Patricia Urquiola lança tapetes que provocam ilusões de ótica

As cores e os contornos dos tapetes criam uma falsa sensação de profundidade e enganam o olhar

Por Fernanda Drumond Atualizado em 18 fev 2020, 07h54 - Publicado em 15 mar 2018, 15h40
Lorenzo Gironi/CASACOR

As cores e os contornos dos tapetes desenhados por Patricia Urquiola criam uma falsa sensação de profundidade e enganam o olhar, criando ilusões de ótica.

Lorenzo Gironi/CASACOR

Intitulados Rotazioni e Visioni, os dois conjuntos de tapetes parecem ser tridimensionais devido ao seu padrão geométrico. A linha Rotazioni, que significa rotações em italiano, é composta por conjuntos de formas cilíndricas sobrepostas para formar grandes composições quadradas e retangulares com cantos arredondados. Cada cilindro é colorido de forma diferente, com tons que variam entre azul claro e vinho.

Lorenzo Gironi/CASACOR

Os designs da coleção Visioni apresentam retângulos, paralelogramos e outras formas que produzem um efeito 3D semelhante, criados com uma técnica simples usada para desenhar cubos.

Lorenzo Gironi/CASACOR

A designer espanhola apresentou os tapetes pela primeira em 2016. No ano passado, o produto foi relançado em novas cores. Como todos os tapetes contemporâneos da Cc-Tapis, eles são executados no Nepal. As peças de Urquiola são feitas de lã e seda do Himalaia.

Lorenzo Gironi/CASACOR
Lorenzo Gironi/CASACOR

Com sede em Milão, Patricia Urquiola trabalha em várias áreas do design e foi recentemente objeto de uma exposição no Museu de Arte de Filadélfia. Seus projetos de interiores incluem a sede do norte da Itália para a marca de móveis Cassina – onde atua como diretora criativa, um showroom para a marca de banheiro suíça Laufen e um hotel em Milão, cheio de móveis personalizados coloridos.

 

Continua após a publicidade
Publicidade