10 vencedores do iF Design 2021 respondem criativamente à pandemia
Designers inspiradores colocaram suas habilidades à prova e mostraram sua resposta criativa às dificuldades impostas pela pandemia
Com visões inspiradoras que vão desde robôs autolimpantes até chuveiros públicos anti-desinfetantes, a tecnologia inteligente prova como é possível adaptar e evoluir em qualquer situação. Assim são os projetos vencedores do iF Design Award 2021, que apresentaram ideias que difundem o risco de vírus ao mesmo tempo que abraçam a normalidade em constante mudança.
Confira a seguir 10 vencedores do iF Design 2021 que são exemplo de como o uso criativo de design pode nos ajudar a adaptar à vida na pandemia.
1. Airluna – Hong Kong
Airluna é uma lâmpada purificadora de ar que promete destruir até 99,9% do vírus presente no ar. Equipada com nanotecnologia PACO, a lâmpada pode até mesmo decompor micróbios menores que a COVID-19, incluindo produtos químicos e odores nocivos.
2. Spindiag Rhonda – Alemanha
Com a pandemia espalhada pelo mundo, a realização de testes de PCR está se tornando cada vez mais comum. O produto alemão Spindiag Rhonda dá a oportunidade a qualquer pessoa realizar seu próprio teste.
O fato de o procedimento poder ser realizado em casa permite àqueles que estiverem em risco realizem o teste e sejam isolados em apenas 40 minutos.
3. The Clean Zone – Coreia do Sul
The Clean Zone é a solução para uma boa higiene antes de entrar em espaços fechados. A instalação do tipo chuveiro é equipada com uma pia, névoa de resfriamento e luz ultravioleta para esterilizar o corpo. Em meio à pandemia, o sistema empacotado pode ser ideal em parques ou em qualquer espaço público onde um grande número de pessoas interagem.
4. Uma breve especulação sobre saúde autônoma – Holanda
“Uma breve especulação sobre saúde autônoma” vai até você! O conceito de design holandês foi construído para desafiar os modelos atuais de prestação de serviços de saúde ao eliminar a necessidade de deslocamento para obter tratamento.
5. DEEBOT N9+ – China
O design chinês ‘DEEBOT N9 +’ é um dispositivo de auto limpeza que promete ajudar os usuários na hora da higienização de produtos – não importa quais sejam eles.
6. Virutect – Japão
“Virutect” é a resposta a Covid-19 ou a outros vírus que aderem à mesas, paredes, portas e outras superfícies. Ao invés de se preocupar constantemente em evitar contato com essas áreas, o produto de design japonês apresenta tecidos antivirais e antibacterianos que protegem 100% contra germes.
7. Banheiro sem toque – China
Ideal para vôos, o “banheiro sem toque” fabricado na China funciona com sensores e atuadores para reduzir a possibilidade de transmissão de vírus. Com um aceno de mão, os passageiros podem acionar a válvula de escape, a torneira de água, a tampa do vaso sanitário, o dispensador de sabonete e até a fechadura da porta.
8. Midea Q3 – China
“Midea Q3” é o aspirador ideal que não requer toque. O produto chinês permite que o cliente use o comando de voz para limpar o filtro e até mesmo remover a lixeira do produto. Construído com motor elétrico, o aparelho também é eficiente e sustentável.
9. SAP 001 – Japão
O desodorizante japonês “SAP 001” foi desenvolvido para remover odores e também para desinfetar até 99,9% das bactérias transportadas pelo ar. Equipado com um catalisador e uma ação oxidativa de ozônio, o dispositivo pode realmente neutralizar a causa dos odores.
Tudo o que permanece na superfície do catalisador é então decomposto com calor, que, por sua vez, regenera a energia do dispositivo.
10. The bloom slim – China
O último na lista é um desinfetante de aparência sofisticada que mantém a saúde bucal em níveis ideais. “The bloom slim“, projetado na China, pode acomodar escovas de dentes de vários tipos e tamanhos, oferecendo esterilização rápida e automática a cada seis horas.
Ao prevenir bactérias, o dispositivo garante que cada usuário não precise mais se preocupar com doenças gengivais ou outras infecções.