At the headquarters of the Pia Chaves Barcellos Institution, in Porto Alegre, 70 professionals bring their interpretations to the theme "Private Infinity" in 3,500 m²
Updated at Aug 30, 2022, 4:11 AM - Submitted at Aug 6, 2022, 9:00 AM
Renato Moraes de Mello - Room 100. CASACOR Rio Grande do Sul 2022 Project.(Cristiano Bauce/)
01/40 - Quadriarq - Las Ventanas. O espaço carrega o conceito da arquitetura típica do litoral uruguaio. O espaço, que interpreta uma varanda de convívio, provoca a conexão entre as pessoas e o exterior. Esse pequeno pedaço de casa de praia portenha reflete tudo que essas origens têm em termos de valor em arquitetura, como a praticidade, pureza e simplicidade dos materiais naturais e a essencialidade nas soluções. (Cristiano Bauce)
02/40 - Melina Knopp - Morada Gourmet Fibraplac. O ambiente traz funcionalidade aliada à estética em um projeto para conviver. Os tons de fendi utilizados em todo o espaço trazem quietude e sofisticação que, aliados à madeira, tornam o ambiente aconchegante. O teto feito de muxarabi retro iluminado se destaca na marcenaria minimalista. A ilha abriga uma zona descontraída para pequenas reuniões. (Cristiano Bauce)
03/40 - HVM Arquitetura - Boiler Studio. Concebido com o intuito de instigar a criatividade, o projeto foi pensado para quem gosta de aproveitar a intensidade e a efervescência da vida também dentro de casa. O espaço compacto transmite amplitude e conta com mobiliários e obras de arte exclusivas, além de peças ressignificadas, como é o caso do boiler original da edificação posicionado na entrada. (Cristiano Bauce)
04/40 - Marilia Zimmermann, Daniel Kroth e Renata Marques - SPA Deca. O projeto conduz o visitante por um percurso fluido, em uma experiência sensorial de acolhimento e relaxamento, a partir de estímulos visuais. A inspiração do projeto foi o Salar de Uyuni, deserto de sal na Bolívia, com design de superfície criado pela natureza. O resultado é um clima de tranquilidade que convida à contemplação. (Cristiano Bauce)
05/40 - Saymon Dall Alba Arquiteto - Ser Humano | Seja Humano. O projeto do lavabo se apresenta com uma mensagem crítica ao modo de vida atual: frenético e sem conexão com as existências, a natureza e as pessoas. A proposta foi ressignificar elementos da arquitetura em desuso, como tijolo de vidro e os pisos feitos de mosaico de cacos, trazendo novas propostas e recriando o local que já foi cenário para muitas histórias. (Cristiano Bauce)
06/40 - Milene Stefânia e Bruna Trindade - Escada da Arte e do Vinho. O objetivo do projeto foi valorizar o espaço centenário, destacando a madeira talhada em estilo clássico das escadarias que acompanham os três andares do prédio. As boseries marcam todo o projeto, assim como as obras de arte, que se espalham por todo o percurso. (Cristiano Bauce)
07/40 - Zeca Amaral Arquitetura - Estar Íntimo. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Abraçar o futuro sem medo, reverenciar o melhor do passado e, acima de tudo, entender o presente; quase sempre transgredir, mas com total coerência, obtendo do improvável a elegância máxima. O projeto de Zeca Amaral nesta edição segue essas normas não escritas, mas estabelecidas, que caracterizam seu trabalho. (Cristiano Bauce)
08/40 - Renato Moraes de Mello - Sala 100. A Sala 100 é uma homenagem ao centenário do prédio que sedia a CASACOR e também da Semana de Arte Moderna e traz obras que representam a cultura e a arte no Brasil. O arquiteto tirou partido da arquitetura do edifício e, a partir da parede de estuque, fez toda a ambientação e decoração e também criou a paleta de cores do projeto. (Cristiano Bauce)
09/40 - Poema Arquitetura - Estar Juntos. O espaço foi inspirado em casas de famílias e amigos onde a arquitetura é um pano de fundo para memórias e novas histórias. Toda a decoração do ambiente foi disponibilizada por amigos e familiares dos arquitetos, criando uma atmosfera única e real para o espaço. (Cristiano Bauce)
10/40 - Lineastudio Arquiteturas - Casa Pluma. O loft se integra na elegância do branco das paredes e dos mobiliários, no uso dos materiais naturais e na fluidez das cortinas. O conforto é evocado em cada móvel e as cores aparecem em pontos focais, seja nas obras de arte ou no verde das plantas. O clima etéreo permeia todo o projeto. (Cristiano Bauce)
11/40 - Ana Hnszel e Marcelo Polido - Ser Estar. O projeto busca a particularidade, dentro de uma visão de todo. É um ambiente único, sem tempo ou espaço definido, podendo ser um eterno infinito particular. (Cristiano Bauce)
12/40 - Ginkgo Paisagismo - Travessa dos Olhares. Um jardim criado com o objetivo de fazer parar, relaxar e reparar no entorno. Um paisagismo tropical com uma ilha mediterrânea que cria diversos ângulos de contemplação. O projeto abraça toda a fachada da construção centenária, integrando a vegetação existente com novas espécies. (Cristiano Bauce)
13/40 - Erika Listo - Meu Essencial. Partindo do tema Infinito Particular, o ambiente de estar traz aconchego, satisfação e paz. Da construção original do prédio, foram mantidas e valorizadas as aberturas e o piso de madeira. Para os revestimentos, a escolha foi por lastras cerâmicas que, além de beleza, são materiais leves e práticos. (Cristiano Bauce)
14/40 - Rogério Panfolfo Arquitetura - Estar Dolce Far Niente. O ambiente é destinado à contemplação do descanso e relaxamento. Assim como o nome propõe: a expressão italiana significa "doce ócio". Por meio de materiais que remetem à natureza - como a cor verde, a madeira do piso e forro, o couro e as plantas -, o espaço nos convida a repensar a correria do dia a dia, propondo uma desaceleração. (Cristiano Bauce)
15/40 - Ane Lopes Arquitetura - Suíte Laços de Amor. Inspirado na poesia homônima de Mário Quintana, o projeto utiliza móveis herdados, que foram resgatados, repaginados e agregados à acabamentos e peças com design atual. Com a quebra de regras na organização dos espaços, uma tendência pós-pandemia, a arquiteta propõe um closet conjugado à bancada da pia. (Cristiano Bauce)
16/40 - Juarez Cruz - 22#ZERO2. O projeto foi inspirado na filosofia lagom, palavra de origem sueca, que diz que o bem-estar não deve vir das coisas materiais, mas sim de um estado de espírito. O designer investe em uma paleta de cores neutras e toques de madeira, além de soluções simples que integram os ambientes. O hall de entrada minimalista possui pé-direito baixo e o estar íntimo foi pensado para momentos de descontração. No home office, a marcenaria com linhas simples envolve todas as paredes, deixando um ambiente mais intimista. (Cristiano Bauce)
17/40 - Lídia Maciel - Casa Lume. A luz é a inspiração principal para este espaço amplo, onde os raios do sol atravessam as aberturas do antigo casarão, tocam o assoalho e desenham sombras entre os mobiliários contemporâneos e as tapeçarias. Inspirado pela arquitetura de Le Corbusier, o projeto traz um grande living projetado em meio a um conjunto de obras de arte e mobiliários assinados que traduzem o “infinito particular” em um espaço real, contemporâneo e habitável. (Cristiano Bauce)
18/40 - Andréa Magalhães - Dolce Vita. O espaço cheio de formas foi criada para compartilhar funções: ver um filme, ler um livro, ou até mesmo trabalhar no conforto de uma poltrona. Com 49 m², o living tem estilo contemporâneo, mobiliário com formas curvas e a marcenaria tem linhas limpas e atemporais. O tapete possui formas orgânicas e veste o piso de madeira natural. Destaque para tons dourados como elementos focais. (Cristiano Bauce)
19/40 - Francisco Franck - Solar Alta Vista. O projeto tira partido da arquitetura, valorizando o espaço alto, com muita luz do sol e uma vista deslumbrante de Porto Alegre. Aqui, temos sala de estar, sala de jantar e cozinha com ilha totalmente integrados entre si, criando um espaço de convívio social repleto de requinte e sofisticação. (Cristiano Bauce)
20/40 - Mariana Ordahy - Casa Singular. A casa atende aos anseios de quem quer morar bem, de forma única. Ela conecta os indivíduos com suas origens, desde a materialidade natural aplicada, até o conceito simples e funcional de viver. A essência e a alma do minimalismo, do design e da arte foram extraídos para serem traduzidos em conforto, bem-estar e qualidade de vida. (Cristiano Bauce)
21/40 - HB Interiores - De Volta ao Aconchego. Nesta edição especial da mostra, o escritório retorna com a temática de sua primeira participação, um dormitório. É neste ambiente que é praticado o autocuidado e onde estabelecemos a conexão pessoal. Um dos destaques é a caixa autoportante revestidas em lastras cerâmicas, configurando o banheiro com bancada e detalhes desenhados pelas arquitetas. (Cristiano Bauce)
22/40 - Heck Arquitetura - Sala de Vestir. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O ambiente foi concebido para ser um espaço sofisticado e acolhedor, que possa ir além de um camarim dos sonho. Alia praticidade e elegância com recursos de tecnologia, e possui espelhos retroiluminados, bancada de maquiagem com um lift e forro com peças de acrílico projetadas especialmente pelos arquitetos. (Cristiano Bauce)
23/40 - Ginkgo Paisagismo e Butiá Arquitetura - #Esverdeie. O projeto traz o verde para dentro do espaço, criando um ambiente que mescla cafeteria com uma estufa de plantas em um ambiente biofílico contemporâneo. A arquitetura original é fortemente valorizada, chamando atenção os detalhes dos tijolos estruturais nas paredes, o piso de ladrilho hidráulico e as colunas que ladeiam o teto em formato abobadado. (Cristiano Bauce)
24/40 - Studio1 e Patrícia Pasini Arquitetura - Refúgio Dona Ilza. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O ambiente conta a história do prédio por meio de uma homenagem à Ilza Pinto Bastian Chaves Barcellos, viúva de Pedro Chaves Barcellos, que dá nome à edificação. Com liberdade poética, os arquitetos trazem Dona Ilza para o século XXI, propondo um ambiente que serve de refúgio, onde se pode descansar e rememorar as lembranças de uma vida. (Cristiano Bauce)
25/40 - Lisi Wendel e Simone Bertuzzo - Circulação Sensorial e Escritório. O ambiente oferece uma experiência efêmera por meio de estímulos que convidam a pausar, andar mais devagar, silenciar e também observar. Ao longo da circulação, pórticos funcionam como balizadores visuais e o mobiliário de design cria pequenos recantos, acompanhados por obras de arte. O caminho leva ao escritório e biblioteca, enquanto as janelas, de vista privilegiada, proporcionam um grande banho de luz no espaço. (Cristiano Bauce)
26/40 - Auba Arquitetura - Olhar Submerso. Baseado nos conceitos do mini e maximalismo, o ambiente tem atmosfera intimista e imersivas, mas, ao mesmo tempo, convidativa. A experiência sensorial se dá por meio de materiais, cores e texturas que incorporaram características do design biofílico, valorizando não só as linhas retas, mas também as formas curvas e orgânicas. (Cristiano Bauce)
27/40 - Luiz Sentinger - Dois Tempos - Espaço Duratex. O ambiente apresenta linhas puras, paleta de cores sóbrias e marcenaria colorida. O uso do vidro artesanal e das texturas da palha deixa o ambiente mais fluido e menos monótono. Com um total de 80 m² e pé-direito generoso, o espaço também destaca as duas grandes janelas e o piso original em madeira. (Cristiano Bauce)
28/40 - Livia Bortoncello - Pied-à-Terre. O espaço foi pensado para ser uma segunda casa, até um pequeno refúgio, em Paris. A arquitetura do edifício, de estilo eclético, inspirou a criação deste ambiente de convívio, respeitando as características do entorno. A luz natural foi o ponto de partida na escolha das cores e texturas. Para acentuar o aspecto de aconchego, a lareira escura revestida de porcelanato negro ganha destaque no estar. Já no espaço gourmet, os revestimentos são claros e com textura. (Cristiano Bauce)
29/40 - Paula Schwartz - Galeria de Arte. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O espaço foi pensado para proporcionar um encontro de sensações e descobertas por meio da arte. Para aproveitar a atmosfera histórica do local, as texturas das madeiras e acabamentos originais foram mantidos. O ritmo do mobiliário em tons terrosos é interrompido apenas por algumas peças de cor vibrante, formando momentos monocromáticos em pontos específicos. (Cristiano Bauce)
30/40 - Jubs Studio Design + Interiores - Estância dos Aromas. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Neste ambiente, a percepção olfativa se une a percepção tátil - com a profusão de texturas apresentadas nos mobiliários de uso, promovendo uma experiência sensorial que ultrapassa a sensação de conforto estético visual de um ambiente familiar - para os gaúchos do Brasil e do Uruguai. (Cristiano Bauce)
31/40 - Kátia Vinciprova e Fernanda Mascarenhas - Ateliê do Designer de Óculos. O objetivo do projeto é trazer o infinito particular focado em sensações visuais, com cores sóbrias no mobiliário e arte nas paredes. A obra é vista de forma diferente em cada ângulo do ambiente. O espaço traz possibilidades, vivências, oportunidades e cultura por meio da arte, transformando a ideia de uma loja tradicional em uma loja de sensações. (Cristiano Bauce)
32/40 - Andrielly Henz - Lounge 3 | 8. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O projeto foi inspirado no trecho "Resido em mim, sou meu lar” da música Ninguém, de Fran & Chico Chico. O espaço é dedicado ao momento de introspecção, reflexão e conexão pessoal, onde o tempo para e é possível se reconectar com a casa e o seu interior. A sensação de aconchego é garantida por meio do toque da madeira e das cores quentes, e as peças de design assinado conferem sofisticação. (Cristiano Bauce)
33/40 - Studio 114 - Espaço OGAM. Representando uma fenda entre o outono e a primavera, e todas as sensações e tonalidades que abrangem essas estações, o projeto convida a silenciar, desconectar do externo e se permitir sentir o que vem de dentro. O simples ato de estar presente pode curar, permitindo ser quem somos em completude. (Cristiano Bauce)
34/40 - Paula Lino - Lounge XIV. O formato elíptico do espaço recebe as pessoas na entrada e foi inspirado na história de acolhimento do edifício que sedia a mostra. O piso original de ladrilho hidráulico serviu de base para os desenhos e para as cores da marcenaria, que traz aconchego e um clima intimista. (Cristiano Bauce)
35/40 - Estúdio Cássia Kroeff e Hype Studio - Espaço Sunset Cyrela. O projeto reflete algumas das principais ideias do designer israelense Dror Benshetrit, conhecido por suas criações ousadas, focadas em retomar a coexistência entre o humano e a natureza e construir as Cidades do Futuro. O espaço conjuga elementos naturais, como plantas e madeira, com contemporâneos e inovadores. O volume localizado no jardim fica em meio à vegetação e conta com deck contemplativo. (Cristiano Bauce)
36/40 - Daniel Wilges - Garagem Terra e Fé. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Esbanjando texturas rústicas, tons neutros e um oratório de madeira, o espaço é um convite à contemplação e aos momentos serenos da vida. O espaço, com 87 m² contempla dois ambientes distintos — um hall de entrada e a garagem da fazenda. Na parede, há uma estante repleta de alimentos como coco, pinhão e aipim, por exemplo. (Cristiano Bauce)
37/40 - Aclaene de Mello - Restaurante CASACOR. Com inspirações na culinária e na cultura da América Latina nasceu o Lechuza, um ambiente pensando para ser o cenário de uma refeição saborosa, repleta de alegria e aconchego. Além da culinária selecionada, o estabelecimento conta também com uma adega de qualidade. (Cristiano Bauce)
38/40 - Joana & Manoela Arquitetura - Casa Alma. A casa ganhou ganhou nos últimos anos o status de espaço multifuncional e refúgio, além de ser o local onde ficamos mais próximos e convivemos com as pessoas que fazem a diferença em nossas vidas. Foi pensando nesse conceito que o projeto foi concebido, com materiais e cores que despertam os sentidos, e que funcionem como cenário para as memórias dos moradores. (Cristiano Bauce)
39/40 - Fernando Thunm - Urban Garden. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul. Inspirado nos hotéis das maiores metrópoles mundiais, o projeto tem conceito urbano atemporal, traduzido por cores escuras que contrastam com detalhes de mobiliário off-white. A piscina de borda infinita e de grandes dimensões também se destaca por sua cor clara, trasbordando suas águas para o piso de nível mais baixo. Floreiras foram planejadas para humanizar e ambientar o espaço, com vegetações de grande porte. (Cristiano Bauce)
40/40 - Sabrina Sbardelotto - Home Office Versatile. O projeto foi concebido para ser um home office versátil que, dentro de sua área compacta, foi criado com polivalência nos mobiliários, tornando o espaço flexível. O conceito é reforçado com peças confortáveis e elementos de tecnologia, que permitem que o trabalho e a recepção de clientes seja feita de forma agradável e prática. (Cristiano Bauce)