mostra. (Cristiano Bauce)
36/39 - Estúdio Saymon Dall Alba - Cabana Nôma. Glamping é um neologismo que reúne as palavras “glamour” e “camping”, traduzindo a luxuosa e confortável experiência de desfrutar de construções como a Cabana Nôma. Com ambientes integrados, ela é composta por uma moderna e equipada cozinha e um quarto principal com grandes janelas que possibilitam vistas para deslumbrantes paisagens. Desenvolvida pensando em habitantes exigentes, o projeto proporciona um equilíbrio perfeito entre conforto e tecnologia. (Cristiano Bauce)
37/39 - Erika Listo - Suíte Bem Viver. A suíte é um oásis de 23 m² repleto de intimismo e acolhimento. Pensado para trazer descanso e relaxamento, o espaço conta ainda com banheira de imersão. É tudo que o corpo e a mente precisam para se recuperarem das demandas diárias. O conceito de minimalismo foi recriado ao apresentar um ambiente que se opõe à tradicional frieza e rigidez do estilo. Para isso, materiais e texturas foram utilizados de forma criteriosa. (Cristiano Bauce)
38/39 - Fernando Thunm - Pool Garden Hidrotec. O conceito criado neste ambiente de 400 m2 cria uma atmosfera de praia na piscina de uma casa. O projeto convida o visitante a fazer uma viagem por um paraíso tropical com vegetação abundante. Interligado por caminhos curvos e sinuosos que emolduram o ponto principal do jardim: a piscina natural, com 80m² de areias brancas e pedras cuidadosamente localizadas que formam uma grande cascata, produzindo um relaxante som para todos que circulam por ali. (Claudio Fonseca)
39/39 - Francisco Franck - Estar Juntos. Nos 44 m² do ambiente, que abriga um living e ambiente para degustação de vinhos, estão dispostos, além da adega, uma luxuosa lareira de mármore. Contribuindo com a personalidade do ambiente, foram selecionadas esculturas e obras de arte. Unindo o refinamento e a rusticidade de forma magistral, entra na composição do espaço, ainda, a delicadeza de um tapete indiano de juta feito à mão, e móveis em tecidos aconchegantes. (Cristiano Bauce)