Continua após publicidade

Plantar Ideias elabora a Praça de Acesso da SP-Arte 2023

Espécies de plantas tropicais e o lançamento de duas novas linhas de mobiliário marcam o projeto assinado por Luciana Pitombo e Felipe Stracci

Por Redação
3 abr 2023, 12h16

Recepcionando os visitantes logo na entrada do Pavilhão da Bienal, no Parque Ibirapuera, em São Paulo, a Praça de Acesso da SP–Arte levou a assinatura do escritório Plantar Ideias – que integra o elenco CASACOR São Paulo 2023. Além de assinar o projeto da praça, os jovens arquitetos e designers Luciana Pitombo e Felipe Stracci apresentaram também duas linhas de mobiliário com foco na área externa, levando peças que inspiram o compartilhamento e criam consciência para a preservação da fauna e flora e buscam referências na natureza e na criação dos povos tradicionais do país.

Plantar Ideias projeta a Praça de Acesso da SP-Arte em 2023.
(Divulgação/CASACOR)

A primeira coleção, a Linha Iaguara (onça, em tupi), é reflexo da grande admiração da dupla pelos povos tradicionais do Brasil e sua cultura de essência tropical. Assinando as peças para o Grupo Soroteca – empresa de madeira Teca sustentável no Brasil de origem holandesa –, a empresa lançou uma série de bancos que remetem às onças bebendo água no rio. O design das peças se baseia, também, na releitura dos bancos indígenas, porém no lugar do entalhamento da madeira, a madeira Teca é manufaturada em pranchas e, com a técnica de corte à laser, as pranchas se encaixam e dão vida aos mobiliários.

As peças recebem ainda uma textura que se assemelha às artes de pintura dos povos tradicionais, dando assim mais uma camada de textura sobre os veios da madeira – esta última, que apresenta a durabilidade e a capacidade necessárias para manter as peças ao ar livre.

Plantar Ideias projeta a Praça de Acesso da SP-Arte em 2023.
(Divulgação/CASACOR)

Já a outra linha apresentada no evento, a Pau e Pedra combina um portfólio completo, que inclui bancos, poltronas, mesas, banquetas, espreguiçadeiras, entre outros. A proposta é que as peças habitem jardins, varandas, praças e parques.

Continua após a publicidade

A origem da linha Pau e Pedra se deu em uma viagem pela França a partir da observação dos espaços de sentar e conviver, que geraram uma reflexão das possibilidades do sentar na área externa. Com a utilização do concreto e da madeira, as peças de mobiliário se destacam pelo uso de materiais não só bonitos, como também duráveis.

Plantar Ideias projeta a Praça de Acesso da SP-Arte em 2023.
(Divulgação/CASACOR)

Na SP-Arte, o escritório também apresentou uma série limitada de 10 bancos com aplicações em ouro, que acrescentam uma camada de metal nobre sobre a peça.

Além das linhas de mobiliário expostas na Praça de Acesso, a ambientação do espaço contou ainda com uma curadoria botânica com plantas de característica tropical, que reforçam assinatura dos projetos da Plantar Ideias.

Plantar Ideias projeta a Praça de Acesso da SP-Arte em 2023.
(Divulgação/CASACOR)

Sobre a Plantar Ideias

A Plantar Ideias é um escritório de arquitetura e design urbano que cria e desenvolve projetos arquitetônicos de áreas de convivência integrados à natureza. Trabalha nos locais e escalas mais variadas, integrando Botânica, Arte e Design. Com atuação desde 2016 com projetos destacados pela técnica e criatividade, seja na criação de mobiliários, jardins, áreas de lazer e até o planejamento territorial, com o propósito de criar objetos e lugares que inspirem e promovam o contato entre as pessoas e a natureza.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade