CASACOR
Environments

CASACOR Rio Grande do Sul 2022: 40 projects occupy century-old building

At the headquarters of the Pia Chaves Barcellos Institution, in Porto Alegre, 70 professionals bring their interpretations to the theme "Private Infinity" in 3,500 m²

By Nádia Sayuri Kaku

Updated at Aug 30, 2022, 4:11 AM - Submitted at Aug 6, 2022, 9:00 AM

08 min de leitura
Renato Moraes de Mello - Room 100. CASACOR Rio Grande do Sul 2022 Project.

Renato Moraes de Mello - Room 100. CASACOR Rio Grande do Sul 2022 Project.(Cristiano Bauce/)

renato moraes de mello room 100 coat rio grande do sul 2022 living room bookcase sofa rug
(Cristiano Bauce / CASACOR)
Having completed three decades, CASACOR Rio Grande do Sul holds one of its most emblematic editions this year – from August 6th to October 2nd – by taking the event to the historic headquarters of the Pia Chaves Barcellos Institution (Rua Dona Leonor, 360) , built in 1923, in Porto Alegre. The event opens its doors in a total area of 3,500 m² , presenting the main trends in architecture, design and landscaping in 40 environments designed by a cast of 70 professionals . Located on a plot of land high up in the Rio Branco neighborhood and with a privileged view of the capital, the building houses environments that bring diverse themes in spaces such as suites , studios , living rooms , bedrooms and complete apartments . In addition, the exhibition has outdoor areas , a café and a restaurant and wine bar to serve visitors. Check out all the projects in the gallery below!
Quadriarq - Las Ventanas

01/40 - Quadriarq - Las Ventanas. O espaço carrega o conceito da arquitetura típica do litoral uruguaio. O espaço, que interpreta uma varanda de convívio, provoca a conexão entre as pessoas e o exterior. Esse pequeno pedaço de casa de praia portenha reflete tudo que essas origens têm em termos de valor em arquitetura, como a praticidade, pureza e simplicidade dos materiais naturais e a essencialidade nas soluções. (Cristiano Bauce)

Melina Knopp - Morada Gourmet Fibraplac

02/40 - Melina Knopp - Morada Gourmet Fibraplac. O ambiente traz funcionalidade aliada à estética em um projeto para conviver. Os tons de fendi utilizados em todo o espaço trazem quietude e sofisticação que, aliados à madeira, tornam o ambiente aconchegante. O teto feito de muxarabi retro iluminado se destaca na marcenaria minimalista. A ilha abriga uma zona descontraída para pequenas reuniões. (Cristiano Bauce)

HVM Arquitetura - Boiler Studio

03/40 - HVM Arquitetura - Boiler Studio. Concebido com o intuito de instigar a criatividade, o projeto foi pensado para quem gosta de aproveitar a intensidade e a efervescência da vida também dentro de casa. O espaço compacto transmite amplitude e conta com mobiliários e obras de arte exclusivas, além de peças ressignificadas, como é o caso do boiler original da edificação posicionado na entrada. (Cristiano Bauce)

Marilia-Zimmermann,-Daniel-Kroth-e-Renata-Marques---SPA-Deca

04/40 - Marilia Zimmermann, Daniel Kroth e Renata Marques - SPA Deca. O projeto conduz o visitante por um percurso fluido, em uma experiência sensorial de acolhimento e relaxamento, a partir de estímulos visuais. A inspiração do projeto foi o Salar de Uyuni, deserto de sal na Bolívia, com design de superfície criado pela natureza. O resultado é um clima de tranquilidade que convida à contemplação. (Cristiano Bauce)

Saymon Dall Alba Arquiteto

05/40 - Saymon Dall Alba Arquiteto - Ser Humano | Seja Humano. O projeto do lavabo se apresenta com uma mensagem crítica ao modo de vida atual: frenético e sem conexão com as existências, a natureza e as pessoas. A proposta foi ressignificar elementos da arquitetura em desuso, como tijolo de vidro e os pisos feitos de mosaico de cacos, trazendo novas propostas e recriando o local que já foi cenário para muitas histórias. (Cristiano Bauce)

Milene Stefânia e Bruna Trindade

06/40 - Milene Stefânia e Bruna Trindade - Escada da Arte e do Vinho. O objetivo do projeto foi valorizar o espaço centenário, destacando a madeira talhada em estilo clássico das escadarias que acompanham os três andares do prédio. As boseries marcam todo o projeto, assim como as obras de arte, que se espalham por todo o percurso. (Cristiano Bauce)

Zeca Amaral Arquitetura - Estar Íntimo

07/40 - Zeca Amaral Arquitetura - Estar Íntimo. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Abraçar o futuro sem medo, reverenciar o melhor do passado e, acima de tudo, entender o presente; quase sempre transgredir, mas com total coerência, obtendo do improvável a elegância máxima. O projeto de Zeca Amaral nesta edição segue essas normas não escritas, mas estabelecidas, que caracterizam seu trabalho. (Cristiano Bauce)

Renato Moraes de Mello - Sala 100

08/40 - Renato Moraes de Mello - Sala 100. A Sala 100 é uma homenagem ao centenário do prédio que sedia a CASACOR e também da Semana de Arte Moderna e traz obras que representam a cultura e a arte no Brasil. O arquiteto tirou partido da arquitetura do edifício e, a partir da parede de estuque, fez toda a ambientação e decoração e também criou a paleta de cores do projeto. (Cristiano Bauce)

Poema Arquitetura - Estar Juntos

09/40 - Poema Arquitetura - Estar Juntos. O espaço foi inspirado em casas de famílias e amigos onde a arquitetura é um pano de fundo para memórias e novas histórias. Toda a decoração do ambiente foi disponibilizada por amigos e familiares dos arquitetos, criando uma atmosfera única e real para o espaço. (Cristiano Bauce)

Lineastudio Arquiteturas - Casa Pluma

10/40 - Lineastudio Arquiteturas - Casa Pluma. O loft se integra na elegância do branco das paredes e dos mobiliários, no uso dos materiais naturais e na fluidez das cortinas. O conforto é evocado em cada móvel e as cores aparecem em pontos focais, seja nas obras de arte ou no verde das plantas. O clima etéreo permeia todo o projeto. (Cristiano Bauce)

Ana Hnszel e Marcelo Polido - Ser Estar

11/40 - Ana Hnszel e Marcelo Polido - Ser Estar. O projeto busca a particularidade, dentro de uma visão de todo. É um ambiente único, sem tempo ou espaço definido, podendo ser um eterno infinito particular. (Cristiano Bauce)

Ginkgo Paisagismo - Travessa dos Olhares

12/40 - Ginkgo Paisagismo - Travessa dos Olhares. Um jardim criado com o objetivo de fazer parar, relaxar e reparar no entorno. Um paisagismo tropical com uma ilha mediterrânea que cria diversos ângulos de contemplação. O projeto abraça toda a fachada da construção centenária, integrando a vegetação existente com novas espécies. (Cristiano Bauce)

Erika Listo - Meu Essencial.

13/40 - Erika Listo - Meu Essencial. Partindo do tema Infinito Particular, o ambiente de estar traz aconchego, satisfação e paz. Da construção original do prédio, foram mantidas e valorizadas as aberturas e o piso de madeira. Para os revestimentos, a escolha foi por lastras cerâmicas que, além de beleza, são materiais leves e práticos. (Cristiano Bauce)

Rogério Panfolfo Arquitetura - Estar Dolce Far Niente

14/40 - Rogério Panfolfo Arquitetura - Estar Dolce Far Niente. O ambiente é destinado à contemplação do descanso e relaxamento. Assim como o nome propõe: a expressão italiana significa "doce ócio". Por meio de materiais que remetem à natureza - como a cor verde, a madeira do piso e forro, o couro e as plantas -, o espaço nos convida a repensar a correria do dia a dia, propondo uma desaceleração. (Cristiano Bauce)

Ane Lopes Arquitetura - Suíte Laços de Amor

15/40 - Ane Lopes Arquitetura - Suíte Laços de Amor. Inspirado na poesia homônima de Mário Quintana, o projeto utiliza móveis herdados, que foram resgatados, repaginados e agregados à acabamentos e peças com design atual. Com a quebra de regras na organização dos espaços, uma tendência pós-pandemia, a arquiteta propõe um closet conjugado à bancada da pia. (Cristiano Bauce)

juarez-cruz-22-zero-2-casacor-rio-grande-do-sul-2022-credito-cristiano-bauce (8)

16/40 - Juarez Cruz - 22#ZERO2. O projeto foi inspirado na filosofia lagom, palavra de origem sueca, que diz que o bem-estar não deve vir das coisas materiais, mas sim de um estado de espírito. O designer investe em uma paleta de cores neutras e toques de madeira, além de soluções simples que integram os ambientes. O hall de entrada minimalista possui pé-direito baixo e o estar íntimo foi pensado para momentos de descontração. No home office, a marcenaria com linhas simples envolve todas as paredes, deixando um ambiente mais intimista. (Cristiano Bauce)

CB220725-LIDIA-MACIEL-037-HDR

17/40 - Lídia Maciel - Casa Lume. A luz é a inspiração principal para este espaço amplo, onde os raios do sol atravessam as aberturas do antigo casarão, tocam o assoalho e desenham sombras entre os mobiliários contemporâneos e as tapeçarias. Inspirado pela arquitetura de Le Corbusier, o projeto traz um grande living projetado em meio a um conjunto de obras de arte e mobiliários assinados que traduzem o “infinito particular” em um espaço real, contemporâneo e habitável. (Cristiano Bauce)

Andréa Magalhães - Dolce Vita

18/40 - Andréa Magalhães - Dolce Vita. O espaço cheio de formas foi criada para compartilhar funções: ver um filme, ler um livro, ou até mesmo trabalhar no conforto de uma poltrona. Com 49 m², o living tem estilo contemporâneo, mobiliário com formas curvas e a marcenaria tem linhas limpas e atemporais. O tapete possui formas orgânicas e veste o piso de madeira natural. Destaque para tons dourados como elementos focais. (Cristiano Bauce)

Francisco Franck - Solar Alta Vista

19/40 - Francisco Franck - Solar Alta Vista. O projeto tira partido da arquitetura, valorizando o espaço alto, com muita luz do sol e uma vista deslumbrante de Porto Alegre. Aqui, temos sala de estar, sala de jantar e cozinha com ilha totalmente integrados entre si, criando um espaço de convívio social repleto de requinte e sofisticação. (Cristiano Bauce)

mariana-ordahy-casa-singular-casacor-rio-grande-do-sul-2022 (1)

20/40 - Mariana Ordahy - Casa Singular. A casa atende aos anseios de quem quer morar bem, de forma única. Ela conecta os indivíduos com suas origens, desde a materialidade natural aplicada, até o conceito simples e funcional de viver. A essência e a alma do minimalismo, do design e da arte foram extraídos para serem traduzidos em conforto, bem-estar e qualidade de vida. (Cristiano Bauce)

HB Interiores - De Volta ao Aconchego

21/40 - HB Interiores - De Volta ao Aconchego. Nesta edição especial da mostra, o escritório retorna com a temática de sua primeira participação, um dormitório. É neste ambiente que é praticado o autocuidado e onde estabelecemos a conexão pessoal. Um dos destaques é a caixa autoportante revestidas em lastras cerâmicas, configurando o banheiro com bancada e detalhes desenhados pelas arquitetas. (Cristiano Bauce)

Heck-Arquitetura---Sala-de-Vestir

22/40 - Heck Arquitetura - Sala de Vestir. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O ambiente foi concebido para ser um espaço sofisticado e acolhedor, que possa ir além de um camarim dos sonho. Alia praticidade e elegância com recursos de tecnologia, e possui espelhos retroiluminados, bancada de maquiagem com um lift e forro com peças de acrílico projetadas especialmente pelos arquitetos. (Cristiano Bauce)

Ginkgo Paisagismo e Butiá Arquitetura - #Esverdeie

23/40 - Ginkgo Paisagismo e Butiá Arquitetura - #Esverdeie. O projeto traz o verde para dentro do espaço, criando um ambiente que mescla cafeteria com uma estufa de plantas em um ambiente biofílico contemporâneo. A arquitetura original é fortemente valorizada, chamando atenção os detalhes dos tijolos estruturais nas paredes, o piso de ladrilho hidráulico e as colunas que ladeiam o teto em formato abobadado. (Cristiano Bauce)

Studio 1 e Patrícia Pasini Arquitetura

24/40 - Studio1 e Patrícia Pasini Arquitetura - Refúgio Dona Ilza. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O ambiente conta a história do prédio por meio de uma homenagem à Ilza Pinto Bastian Chaves Barcellos, viúva de Pedro Chaves Barcellos, que dá nome à edificação. Com liberdade poética, os arquitetos trazem Dona Ilza para o século XXI, propondo um ambiente que serve de refúgio, onde se pode descansar e rememorar as lembranças de uma vida. (Cristiano Bauce)

Lisi Wendel e Simone Bertuzzo - Circulação Sensorial e Escritório

25/40 - Lisi Wendel e Simone Bertuzzo - Circulação Sensorial e Escritório. O ambiente oferece uma experiência efêmera por meio de estímulos que convidam a pausar, andar mais devagar, silenciar e também observar. Ao longo da circulação, pórticos funcionam como balizadores visuais e o mobiliário de design cria pequenos recantos, acompanhados por obras de arte. O caminho leva ao escritório e biblioteca, enquanto as janelas, de vista privilegiada, proporcionam um grande banho de luz no espaço. (Cristiano Bauce)

Auba Arquitetura - Olhar Submerso

26/40 - Auba Arquitetura - Olhar Submerso. Baseado nos conceitos do mini e maximalismo, o ambiente tem atmosfera intimista e imersivas, mas, ao mesmo tempo, convidativa. A experiência sensorial se dá por meio de materiais, cores e texturas que incorporaram características do design biofílico, valorizando não só as linhas retas, mas também as formas curvas e orgânicas. (Cristiano Bauce)

Luiz Sentinger - Dois Tempos

27/40 - Luiz Sentinger - Dois Tempos - Espaço Duratex. O ambiente apresenta linhas puras, paleta de cores sóbrias e marcenaria colorida. O uso do vidro artesanal e das texturas da palha deixa o ambiente mais fluido e menos monótono. Com um total de 80 m² e pé-direito generoso, o espaço também destaca as duas grandes janelas e o piso original em madeira. (Cristiano Bauce)

Livia Bortoncello - Pied-à-Terre

28/40 - Livia Bortoncello - Pied-à-Terre. O espaço foi pensado para ser uma segunda casa, até um pequeno refúgio, em Paris. A arquitetura do edifício, de estilo eclético, inspirou a criação deste ambiente de convívio, respeitando as características do entorno. A luz natural foi o ponto de partida na escolha das cores e texturas. Para acentuar o aspecto de aconchego, a lareira escura revestida de porcelanato negro ganha destaque no estar. Já no espaço gourmet, os revestimentos são claros e com textura. (Cristiano Bauce)

Paula Schwartz - Galeria de Arte

29/40 - Paula Schwartz - Galeria de Arte. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O espaço foi pensado para proporcionar um encontro de sensações e descobertas por meio da arte. Para aproveitar a atmosfera histórica do local, as texturas das madeiras e acabamentos originais foram mantidos. O ritmo do mobiliário em tons terrosos é interrompido apenas por algumas peças de cor vibrante, formando momentos monocromáticos em pontos específicos. (Cristiano Bauce)

Jubs Studio Design + Interiores - Estância dos Aromas

30/40 - Jubs Studio Design + Interiores - Estância dos Aromas. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Neste ambiente, a percepção olfativa se une a percepção tátil - com a profusão de texturas apresentadas nos mobiliários de uso, promovendo uma experiência sensorial que ultrapassa a sensação de conforto estético visual de um ambiente familiar - para os gaúchos do Brasil e do Uruguai. (Cristiano Bauce)

Kátia Vinciprova e Fernanda Mascarenhas - Ateliê do Designer de Óculos

31/40 - Kátia Vinciprova e Fernanda Mascarenhas - Ateliê do Designer de Óculos. O objetivo do projeto é trazer o infinito particular focado em sensações visuais, com cores sóbrias no mobiliário e arte nas paredes. A obra é vista de forma diferente em cada ângulo do ambiente. O espaço traz possibilidades, vivências, oportunidades e cultura por meio da arte, transformando a ideia de uma loja tradicional em uma loja de sensações. (Cristiano Bauce)

Andrielly Henz - Lounge 3 8

32/40 - Andrielly Henz - Lounge 3 | 8. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. O projeto foi inspirado no trecho "Resido em mim, sou meu lar” da música Ninguém, de Fran & Chico Chico. O espaço é dedicado ao momento de introspecção, reflexão e conexão pessoal, onde o tempo para e é possível se reconectar com a casa e o seu interior. A sensação de aconchego é garantida por meio do toque da madeira e das cores quentes, e as peças de design assinado conferem sofisticação. (Cristiano Bauce)

Studio 114 - Espaço OGAM

33/40 - Studio 114 - Espaço OGAM. Representando uma fenda entre o outono e a primavera, e todas as sensações e tonalidades que abrangem essas estações, o projeto convida a silenciar, desconectar do externo e se permitir sentir o que vem de dentro. O simples ato de estar presente pode curar, permitindo ser quem somos em completude. (Cristiano Bauce)

paula-lino-lounge-xiv-casacor-rio-grande-do-sul-credito-cristiano-bauce (4)

34/40 - Paula Lino - Lounge XIV.  O formato elíptico do espaço recebe as pessoas na entrada e foi inspirado na história de acolhimento do edifício que sedia a mostra. O piso original de ladrilho hidráulico serviu de base para os desenhos e para as cores da marcenaria, que traz aconchego e um clima intimista. (Cristiano Bauce)

Estúdio Cássia Kroeff e Hype Studio - Espaço Sunset Cyrela

35/40 - Estúdio Cássia Kroeff e Hype Studio - Espaço Sunset Cyrela. O projeto reflete algumas das principais ideias do designer israelense Dror Benshetrit, conhecido por suas criações ousadas, focadas em retomar a coexistência entre o humano e a natureza e construir as Cidades do Futuro. O espaço conjuga elementos naturais, como plantas e madeira, com contemporâneos e inovadores. O volume localizado no jardim fica em meio à vegetação e conta com deck contemplativo. (Cristiano Bauce)

Daniel-Wilges Garagem Terra e Fé

36/40 - Daniel Wilges - Garagem Terra e Fé. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul 2022. Esbanjando texturas rústicas, tons neutros e um oratório de madeira, o espaço é um convite à contemplação e aos momentos serenos da vida. O espaço, com 87 m² contempla dois ambientes distintos — um hall de entrada e a garagem da fazenda. Na parede, há uma estante repleta de alimentos como coco, pinhão e aipim, por exemplo. (Cristiano Bauce)

Aclaene de Mello - Restaurante CASACOR

37/40 - Aclaene de Mello - Restaurante CASACOR. Com inspirações na culinária e na cultura da América Latina nasceu o Lechuza, um ambiente pensando para ser o cenário de uma refeição saborosa, repleta de alegria e aconchego. Além da culinária selecionada, o estabelecimento conta também com uma adega de qualidade. (Cristiano Bauce)

Joana & Manoela Arquitetura - Casa Alma

38/40 - Joana & Manoela Arquitetura - Casa Alma. A casa ganhou ganhou nos últimos anos o status de espaço multifuncional e refúgio, além de ser o local onde ficamos mais próximos e convivemos com as pessoas que fazem a diferença em nossas vidas. Foi pensando nesse conceito que o projeto foi concebido, com materiais e cores que despertam os sentidos, e que funcionem como cenário para as memórias dos moradores. (Cristiano Bauce)

Fernando-Thunm-Urban-Garden

39/40 - Fernando Thunm - Urban Garden. Projeto da CASACOR Rio Grande do Sul. Inspirado nos hotéis das maiores metrópoles mundiais, o projeto tem conceito urbano atemporal, traduzido por cores escuras que contrastam com detalhes de mobiliário off-white. A piscina de borda infinita e de grandes dimensões também se destaca por sua cor clara, trasbordando suas águas para o piso de nível mais baixo. Floreiras foram planejadas para humanizar e ambientar o espaço, com vegetações de grande porte. (Cristiano Bauce)

Sabrina Sbardelotto - Home Office Versatile

40/40 - Sabrina Sbardelotto - Home Office Versatile. O projeto foi concebido para ser um home office versátil que, dentro de sua área compacta, foi criado com polivalência nos mobiliários, tornando o espaço flexível. O conceito é reforçado com peças confortáveis e elementos de tecnologia, que permitem que o trabalho e a recepção de clientes seja feita de forma agradável e prática. (Cristiano Bauce)

Chaves Barcellos Sink


Built in 1923, the historic building chosen to host the event had the objective of welcoming and educating orphaned and needy girls , and remained in operation through the Association of Franciscan Sisters until 2005. Conceived by Mrs. Ilza Chaves Barcellos and her brothers-in-law, the The building is a true monument in honor of her husband , Pedro, who was known in Porto Alegre society for his benevolence, assisting several pious institutions such as the Santa Casa de Misericórdia and the Pão dos Pobres.
studio 1 patricia pasini arquitetur refuge dona ilza casacor rio grande do sul 2022 bedroom bed
(Cristiano Bauce / CASACOR)
As Ilza and Pedro did not have children, the couple dedicated themselves tirelessly to helping needy children, supporting and sustaining the actions of congregations focused on education, such as the Franciscan Sisters. The plan for the future of the building is to house the Pampeano School, following the destiny enshrined by Dona Ilza and the Barcellos brothers: that the building will have education as its eternal vocation . The project will start with a major restoration and revitalization work. led by Studio1 Arquitetura .

Signature gastronomy


aclaene de mello restaurant casacor rio grande do sul 2022 table chair orange bar counter
(Cristiano Bauce / CASACOR)
Trained at Le Cordon Bleu in Peru, chefs Gustavo Marques and Chilean Gonzalo Ortuño are the names behind the menu at Lechuza , a restaurant that will be mainly influenced by Latin cuisine and has an ambiance designed by architect Aclaene de Mello . The affinity of The duo came together while studying at Le Cordon Bleu Peru, between 2017 and 2019, and both had the same purpose of researching and promoting the flavors and identity of Latin cuisine. In the joint project created for CASACOR RS 2022, they will have the opportunity to present their references . The menu is lean, designed to serve the public at different times of the day , happy hour and dinner from Tuesday to Friday and lunch, happy hour and dinner on weekends. With options of starters to share, snacks, main courses and desserts.
ginkgo landscaping butia architecture casacor rio grande do sul 2022 green coffee shop plant biophilia
(Cristiano Bauce / CASACOR)
In addition to Lechuza, CASACOR RS will have a wine bar , operated by Terroir Vinhos, and a café, designed by Ginkgo Paisagismo and Butiá Arquitetura.

CASACOR Rio Grande do Sul Service 2022


Date: from August 6th to October 2nd, 2022 Address: Rua Dona Leonor, 360 - Rio Branco Neighborhood - Porto Alegre/RS Opening hours: Tuesday to Friday, 1pm to 8:30pm (visiting until 10pm) Saturdays, Sundays and holidays from 12:00 to 20:30 (visiting until 22:00) Tickets: https://casacorrs.byinti.com/