Open Sky: a instalação reflexiva da COS na Milan Design Week 2018

Assinada por Phillip K Smith III, a instalação convida o visitante a uma pausa da correria de Milão para contemplar o céu e a arquitetura

Por Alex Alcantara - Atualizado em 18 fev 2020, 07h52 - Publicado em 17 abr 2018, 16h11
Reprodução/CASACOR

Desde 2012, a grife COS vem trabalhado com designers de renome para apresentar um novo olhar sobre instalações arquitetônicas e de arte, e a cada ano, a marca vem surpreendendo os visitantes da Semana de Design de Milão. “Não tem sido nossa intenção, de forma alguma, criar uma presença cada vez maior. Nós simplesmente continuamos a apostar em quem realmente acreditamos e estamos apaixonados no momento”, relatou a diretora de criação da COS, Karin Gustafsson.

A COS já trabalhou com nomes internacionalmente conhecidos como Nendo, Sou Fujimoto e Snarkitecture. Neste ano, o escolhido foi o artista americano Phillip K Smith III, caracterizado por suas esculturas reflexivas de espelhos que interagem e completam o espaço onde são inseridas.

Reprodução/CASACOR

Para a Semana de Design, a parceria entre a grife e o artista resultou em uma instalação que usa a abordagem característica de Phillip no Palazzo Isimbardi, ressaltando e enaltecendo a beleza arquitetônica renascentista do local. Batizada de Open Sky, a escultura localizada no pátio à céu aberto do palácio, é composta por espelhos em um ângulo de 43 graus que traz para dentro da construção o céu nos espelhos refletidos e fraturados.

Reprodução/CASACOR

Os 34 painéis de aço inoxidável, tem como base uma carcaça de concreto e foram fabricados nas instalações da UAP – um estúdio internacional com experiência em dar vida a projetos de arte pública -, em Long Island City, e depois enviados a Milão para montagem no local.

Reprodução/CASACOR

Smith teve como pensamento trazer para o visitante um momento de tranquilidade e contemplação, em meio a correria de Milão. “Pensei no contraste de sair da rua e da insanidade do Salone, para o visitante entrar no espaço e ser forçado a ficar um pouco quieto, devagar e talvez sentar e passar tempo observando o céu. Todos nós, como seres humanos, reconhecemos que, quando fazemos isso, sentimo-nos melhor e isso dá um sopro para lembrar o que é importante”, declara o artista.

Reprodução/CASACOR

Caminhando pelo jardim do Palazzo, os visitantes também se deparam com um outro grupo de peças espelhadas de menor escala, projetadas para interagir com o ambiente de maneira semelhante.

O Open Sky estará em exibição no Palazzo Isimbardi, Corso Monforte, 35, durante a Semana de Design de Milão, entre os dias 17 e 22 de abril de 2018.

Continua após a publicidade
Publicidade