Patricia Urquiola retoma a tradição de centros de mesa para o EDIT Napoli

Junto do Instituto Caselli, Patricia Urquiola desenvolveu uma linha de centros de mesa de porcelana inspirada na natureza e nas flores

Por Giovanna Jarandilha Atualizado em 17 jun 2021, 18h01 - Publicado em 18 jun 2021, 10h00
patricia urquiola centro de mesa edit napoli
Divulgação/CASACOR

A feira EDIT Napoli chega a sua terceira edição na Itália com a intenção de mais uma vez desafiar a cadeia tradicional de produção e celebrar produtores, artesãos e fabricantes que estão na vanguarda do design contemporâneo. Entre eles, está Patricia Urquiola, a designer arquiteta espanhola que nesta edição firma uma parceira com o Instituto Caselli – Fábrica Real de Capodimonte, uma das mais importantes e tradicionais instituições de artesanato italianas.

A colaboração se baseia no desejo de revitalizar a antiga tradição da porcelana e, ao mesmo tempo, valorizar a excelência da produção artesanal de Capodimonte, criando uma conexão entre os mestres da fábrica, os alunos do instituto e os designers internacionais.

patricia urquiola centro de mesa edit napoli
Divulgação/CASACOR

Assim, o projeto faz uma releitura dos centros de mesa dos anos 1970, que agora são somados a uma estética naturalista e floral na intenção de criar um “jardim sobre a mesa“. O tema é inspirado no imenso catálogo de plantas e flores do Real Bosco di Capodimonte. “Ao visitar a escola da Fábrica Real, passamos por um pátio bastante abandonado que pedia uma verdadeira intervenção verde. Essa necessidade permeou nosso projeto”, disse Urquiola.

Ela complementa: “Um arranjo de mesa onde os canteiros de flores do pátio experimentam uma mutação entre formas e matérias híbridas de plantas, animais, minerais e humanos, em uma feliz e eclética cadeia de metamorfose”.

Para Valter Luca De Bartolomeis, Diretor do Instituto Caselli, “a fabricação e a pesquisa de materiais extrapolam o limite para dar à porcelana os princípios de inovação e sonho que determinaram seu sucesso e definiram sua história”.

Sede Instituto Caselli Real Fabrica de Capodimonte
A sede do Instituto Caselli – Real Fabrica de Capodimonte. Divulgação/CASACOR

O EDIT Napoli mostra-se mais uma vez como um local de encontro para discutir sobre território, tradição, instituições e design contemporâneo. Além da contribuição cultural e educacional desta colaboração, as duas instituições realizarão um leilão cuja arrecadação será revertida para a restauração do jardim interno da escola.

A apresentação dos produtos desenvolvidos por Patricia Urquiola junto dos mestres da Fábrica Real será na data de abertura da feira, em 29 de outubro de 2021, no Complexo Monumental de San Domenico Maggiore.

 

 

Continua após a publicidade
Publicidade