A
crise climática se apresentou com mais força do que nunca no último ano e isso fez com que alguns estilos de viver, que começavam a aparecer de forma sutil em temporadas anteriores, ganhassem protagonismo. Por isso, questões urgentes como
meio ambiente e
saúde mental são as principais influências dos comportamentos e escolhas ligados ao
universo do morar. Além disso, algumas estéticas retornam com tudo, a exemplo do
maximalismo e, junto com elas, a valorização das cores e padrões diversos, que poderão ser vistos nas casas e apartamentos além das
paredes. Para saber o que vai palpitar nos corações de quem vai construir, reformar ou dar uma repaginada em um ambiente em 2025, fomos a fundo em
pesquisas importantes do mercado e ouvimos representantes do
elenco da CASACOR. Confira o resultado a seguir e descubra quais são as 11 tendências de decoração mais relevantes para este ano!
1. Eficiência energética ao alcance de todos
(Thiago Japyassu/ Unsplash / CASACOR)
De acordo com o relatório Lar e Lifestyles 2025 da WGSN, se a crise climática ainda não convenceu as pessoas a tornarem suas casas eficientes em energia, a alta do custo de vida e a escassez de combustíveis certamente vão fazer isso. Assim, devem surgir incentivos governamentais e promessa de contas menores em diversas regiões, o que deve estimular os moradores a investir em energia renovável, eletrodomésticos eficientes e termostatos inteligentes, que são capazes de aquecer ou resfriar os ambientes de acordo com a temperatura exterior. Outro ponto importante nessa questão, é o medo de cortes de energia e blackouts. Nesse cenário, muitas pessoas querem se tornar cada vez mais independentes em relação ao abastecimento energético de suas casas. As estratégias oferecidas por algumas empresas podem ser simples, como kits que permitam cultivar o próprio alimento em casa, roupas que se aquecem sozinhas ou geradores e apps capazes de detectar tempestades e armazenar energia em caso de interrupções de abastecimento ou greves, além de kits DIY de energia solar. 2. Tecnologia proativa
(YoonJae Baik/ Unsplash / CASACOR)
Atualmente, os
gadgets não só atendem às nossas necessidades, como se antecipam a elas. Segundo a pesquisa da WGSN, a
tecnologia inteligente está cada vez mais proativa, seja por meio de sistemas de alarme capazes de distinguir os donos da casa de intrusos, recursos de
jardinagem que monitoram o tempo e alocam a água com mais eficiência ou colchões que identificam nossos padrões de sono para dar o melhor suporte ao corpo. Mas, além de proporcionar conforto, conveniência e segurança, as inovações vão mudar a forma como nos relacionamos com a tecnologia, à medida que se integram cada vez mais ao dia a dia — seja por meio de robôs ou assistentes pessoais. Na
cozinha, a tecnologia será fundamental para possibilitar a preparação de alimentos saudáveis e a geração de menos resíduos. Geladeiras
inteligentes já contam com câmeras internas para que o usuário veja o conteúdo e faça sua lista de compras. De olho nisso, a Amazon já estaria trabalhando em uma geladeira que pode encomendar os produtos diretamente ao supermercado, embora a empresa ainda não confirme essa possibilidade. Outro exemplo é o o app espanhol LogMeal, conhecido como o “shazam da alimentação”, que usa recursos de IA para reconhecer os itens em uma foto e fornecer um
feedback em tempo real sobre ingredientes e nutrição.
3. Ecopunk
(divulgação/ Pinterest / CASACOR)
O estudo de tendências do Pinterest, o Pinterest Predicts 2025, explica que os baby boomers e a geração Z são rebeldes com causa. E essas pessoas têm revolucionado a vida sustentável, exaltando algumas práticas essenciais à vida contemporânea, como a moda
reciclável e
jardins autossuficientes, além de outras estéticas ecológicas. Eles batizaram essa tendência engajada de Ecopunk, fazendo referência ao movimento rebelde do final dos anos 1970. Do elenco da
CASACOR São Paulo, a arquiteta
Melina Romano também afirma que a
sustentabilidade continuará sendo um grande foco no universo da decoração. "Em 2025, haverá uma ênfase crescente em materiais reciclados e naturais, a exemplo do
upcycling, que é o processo em que móveis e objetos são feitos a partir de materiais reutilizados", diz. Outro movimento que tem tudo a ver com uma casa mais sustentável é o uso de
móveis antigos vindos de herança ou buscados em feiras e antiquários. "Peças de garimpo são únicas e não se encontram em todo lugar. Por isso, fogem da mesmice e trazem personalidade ao projeto. É importante ter um olhar criterioso na junção desse elementos com outros contemporâneos para resultar em uma composição harmônica", diz
Cilene Lupi, do elenco da
CASACOR São Paulo.
4. Vermelho discreto
O relatório do Pinterest também cita a tendência "cerejamania", em que o tom da pequena fruta será um dos mais desejados em diversos setores de consumo. Na decoração, a cor também deve ser usada, de acordo com o arquiteto
João Gabriel, do elenco da
CASACOR Bahia. "A tendência da cor cereja indica que o vermelho pode se consolidar como uma tonalidade chave em 2025. Essa cor, vibrante e emocional, está ganhando espaço tanto em objetos decorativos quanto em acabamentos arquitetônicos. Imagino fachadas ousadas, portas de entrada marcantes e até mesmo o uso de tons de vermelho em detalhes como esquadrias e mobiliário fixo. É uma cor que comunica energia e personalidade, e espero vê-la materializada em projetos mais audaciosos", afirma o profissional.
5. Casa híbrida e flexível
É inegável que o trabalho híbrido não mudou apenas o modo como efetivamente trabalhamos, mas também como comemos e fazemos atividade física — cada vez mais em casa — e como estruturamos os nossos dias, já que com mais tempo livre, é possível se dedicar a hobbies e compromissos familiares com frequência. Por conta disso, a dinâmica nas casas mudou e deve continuar mudando, com o espaço do home office sendo cada vez mais elaborado. Isso porque o estilo de vida híbrido veio para ficar. Segundo a WGSN, em 2025, haverá uma demanda maior por produtos e serviços capazes de ajudar as pessoas que estão em casa a focar mais, preparar refeições rapidamente, se manter em forma, ter boa aparência nas reuniões por Zoom e alternar entre trabalho e lazer. Um exemplo é o TeuxDeux, um organizador digital que oferece recursos de gestão de tempo com uma interface simples: basta clicar e arrastar as tarefas, sejam elas pessoais ou profissionais.
Como nossas casas tiveram que se tornar mais flexíveis e multifuncionais nos últimos anos, nos próximos veremos marcas oferecendo produtos para diversas necessidades, como mesas com anexos dobráveis, luminárias portáteis, produtos de beleza que protegem da luz azul, fragrâncias funcionais que criam ambientações diferentes em cada cômodo e até câmeras de videoconferência que seguem a pessoa à medida que ela se desloca pela sala. Sobre o layout dos projetos, a casa com cômodos separados estará em alta novamente, à medida que as pessoas se interessam por espaços individualizados que sirvam para diversos propósitos. 6. Conforto máximo em casa
Os improvisos na casa, como uma pilha de livros usada para apoiar o notebook ou um banquinho dde cozinha que faz as vezes de cadeira de
escritório, devem ficar para trás. Depois de três anos depois do surgimento da pandemia, os espaços de trabalho precisam de um
upgrade. E, nesse sentido, o conforto será o grande motivador. De acordo com o WGSN, essa tendência deve influenciar, inclusive, outros segmentos que lidam com o
bem-estar, como
comfort foods, mantas e aromatizadores de ambientes. Quanto à estética, teremos cada vez mais linhas
curvas, formas acolchoadas, superfícies táteis, cores que acalmam e materiais
macios e respiráveis para móveis, roupas e aparelhos eletrônicos. Alinhados com o conforto emocional, itens retrô clássicos vão se manter em alta, atualizados por novas cores, materiais ou coleções em edição limitada.
Dentro dessa tendência, surgem os móveis ‘resimerciais’ (que cumprem funções residenciais e comerciais). A icônica grife de móveis corporativos Herman Miller, por exemplo, criou cadeiras de escritório de diversas cores e materiais, adequadas ao ambiente da casa, enquanto a chinesa UFOU Studio desenvolveu uma mesa com tampo inclinável e pernas que podem subir ou descer para que a pessoa se sente ou se apoie, estimulando uma vida menos sedentária. A arquiteta
Melina Romano reforça que o conceito de cuidar de si mesmo se refletirá nos ambientes. "Veremos a criação de espaços mais tranquilos e serenos. Desde quartos que promovem uma boa noite de sono até banheiros que se tornam spas pessoais, ou seja criar ambientes que favoreçam o descanso e a recuperação. Além disso, as áreas de meditação e relaxamento serão bastante vistas nos projetos, com design focado no equilíbrio entre corpo e mente, utilizando elementos como luz suave, cores calmantes e móveis confortáveis", detalha a profissional.
Já a arquitetura biofílica, que se tornou um hit nos últimos anos, deve continuar sendo o caminho para muitos projetos, de acordo com o arquiteto Rodrigo Cardoso, do elenco da CASACOR Rio de Janeiro. "Promove o bem-estar e nos reconecta com a natureza. Esse conceito está cada vez mais presente nos projetos por meio de jardins verticais, formas orgânicas, madeiras e texturas que remetem a elementos naturais. Estudos mostram o benefício na vida dos usuários, como aumento da produtividade em ambientes de estudo e trabalho e a diminuição do estresse", explica. 7. Banheiros em alta dentro e fora
Para muitas pessoas, os espaços públicos se tornaram menos seguros que antes da pandemia. Como contrapartida desse comportamento, a casa se transformou em um santuário, muitas vezes, de
autocuidado. Reforçada pelas incertezas econômicas dos próximos anos, essa tendência vai ganhar força porque o consumidor vai procurar ter momentos de prazer e tranquilidade em casa de modo mais acessível. Em um gráfico de tendência da WGSN sobre a cultura do cuidado e o
bem-estar na decoração de interiores, o
banheiro ficou em primeiro lugar como o ambiente que se relaciona com o bem-estar), seguido pelo jardim, cama e cozinha. Há alguns anos o
banheiro vem ganhando ainda mais importância nos projetos, já que é fundamental para os rituais de autocuidado. Por isso, o tema
#BathScaping, que promove banheiras e acessórios como baldes, travesseiros à prova d’água e suportes para banho, estará em alta, assim como o
outdoor bathing, que explora banheiras e boxes para banhos ao ar livre, como os da marca sueca Hikki, ou a banheira Vieques, criada pela designer Patricia Urquiola para a marca italiana Agape, feita de aço inoxidável para uso ao ar livre. Seja para banhos em ambientes internos ou externos, os materiais naturais serão os mais pedidos.
8. Aposte nos sentidos
Os produtos e experiências que despertam os
sentidos estão em alta, a exemplo de velas aromatizadas e
slime. Nos próximos anos, essa tendência terá um viés mais personalizado e inusitado, segundo as previsões da WGSN. Haverá produtos que poderão ser combinados com
playlists ou que vão explorar recursos de ASMR, usando estímulos como sons que criam uma sensação de formigamento, além de parcerias entre segmentos diferentes, como marcas de decoração lançando produtos de beleza. Dessa maneira, o
design sensorial terá um papel ainda mais importante no desenvolvimento de novos produtos, como
luminárias que substituem a luz do sol nos meses de inverno ou banhos sonoros virtuais, que ajudam a oxigenar o cérebro nas manhãs. A
psicologia das cores também terá um papel-chave, já que as tonalidades serão escolhidas não só pelo visual, mas por como elas despertam os sentidos. Laranjas são cheios de energia, enquanto tons pastel acalmam e verdes ajudam a mente a focar.
9. Design inclusivo
Nos últimos anos, o
design inclusivo vem sendo cada vez mais valorizado pelos profissionais e marcas. Afinal, quando o design é inclusivo, todo mundo se beneficia. De acordo com a WGSN, em 2025 essa tendência será ainda mais forte. No ambiente doméstico, essa mudança será particularmente interessante para moradores que estão envelhecendo, neurodivergentes ou com necessidades especiais. Esse tema é relevante já que a população mundial está
envelhecendo. A Organização Mundial da Saúde prevê que o número de pessoas com pelos menos 60 anos vai mais do que dobrar no mundo — de 1 bilhão em 2020 para 2,1 bilhões em 2050. Dessa forma, será fundamental que os designers pensem em criar produtos que possam ser usados por pessoas com deficiências cognitivas, sensoriais ou físicas, como equipamentos de ginástica, aparelhos eletrônicos,
utensílios de cozinha, móveis, embalagens e acessórios de beleza.
10. Entretenimento em casa
Ficar mais tempo em casa é um comportamento que continuou forte mesmo no pós-pandemia. Além do
conforto e
segurança, as pessoas estarão preocupadas com o orçamento e vão economizar com experiências em 2025. Para as marcas, será importante tratar o entretenimento doméstico como uma alternativa aos programas fora de casa, e não apenas como uma opção improvisada. Por isso, devem surgir ainda mais opções de kits com pratos prontos, que misturam sofisticação e conveniência, além de utensílios refinados, como porcelanas
premium e panelas visual diferente do comum. A WGSN identificou também o ressurgimento do
home bar como tendência — seja um espaço dedicado ou um carrinho de bebidas. Nos próximos anos, a
cozinha deve seguir evoluindo como espaço de convivência, por isso, os produtos para esses ambientes vão ser mais do que meramente funcionais. Prateleiras, plantas, cadeiras estofadas e obras de arte vão ajudar a dar um toque especial ao espaço, assim como recursos de design que ocultam os utensílios domésticos. A arquiteta
Daniela Funari, que compõe o elenco da
CASACOR São Paulo, lembra que: "c
ozinhas com fechamento flexível — painel ou porta deslizante — estarão em alta promovendo a integração ou fechamento desse ambiente, conforme a necessidade dos moradores", explica. 11. Casa vibrante e eclética
De acordo com o Pinterest Predicts 2025, é hora de abraçar sua criança interior e se divertir colorindo a casa neste ano. O levantamento da plataforma afirma que as gerações Z e X planejam pintar a casa com tons
vibrantes e criar uma decoração ousada, com muito contraste. Murais pintados à mão e a renovação de portas e móveis com uma explosão de cores também estarão em alta. As estampas e padrões também compõem esse cenário de uma casa divertida. "Acredito que as listras, com seu ar lúdico e descontraído, se tornem protagonistas na estética residencial. Elas podem aparecer em fachadas, móveis, papéis de parede ou até mesmo no paisagismo, criando um jogo visual dinâmico. É uma escolha versátil, que pode ser adaptada para diferentes estilos, do contemporâneo ao retrô", explica o arquiteto
João Gabriel. Dentro dessa estética, em 2025 a decoração vai seguir um rumo
maximalista. A
mistura ousada de estilos, estampas, cores e texturas vai ser cada vez mais desejada pelos moradores, que vão apostar na mescla do vintage com o moderno e do boho com o contemporâneo. "O maximalismo vem como um contraponto para a estética minimalista dos últimos anos. Acredito que este ano será marcado por uma busca maior por casas que expressem a individualidade de seus moradores. Essa estética celebra a identidade e permite que os espaços se tornem
galerias pessoais, refletindo histórias, viagens, memórias e sentimentos", conclui o profissional.