5 peças de design que todo apaixonado por arquitetura precisa conhecer

O design e a arquitetura andam lado a lado e existem peças poderosas que não podem deixar de ser apreciadas. Confira algumas delas!

Por Yeska Coelho Atualizado em 11 jan 2022, 14h27 - Publicado em 11 jan 2022, 15h00
Banco Marquesa de Oscar Niemeyer e Ana Maria Niemeyer para a CASACOR Minas Gerais 2016. Quem assina o projeto é Pedro Lázaro
Banco Marquesa de Oscar Niemeyer e Ana Maria Niemeyer para a CASACOR Minas Gerais 2016. Quem assina o projeto é Pedro Lázaro Jomar Bragança/CASACOR

O design é um jeito de se fazer arte e incorporá-la diretamente dentro de casa para criar uma decoração cativante. Quem é apaixonado por arquitetura sabe muito bem o valor de uma peça de design para dar vida a um projeto.

As peças mais clássicas costumam estar presentes em vários ambientes por seu valor atemporal e pelo requinte que agregam à decoração. A seguir, selecionamos algumas dessas peças que todo amante do design deve conhecer. Confira!

1. Poltrona Jangada – Jean Gillon

 

Continua após a publicidade

Ramiro Mendes escolhe a Jangada de Jean Gillon como elemento central na Casa Nica
Ramiro Mendes escolhe a Jangada de Jean Gillon como elemento central na Casa Nica Esdras Guimarães/CASACOR

A poltrona Jangada foi criada em 1968 por Jean Gillon e conquistou o coração de profissionais da área e também do público geral. Várias releituras da famosa poltrona já foram feitas, preservando sua essência, como no projeto Casa Nica, de Ramiro Mendes, para o Janelas CASACOR edição Ceará.

2. Mesa Saarinen

Mesa Saarien no projeto de living da Très Arquitetura
Mesa Saarinen no projeto de living da Très Arquitetura Fran Parente/CASACOR

A mesa Saarinen surgiu em 1957 a partir da criação do arquiteto finlandês Eero Saarinen como um verdadeiro contraponto aos modelos tradicionais da época – em que as mesas tinham quatro apoios. Neste projeto da Très Arquitetura, o living ganhou um ar mais moderno com a presença da peça.

3. Poltrona Mole – Sergio Rodrigues

 

Continua após a publicidade

Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues
Poltrona Mole, de Sergio Rodrigues no Estar Íntimo de Larissa Gomes Eduardo Macarios/CASACOR

A poltrona Mole foi criada por Sergio Rodrigues em 1957 e até hoje é reconhecida como uma das peças de maior renome do design nacional. Originalmente, a poltrona havia sido encomendado pelo fotógrafo Otto Stupakoff, que desejava um sofá onde as pessoas se sentassem e se sentissem da realeza. O design bruto da poltrona mole surpreendeu na época, em que a moda era pés palito e silhuetas elegantes, mas logo entrou para o gosto do público.

4. Banco Marquesa – Oscar Niemeyer e Ana Maria Niemeyer

 

Continua após a publicidade

Banco Marquesa de Oscar Niemeyer e Ana Maria Niemeyer para a CASACOR Minas Gerais 2016. Quem assina o projeto é Pedro Lázaro
Banco Marquesa de Oscar Niemeyer e Ana Maria Niemeyer para a CASACOR Minas Gerais 2016. Quem assina o projeto é Pedro Lázaro. Jomar Bragança/CASACOR

Uma peça-chave de 1974, mas que continua bastante moderna e requisitada nos dias de hoje, o banco Marquesa assinado por Oscar Niemeyer e Ana Maria Niemeyer é revestido de palha de Viena. Tantos anos depois, quem diria que a peça com palha estaria mais viva do que nunca?

5. Luminária Arco – Pier Giacomo Castiglioni e Achille Castiglioni

 

Continua após a publicidade

A Luminária Arco presente no projeto da arquiteta Zize Zink
A Luminária Arco presente no projeto da arquiteta Zize Zink Divulgação/CASACOR

Moderna e prática, a luminária Arco surgiu da necessidade de se ter um pendente de teto que não perfurasse as paredes. Inspirados por postes de iluminação de rua, os irmãos e designers italianos Pier Giacomo Castiglioni e Achille Castiglioni deram vida a essa peça. Ela é uma ótima opção especialmente para criar um foco de luz em um ponto específico que se deseja destacar.

Continua após a publicidade

Publicidade