The 2023 edition takes place from July 27 to September 24 and features 38 rooms in the iconic Ribeiro Lima Family Mansion
Updated at Aug 16, 2023, 2:58 PM - Submitted at Aug 8, 2023, 12:55 PM
(Gabriela Daltro/)
01/37 - Alane Medeiros - Lounge Protéa. A Protéa - flor que estampa diversos pontos do ambiente - não foi escolhida por acaso: esse também é o nome dado ao Sistema de Avaliação da Suspeita de Transtorno do Espectro Autista. Para a profissional, a casa é o abrigo, um local de acolhimento, onde nos refugiamos contra o preconceito. É no lar que acontecem nossas transformações e onde recuperamos a esperança para seguirmos firmes para nossa jornada. (Gabriela Daltro)
02/37 - Daniela Alencar - Washroom e Office CASACOR. A profissional fez um escritório contemporâneo e que abusa das cores. O laranja desperta a criatividade e o azul acalma - a mistura dessas cores se tornou certeira e bem representativa. No banheiro, foram usados mais tons, degradês de rosa e laranja, seguindo a tendência do design curvilíneo, que continua forte. (Xico Diniz)
03/37 - Danilo Cajaiba - Casa Urutau San German. Projeto da CASACOR Bahia 2023. Urutau é uma ave nordestina de hábitos noturnos, hábil em se camuflar mimetizando tons amadeirados de nuances escuras e quentes. É essa a inspiração de Danilo Cajaíba para a Casa Urutau San German, um projeto limpo e objetivo que apresenta elementos naturais como madeira e pedra dialogando com o paisagismo e traz o verde para o interior do projeto, que fala sobre sentimento e estilo de vida. O tom amadeirado escuro e organicamente rajado, se repete no mobiliário e nas paredes, criando unidade visual coesa e perene, exatamente como o animal-referência. (Tarso Figueira)
04/37 - David Bastos - DB Arquitetos - Living Bau +. O living é um espaço confortável e contemporâneo e traz a combinação de texturas e cores clássicas - preto e branco - para transmitir tranquilidade e elegância. Em 85 m², móveis com linhas limpas e minimalistas harmonizam com a estrutura original. Obras de arte da Galeria de Paulo Darzé enriquecem o espaço, adicionando poesia e expressão artística. Luminárias destacam detalhes dos móveis e obras, juntamente com a luz natural da varanda de 38 m², equilibrando conforto e integração com o exterior. (Gabriela Daltro)
05/37 - Dinah Lins Arquitetura e Interiores - Varanda Casulo. Aqui é um lugar para descansar, relaxar e reunir. A inspiração são as borboletas, símbolos da transformação e resiliência, já que da fragilidade das lagartas surge um ser cheio de leveza e suavidade. "Por conta do temaCorpo & Morada, as borboletas em seus casulos são as nossas maiores referências, levando a reflexão sobre mudanças, o quanto temos necessitado de pausa e, ao mesmo tempo, como o corpo é a nossa melhor morada", explica o escritório. (Gabriela Daltro)
06/37 - Eliane e Lais Kruchewski - Restaurante. O diferencial são as grandes aberturas - tanto para a fachada da casa quanto para o interno do pátio -, que traz essa solução arquitetônica também como elemento decorativo. Os lounges e espaços mais versáteis para o comercial se unem a um estilo residencial. Há muito material natural como madeira, pedras e cerâmicas, que traz textura e traços orgânicos e combina com os tons terrosos e neutros da paleta de cores. (Gabriela Daltro)
07/37 - Fernanda Sturken - Terraza Patio Brasil. O ambiente de Fernanda Sturken foi projetado para preservar o sentido original que transmitia aos primeiros moradores da casa: família e fé. As cores dos revestimentos emulam uma tela em branco, remetendo à pluralidade conquistada pelos baianos em seu sincretismo religioso, enquanto as texturas trazem aconchego e pertencimento. Os tons terrosos que arrematam o projeto fazem alusão às primeiras artes sacras criadas em barro na Bahia. A assimetria das ripas de madeira em conjunto com a grande cúpula em fibra natural contrabalanceia o ambiente, manifestando a organicidade e singularidade presentes na natureza e em todas as famílias; a imperfeição que nos eleva. (Tarso Figueira)
08/37 - Frederico Jordan Arquitetura - Look de Plage. O escritório apresenta um conceito de loja de ótica contemporânea com uma homenagem à arquitetura original típica das praias da Bahia para receber os óculos da grife Gustavo Eyewear. Inspirado na Praia do Forte, o projeto traz cores fortes para fazer uma conexão com a marca. (Xico Diniz)
09/37 - Gabriella Machado Arquitetura - Cafeteria das Lembranças. A profissional buscou ressaltar a conexão com a natureza por meio do uso de materiais em seu estado natural, como a pedra rústica da parede e a madeira. As cores desempenham um papel essencial na ambientação: o vermelho e o verde foram inspirados nas tonalidades do fruto e do ramo do café e aparecem no sofá, na parede e na arte da fachada. As mesas são feitas a partir de sobras de mármores e de gradis antigos e a porta de madeira foi resgatada de um palacete histórico. (Tarso Figueiredo)
10/37 - HU Arquitetura e Design - Eco Garage. O ambiente nasceu a partir da ideia da sustentabilidade e do respeito aos recursos naturais, levando em conta a diminuição da emissão de gás carbônici. Ideia essa que já é realidade: o maior exemplo disso é o carro exposto neste ambiente, que é 100% elétrico e, por isso, produz zero emissão de poluentes. (Xico Diniz)
11/37 - Isabela Dourado e Luciana Dourado - Espaço Caraíbas. O banheiro acessível assinado pelo escritório Inova Arquitetura é inspirado no estilo wabi-sabi e traz um refúgio que celebra a perfeição do imperfeito e a sua aceitação. Os elementos naturais, como barro, pedras e parede de taipa, remetem à história e à identidade regional da região de Irecê. É um ambiente funcional e acolhedor, que valoriza a essência da cultura local. (Xico Diniz)
12/37 - Andrade & Shimmelpfeng - Sala de Banho - tempo para repouso, autocuidado e renovação. Num mundo marcado por incertezas e frustrações, o momento do banho pode ser o tempo sagrado para o indivíduo purificar o corpo e o espírito. Assim, o projeto traz para dentro de casa reminiscências do banho de cachoeira e de rio, remetendo a memória ao tempo de restauração do equilíbrio, de fugir da ducha automática. (Gabriela Daltro)
13/37 - Ivan Smarcevscki - Retrofit Fachada. A fachada do Casarão da Família Ribeiro Lima passou por um retrofit especial, comandado por Ivan Smarcevski, que buscou unir as características originais da casa, um marco na ocupação do Loteamento Caminho das Árvores, em Salvador, à proposta da CASACOR Bahia 2023, Corpo & Morada. O processo de atualização trouxe nova vida e elementos, sem perder a identidade clássica e marcante do imóvel. (Tarso Figueira)
14/37 - Juliana Barbosa - Âmago. O hall de lavatórios funciona em torno de um eixo único: rico em detalhes, o projeto foi pensado para transmitir a excentricidade e poesia da dualidade entre âmago e alma. Há uma mistura de materiais, como pedra rústica, nobre e exótica, biofilia e o preto marcante presente em diversos acabamentos. As placas orgânicas de MDF representam as curvas do corpo. (Tarso Figueira)
15/37 - O projeto surgiu com necessidade de se reconectar com seu íntimo, resgatar raízes e velhos costumes e trazer todo bem-estar da nossa memória afetiva. O ambiente traz arte, cultura, música, representatividade da arquitetura brasileira com referências de Sergipe e Bahia por meio das rochas naturais, do verde do aconchego e dos elementos que conectam o homem à natureza remetendo ao litoral que une esses dois estados. (Gabriela Daltro)
16/37 - Lais Galvão - Suíte Cedro. Um refúgio de serenidade e elegância. Piso, teto e paredes em madeira criam conexão com a natureza. Obras de arte iluminadas suavemente na cabeceira da cama conferem sofisticação. A integração com a varanda traz harmonia, com sofá curvo e balanço no telhado de madeira. Tapete orgânico e vasos com vegetação trazem frescor. As cores predominantes são madeira e off-white. Banheiro e Spa seguem o mesmo conceito, com jardineiras de cactos e armário aberto. Paredes e teto em tom terracota completam a atmosfera acolhedora projetada por Laís Galvão. (Gabriela Daltro)
17/37 - Lorena Damasio Arquitetura - The Bar. Ambiente projetado para ser o bar da edição de 2023. A estrutura foi construída dentro da piscina existente no imóvel original e, por conta disso, o elemento água foi utilizado como conceito do projeto. A fluidez da água é representada nos móveis orgânicos, que remetem a seixos. Além disso, pedras naturais também foram utilizadas no espaço para criar uma atmosfera leve e harmoniosa, reforçando a conexão com elementos naturais. (Xico Diniz)
18/37 - Maine Ribeiro - Intimíssimo. Neste ambiente, a proposta é mostrar o quanto o meio externo interfere internamente em nós. E o que há de íntimo em nós e que conseguimos transbordar e colocar para fora. A varanda externa traz móveis mais neutros como se tivessem incorporados ao ambiente interno e o lavabo mais exposto, com vista ao jardim, é onde o interno e externo se misturam. (Xico Diniz)
19/37 - Marcio Davi - Dinner in Jacket. A sala de jantar foi pensada para oferecer requinte e elegância, mantendo o acolhimento e o bem-estar por meio de cores e texturas. (Tarso Figueira)
20/37 - Marcio Davi - Smoke Get in Your Eyes. Um espaço pensado para os amantes do charuto e sua atmosfera, com um projeto elegante e provocativo, que proporciona um canto acolhedor para seu consumo e, acima de tudo, integração entre as pessoas, a arte e os bons momentos. (Tarso Figueira)
21/37 - Maria Victoria Oldemburg - Garden Room. Com a estética de uma varanda que se estende para o Mar Mediterrâneo, o projeto apresenta mais uma opção para o living room: o garden. A vegetação mais rústica e elegante harmoniza com a composição dos vasos autorais e traz traços europeus. Os móveis de design criam espaços de convivência onde é possível receber convidados de forma aconchegante e elegante. (Xico Diniz)
22/37 - Milcent Arquitetura - Refúgio Deca. Um quarto com sala de banho onde não existem limites entre o habitar, cuidar e nutrir o corpo e a morada. O espaço cercado de verde é sem paredes e integrado, onde o principal foco é o corpo como morada essencial. Luz natural passa através da claraboia, vedações verdes delimitam o uso funcional dos espaços e elementos naturais nos revestimentos e a presença de arte guiam o olhar. A paleta de cores permeia os tons naturais dos materiais, o verde das plantas e dá destaque para o tom azul que surge no couro da cama. Como novidade, há lançamentos da Deca, como a torneira Wave, peça da linha You, e as louças na cor Barbante. (Gabriela Daltro)
23/37 - Augusto Senna Arq+ e Eduardo Lima - Adventus. Em latim, “Adventus” significa chegada. É uma caixa de madeira com iluminação indireta, que transforma o ambiente de passagem em um local aconchegante e de permanência, composto por obras de arte assinadas por grandes nomes como Bel Borba e Marcelo Kruschewsky. O detalhe do teto recortado traz charme e sofisticação. (Xico Diniz)
24/37 - Natália Coelho - Casa Aristeu. A Casa Aristeu Pires faz homenagem e conta um pouco da história de um dos melhores designers de mobiliário do Brasil. De Campo Formoso, no sertão da Bahia, vieram memórias da sua infância como o sisal e a esmeralda. A parede de fotografias antigas de sua família e os porta-retratos trazem a memória afetiva da casa de vó do interior. A cortiça, tão presente no espaço, remete à terra do sertão e traz o conforto acústico. (Gabriela Daltro)
25/37 - NN Arquitetos - Suíte 30. O espaço foi pensado para refletir a essência contemporânea de uma mulher jovem, sofisticada e com uma personalidade marcante. Ao entrar no quarto, os olhos são atraídos para a suavidade das paredes e dos pisos de pastilhas brancas, que criam uma atmosfera serena e acolhedora. A cama foi projetada pelos próprios arquitetos e traz um design contemporâneo em lâmina natural de madeira. Ao redor da cama, gaveteiros minimalistas de madeira e cabeceira em vidro incolor craquelado complementam o estilo do quarto. (Gabriela Daltro)
26/37 - Rodrigo Cassieri - Solário Doimo. O Solário é o resultado da maturidade arquitetônica construída ao longo da carreira do arquiteto Rodrigo Cassieri. A concepção do espaço tem origem nas linhas primordiais da arquitetura, simples e coesas, vestidas com o olhar contemporâneo, elegante e acolhedor do escritório. A premissa é voltar as atenções ao abraço caloroso no morar, que somente uma boa arquitetura pode proporcionar. (Tarso Figueira)
27/37 - Sabine Rosas Arquitetura - Saravá. Com conceito inovador que redefine a experiência de uma boate dentro de uma piscina existente, o projeto foi desenvolvido para que o contato com elementos da natureza se evidencie por meio da transparência dos vidros e da água. E para que o espaço físico se estruture como uma boate em uma nova releitura quanto aos seus materiais e conceito. Luzes, sons, texturas e aromas se unem para despertar os sentidos e proporcionar uma experiência sensorial. (Tarso Figueira)
28/37 - Taís Mota e Paulo Luedy - Dança das Águas. Um jardim onde a natureza se manifesta em uma dança harmoniosa: essa é a proposta de Dança das Águas, assinada por Taís Mota e Paulo Luedy. Nele, a beleza exótica das plantas xerófitas, típicas de jardins desérticos, é agraciada pelo movimento suave das águas, refletindo a luz e envolvendo os sentidos. Aqui, o elemento água é o grande protagonista, e convida a um momento de desconexão do ritmo acelerado da vida cotidiana. (Tarso Figueira)
29/37 - Tatiana Campos Melo - Cozinha Ágape. Foi pensando em memórias afetivas de sua infância que a arquiteta criou um ambiente acolhedor, que traz à tona as melhores lembranças de cada um e que, ao mesmo tempo, cria recordações para os mais novos. O espaço integrado possui equipamentos modernos de cozinha mas, ao mesmo tempo, traz cadeiras que convidam a passar horas em volta da grande mesa, em conversas regadas a sorrisos e gargalhadas. A horta suspensa fornece temperos frescos e traz o verde para dentro de casa. (Gabriela Daltro)
30/37 - Vitor Martins - Wine Bar Tempo. O tempo aprimora o vinho, o tempo solidifica as rochas, o tempo cura, o tempo é precioso. Aqui é um espaço para "perder" tempo cuidando da casa, da alma, confraternizando com amigos, lendo um livro e admirando a arte. Destaque para a textura das rochas, da madeira e para a cor verde predominante da arquitetura biofílica, que traz aconchego ao espaço. (Xico Diniz)
31/37 - Wesley Lemos - Cabaña. Wesley Lemos concebeu uma sonhada morada de final de semana que convida a refletir sobre o tempo do ócio e do relaxamento através da perspectiva de uma casa sustentável. Com materiais de reaproveitamento da demolição da antiga mansão, o espaço Cabaña conta com living, quarto, banheiro e um exuberante garden e apresenta conexões de materiais nobre como pedra e madeira, além de móveis, design e arte; tudo apostando na biogeologja da alma latina afro-indígena do nordeste brasileiro. (Xico Diniz)
32/37 - Bruna Dória - Nossa Galeria. O projeto tem como objetivo apresentar o trabalho autoral da fotógrafa Gabriela Daltro, ressaltando o mundo da arte da fotografia e o mesclando com design, poesia e informação. “A nossa galeria propõe uma reflexão sobre os excessos. Por exemplo, a indústria da construção civil já esta no limite em relação a produção de resíduos e nós precisamos repensar o nosso modelo”, diz a profissional. Destaque para uma das paredes que ficou intencionalmente descascada e para a janela com vidro bisotado. (Gabriela Daltro)
33/37 - Bruna Oliveira - Casa Breton. O espaço multifuncional oferece uma experiência única de conforto e elegância. Na proposta contemporânea, o design se funde aos ambientes integrados com uma linguagem única de expressão, trazendo leveza, charme e personalização e convidando os visitantes a experimentarem o prazer de viver a casa. (Gabriela Daltro)
34/37 - Caio Bandeira e Tiago Martins (Architects+CO) - Kalai Lounge. O lounge surge da necessidade de repensar o modo como vivemos, valorizando cada vez mais o local que habitamos e o utilizando como espaço para festejar e confraternizar. Focado na sofisticação, o projeto propõe um diálogo de formas e movimentos distintos em seus elementos - desde a estrutura, ao mobiliário autoral, às obras de arte - remetendo à proposta Corpo & Morada. (Gabriela Daltro)
35/37 - Camila Maia - Bilheteria-Monã. Com o nome de "Monã", que significa "espaço sagrado", a bilheteria foi projetada visando criar um ambiente clean. O efeito cimento queimado nas paredes foi pensado para proporcionar aconchego e a sofisticação aparece no mármore branco translúcido, na lona tensionada e no mobiliário - em especial, a poltrona Filó e as arandelas Fall Angel. O jardim de inverno traz vida ao ambiente. (Tarso Figueira)
36/37 - Carol Barreto - Living Amare. A profissional assina o living inspirado no seu círculo de amor familiar, um espaço de pertencimento, onde as pessoas se reúnem com aconchego, estimulando a socialização, criando e relembrando memórias preciosas. Os móveis orgânicos cuidadosamente selecionados, a marcenaria em tons claros e a iluminação suave são um lembrete do amor e tranquilidade, que despertam uma sensação de paz. (Gabriela Daltro)
37/37 - Celeste Leão - Sala de imprensa July Isensee. Celeste Leão assina a Sala de Imprensa e homenageia as heroínas baianas Maria Felipa, Joana Angélica e Maria Quitéria em seu projeto. Esta sala recebeu o nome deJuly Isensee em homenagem à grande jornalista e referência do colunismo social, que faleceu em novembro de 2022. Os tons de madeira, o macramé e as cores do ambiente reforçam a elegância do ambiente, com suas formas livres e iluminadas, relembrando todo o brilho e potência das homenageadas. (Xico Diniz)