The 36th edition of the show will be held for the second consecutive year at Chanteclair, an iconic building in the city of Recife
Updated at Sep 21, 2023, 7:41 AM - Submitted at Sep 21, 2023, 8:00 AM
Marylia Nogueira Architecture - Clarice Linspector Hall. CASACOR Pernambuco 2023 Project.(Denilson Machado/)
01/26 - Ana Cristina Cunha - Casa Lírica. O espaço é uma homenagem a Carlos Augusto Lira, uma expressão de respeito e admiração por esse mestre. A profissional buscou capturar a essência de sua estética e incorporá-la à arquitetura. A harmonia entre os elementos clássicos e contemporâneos é tecida criando um diálogo entre o tempo e o espaço, mostrando memórias afetivas. A escolha das peças e dos objetos de coleção é uma referência à sua paixão pelo belo, enquanto a seleção de mobiliário contemporâneo cria um espaço moderno e atemporal. (Denilson Machado)
02/26 - Duna Arquitetura (Madu Batista e Fernanda Pontes) - CASACOR DESIGN. A loja CASACOR DESIGN, por Fernanda Pontes e Madu Batista, teve como partido as estampas exclusivas criadas pelos artistas Jade Marangolo e Derlon. O layout orgânico da mesa central, junto com a atmosfera aconchegante, é um convite para os visitantes explorarem os vários produtos que foram expostos em forma de arte. Foi criada uma base neutra investindo em diferentes materiais e texturas. O uso do acabamento bruto dos pilares existentes e a diversidade de plantas criam um ambiente intimista e sofisticado. (Denilson Machado)
03/26 - ÊME Arquitetura (Maiza Neri) - Cozinha Fragmentos. A arquiteta Maiza Neri celebra a evolução do escritório assinando a Cozinha com Jantar. O ambiente nasce da inspiração advinda de um granito, composto por diferentes partículas, a sintonia entre a percepção a partir da pedra e as vivências profissionais da arquiteta traduzem o conceito de fragmentação que também conversam com o espaço que recebe a cozinha, o histórico Edifício Chanteclair, uma edificação que se caracteriza pelas marcas do tempo, consequências de sua história. (Denilson Machado)
04/26 - Estúdio Carlos Fortes - Iluminação Chanteclair. Em 2023, há o seguimento ao projeto iniciado no ano passado. Desta vez, a iluminação é em todo o Chanteclair, edifício icônico e marco da cidade do Recife com suas fachadas de um imponente ecletismo, que testemunha a passagem do tempo deixando marcas de prosperidade e decadência. Todo o projeto, realizado em parceria com a Lightsource, foi pensado respeitando e celebrando sua memória. A proposta é iluminar essa história, ressaltando as sutilezas de suas formas e adornos, destacando a construção na paisagem urbana sem que se imponha agressivamente ao rico legado histórico e arquitetônico do Bairro do Recife. (Denilson Machado)
05/26 - ETLA Arquitetura (Eduarda Moscoso, Lílian Avellar e Tita Barreto) - Estação da Alma. A Estação da Alma está carregada de história, arte, tradição e uma linda homenagem ao mestre Chicão, médico pernambucano e imortal da APL. Somando modernidade e tradição, o ambiente traz elementos naturais e tons neutros. Na arquitetura, valorizando a história do prédio, uma das paredes está em seu estado original. O ambiente conta com uma estante personalizada de pedra natural, fugindo das tradicionais de madeira, um sofá orgânico e duas poltronas de design para acolher os convidados. (Denilson Machado)
06/26 - FV Arquitetos - Living Alma. “Alma - parte imaterial do homem, dotada de existência individual.” O espaço traz as complexidades do ser humano no seu nível mais profundo e também mais importante. As texturas, capas e cores expressam quão rica, diversa e acolhedora pode ser nossa dimensão mais íntima. Um relicário de memórias e afetos materializado nos elementos armazenados na estante, nas paredes com cortinas translúcidas, no piso com diferentes densidades e na presença do calor da lareira. (Denilson Machado)
07/26 - Juliana da Mata - 5 Elementos Galeria - Sebrae e Adepe. A água nutre a madeira, a madeira abastece o fogo, as cinzas alimentam a terra, a terra contém metal e esse metal gera água por meio da condensação ao resfriar o vapor. Esses elementos que formam um ciclo. O círculo traduz essa relação e por isso foi escolhido como palco para as inúmeras obras de arte popular que fazem morada nesta galeria do SEBRAE e ADEPE, onde os sentidos se conectam, a ancestralidade se faz presente e a natureza destes cinco elementos transformam-se em arte. (Denilson Machado)
08/26 - Lucio Moura Arquitetos - Espaço Marrom. Um ambiente intimista e sem data marcada, mas com o compromisso do bem viver. O espaço foi concebido em uma perspectiva de coleção de arte e antiguidade envolvidos em uma iluminação pontual e focada em peças que vão do século XVIII, passando pelo art decó e século XX, finalizando com arte contemporânea e também arte popular. O marrom está para reunir todos os elementos em uma linguagem única e criar um fundo para a exposição dos mesmos. (Denilson Machado)
09/26 - Luiza Nogueira Arquitetura - Living Gameleira. Preservar a história e a ação do tempo, sem deixar de receber as camadas de renovação. As árvores da família do Fícus têm estrutura e bases sólidas e, como o Chanteclair, raízes fortes. O ambiente parte de uma base neutra para enaltecer a construção original do prédio. O espaço realça o que é fundamental no ambiente: os habitantes e sua história de vida. O mobiliário e objetos são uma extensão dos seus moradores. As obras de arte de artistas pernambucanos preenchem os vazios e dão cor e alma ao espaço. (Denilson Machado)
10/26 - Magno Costa e Thaísa Tenório - Vivaz Bar Vivix. Desvendar o VIVAZ BAR é mergulhar na harmonia entre o corpo e a morada, o escritório VITRU arquitetos propõe um encontro que seja mais que arquitetura, é a própria vida pulsando, é descobrir que a morada é o espelho de nossas histórias. O VIVAZ é um espaço de vivências que pulsam em sintonia com os sentidos, a fusão entre o íntimo e o compartilhado. (Denilson Machado)
11/26 - Marabuco Arquitetos (Marcela Marabuco) - L'Or de Chanteclair. A joalheria L’or de Chanteclair, traduzida como “O ouro do Chanteclair”, celebra o corpo arquitetônico do emblemático prédio e sua alma cheia de história, abrigando as peças da designer de jóias Lúcia Lima. Os detalhes em cor de ouro que coroam o espaço trazem o desejo de retratar o próprio ambiente enquanto jóia preciosa, valorizando sua história contada na icônica estrutura exposta e trazendo revestimentos nobres como o mármore e a madeira para harmonizar todo o conjunto. (Denilson Machado)
12/26 - Ana Moura Ana Higino Arquitetura - No Abraço. Adentrar o espaço NO.ABRAÇO é como ser envolvido por um abraço caloroso e convidativo, onde os conceitos de conforto, aconchego, paz e tranquilidade ganham vida sob a visão de Ana Moura e Ana Higino. O branco aparece como característica principal das arquitetas, mas, desta vez, a fluidez do mobiliário incorporado ao teto chocolate nos convida ao acolhimento. NO.ABRAÇO é um convite para desacelerar e imergir em nosso próprio ser. Um ambiente projetado para estimular a conexão por meio de jogos, leitura e momentos de relaxamento. (Denilson Machado)
13/26 - Marylia Nogueira Arquitetura - Salão Clarice Linspector. Uma sala de convivência dedicada à escritora que chegou ao Recife, fugindo da perseguição aos judeus na Ucrânia. O ambiente traz referências de sua casa na cidade, de sua personalidade sarcástica e sua admiração pelas formas ovais. O cruzamento da história da cidade com a de Clarice nos dá de presente uma imersão cultural traduzida na arquitetura do espaço amplo, fluido e marcante. Uma bela escrivaninha e suas capas de livros trazem à tona sua presença marcante e única. (Denilson Machado)
14/26 - Módulo Quatro Arq+Design (Isabella Alves, Nathalia Araújo e Zé Alexandre) - Bureau de Artes. O Bureau de Artes evoca um mistério que nos inquieta: o ovo. “O ovo cósmico, começo da vida”, como definiu Francisco Brennand. A galeria contemporânea celebra a arte utilitária do mestre e as peças de múltiplos e séries da Número Galeria. O projeto promove o encontro entre o moderno e o ancestral, resgatando o senso de pertencimento de nossas memórias. A espinha dorsal desse ambiente é a grande estante: invólucro arquitetônico orgânico, escultórico, que abraça quem chega e enaltece um passado histórico, ainda vivo. (Denilson Machado)
15/26 - Nuit Arquitetura (Maria Celina Ferreira) - Gustavo Eyewear. O ambiente assinado pela arquiteta Maria Celina Ferreira traz uma atmosfera fluida e contemporânea para a loja de óculos Gus Eyewear. Apostando em paredes curvas, tons claros e texturas, o espaço acomoda com leveza, em sua marcenaria curvilínea, as coloridas peças feitas à mão. O mobiliário solto compõe o ambiente com cadeiras em tons sóbrios, como a madeira e couro, mesclando com as cores marcantes da mesa e poltrona, promovendo um contraste agradável e aconchegante. (Denilson Machado)
16/26 - Plier Arquitetura (Fernanda Didier e Luísa Duarte) - Íntimo Refúgio. O trabalho das arquitetas Luísa Duarte e Maria Fernanda Didier tem como protagonistas dois grandes arcos remanescentes da estrutura original do edifício Chanteclair, que ecoam pelo ambiente através do destaque dado às formas curvas e orgânicas. Nesse sentido, o forro ondulado em tecido reforça o movimento dos arcos, criando uma volumetria inesperada. A paleta de cores suaves foi escolhida estrategicamente para realçar os formatos e as texturas dos elementos originais e novos que compõem o espaço. (Denilson Machado)
17/26 - PMZ Arquitetura (Elza Mendonça e Lorena Pontual) - Café Borsoi. O desafio no ambiente do Café Borsoi foi transmitir o conceito arrojado da marca de forma inovadora. Parte do sentimento de aconchego vernacular moderno, onde todos se sentem abraçados e acolhidos pela atmosfera das plantas naturais tropicais e pelos aromas de café. A memória histórica do Chanteclair e a relação do novo com o antigo vêm através das paredes de tijolo aparente, janelas e portas originais, com presença da arte dos quadros do artista plástico Rinaldo Silva. (Denilson Machado)
18/26 - Romero Duarte & Arquitetos - Loft Italica Casa. Jader Almeida consolidou uma identidade fundamentada em sua sensibilidade estética e proficiência na manufatura. Hoje, mais do que uma grife, ele evoluiu para uma plataforma abrangente que abarca todos os espaços e seus complementos. Em total sintonia com sua visão criativa, o projeto explora a linguagem gestual e concreta desse notável arquiteto e designer brasileiro. (Denilson Machado)
19/26 - Tarcísio Dantas Arquitetura - Suíte Nua. Um ambiente onde corpo e alma estão alinhados. A Suíte Nua explora o íntimo de forma poética, deixando em evidência os movimentos das paredes, móveis soltos e o toque dos tecidos. Traz à tona a sensualidade em forma de arquitetura, banheiro aberto para o quarto, com living e espaço para café. O contemporâneo aliado às raízes culturais, o minimalismo combinado ao tradicional. Cores quentes e materiais aconchegantes criam um quarto que celebra o afeto e as lembranças. (Denilson Machado)
20/26 - André Carício - Casa Coral. Um projeto que define uma casa ou um apartamento com bastante personalidade nas suas formas e cores, valorizando a vista para o rio e as pontes do Recife. Uma planta fluida com espaços bem definidos. Logo na entrada, recebemos as boas vindas com uma estante curva iluminada e uma jardineira na cor terrosa. Um grande living com a paleta em tons de verde faz uma conexão com o grande sofá em L na mesma cor. Um projeto com inspiração em “apartamentos parisienses”. (Denilson Machado)
21/26 - ARQMULTI (Bruna Lôbo, Dani Paes Barreto e Soraya Carneiro) - SOUL SPA DECA. Relaxamento, funcionalidade e bem-estar definem o Soul Spa Deca, das arquitetas Bruna Lobo, Danielle Paes Barreto e Soraya Carneiro Leão. Em um prédio do século XX, o refúgio sereno traz água, vegetação e aromas naturais. O ambiente inclui um espelho d'água e camas de massagem. Revestimentos naturais em tons claros prevalecem, destacando o verde das plantas e as peças da Deca. A iluminação, natural pelas janelas e artificial, realça o espaço e valoriza os produtos. (Denilson Machado)
22/26 - Atmosphera Plantas & Paisagismo - Praça Recentro - Verde em Poesia. Assim como a poesia é a arte de compor e escrever versos, o paisagismo é a arte de transformar o espaço proporcionando uma conexão maior com a natureza. O projeto da Praça Recentro – um espaço totalmente público, patrocinado pela Prefeitura da Cidade do Recife – baseou-se na harmonia entre tons de verde, texturas, formas e disposição da vegetação em uma escala rítmica no espaço, trazendo vivacidade e “poesia” para o Chanteclair. (Denilson Machado)
23/26 - Cadu Arquitetura (Camila Horta e Eduarda Jungmann) - Juntos. Um espaço para você reunir as pessoas que você gosta em sua casa, JUNTOS. Para criar a atmosfera aconchegante, cercamos todo o espaço em madeira natural ripada, piso em pedra natural bruta na cor chumbo constratando com a cor azul. Optamos por móveis soltos de designers brasileiros. O móvel do bar foi desenhado pelo próprio escritório, todo em madeira natural e uma super adega de vinhos expostos que são protegidos pelo vidro, levando leveza ao ambiente. Para finalizar, uma iluminação pontual, destacando as obras de Montez Magno. (Denilson Machado)
24/26 - Dani Pessoa Arquitetura - Encontros. O projeto para a cozinha principal busca certo minimalismo arquitetônico e mescla sua aura escultural com o paisagismo marcante. O integrado redefine tradicionais conceitos, comunicando a linguagem do espaço. Um sistema de mobiliário inteligente, tecnológico e multifuncional que proporciona uma interligação fluida entre os espaços. Uma cozinha que vai além das suas características primárias. Imprime um ar artístico e relaxante que permite experiências, memórias, sabores e encontros. (Denilson Machado)
25/26 - Diogo Viana Arquitetos - Sala Burle Marx. A sala de entrada da CASACOR Pernambuco vivencia a obra do arquiteto paisagista e artista plástico Roberto Burle Marx. O paisagismo exuberante e uma exposição de telas pintadas por Burle Marx foram o partido do projeto desenvolvido pelo arquiteto Diogo Viana. Viana desenha o mobiliário da sala, em pedra quartzito Pantanal levigado, e também os cavaletes de vidro modernistas, tudo envolto a uma iluminação cênica e pontual, valorizando as as peças expostas. (Denilson Machado)
26/26 - Dubeux Vasconcelos Arquitetura (João Vasconcelos e Luiz Dubeus) - Terraço Chanteclair Copergás. O projeto leva o visitante a enxergar a arquitetura através de formas puras e simples, realçadas pelas cores, texturas e iluminação. São dois pavimentos, ligados por uma escada-túnel. O térreo tem ambiência mais intimista, cores quentes e luminárias desenhadas para o espaço. Já o mezanino tem clima mais arejado, graças à presença de grandes plantas e um pé-direito quádruplo. (Denilson Machado)