Continua após publicidade

Roteiro DW! 2023: como se programar e onde ir durante a semana de design

A DW! acontece de 11 a 19 de março em diversos distritos espalhados pela cidade. Confira nosso roteiro e aproveite o melhor do festival!

Por Redação
10 mar 2023, 11h00

A DW! – São Paulo Design Weekend já está com tudo pronto para receber visitantes de todas as partes do país. O evento, um dos maiores festivais urbanos de design do país, está em sua 12ª edição e acontece de 11 a 19 de março de 2023.

Publicidade

Com uma programação recheada de atividades em múltiplos endereços por toda a cidade – que englobam áreas de design produto, design de interiores, arquitetura, arte, urbanismo e mercado criativo –, a DW! 2023 está distribuída em distritos (que podem ser uma rua, um ou mais bairros, regiões ou hubs), mas aqui na CASACOR separamos os mais interessantes para você visitar.

Publicidade

Abaixo, confira o nosso roteiro, que separamos em três seções (Centro, Alameda Gabriel e Outros destaques) para você se organizar e aproveitar o melhor do design brasileiro. Confira!

Centro

1. Edifíco Virgínia 

Citrica 7 Studio no Edifício Virgínia durante a DW! 2023.
Citrica 7 Studio. (Divulgação/CASACOR)

Três andares do Edifício Virgínia serão ocupados pelas exposições realizadas pela incorporadora Sumauma: “Eu e você somos muitas…” e “Quanto tempo temos?”. A primeira conta com a curadoria de Claudio Magalhães, idealizador da BaFu – Barra Funda Autoral, e reúne artistas como Guto Lacaz, Noemi Saga, Vicenta Perrota, entre outros. Já a segunda aborda os desafios de consumo da sociedade contemporânea, com a participação de Constance Galeria, Ruína Arquitetura e IED – Istituto Europeu de Design.

Publicidade

No 7º andar, terá uma exposição dedicada à moda sustentável, reunindo marcas como Trama Afetiva, Kitecoat e From Future.

A programação ainda inclui debates sobre diversos temas como caminhos para moradias no centro de São Paulo, retrofit, economia circular e biodesign. Estarão presentes Vitor Pena, Raul Juste Lores, Carmen Silva, José Armenio Brito Cruz, Alexandre Salles, Washington Fajardo, Raquel Schenkman, Augustina Comas e Jackson Araújo.

Publicidade
Continua após a publicidade

Endereço: R. Martins Fontes, 197 – Centro Histórico de São Paulo. São Paulo – SP, 01050-000.

2. Feira na Rosenbaum

Exposição Encontros da Feira, na Feira na Rosenbaum durante a DW! 2023.
Patrick Gondim e Valentina Stefani Saldanha, da Voador Tecelagem, com Guilherme Saas da Casa na Árvore. (Divulgação/CASACOR)

Neste ano, a Feira na Rosenbaum acontece no Conjunto Zarvos, uma das galerias modernistas históricas mais bem preservadas do centro de São Paulo. O projeto é do arquiteto Júlio Neves, e os detalhamentos, assinados por Jorge Zalszupin, saltam aos olhos.

Publicidade

Trabalhos autorais assinados por 70 criativos e empresas apresentarão produtos de design, arte, decoração, moda, bem-estar e gastronomia em uma efetiva ação social voltada ao centro de São Paulo. Além de democratizar o acesso ao design autoral, a Feira também se coloca como um agente catalizador do desenvolvimento das comunidades tradicionais e da valorização design autoral, promovendo a Fundação Almerinda Malaquias, no Amazonas, e apoiando o Prêmio Salão Design 2023, que tem como objetivo premiar talentos do design moveleiro industrial.

Endereço: Av. São Luís, 258 – República. São Paulo – SP, 01302-000.

Publicidade

3. By Kamy

View this post on Instagram

A post shared by by Kamy (@bykamy)

Continua após a publicidade

Também na Galeria Zarvos, a marca entrelaça arte, sustentabilidade e futuro com a exposição “Elementi”. Em parceria com talentosos designers, a By Kamy desenvolve peças exclusivas inspiradas nos elementos naturais que dão forma e vida ao planeta.

O espaço ainda recebe exposições e mais de 37 lojas – como Derlon e Paulo Alves (Cine Speakeasy), entre outros –, nesse complexo que vive um novo momento na cidade.

Endereço: Av. São Luís, 258 – República. São Paulo – SP, 01302-000.

Publicidade

4. Exposição Design na Metrópole

View this post on Instagram

A post shared by Galeria Metrópole (@galeriametropole.sp)

Designers, estúdios e artistas que atuam e residem na galeria apresentam seus trabalhos em diversas mídias, por meio de eventos e intervenções. Destaque para os trabalhos Luisa Attab, Entre Escalas, Ato, Studio Dela Cruz, Castelli, Miguel Croce, Estúdio Diz, Carmela Rocha, Studio Volanti , Satélite, Laura Teixeira, entre outros.

Continua após a publicidade

Endereço: Av. São Luís, 187 – Centro Histórico de São Paulo. São Paulo – SP, 01046-001.

5. BOOMSPDESIGN

View this post on Instagram

A post shared by BOOMSPDESIGN (@boomspdesign)

Apresentada pela Ilion Partners, a feira chega a sua 16ª edição no Terraço Copan e traz como designer homenageado o italiano Francesco Maccapani Missoni – eleito Designer do Ano pela DW!.

Além das criações de Missoni para a St. James, Idea 10 e Tapecouro, a feira também apresentará as “Bordadeiras 9 de Julho” e a artista plástica Thereza Salazar, uma parceria que resultou num imenso painel chamado Projeto Ocupação ‘Borboletas’. Já Regina Silveira e Renata Meirelles mostram a série ‘Roller’, resultado de uma parceria entre a artista plástica e a designer para a criação de uma coleção limitada de peças de joalheria contemporânea.

Endereço: Av. Ipiranga, 200 – Centro Histórico de São Paulo. São Paulo – SP, 01046-010.

Continua após a publicidade

 

Alameda Gabriel

1. Estar Móveis

Estar Móveis DW! 2023
(Divulgação/CASACOR)

O que você quer ser quando crescer? Sob a perspectiva do microcosmos, a mostra criada pelo artista e curador Felipe Morozini revela universos particulares de móveis e obras em miniaturas assinados por 22 criativos, entre designers, artistas e artesãos.

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1080 – Jardim America. São Paulo – SP, 01442-000.

2. Florense

Loja da Florense na Alameda Gabriel.
(Denilson Machado/CASACOR)

O projeto foi idealizado pela diretora criativa da marca, Roberta Castellan, com curadoria de dois nomes de peso no cenário da arquitetura e design: Aldi Flosi e o fotógrafo Denilson Machado. O objetivo é mostrar um recorte sobre a arte que se faz no Brasil hoje.

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 690 – Jardim America. São Paulo – SP, 01442-000

3. ETEL

Sala Casa Zalszupin São Paulo jorge arte exposição design
Sala da Casa Zalszupin, em São Paulo. (Ruy Teixeira/CASACOR)

Para celebrar os 30 anos de trajetória, a marca abre com a exposição retrospectiva “Na Fronteira Entre Arte e Design“, que traz as primeiras peças projetadas por Etel Carmona e Claudia Moreira Salles.

Continua após a publicidade

E como parte dessa atuação entre fronteiras, o curador Iatã Cannabrava apresenta a exposição “Utopias Modernistas Brasileiras”, que acontece na Casa Zalszupin.

Importante: as visitas acontecem mediante agendamento. Acesse aqui e agende.

Endereço: Alameda Gabriel Monteiro da Silva, 1834 – Jardim America. São Paulo – SP, 01442-002.

Outros destaques

 

SOLLOS e Jader Almeida

A exposição Continuidade_s sintetiza a constante investigação da forma pelo designer Jader Almeida.

Endereço: Av. São Valério, 98 – Morumbi, São Paulo. SP, 05603-010.

Além da Luz

A Luxion convida para uma experiência sobre percepção da Luz nos dias 14 e 15 (das 13h às 19h). Participação mediante inscrição: (54) 30210-007 / contato@luxion.com.br

Endereço: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 155 – Bela Vista. São Paulo – SP, 01403-001.

Casarão Doimo

Nos dias 11 a 12 de março, o Casarão Doimo irá sediar um bazar beneficente com empresas e produtos participantes do Decor Social. Todo valor arrecado na venda do acervo será revertido para o projeto, que tem como objetivo a transformação de abrigos para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social através da arquitetura e do design de interiores.

Endereço: Alameda Joaquim Eugênio de Lima, 155 – Bela Vista. São Paulo – SP, 01403-001

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade